A evolução nos meios de comunicação influencia o mercado da moda?: uma análise sobre a plataforma Steal The Look
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34462 |
Resumo: | Com o início da era digital, o campo da comunicação passou por diversas transformações. Novos suportes tecnológicos foram criados, novas mídias surgiram e, consequentemente, outras formas de comunicar. Esta mudança influenciou diversas áreas da sociedade, incluindo a moda. Mesmo sendo um campo marcado pela efemeridade em sua essência, a chegada do ciberespaço fez com que este caráter fosse mais evidenciado, visto que proporcionou à moda novas possibilidades, que desencadearam um ritmo ainda mais acelerado de transformações. Mesmo assim, os novos meios de comunicação abriram espaço para uma moda mais democrática, com a popularização de informações e conhecimentos da área, antes restritos às grandes mídias tradicionais. Para entender melhor esse cenário de mudanças na forma com a qual a moda se apresenta nos dias atuais, será realizada uma análise da plataforma digital Steal The Look. O site ilustra essa inovação na comunicação de moda, à medida em que torna mais democráticas as tendências que surgem cada vez mais rápido. Para chegar às conclusões esperadas, serão trabalhados temas como a história da moda, a efemeridade que carrega, a sua relação com a comunicação e a evolução dos meios com o advento do digital. Os conceitos de Lipovetsky (1989) e Pollini (2007), principalmente, foram utilizados para os estudos referentes às questões sobre a moda e seus significados, e a análise da plataforma foi feita seguindo a metodologia do estudo de caso, com apoio da netnografia, de acordo com Ponte (2006) e Amaral et al. (2008), respectivamente. |
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Araújo, Maria Luísa Medeiros Santos deChacel, Marcela Costa da CunhaOliveira, Raquel AssunçãoMuneiro, Lilian Carla2019-12-06T22:14:42Z2021-09-20T12:45:10Z2019-12-06T22:14:42Z2021-09-20T12:45:10Z2019-11-272015063904ARAÚJO, Maria Luísa Medeiros Santos de. A evolução nos meios de comunicação influencia o mercado da moda? Uma análise sobre a plataforma Steal The Look. 55f. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34462Com o início da era digital, o campo da comunicação passou por diversas transformações. Novos suportes tecnológicos foram criados, novas mídias surgiram e, consequentemente, outras formas de comunicar. Esta mudança influenciou diversas áreas da sociedade, incluindo a moda. Mesmo sendo um campo marcado pela efemeridade em sua essência, a chegada do ciberespaço fez com que este caráter fosse mais evidenciado, visto que proporcionou à moda novas possibilidades, que desencadearam um ritmo ainda mais acelerado de transformações. Mesmo assim, os novos meios de comunicação abriram espaço para uma moda mais democrática, com a popularização de informações e conhecimentos da área, antes restritos às grandes mídias tradicionais. Para entender melhor esse cenário de mudanças na forma com a qual a moda se apresenta nos dias atuais, será realizada uma análise da plataforma digital Steal The Look. O site ilustra essa inovação na comunicação de moda, à medida em que torna mais democráticas as tendências que surgem cada vez mais rápido. Para chegar às conclusões esperadas, serão trabalhados temas como a história da moda, a efemeridade que carrega, a sua relação com a comunicação e a evolução dos meios com o advento do digital. Os conceitos de Lipovetsky (1989) e Pollini (2007), principalmente, foram utilizados para os estudos referentes às questões sobre a moda e seus significados, e a análise da plataforma foi feita seguindo a metodologia do estudo de caso, com apoio da netnografia, de acordo com Ponte (2006) e Amaral et al. (2008), respectivamente.With the dawn of the digital age, the field of communication has undergone several transformations. New technological supports were created, new media emerged and, consequently, other ways of communicating. This change has influenced many areas of society, including fashion. Even though it is a field marked by ephemerality in its essence, the arrival of cyberspace has made this quality more evident, since it has provided fashion with new possibilities, which triggered an even faster pace of transformation. Even so, the new media made room for a more democratic fashion, with the popularization of information and knowledge of the area, previously restricted to the mainstream media. To better understand this scenario of changes in the way fashion presents itself today, an analysis of the digital platform Steal The Look will be made. The site illustrates this breakthrough in fashion communication as it makes ever-faster-becoming trends more democratic. To reach the expected conclusions, themes such as the history of fashion, the ephemerality it carries, its relationship with communication and the evolution of the media with the advent of digital will be discussed. The concepts of Lipovetsky (1989) and Pollini (2007) were mainly used for studies regarding fashion issues and their meanings, and the platform analysis was done following the case study methodology, with the support of netnography, according to Ponte (2006) and Amaral et al. (2008), respectively.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilComunicação Social - Publicidade e PropagandaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessComunicaçãoModaDigitalMídiaSteal The LookCommunicationFashionDigitalMediaSteal The LookA evolução nos meios de comunicação influencia o mercado da moda?: uma análise sobre a plataforma Steal The Lookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAevoluçãonosmeiosdecomunicação_Araújo_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain81230https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34462/1/Aevolu%c3%a7%c3%a3onosmeiosdecomunica%c3%a7%c3%a3o_Ara%c3%bajo_2019.pdf.txt6de3d08efb023565a08c3753cf0dd450MD51ORIGINALEvolucaoMeiosComunicacao_Araujo_2019.pdfapplication/pdf2458746https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34462/2/EvolucaoMeiosComunicacao_Araujo_2019.pdff2fc57044275c191ca8ff195e6218aadMD52CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34462/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53LICENSElicense.txttext/plain762https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34462/4/license.txte428689918449bd69f843393981e4109MD54123456789/344622023-01-13 16:18:26.671oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-13T19:18:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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