Travessias Brasil - Europa: o Instituto Jean Jacques Rousseau e as redes de intelectuais (1912 - 1934)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Laís Paula de Medeiros Campos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53543
Resumo: Sob o nome de École des Sciences de l´Éducation, o Instituto Jean Jacques Rousseau (IJJR) foi criado em Genebra, Suíça, pelo psicólogo e médico suíço Édouard Claparède em 1912. O IJJR deveria ser, ao mesmo tempo, uma escola, um centro de pesquisas, um centro de documentação e de propaganda a favor da Educação. Ao longo de sua trajetória, o IJJR configurou-se como um hub do Movimento Internacional da Escola Nova, atraindo estudantes de diversos países. A tese defendida é que as redes transnacionais construídas a partir das viagens de brasileiros ao IJJR possibilitaram a circulação/travessia de sujeitos e ideias ligadas a Educação Nova no Brasil, nas décadas de 1920 e 1930. Assim, objetiva-se investigar as redes construídas entre os educadores brasileiros e os educadores do Instituto e as suas contribuições para a circulação das ideias ligadas à Educação Nova no Brasil nas décadas de 1920 e 1930. Situada no entrecruzamento da História Intelectual com a História Transnacional da Educação, esta tese tem como aporte teórico contribuições de Eugenia Roldán Vera, Eckhardt Fuchs, Jean François Sirinelli, Justino Magalhães, Diana Vidal, Rafaela Rabelo, Ana Chrystina Mignot e José Gondra acerca dos conceitos de Redes, Intelectuais, Instituições, Movimento Internacional da Escola Nova e Viagens pedagógicas. Foram utilizadas fontes como jornais, revistas e documentos escolares disponíveis em acervos digitais brasileiros e suíços. A análise fundamentou-se no paradigma indiciário de Carlo Ginzburg, que permitiu o olhar sobre inúmeras e diferentes fontes, nas quais foi possível encontrar indícios da construção de redes que envolveram atores sociais do Brasil e da Europa sobre a circulação das ideias ligadas à Educação Nova no Brasil. Entre os alunos do IJJR, foram localizados os brasileiros Franciso Lins, Adalberto Maciel, Laura Jacobina Lacombe, Antônia Ribeiro de Castro Lopes e Regina Frota Pessoa, no período de 1912 a 1934, recorte do estudo. Hèlene Antipoff, Léon Walther, Louise Artus Perrelet, Claparède e Adolphe Ferrière, vinculados ao IJJR, estiveram no Brasil a partir do final da década de 1920. Além dos intelectuais citados, a pesquisa demonstrou o entrelaçamento do IJJR com outras iniciativas como a Société des Nations (SDN), o Bureau International des Ecoles Nouvelles (BIEN), a Ligue Internationale pour l’Education Nouvelle (LIEN) reconhecida nos países anglófonos pelo nome de New Education Fellowship (NEF), e o Bureau International de l’Education (BIE). A Associação Brasileira de Educação, a Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte, Carneiro Leão e Lourenço Filho também emergiram como parte dessa teia que compõe o Movimento Internacional da Escola Nova. Conclui-se que, à medida que os sujeitos circularam, contribuíram também para a construção de discursos pedagógicos que foram apropriados de diferentes formas em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Esses discursos se fizeram presentes na formação de professores, nas diversas conferências, nos livros escritos, traduzidos e publicados. Por fim, o estudo evidenciou a importância das viagens pedagógicas nas trajetórias dos intelectuais, os quais construíram novas ideias e práticas no campo educacional.
id UFRN_c926ba8c5a88b080c77e797893f98d19
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/53543
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Azevedo, Laís Paula de Medeiros Camposhttps://orcid.org/0000-0003-3274-5798http://lattes.cnpq.br/3942672224334681https://orcid.org/0000-0002-4217-2914http://lattes.cnpq.br/7542482401254815Viveiros, Kilza Fernanda Moreira deStamatto, Maria Inês Sucupirahttp://lattes.cnpq.br/7289548301555477Azevedo, Crislane Barbosa deOliveira, Iranilson Buriti deVidal, Diana GonçalvesMedeiros Neta, Olivia Morais de2023-07-17T20:38:57Z2023-07-17T20:38:57Z2023-02-27AZEVEDO, Laís Paula de Medeiros Campos. Travessias Brasil - Europa: o Instituto Jean Jacques Rousseau e as redes de intelectuais (1912 - 1934). Orientador: Olívia Morais de Medeiros Neta. 2023. 322f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53543Sob o nome de École des Sciences de l´Éducation, o Instituto Jean Jacques Rousseau (IJJR) foi criado em Genebra, Suíça, pelo psicólogo e médico suíço Édouard Claparède em 1912. O IJJR deveria ser, ao mesmo tempo, uma escola, um centro de pesquisas, um centro de documentação e de propaganda a favor da Educação. Ao longo de sua trajetória, o IJJR configurou-se como um hub do Movimento Internacional da Escola Nova, atraindo estudantes de diversos países. A tese defendida é que as redes transnacionais construídas a partir das viagens de brasileiros ao IJJR possibilitaram a circulação/travessia de sujeitos e ideias ligadas a Educação Nova no Brasil, nas décadas de 1920 e 1930. Assim, objetiva-se investigar as redes construídas entre os educadores brasileiros e os educadores do Instituto e as suas contribuições para a circulação das ideias ligadas à Educação Nova no Brasil nas décadas de 1920 e 1930. Situada no entrecruzamento da História Intelectual com a História Transnacional da Educação, esta tese tem como aporte teórico contribuições de Eugenia Roldán Vera, Eckhardt Fuchs, Jean François Sirinelli, Justino Magalhães, Diana Vidal, Rafaela Rabelo, Ana Chrystina Mignot e José Gondra acerca dos conceitos de Redes, Intelectuais, Instituições, Movimento Internacional da Escola Nova e Viagens pedagógicas. Foram utilizadas fontes como jornais, revistas e documentos escolares disponíveis em acervos digitais brasileiros e suíços. A análise fundamentou-se no paradigma indiciário de Carlo Ginzburg, que permitiu o olhar sobre inúmeras e diferentes fontes, nas quais foi possível encontrar indícios da construção de redes que envolveram atores sociais do Brasil e da Europa sobre a circulação das ideias ligadas à Educação Nova no Brasil. Entre os alunos do IJJR, foram localizados os brasileiros Franciso Lins, Adalberto Maciel, Laura Jacobina Lacombe, Antônia Ribeiro de Castro Lopes e Regina Frota Pessoa, no período de 1912 a 1934, recorte do estudo. Hèlene Antipoff, Léon Walther, Louise Artus Perrelet, Claparède e Adolphe Ferrière, vinculados ao IJJR, estiveram no Brasil a partir do final da década de 1920. Além dos intelectuais citados, a pesquisa demonstrou o entrelaçamento do IJJR com outras iniciativas como a Société des Nations (SDN), o Bureau International des Ecoles Nouvelles (BIEN), a Ligue Internationale pour l’Education Nouvelle (LIEN) reconhecida nos países anglófonos pelo nome de New Education Fellowship (NEF), e o Bureau International de l’Education (BIE). A Associação Brasileira de Educação, a Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte, Carneiro Leão e Lourenço Filho também emergiram como parte dessa teia que compõe o Movimento Internacional da Escola Nova. Conclui-se que, à medida que os sujeitos circularam, contribuíram também para a construção de discursos pedagógicos que foram apropriados de diferentes formas em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Esses discursos se fizeram presentes na formação de professores, nas diversas conferências, nos livros escritos, traduzidos e publicados. Por fim, o estudo evidenciou a importância das viagens pedagógicas nas trajetórias dos intelectuais, os quais construíram novas ideias e práticas no campo educacional.The Jean Jacques Rousseau Institute (JJRI) was established in Geneva, Switzerland, in 1912 under the name École des Sciences de l’Éducation by the Swiss psychologist and physician Édouard Claparède. The JJRI aimed to function simultaneously as a school, research center, documentation center, and propaganda center for education. Throughout its history, the JJRI became a hub for the International Movement of the New School, attracting students from several countries. The defended thesis is that the transnational networks constructed from the trips of Brazilians to the JJRI facilitated the circulation of people and ideas related to New Education in Brazil during the 1920s and 1930s. Thus, this research aims to explore the networks established between Brazilian educators and the educators from the Institute, as well as their contributions to the circulation of ideas related to New Education in Brazil during the 1920s and 1930s. This thesis situates itself at the intersection of Intellectual History with Transnational History of Education and relies on theoretical contributions from scholars such as Eugenia Roldán Vera, Eckhardt Fuchs, Jean François Sirinelli, Justino Magalhães, Diana Vidal, Rafaela Rabelo, Ana Chrystina Mignot, and José Gondra regarding the concepts of Networks, Intellectuals, Institutions, International Movement of the New School, and Pedagogical Trips. This study uses sources such as newspapers, magazines, and school documents available in Brazilian and Swiss digital collections. The analysis is based on the indicial paradigm of Carlo Ginzburg, which allowed the examination of numerous and diverse sources, in which was found evidence of networks involving social actors from both Brazil and Europe in the circulation of ideas related to New Education in Brazil. Among the students from JJRI, Brazilians such as Francisco Lins, Adalberto Maciel, Laura Jacobina Lacombe, Antônia Ribeiro de Castro Lopes, and Regina Frota Pessoa were identified, during the period from 1912 to 1934, which constitutes the study’s scope. Intellectuals such as Hèlene Antipoff, Léon Walther, Louise Artus Perrelet, Claparède, and Adolphe Ferrière, who were associated with JJRI were in Brazil from the late 1920s. Besides the aforementioned intellectuals, this study also revealed the interconnection of JJRI with other initiatives such as the Société des Nations (SDN), the Bureau International de Ecoles Nouvelles (BIEN), the Ligue Internationale pour l’Éducation Nouvelle (LIEN), known in English-speaking countries as the New Education Fellowship (NEF), and the Bureau International de l’Éducation (BIE). The Brazilian Association of Education, the School of Improvement of Belo Horizonte, Carneiro Leão, and Lourenço Filho also emerged as part of the web that constitutes the International Movement of the New School. As the individuals circulated, they contributed to the construction of pedagogical discourses that were appropriated in diverse ways in Minas Gerais, Rio de Janeiro, and São Paulo. These discourses were present in teacher education, various conferences, and in books that were written, translated, and published. Finally, this study highlighted the importance of pedagogical trips in the trajectories of intellectuals who constructed new ideas and practices in the education field.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação NovaInstituto Jean Jacques RousseauIntelectuaisHistória transnacionalRedesViagens pedagógicasTravessias Brasil - Europa: o Instituto Jean Jacques Rousseau e as redes de intelectuais (1912 - 1934)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTravessiasBrasilEuropa_Azevedo_2023.pdfapplication/pdf9825540https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53543/1/TravessiasBrasilEuropa_Azevedo_2023.pdfc387507cc27333784d311859c727dec3MD51123456789/535432023-07-17 17:39:33.555oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/53543Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-07-17T20:39:33Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Travessias Brasil - Europa: o Instituto Jean Jacques Rousseau e as redes de intelectuais (1912 - 1934)
title Travessias Brasil - Europa: o Instituto Jean Jacques Rousseau e as redes de intelectuais (1912 - 1934)
spellingShingle Travessias Brasil - Europa: o Instituto Jean Jacques Rousseau e as redes de intelectuais (1912 - 1934)
Azevedo, Laís Paula de Medeiros Campos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Educação Nova
Instituto Jean Jacques Rousseau
Intelectuais
História transnacional
Redes
Viagens pedagógicas
title_short Travessias Brasil - Europa: o Instituto Jean Jacques Rousseau e as redes de intelectuais (1912 - 1934)
title_full Travessias Brasil - Europa: o Instituto Jean Jacques Rousseau e as redes de intelectuais (1912 - 1934)
title_fullStr Travessias Brasil - Europa: o Instituto Jean Jacques Rousseau e as redes de intelectuais (1912 - 1934)
title_full_unstemmed Travessias Brasil - Europa: o Instituto Jean Jacques Rousseau e as redes de intelectuais (1912 - 1934)
title_sort Travessias Brasil - Europa: o Instituto Jean Jacques Rousseau e as redes de intelectuais (1912 - 1934)
author Azevedo, Laís Paula de Medeiros Campos
author_facet Azevedo, Laís Paula de Medeiros Campos
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-3274-5798
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3942672224334681
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4217-2914
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7542482401254815
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Stamatto, Maria Inês Sucupira
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7289548301555477
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Azevedo, Crislane Barbosa de
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Oliveira, Iranilson Buriti de
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Vidal, Diana Gonçalves
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Laís Paula de Medeiros Campos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros Neta, Olivia Morais de
contributor_str_mv Medeiros Neta, Olivia Morais de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Educação Nova
Instituto Jean Jacques Rousseau
Intelectuais
História transnacional
Redes
Viagens pedagógicas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Nova
Instituto Jean Jacques Rousseau
Intelectuais
História transnacional
Redes
Viagens pedagógicas
description Sob o nome de École des Sciences de l´Éducation, o Instituto Jean Jacques Rousseau (IJJR) foi criado em Genebra, Suíça, pelo psicólogo e médico suíço Édouard Claparède em 1912. O IJJR deveria ser, ao mesmo tempo, uma escola, um centro de pesquisas, um centro de documentação e de propaganda a favor da Educação. Ao longo de sua trajetória, o IJJR configurou-se como um hub do Movimento Internacional da Escola Nova, atraindo estudantes de diversos países. A tese defendida é que as redes transnacionais construídas a partir das viagens de brasileiros ao IJJR possibilitaram a circulação/travessia de sujeitos e ideias ligadas a Educação Nova no Brasil, nas décadas de 1920 e 1930. Assim, objetiva-se investigar as redes construídas entre os educadores brasileiros e os educadores do Instituto e as suas contribuições para a circulação das ideias ligadas à Educação Nova no Brasil nas décadas de 1920 e 1930. Situada no entrecruzamento da História Intelectual com a História Transnacional da Educação, esta tese tem como aporte teórico contribuições de Eugenia Roldán Vera, Eckhardt Fuchs, Jean François Sirinelli, Justino Magalhães, Diana Vidal, Rafaela Rabelo, Ana Chrystina Mignot e José Gondra acerca dos conceitos de Redes, Intelectuais, Instituições, Movimento Internacional da Escola Nova e Viagens pedagógicas. Foram utilizadas fontes como jornais, revistas e documentos escolares disponíveis em acervos digitais brasileiros e suíços. A análise fundamentou-se no paradigma indiciário de Carlo Ginzburg, que permitiu o olhar sobre inúmeras e diferentes fontes, nas quais foi possível encontrar indícios da construção de redes que envolveram atores sociais do Brasil e da Europa sobre a circulação das ideias ligadas à Educação Nova no Brasil. Entre os alunos do IJJR, foram localizados os brasileiros Franciso Lins, Adalberto Maciel, Laura Jacobina Lacombe, Antônia Ribeiro de Castro Lopes e Regina Frota Pessoa, no período de 1912 a 1934, recorte do estudo. Hèlene Antipoff, Léon Walther, Louise Artus Perrelet, Claparède e Adolphe Ferrière, vinculados ao IJJR, estiveram no Brasil a partir do final da década de 1920. Além dos intelectuais citados, a pesquisa demonstrou o entrelaçamento do IJJR com outras iniciativas como a Société des Nations (SDN), o Bureau International des Ecoles Nouvelles (BIEN), a Ligue Internationale pour l’Education Nouvelle (LIEN) reconhecida nos países anglófonos pelo nome de New Education Fellowship (NEF), e o Bureau International de l’Education (BIE). A Associação Brasileira de Educação, a Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte, Carneiro Leão e Lourenço Filho também emergiram como parte dessa teia que compõe o Movimento Internacional da Escola Nova. Conclui-se que, à medida que os sujeitos circularam, contribuíram também para a construção de discursos pedagógicos que foram apropriados de diferentes formas em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Esses discursos se fizeram presentes na formação de professores, nas diversas conferências, nos livros escritos, traduzidos e publicados. Por fim, o estudo evidenciou a importância das viagens pedagógicas nas trajetórias dos intelectuais, os quais construíram novas ideias e práticas no campo educacional.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-17T20:38:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-17T20:38:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-02-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AZEVEDO, Laís Paula de Medeiros Campos. Travessias Brasil - Europa: o Instituto Jean Jacques Rousseau e as redes de intelectuais (1912 - 1934). Orientador: Olívia Morais de Medeiros Neta. 2023. 322f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53543
identifier_str_mv AZEVEDO, Laís Paula de Medeiros Campos. Travessias Brasil - Europa: o Instituto Jean Jacques Rousseau e as redes de intelectuais (1912 - 1934). Orientador: Olívia Morais de Medeiros Neta. 2023. 322f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53543/1/TravessiasBrasilEuropa_Azevedo_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c387507cc27333784d311859c727dec3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117886695702528