O ensino da Geografia acessível a pessoas com deficiência visual por meio do uso de globos terrestres táteis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Luan Prates de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220173
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Geografia
id UFSC_3a64dcb82f6f103a37b2ec715497db9b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/220173
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O ensino da Geografia acessível a pessoas com deficiência visual por meio do uso de globos terrestres táteisDeficiência VisualEnsino de GeografiaMaterial Didático AcessívelEducação InclusivaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. GeografiaCom destaque ao uso dos recursos didáticos acessíveis no ensino da Geografia, o Globo Terrestre Tátil apresenta-se como uma alternativa a ser utilizada na docência geográfica em escolas - a qual enfrenta alguns desafios ao ensinar em ambientes com lacunas pedagógicas herdadas dos antigos modelos de segregação educacional. É neste contexto, baseado nas bibliografias acerca da Geografia escolar com o uso da pedagogia inclusiva, que este trabalho traz um apanhado de globos táteis existentes, com um levantamento dos materiais necessários para confecção passo-a-passo de um protótipo e, por fim, desenvolve um plano de aula, seguido das considerações finais, de que o recurso didático cria para os alunos com deficiência visual a possibilidade de terem ensinamentos de qualidade quanto aos conteúdos obrigatórios do currículo escolar.With emphasis on the use of accessible teaching resources in the teaching of Geography, the Terrestrial Tactile Globe brings a solution to geographic teaching in schools, which faces a challenge of teaching within environments with pedagogical gaps inherited from the old models of educational segregation. It is in this context, based on the bibliographies about scholar Geography with the use of inclusive pedagogy, that this work brings a collection of existing tactile globes, with a survey of the materials necessary for making a prototype step-by-step, and finally, a lesson plan was developed followed by the final considerations, that the didactic resource creates for the visually impaired students the possibility of having quality teaching about the mandatory contents of the school curriculum.Florianópolis, SCNascimento, Rosemy da SilvaLima, Eloisa BarcellosUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Luan Prates de2021-02-17T12:51:39Z2021-02-17T12:51:39Z2020-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220173info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-02-17T12:51:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/220173Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-02-17T12:51:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da Geografia acessível a pessoas com deficiência visual por meio do uso de globos terrestres táteis
title O ensino da Geografia acessível a pessoas com deficiência visual por meio do uso de globos terrestres táteis
spellingShingle O ensino da Geografia acessível a pessoas com deficiência visual por meio do uso de globos terrestres táteis
Souza, Luan Prates de
Deficiência Visual
Ensino de Geografia
Material Didático Acessível
Educação Inclusiva
title_short O ensino da Geografia acessível a pessoas com deficiência visual por meio do uso de globos terrestres táteis
title_full O ensino da Geografia acessível a pessoas com deficiência visual por meio do uso de globos terrestres táteis
title_fullStr O ensino da Geografia acessível a pessoas com deficiência visual por meio do uso de globos terrestres táteis
title_full_unstemmed O ensino da Geografia acessível a pessoas com deficiência visual por meio do uso de globos terrestres táteis
title_sort O ensino da Geografia acessível a pessoas com deficiência visual por meio do uso de globos terrestres táteis
author Souza, Luan Prates de
author_facet Souza, Luan Prates de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Rosemy da Silva
Lima, Eloisa Barcellos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Luan Prates de
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência Visual
Ensino de Geografia
Material Didático Acessível
Educação Inclusiva
topic Deficiência Visual
Ensino de Geografia
Material Didático Acessível
Educação Inclusiva
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Geografia
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-16
2021-02-17T12:51:39Z
2021-02-17T12:51:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220173
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652040501460992