Pedagogia da alternância, mídia e consumo na formação de novos camponeses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28363 |
Resumo: | Essa pesquisa apresenta conexões entre mídia, consumo e educação do campo. Parto do pressuposto de que a influência do modelo pedagógico de alternância em uma Escola Família Agrícola (EFA), junto à transversalidade da mídia, possibilita formatação peculiar de uma juventude capaz de integrar-se à sociedade de consumo sem tornar-se mercadoria desta. Tenho como objetivo central apresentar como se percebem esses educandos que, ao mesmo tempo em que adquirem ou desejam bens símbolos da cultura urbana, afirmam e valorizam sua campesinidade. Trata-se de um estudo que conjuga os campos da educação e da comunicação, guiado pela metodologia fenomenológica, com abordagem etnográfica de viés multitécnico, utilizando diferentes instrumentos para construção do corpus: observação participante, diário de campo, entrevistas etnográficas e semiestruturadas, ações intervencionistas (oficinas) e questionários, além das pesquisas documental e bibliográfica. O locus foi a EFA Dom Fragoso, localizada no município de Independência, Ceará. Por conciliar duas grandes áreas, a investigação ampara-se nos Estudos Culturais e Sociologia da Educação, na perspectiva da Pedagogia Crítica. Os resultados apontam para reelaborações da identidade camponesa por parte dos sujeitos pesquisados e indicam relação entre essa reconstrução, o consumo cultural midiático e o modelo pedagógico que os educa. |
id |
UFRN_ca41659636d832e019468c3f4084cbde |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28363 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Nunes, Rosane da SilvaFerreira, Adir LuizOliveira, Catarina Tereza Farias deAlmeida Filho, Edgard Patrício deMendes, Marcilia Luzia Gomes da CostaVeloso, Maria do Socorro FurtadoSilva, Rosalia de Fátima eCoelho, Maria das Graças Galvão Pinto2020-01-23T18:36:40Z2020-01-23T18:36:40Z2019-09-20NUNES, Rosane da Silva. Pedagogia da alternância, mídia e consumo na formação de novos camponeses. 2019. 221f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28363Essa pesquisa apresenta conexões entre mídia, consumo e educação do campo. Parto do pressuposto de que a influência do modelo pedagógico de alternância em uma Escola Família Agrícola (EFA), junto à transversalidade da mídia, possibilita formatação peculiar de uma juventude capaz de integrar-se à sociedade de consumo sem tornar-se mercadoria desta. Tenho como objetivo central apresentar como se percebem esses educandos que, ao mesmo tempo em que adquirem ou desejam bens símbolos da cultura urbana, afirmam e valorizam sua campesinidade. Trata-se de um estudo que conjuga os campos da educação e da comunicação, guiado pela metodologia fenomenológica, com abordagem etnográfica de viés multitécnico, utilizando diferentes instrumentos para construção do corpus: observação participante, diário de campo, entrevistas etnográficas e semiestruturadas, ações intervencionistas (oficinas) e questionários, além das pesquisas documental e bibliográfica. O locus foi a EFA Dom Fragoso, localizada no município de Independência, Ceará. Por conciliar duas grandes áreas, a investigação ampara-se nos Estudos Culturais e Sociologia da Educação, na perspectiva da Pedagogia Crítica. Os resultados apontam para reelaborações da identidade camponesa por parte dos sujeitos pesquisados e indicam relação entre essa reconstrução, o consumo cultural midiático e o modelo pedagógico que os educa.This research presents connections between media, consumption and rural education. I start from the assumption that the influence of the pedagogical model of an Agricultural Family School (EFA), together with the transversality of the media, allow the peculiar formatting of a youth capable of integrating itself into the society of consumption without becoming a commodity of the latter. I have as a central objective to present as if they perceive those students who, at the same time as they acquire or want urban products, affirm and value their peasantry. It is an investigation that combines the fields of education and communication, guided by phenomenological methodology, with ethnographic approach of multi-technical bias, using different instruments for corpus construction: participant observation, field diary, open and semi-structured interviews, interventionist actions (workshops) and questionnaires, as well as documentary and bibliographic research. The locus was EFA Dom Fragoso, located in the municipality of Independência, Ceará. By conciliating two major areas, the thesis is based on Cultural Studies and Sociology of Education, in the perspective of Critical Pedagogy. Preliminary results point to re-elaborations of the peasant identity by the subjects surveyed and indicate the relationship between this reconstruction, the media cultural consumption and the pedagogical model that educates them.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPedagogia da alternânciaMídiaConsumoJuventude camponesaPedagogia da alternância, mídia e consumo na formação de novos camponesesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTPedagogiaalternanciamidia_Nunes_2019.pdf.txtPedagogiaalternanciamidia_Nunes_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain573387https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28363/2/Pedagogiaalternanciamidia_Nunes_2019.pdf.txt44f3fa20d3ce50727e31c9b58e72507fMD52THUMBNAILPedagogiaalternanciamidia_Nunes_2019.pdf.jpgPedagogiaalternanciamidia_Nunes_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1351https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28363/3/Pedagogiaalternanciamidia_Nunes_2019.pdf.jpg570aef9871725df0bcac4254833bb99dMD53ORIGINALPedagogiaalternanciamidia_Nunes_2019.pdfapplication/pdf4648731https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28363/1/Pedagogiaalternanciamidia_Nunes_2019.pdf97421bbfd5a96c3467bd98d988a59a93MD51123456789/283632020-01-26 04:32:19.843oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28363Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-01-26T07:32:19Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pedagogia da alternância, mídia e consumo na formação de novos camponeses |
title |
Pedagogia da alternância, mídia e consumo na formação de novos camponeses |
spellingShingle |
Pedagogia da alternância, mídia e consumo na formação de novos camponeses Nunes, Rosane da Silva CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Pedagogia da alternância Mídia Consumo Juventude camponesa |
title_short |
Pedagogia da alternância, mídia e consumo na formação de novos camponeses |
title_full |
Pedagogia da alternância, mídia e consumo na formação de novos camponeses |
title_fullStr |
Pedagogia da alternância, mídia e consumo na formação de novos camponeses |
title_full_unstemmed |
Pedagogia da alternância, mídia e consumo na formação de novos camponeses |
title_sort |
Pedagogia da alternância, mídia e consumo na formação de novos camponeses |
author |
Nunes, Rosane da Silva |
author_facet |
Nunes, Rosane da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Ferreira, Adir Luiz |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Oliveira, Catarina Tereza Farias de |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Almeida Filho, Edgard Patrício de |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Mendes, Marcilia Luzia Gomes da Costa |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv |
Veloso, Maria do Socorro Furtado |
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv |
Silva, Rosalia de Fátima e |
dc.contributor.referees6ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Rosane da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Coelho, Maria das Graças Galvão Pinto |
contributor_str_mv |
Coelho, Maria das Graças Galvão Pinto |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Pedagogia da alternância Mídia Consumo Juventude camponesa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia da alternância Mídia Consumo Juventude camponesa |
description |
Essa pesquisa apresenta conexões entre mídia, consumo e educação do campo. Parto do pressuposto de que a influência do modelo pedagógico de alternância em uma Escola Família Agrícola (EFA), junto à transversalidade da mídia, possibilita formatação peculiar de uma juventude capaz de integrar-se à sociedade de consumo sem tornar-se mercadoria desta. Tenho como objetivo central apresentar como se percebem esses educandos que, ao mesmo tempo em que adquirem ou desejam bens símbolos da cultura urbana, afirmam e valorizam sua campesinidade. Trata-se de um estudo que conjuga os campos da educação e da comunicação, guiado pela metodologia fenomenológica, com abordagem etnográfica de viés multitécnico, utilizando diferentes instrumentos para construção do corpus: observação participante, diário de campo, entrevistas etnográficas e semiestruturadas, ações intervencionistas (oficinas) e questionários, além das pesquisas documental e bibliográfica. O locus foi a EFA Dom Fragoso, localizada no município de Independência, Ceará. Por conciliar duas grandes áreas, a investigação ampara-se nos Estudos Culturais e Sociologia da Educação, na perspectiva da Pedagogia Crítica. Os resultados apontam para reelaborações da identidade camponesa por parte dos sujeitos pesquisados e indicam relação entre essa reconstrução, o consumo cultural midiático e o modelo pedagógico que os educa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-09-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-23T18:36:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-01-23T18:36:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NUNES, Rosane da Silva. Pedagogia da alternância, mídia e consumo na formação de novos camponeses. 2019. 221f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28363 |
identifier_str_mv |
NUNES, Rosane da Silva. Pedagogia da alternância, mídia e consumo na formação de novos camponeses. 2019. 221f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28363 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28363/2/Pedagogiaalternanciamidia_Nunes_2019.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28363/3/Pedagogiaalternanciamidia_Nunes_2019.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28363/1/Pedagogiaalternanciamidia_Nunes_2019.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
44f3fa20d3ce50727e31c9b58e72507f 570aef9871725df0bcac4254833bb99d 97421bbfd5a96c3467bd98d988a59a93 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814833006825701376 |