Pedagogia da alternância, mídia e consumo na formação de novos camponeses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Rosane da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28363
Resumo: Essa pesquisa apresenta conexões entre mídia, consumo e educação do campo. Parto do pressuposto de que a influência do modelo pedagógico de alternância em uma Escola Família Agrícola (EFA), junto à transversalidade da mídia, possibilita formatação peculiar de uma juventude capaz de integrar-se à sociedade de consumo sem tornar-se mercadoria desta. Tenho como objetivo central apresentar como se percebem esses educandos que, ao mesmo tempo em que adquirem ou desejam bens símbolos da cultura urbana, afirmam e valorizam sua campesinidade. Trata-se de um estudo que conjuga os campos da educação e da comunicação, guiado pela metodologia fenomenológica, com abordagem etnográfica de viés multitécnico, utilizando diferentes instrumentos para construção do corpus: observação participante, diário de campo, entrevistas etnográficas e semiestruturadas, ações intervencionistas (oficinas) e questionários, além das pesquisas documental e bibliográfica. O locus foi a EFA Dom Fragoso, localizada no município de Independência, Ceará. Por conciliar duas grandes áreas, a investigação ampara-se nos Estudos Culturais e Sociologia da Educação, na perspectiva da Pedagogia Crítica. Os resultados apontam para reelaborações da identidade camponesa por parte dos sujeitos pesquisados e indicam relação entre essa reconstrução, o consumo cultural midiático e o modelo pedagógico que os educa.
id UFRN_ca41659636d832e019468c3f4084cbde
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28363
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Nunes, Rosane da SilvaFerreira, Adir LuizOliveira, Catarina Tereza Farias deAlmeida Filho, Edgard Patrício deMendes, Marcilia Luzia Gomes da CostaVeloso, Maria do Socorro FurtadoSilva, Rosalia de Fátima eCoelho, Maria das Graças Galvão Pinto2020-01-23T18:36:40Z2020-01-23T18:36:40Z2019-09-20NUNES, Rosane da Silva. Pedagogia da alternância, mídia e consumo na formação de novos camponeses. 2019. 221f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28363Essa pesquisa apresenta conexões entre mídia, consumo e educação do campo. Parto do pressuposto de que a influência do modelo pedagógico de alternância em uma Escola Família Agrícola (EFA), junto à transversalidade da mídia, possibilita formatação peculiar de uma juventude capaz de integrar-se à sociedade de consumo sem tornar-se mercadoria desta. Tenho como objetivo central apresentar como se percebem esses educandos que, ao mesmo tempo em que adquirem ou desejam bens símbolos da cultura urbana, afirmam e valorizam sua campesinidade. Trata-se de um estudo que conjuga os campos da educação e da comunicação, guiado pela metodologia fenomenológica, com abordagem etnográfica de viés multitécnico, utilizando diferentes instrumentos para construção do corpus: observação participante, diário de campo, entrevistas etnográficas e semiestruturadas, ações intervencionistas (oficinas) e questionários, além das pesquisas documental e bibliográfica. O locus foi a EFA Dom Fragoso, localizada no município de Independência, Ceará. Por conciliar duas grandes áreas, a investigação ampara-se nos Estudos Culturais e Sociologia da Educação, na perspectiva da Pedagogia Crítica. Os resultados apontam para reelaborações da identidade camponesa por parte dos sujeitos pesquisados e indicam relação entre essa reconstrução, o consumo cultural midiático e o modelo pedagógico que os educa.This research presents connections between media, consumption and rural education. I start from the assumption that the influence of the pedagogical model of an Agricultural Family School (EFA), together with the transversality of the media, allow the peculiar formatting of a youth capable of integrating itself into the society of consumption without becoming a commodity of the latter. I have as a central objective to present as if they perceive those students who, at the same time as they acquire or want urban products, affirm and value their peasantry. It is an investigation that combines the fields of education and communication, guided by phenomenological methodology, with ethnographic approach of multi-technical bias, using different instruments for corpus construction: participant observation, field diary, open and semi-structured interviews, interventionist actions (workshops) and questionnaires, as well as documentary and bibliographic research. The locus was EFA Dom Fragoso, located in the municipality of Independência, Ceará. By conciliating two major areas, the thesis is based on Cultural Studies and Sociology of Education, in the perspective of Critical Pedagogy. Preliminary results point to re-elaborations of the peasant identity by the subjects surveyed and indicate the relationship between this reconstruction, the media cultural consumption and the pedagogical model that educates them.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPedagogia da alternânciaMídiaConsumoJuventude camponesaPedagogia da alternância, mídia e consumo na formação de novos camponesesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTPedagogiaalternanciamidia_Nunes_2019.pdf.txtPedagogiaalternanciamidia_Nunes_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain573387https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28363/2/Pedagogiaalternanciamidia_Nunes_2019.pdf.txt44f3fa20d3ce50727e31c9b58e72507fMD52THUMBNAILPedagogiaalternanciamidia_Nunes_2019.pdf.jpgPedagogiaalternanciamidia_Nunes_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1351https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28363/3/Pedagogiaalternanciamidia_Nunes_2019.pdf.jpg570aef9871725df0bcac4254833bb99dMD53ORIGINALPedagogiaalternanciamidia_Nunes_2019.pdfapplication/pdf4648731https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28363/1/Pedagogiaalternanciamidia_Nunes_2019.pdf97421bbfd5a96c3467bd98d988a59a93MD51123456789/283632020-01-26 04:32:19.843oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28363Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-01-26T07:32:19Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pedagogia da alternância, mídia e consumo na formação de novos camponeses
title Pedagogia da alternância, mídia e consumo na formação de novos camponeses
spellingShingle Pedagogia da alternância, mídia e consumo na formação de novos camponeses
Nunes, Rosane da Silva
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Pedagogia da alternância
Mídia
Consumo
Juventude camponesa
title_short Pedagogia da alternância, mídia e consumo na formação de novos camponeses
title_full Pedagogia da alternância, mídia e consumo na formação de novos camponeses
title_fullStr Pedagogia da alternância, mídia e consumo na formação de novos camponeses
title_full_unstemmed Pedagogia da alternância, mídia e consumo na formação de novos camponeses
title_sort Pedagogia da alternância, mídia e consumo na formação de novos camponeses
author Nunes, Rosane da Silva
author_facet Nunes, Rosane da Silva
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Ferreira, Adir Luiz
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Oliveira, Catarina Tereza Farias de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Almeida Filho, Edgard Patrício de
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Mendes, Marcilia Luzia Gomes da Costa
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Veloso, Maria do Socorro Furtado
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv Silva, Rosalia de Fátima e
dc.contributor.referees6ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Rosane da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Coelho, Maria das Graças Galvão Pinto
contributor_str_mv Coelho, Maria das Graças Galvão Pinto
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Pedagogia da alternância
Mídia
Consumo
Juventude camponesa
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia da alternância
Mídia
Consumo
Juventude camponesa
description Essa pesquisa apresenta conexões entre mídia, consumo e educação do campo. Parto do pressuposto de que a influência do modelo pedagógico de alternância em uma Escola Família Agrícola (EFA), junto à transversalidade da mídia, possibilita formatação peculiar de uma juventude capaz de integrar-se à sociedade de consumo sem tornar-se mercadoria desta. Tenho como objetivo central apresentar como se percebem esses educandos que, ao mesmo tempo em que adquirem ou desejam bens símbolos da cultura urbana, afirmam e valorizam sua campesinidade. Trata-se de um estudo que conjuga os campos da educação e da comunicação, guiado pela metodologia fenomenológica, com abordagem etnográfica de viés multitécnico, utilizando diferentes instrumentos para construção do corpus: observação participante, diário de campo, entrevistas etnográficas e semiestruturadas, ações intervencionistas (oficinas) e questionários, além das pesquisas documental e bibliográfica. O locus foi a EFA Dom Fragoso, localizada no município de Independência, Ceará. Por conciliar duas grandes áreas, a investigação ampara-se nos Estudos Culturais e Sociologia da Educação, na perspectiva da Pedagogia Crítica. Os resultados apontam para reelaborações da identidade camponesa por parte dos sujeitos pesquisados e indicam relação entre essa reconstrução, o consumo cultural midiático e o modelo pedagógico que os educa.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-09-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-23T18:36:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-23T18:36:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NUNES, Rosane da Silva. Pedagogia da alternância, mídia e consumo na formação de novos camponeses. 2019. 221f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28363
identifier_str_mv NUNES, Rosane da Silva. Pedagogia da alternância, mídia e consumo na formação de novos camponeses. 2019. 221f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28363/2/Pedagogiaalternanciamidia_Nunes_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28363/3/Pedagogiaalternanciamidia_Nunes_2019.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28363/1/Pedagogiaalternanciamidia_Nunes_2019.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 44f3fa20d3ce50727e31c9b58e72507f
570aef9871725df0bcac4254833bb99d
97421bbfd5a96c3467bd98d988a59a93
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833006825701376