Nado artístico: a sincronia do corpo para a educação física.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Mercia Lima de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49076
Resumo: O presente trabalho apresenta o nado artístico como uma possibilidade de refletir sobre o corpo para além da concepção biomédica, ainda hegemônica na Educação Física, destacando os aspectos técnicos e estéticos identificados nas rotinas técnica e livre desta modalidade esportiva, selecionadas intencionalmente. Tem como objetivos: refletir sobre o corpo em performances esportivas do nado artístico; identificar os sentidos técnicos e estéticos do corpo nessas performances; e compreender como as performances esportivas do nado artístico podem ampliar o conhecimento do corpo para a Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa pautada na descrição, redução e interpretação/compreensão do fenômeno estudado norteada pelo método fenomenológico de Merleau-Ponty. A escolha das performances de duas equipes - relacionadas aos eixos abordados no estudo, limitadas ao circuito pré-olímpico e olímpico atual – foi devido à representatividade de cada rotina para a discussão dos aspectos técnicos e estéticos desenvolvidos nesse trabalho. Considerando a técnica como o caminho para a criação artística e a estética como um convite à subjetividade, viabilizou-se o reconhecimento do corpo como uma obra de arte atada ao mundo vivido, encarregado por promover uma experiência sensível a partir de sua apreciação. Assim, ao ampliar a observação técnica e estética do gesto esportivo do nado artístico para além de sua dimensão exclusivamente performática, é possível superar as tradicionais noções instrumentais e simplificadoras sobre o corpo, ainda hegemônicas na Educação Física, para instigar novas reflexões capazes de ampliar as discussões em torno dessa área do conhecimento. Conclui-se que a atitude fenomenológica de resgate de experiências perceptivas media uma educação física sensível capaz de revisitar as concepções sobre o corpo, a partir do entrelaçamento dos sentidos técnicos e estéticos produzidos no contexto esportivo do nado artístico.
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spelling Melo, Mercia Lima dehttps://orcid.org/0000-0002-5417-6736http://lattes.cnpq.br/8181281285167309Medeiros, Rosie Marie Nascimento dePereira, Hosana Claudia Matias da CostaSilva, Luiz Arthur Nunes daMedeiros, Rosie Marie Nascimento de2022-08-08T14:07:29Z2022-08-08T14:07:29Z2022-02-15MELO, Mércia Lima de. Nado artístico: a sincronia do corpo para a educação física. 2022. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Departamento de Fisioterapia, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49076O presente trabalho apresenta o nado artístico como uma possibilidade de refletir sobre o corpo para além da concepção biomédica, ainda hegemônica na Educação Física, destacando os aspectos técnicos e estéticos identificados nas rotinas técnica e livre desta modalidade esportiva, selecionadas intencionalmente. Tem como objetivos: refletir sobre o corpo em performances esportivas do nado artístico; identificar os sentidos técnicos e estéticos do corpo nessas performances; e compreender como as performances esportivas do nado artístico podem ampliar o conhecimento do corpo para a Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa pautada na descrição, redução e interpretação/compreensão do fenômeno estudado norteada pelo método fenomenológico de Merleau-Ponty. A escolha das performances de duas equipes - relacionadas aos eixos abordados no estudo, limitadas ao circuito pré-olímpico e olímpico atual – foi devido à representatividade de cada rotina para a discussão dos aspectos técnicos e estéticos desenvolvidos nesse trabalho. Considerando a técnica como o caminho para a criação artística e a estética como um convite à subjetividade, viabilizou-se o reconhecimento do corpo como uma obra de arte atada ao mundo vivido, encarregado por promover uma experiência sensível a partir de sua apreciação. Assim, ao ampliar a observação técnica e estética do gesto esportivo do nado artístico para além de sua dimensão exclusivamente performática, é possível superar as tradicionais noções instrumentais e simplificadoras sobre o corpo, ainda hegemônicas na Educação Física, para instigar novas reflexões capazes de ampliar as discussões em torno dessa área do conhecimento. Conclui-se que a atitude fenomenológica de resgate de experiências perceptivas media uma educação física sensível capaz de revisitar as concepções sobre o corpo, a partir do entrelaçamento dos sentidos técnicos e estéticos produzidos no contexto esportivo do nado artístico.The present work presents the artistic swimming as a possibility to reflect on the body beyond the biomedical conception, still hegemonic in Physical Education, highlighting the technical and aesthetic aspects identified in the technical and free routines of this sport modality, selected intentionally. Its objectives are: to reflect on the body in sports performances of artistic swimming; identify the technical and aesthetic senses of the body in these performances; and understand how the sports performances of artistic swimming can expand the knowledge of the body for Physical Education. This is a qualitative research based on the description, reduction and interpretation/understanding of the studied phenomenon guided by the merleau-ponty phenomenological method. The choice of the performances of two teams - related to the axes addressed in the study, limited to the pre-Olympic and olympic current circuits – was due to the representativeness of each routine to discuss the technical and aesthetic aspects developed in this work. Considering technique as the path to artistic creation and aesthetics as an invitation to subjectivity, the recognition of the body as a work of art tied to the lived world was made possible, in charge of promoting a sensitive experience from its appreciation. Thus, by expanding the technical and aesthetic observation of the sporting gesture of artistic swimming beyond its exclusively performative dimension, it is possible to overcome the traditional instrumental and simplifying ideas about the body, still hegemonic in Physical Education, to instigate new reflections capable of broadening discussions around this area of knowledge. It is concluded that the phenomenological attitude of rescue of perceptual experiences mediates a sensitive physical education capable of revisiting conceptions about the body, from the intertwining of the technical and aesthetic senses produced in the sports context of artistic swimming.Universidade Federal do Rio Grande do NorteLicenciatura em Educação FísicaUFRNBrasilEducação FísicaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEsportes aquáticosNado artísticoCorpoTécnicaEstéticaNado artístico: a sincronia do corpo para a educação física.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALNadoArtístico_Melo_2022.pdfNadoArtístico_Melo_2022.pdfapplication/pdf2927988https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49076/1/NadoArt%c3%adstico_Melo_2022.pdf8092794c134c5a10ecb0711b1f5da2b6MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49076/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49076/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/490762022-09-02 09:30:31.27oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-09-02T12:30:31Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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