Bagatelas d’Alma: compositor e intérprete, co-partícipes no processo criativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23238 |
Resumo: | A partir de um recém-criado duo (viola e contrabaixo) surgiu um insight de trazer este diálogo musical para o ambiente acadêmico. Este trabalho aborda basicamente a interação entre o compositor Samuel Cavalcanti e os intérpretes Vinícius Gomes no contrabaixo e Prof. Paulo França (violista convidado), e tem por finalidade a discussão sobre fatores íntimos e relacionais da criação musical em colaboração direta com os intérpretes na elaboração de ideias musicais. A obra Bagatelas d’Alma, para contrabaixo (acústico e elétrico) e viola, foi concebida em especial para este trabalho. É uma peça idealizada em nove movimentos, muitos dos quais inspirados em ditos relacionados à palavra ‘alma’. Também está pensada para incluir intervenções eletrônicas tais como: gravações intra-uterinas e pós-parto; além de bricolagens eletrônicas com canções publicitárias de campanhas (jingles) e vozes superpostas, seja de personalidades conhecidas seja dos próprios intérpretes no ato da performance. Outro aspecto eletrônico adicional é o uso de efeitos de amplificação e intervenções em tempo real como o uso de microfones, pedal e baixo elétrico. A concepção – o processo criativo em si e suas peculiaridades –, portanto, mais do que propriamente a execução, é o objeto central do presente trabalho: a relação de afeto do conhecimento interpretativo, das curiosidades do executante, suas indagações; e as provocações do compositor, seus questionamentos e a discussão que fez brotar uma obra ainda in forme (work in progress). Para tanto, foram utilizadas na metodologia aspectos composicionais e interpretativos, pesquisa bibliográfica, registro de conversas e gravações de áudio, bem como referenciais teóricos como BARTOLOZZI (1982), BORÉM (1998), DOMENICI (2005), RAY (2010) dentre outros. O resultado final da pesquisa é compilar num único documento informações que ofereçam subsídios auxiliadores a compositores e intérpretes para o pensar e o fazer musical colaborativo. |
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Este trabalho aborda basicamente a interação entre o compositor Samuel Cavalcanti e os intérpretes Vinícius Gomes no contrabaixo e Prof. Paulo França (violista convidado), e tem por finalidade a discussão sobre fatores íntimos e relacionais da criação musical em colaboração direta com os intérpretes na elaboração de ideias musicais. A obra Bagatelas d’Alma, para contrabaixo (acústico e elétrico) e viola, foi concebida em especial para este trabalho. É uma peça idealizada em nove movimentos, muitos dos quais inspirados em ditos relacionados à palavra ‘alma’. Também está pensada para incluir intervenções eletrônicas tais como: gravações intra-uterinas e pós-parto; além de bricolagens eletrônicas com canções publicitárias de campanhas (jingles) e vozes superpostas, seja de personalidades conhecidas seja dos próprios intérpretes no ato da performance. Outro aspecto eletrônico adicional é o uso de efeitos de amplificação e intervenções em tempo real como o uso de microfones, pedal e baixo elétrico. A concepção – o processo criativo em si e suas peculiaridades –, portanto, mais do que propriamente a execução, é o objeto central do presente trabalho: a relação de afeto do conhecimento interpretativo, das curiosidades do executante, suas indagações; e as provocações do compositor, seus questionamentos e a discussão que fez brotar uma obra ainda in forme (work in progress). Para tanto, foram utilizadas na metodologia aspectos composicionais e interpretativos, pesquisa bibliográfica, registro de conversas e gravações de áudio, bem como referenciais teóricos como BARTOLOZZI (1982), BORÉM (1998), DOMENICI (2005), RAY (2010) dentre outros. O resultado final da pesquisa é compilar num único documento informações que ofereçam subsídios auxiliadores a compositores e intérpretes para o pensar e o fazer musical colaborativo.From a newly created duo (viola and contrabass) came an insight to bring this musical dialogue to the academic environment. This paper mainly deals with the relationship between the composer Samuel Cavalcanti and interpreters Vinicius Gomes on bass and Prof. Paulo França (guest violist) and is intended for the discussion of intimate and relational factors of musical creation in direct collaboration with the performer’s musical ideas. The piece Bagatelas d'Alma for double bass (acoustic and electric) and viola, was made especially for this work. It is a piece formed of nine movements, many of which are inspired by said related word ‘soul’. It also includes electronic interventions such as intrauterine recordings and postpartum; electronic bricolage with public songs campaigns (jingles), overlapping voices from personalities and interpreters themselves in the act of performance. An additional electronic feature is the use of amplification effects and interventions in real time as the use of microphones, electric bass and effects pedal. The conception –, the creative process and its peculiarities –, between the, more than actual performance is the central object of this study: the relationship affection of interpretative knowledge, the performer is curiosities, their questions and the provocation of the composer, his questions and the discussion that brought forth a work still in form (work in progress). Therefore, we used as methodology compositional and interpretative aspects, literature, conversation recording and audio recordings, as well as theoretical references such BARTOLOZZI (1982), BORÉM (1998), DOMENICI (2005), RAY (2010) among others. The final result of this research is to compile in a single document information that provides subsidies that can help composers and interpreters to think about the collaborative music making.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAContrabaixoViolaRelação intérprete-compositorSub-harmônicosMúsica de câmaraBagatelas d’Alma: compositor e intérprete, co-partícipes no processo criativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAntonioViniciusGomesDaSilva_DISSERT.pdfapplication/pdf5544922https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23238/1/AntonioViniciusGomesDaSilva_DISSERT.pdfb280746ff9c7496b1484ce7a8a6dfe0cMD51TEXTAntonioViniciusGomesDaSilva_DISSERT.pdf.txtAntonioViniciusGomesDaSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain158577https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23238/4/AntonioViniciusGomesDaSilva_DISSERT.pdf.txtc646738db93120400920a3436ccc7dadMD54THUMBNAILAntonioViniciusGomesDaSilva_DISSERT.pdf.jpgAntonioViniciusGomesDaSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2921https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23238/5/AntonioViniciusGomesDaSilva_DISSERT.pdf.jpg65cdc326d58cef33757b787a69453939MD55123456789/232382017-11-04 19:03:57.07oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23238Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T22:03:57Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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