Bagatelas d’Alma: compositor e intérprete, co-partícipes no processo criativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Antonio Vinicius Gomes da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23238
Resumo: A partir de um recém-criado duo (viola e contrabaixo) surgiu um insight de trazer este diálogo musical para o ambiente acadêmico. Este trabalho aborda basicamente a interação entre o compositor Samuel Cavalcanti e os intérpretes Vinícius Gomes no contrabaixo e Prof. Paulo França (violista convidado), e tem por finalidade a discussão sobre fatores íntimos e relacionais da criação musical em colaboração direta com os intérpretes na elaboração de ideias musicais. A obra Bagatelas d’Alma, para contrabaixo (acústico e elétrico) e viola, foi concebida em especial para este trabalho. É uma peça idealizada em nove movimentos, muitos dos quais inspirados em ditos relacionados à palavra ‘alma’. Também está pensada para incluir intervenções eletrônicas tais como: gravações intra-uterinas e pós-parto; além de bricolagens eletrônicas com canções publicitárias de campanhas (jingles) e vozes superpostas, seja de personalidades conhecidas seja dos próprios intérpretes no ato da performance. Outro aspecto eletrônico adicional é o uso de efeitos de amplificação e intervenções em tempo real como o uso de microfones, pedal e baixo elétrico. A concepção – o processo criativo em si e suas peculiaridades –, portanto, mais do que propriamente a execução, é o objeto central do presente trabalho: a relação de afeto do conhecimento interpretativo, das curiosidades do executante, suas indagações; e as provocações do compositor, seus questionamentos e a discussão que fez brotar uma obra ainda in forme (work in progress). Para tanto, foram utilizadas na metodologia aspectos composicionais e interpretativos, pesquisa bibliográfica, registro de conversas e gravações de áudio, bem como referenciais teóricos como BARTOLOZZI (1982), BORÉM (1998), DOMENICI (2005), RAY (2010) dentre outros. O resultado final da pesquisa é compilar num único documento informações que ofereçam subsídios auxiliadores a compositores e intérpretes para o pensar e o fazer musical colaborativo.
id UFRN_cb0951bfc1271937d9aa84024a06a5d3
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23238
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Antonio Vinicius Gomes dahttp://lattes.cnpq.br/0515317000158837http://lattes.cnpq.br/6857099875317506Oliveira, André Luiz Munizhttp://lattes.cnpq.br/3225501994217880Silva, Ulisses Carvalho dahttp://lattes.cnpq.br/2064454234037899Queiroz, Rucker Bezerra de2017-05-30T20:42:33Z2017-05-30T20:42:33Z2017-01-26SILVA, Antonio Vinicius Gomes da. Bagatelas d’Alma: compositor e intérprete, co-partícipes no processo criativo. 2017. 73f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23238A partir de um recém-criado duo (viola e contrabaixo) surgiu um insight de trazer este diálogo musical para o ambiente acadêmico. Este trabalho aborda basicamente a interação entre o compositor Samuel Cavalcanti e os intérpretes Vinícius Gomes no contrabaixo e Prof. Paulo França (violista convidado), e tem por finalidade a discussão sobre fatores íntimos e relacionais da criação musical em colaboração direta com os intérpretes na elaboração de ideias musicais. A obra Bagatelas d’Alma, para contrabaixo (acústico e elétrico) e viola, foi concebida em especial para este trabalho. É uma peça idealizada em nove movimentos, muitos dos quais inspirados em ditos relacionados à palavra ‘alma’. Também está pensada para incluir intervenções eletrônicas tais como: gravações intra-uterinas e pós-parto; além de bricolagens eletrônicas com canções publicitárias de campanhas (jingles) e vozes superpostas, seja de personalidades conhecidas seja dos próprios intérpretes no ato da performance. Outro aspecto eletrônico adicional é o uso de efeitos de amplificação e intervenções em tempo real como o uso de microfones, pedal e baixo elétrico. A concepção – o processo criativo em si e suas peculiaridades –, portanto, mais do que propriamente a execução, é o objeto central do presente trabalho: a relação de afeto do conhecimento interpretativo, das curiosidades do executante, suas indagações; e as provocações do compositor, seus questionamentos e a discussão que fez brotar uma obra ainda in forme (work in progress). Para tanto, foram utilizadas na metodologia aspectos composicionais e interpretativos, pesquisa bibliográfica, registro de conversas e gravações de áudio, bem como referenciais teóricos como BARTOLOZZI (1982), BORÉM (1998), DOMENICI (2005), RAY (2010) dentre outros. O resultado final da pesquisa é compilar num único documento informações que ofereçam subsídios auxiliadores a compositores e intérpretes para o pensar e o fazer musical colaborativo.From a newly created duo (viola and contrabass) came an insight to bring this musical dialogue to the academic environment. This paper mainly deals with the relationship between the composer Samuel Cavalcanti and interpreters Vinicius Gomes on bass and Prof. Paulo França (guest violist) and is intended for the discussion of intimate and relational factors of musical creation in direct collaboration with the performer’s musical ideas. The piece Bagatelas d'Alma for double bass (acoustic and electric) and viola, was made especially for this work. It is a piece formed of nine movements, many of which are inspired by said related word ‘soul’. It also includes electronic interventions such as intrauterine recordings and postpartum; electronic bricolage with public songs campaigns (jingles), overlapping voices from personalities and interpreters themselves in the act of performance. An additional electronic feature is the use of amplification effects and interventions in real time as the use of microphones, electric bass and effects pedal. The conception –, the creative process and its peculiarities –, between the, more than actual performance is the central object of this study: the relationship affection of interpretative knowledge, the performer is curiosities, their questions and the provocation of the composer, his questions and the discussion that brought forth a work still in form (work in progress). Therefore, we used as methodology compositional and interpretative aspects, literature, conversation recording and audio recordings, as well as theoretical references such BARTOLOZZI (1982), BORÉM (1998), DOMENICI (2005), RAY (2010) among others. The final result of this research is to compile in a single document information that provides subsidies that can help composers and interpreters to think about the collaborative music making.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAContrabaixoViolaRelação intérprete-compositorSub-harmônicosMúsica de câmaraBagatelas d’Alma: compositor e intérprete, co-partícipes no processo criativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAntonioViniciusGomesDaSilva_DISSERT.pdfapplication/pdf5544922https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23238/1/AntonioViniciusGomesDaSilva_DISSERT.pdfb280746ff9c7496b1484ce7a8a6dfe0cMD51TEXTAntonioViniciusGomesDaSilva_DISSERT.pdf.txtAntonioViniciusGomesDaSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain158577https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23238/4/AntonioViniciusGomesDaSilva_DISSERT.pdf.txtc646738db93120400920a3436ccc7dadMD54THUMBNAILAntonioViniciusGomesDaSilva_DISSERT.pdf.jpgAntonioViniciusGomesDaSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2921https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23238/5/AntonioViniciusGomesDaSilva_DISSERT.pdf.jpg65cdc326d58cef33757b787a69453939MD55123456789/232382017-11-04 19:03:57.07oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23238Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T22:03:57Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Bagatelas d’Alma: compositor e intérprete, co-partícipes no processo criativo
title Bagatelas d’Alma: compositor e intérprete, co-partícipes no processo criativo
spellingShingle Bagatelas d’Alma: compositor e intérprete, co-partícipes no processo criativo
Silva, Antonio Vinicius Gomes da
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Contrabaixo
Viola
Relação intérprete-compositor
Sub-harmônicos
Música de câmara
title_short Bagatelas d’Alma: compositor e intérprete, co-partícipes no processo criativo
title_full Bagatelas d’Alma: compositor e intérprete, co-partícipes no processo criativo
title_fullStr Bagatelas d’Alma: compositor e intérprete, co-partícipes no processo criativo
title_full_unstemmed Bagatelas d’Alma: compositor e intérprete, co-partícipes no processo criativo
title_sort Bagatelas d’Alma: compositor e intérprete, co-partícipes no processo criativo
author Silva, Antonio Vinicius Gomes da
author_facet Silva, Antonio Vinicius Gomes da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0515317000158837
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6857099875317506
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Oliveira, André Luiz Muniz
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3225501994217880
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Silva, Ulisses Carvalho da
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2064454234037899
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Antonio Vinicius Gomes da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Queiroz, Rucker Bezerra de
contributor_str_mv Queiroz, Rucker Bezerra de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Contrabaixo
Viola
Relação intérprete-compositor
Sub-harmônicos
Música de câmara
dc.subject.por.fl_str_mv Contrabaixo
Viola
Relação intérprete-compositor
Sub-harmônicos
Música de câmara
description A partir de um recém-criado duo (viola e contrabaixo) surgiu um insight de trazer este diálogo musical para o ambiente acadêmico. Este trabalho aborda basicamente a interação entre o compositor Samuel Cavalcanti e os intérpretes Vinícius Gomes no contrabaixo e Prof. Paulo França (violista convidado), e tem por finalidade a discussão sobre fatores íntimos e relacionais da criação musical em colaboração direta com os intérpretes na elaboração de ideias musicais. A obra Bagatelas d’Alma, para contrabaixo (acústico e elétrico) e viola, foi concebida em especial para este trabalho. É uma peça idealizada em nove movimentos, muitos dos quais inspirados em ditos relacionados à palavra ‘alma’. Também está pensada para incluir intervenções eletrônicas tais como: gravações intra-uterinas e pós-parto; além de bricolagens eletrônicas com canções publicitárias de campanhas (jingles) e vozes superpostas, seja de personalidades conhecidas seja dos próprios intérpretes no ato da performance. Outro aspecto eletrônico adicional é o uso de efeitos de amplificação e intervenções em tempo real como o uso de microfones, pedal e baixo elétrico. A concepção – o processo criativo em si e suas peculiaridades –, portanto, mais do que propriamente a execução, é o objeto central do presente trabalho: a relação de afeto do conhecimento interpretativo, das curiosidades do executante, suas indagações; e as provocações do compositor, seus questionamentos e a discussão que fez brotar uma obra ainda in forme (work in progress). Para tanto, foram utilizadas na metodologia aspectos composicionais e interpretativos, pesquisa bibliográfica, registro de conversas e gravações de áudio, bem como referenciais teóricos como BARTOLOZZI (1982), BORÉM (1998), DOMENICI (2005), RAY (2010) dentre outros. O resultado final da pesquisa é compilar num único documento informações que ofereçam subsídios auxiliadores a compositores e intérpretes para o pensar e o fazer musical colaborativo.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-30T20:42:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-05-30T20:42:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-01-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Antonio Vinicius Gomes da. Bagatelas d’Alma: compositor e intérprete, co-partícipes no processo criativo. 2017. 73f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23238
identifier_str_mv SILVA, Antonio Vinicius Gomes da. Bagatelas d’Alma: compositor e intérprete, co-partícipes no processo criativo. 2017. 73f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23238/1/AntonioViniciusGomesDaSilva_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23238/4/AntonioViniciusGomesDaSilva_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23238/5/AntonioViniciusGomesDaSilva_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b280746ff9c7496b1484ce7a8a6dfe0c
c646738db93120400920a3436ccc7dad
65cdc326d58cef33757b787a69453939
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832877981925376