Hello Tomorrow: um estudo exploratório sobre a marca Emirates sob a ótica da observação participante
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46088 |
Resumo: | A expansão do mercado da aviação civil nos mais de 110 anos de existência, alinhado à globalização atrelada a uma publicidade com expressividade, impulsionou a expansão do trânsito de passageiros por vias aéreas, transformando esse fluxo para uma experiência e a busca por diferenciais constantemente. Neste trabalho, será feito a interpretação de como a Emirates Airlines utiliza seu potencial enquanto branding no desenvolvimento da comunicação na aviação civil, por meio de um levantamento histórico, da observação participante e da análise de elementos que compõem a marca, sob a bibliografia de Kotler (2012), Heller (2011), Carrascoza (2007), Daft (2011) e outros, podendo detalhar conceitualmente os elementos da marca e o posicionamento desta nas redes sociais, considerado chave para o sucesso no Século XXI, em sinergia com a própria experiência de cliente do autor do trabalho, sob a luz de Angrosino (2009). Por fim, entender como esses processos estão ligados ao futuro que a Emirates projeta, desenvolvendo tal potencial de comunicação adotado pela marca e as suas influências na construção do mercado da aviação. |
id |
UFRN_cb161bce9b4ee6f99d811b6eefffd517 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46088 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Sousa, Igor Ferreira Torres dehttp://lattes.cnpq.br/8728733879023027http://lattes.cnpq.br/8311890222500377Costa, Jose Zilmar Alves dahttp://lattes.cnpq.br/0498666096451204Matos, Silvia Aparecida de Oliveira de Alencarhttp://lattes.cnpq.br/5851685527186430Muneiro, Lilian Carla2022-02-20T19:53:20Z2022-02-20T19:53:20Z2022-02-02SOUSA, Igor Ferreira Torres de. Hello tomorrow: um estudo exploratório sobre a marca Emirates sob a ótica da observação participante. 2022. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46088A expansão do mercado da aviação civil nos mais de 110 anos de existência, alinhado à globalização atrelada a uma publicidade com expressividade, impulsionou a expansão do trânsito de passageiros por vias aéreas, transformando esse fluxo para uma experiência e a busca por diferenciais constantemente. Neste trabalho, será feito a interpretação de como a Emirates Airlines utiliza seu potencial enquanto branding no desenvolvimento da comunicação na aviação civil, por meio de um levantamento histórico, da observação participante e da análise de elementos que compõem a marca, sob a bibliografia de Kotler (2012), Heller (2011), Carrascoza (2007), Daft (2011) e outros, podendo detalhar conceitualmente os elementos da marca e o posicionamento desta nas redes sociais, considerado chave para o sucesso no Século XXI, em sinergia com a própria experiência de cliente do autor do trabalho, sob a luz de Angrosino (2009). Por fim, entender como esses processos estão ligados ao futuro que a Emirates projeta, desenvolvendo tal potencial de comunicação adotado pela marca e as suas influências na construção do mercado da aviação.The expansion of the civil aviation market in its more than 110 years of existence, aligned with globalization linked to expressive advertising, boosted the expansion of passenger traffic by air, transforming this flow into an experience and the constant search for differentials. In this work, an interpretation will be made of how Emirates Airlines uses its potential as a branding in the development of communication in civil aviation, through a historical survey, participant observation and the analysis of elements that make up the brand, based on Kotler's bibliography. (2012), Heller (2011), Carrascoza (2007), Daft (2011) and others, being able to conceptually detail the elements of the brand and its positioning in social networks, considered key to success in the 21st century, in synergy with the brand itself. customer experience of the author of the work, in the light of Angrosino (2009). Finally, understand how these processes are linked to the future that Emirates projects, developing such communication potential adopted by the brand and its influences in the construction of the aviation market.Universidade Federal do Rio Grande do NortePublicidade e PropagandaUFRNBrasilComunicação SocialAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEmirates, companhia aérea, observação participante, comunicação, identidade visualEmirates, airline, participant observation, communication, brand identityHello Tomorrow: um estudo exploratório sobre a marca Emirates sob a ótica da observação participanteHello Tomorrow: a exploratory study about Emirates brand under the observation participant opticsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALHelloTomorrowEstudo_Sousa_2022.pdfHelloTomorrowEstudo_Sousa_2022.pdfHello Tomorrowapplication/pdf2452752https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46088/1/HelloTomorrowEstudo_Sousa_2022.pdf1443745382e2b8f5ead483ca87a64f4cMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46088/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46088/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/460882023-01-12 17:19:40.985oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-12T20:19:40Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Hello Tomorrow: um estudo exploratório sobre a marca Emirates sob a ótica da observação participante |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Hello Tomorrow: a exploratory study about Emirates brand under the observation participant optics |
title |
Hello Tomorrow: um estudo exploratório sobre a marca Emirates sob a ótica da observação participante |
spellingShingle |
Hello Tomorrow: um estudo exploratório sobre a marca Emirates sob a ótica da observação participante Sousa, Igor Ferreira Torres de Emirates, companhia aérea, observação participante, comunicação, identidade visual Emirates, airline, participant observation, communication, brand identity |
title_short |
Hello Tomorrow: um estudo exploratório sobre a marca Emirates sob a ótica da observação participante |
title_full |
Hello Tomorrow: um estudo exploratório sobre a marca Emirates sob a ótica da observação participante |
title_fullStr |
Hello Tomorrow: um estudo exploratório sobre a marca Emirates sob a ótica da observação participante |
title_full_unstemmed |
Hello Tomorrow: um estudo exploratório sobre a marca Emirates sob a ótica da observação participante |
title_sort |
Hello Tomorrow: um estudo exploratório sobre a marca Emirates sob a ótica da observação participante |
author |
Sousa, Igor Ferreira Torres de |
author_facet |
Sousa, Igor Ferreira Torres de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8728733879023027 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8311890222500377 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Costa, Jose Zilmar Alves da |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0498666096451204 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Matos, Silvia Aparecida de Oliveira de Alencar |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5851685527186430 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Igor Ferreira Torres de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Muneiro, Lilian Carla |
contributor_str_mv |
Muneiro, Lilian Carla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Emirates, companhia aérea, observação participante, comunicação, identidade visual Emirates, airline, participant observation, communication, brand identity |
topic |
Emirates, companhia aérea, observação participante, comunicação, identidade visual Emirates, airline, participant observation, communication, brand identity |
description |
A expansão do mercado da aviação civil nos mais de 110 anos de existência, alinhado à globalização atrelada a uma publicidade com expressividade, impulsionou a expansão do trânsito de passageiros por vias aéreas, transformando esse fluxo para uma experiência e a busca por diferenciais constantemente. Neste trabalho, será feito a interpretação de como a Emirates Airlines utiliza seu potencial enquanto branding no desenvolvimento da comunicação na aviação civil, por meio de um levantamento histórico, da observação participante e da análise de elementos que compõem a marca, sob a bibliografia de Kotler (2012), Heller (2011), Carrascoza (2007), Daft (2011) e outros, podendo detalhar conceitualmente os elementos da marca e o posicionamento desta nas redes sociais, considerado chave para o sucesso no Século XXI, em sinergia com a própria experiência de cliente do autor do trabalho, sob a luz de Angrosino (2009). Por fim, entender como esses processos estão ligados ao futuro que a Emirates projeta, desenvolvendo tal potencial de comunicação adotado pela marca e as suas influências na construção do mercado da aviação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-20T19:53:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-20T19:53:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-02-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUSA, Igor Ferreira Torres de. Hello tomorrow: um estudo exploratório sobre a marca Emirates sob a ótica da observação participante. 2022. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46088 |
identifier_str_mv |
SOUSA, Igor Ferreira Torres de. Hello tomorrow: um estudo exploratório sobre a marca Emirates sob a ótica da observação participante. 2022. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46088 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Publicidade e Propaganda |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46088/1/HelloTomorrowEstudo_Sousa_2022.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46088/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46088/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1443745382e2b8f5ead483ca87a64f4c e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823686487217012736 |