Hello Tomorrow: um estudo exploratório sobre a marca Emirates sob a ótica da observação participante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Igor Ferreira Torres de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46088
Resumo: A expansão do mercado da aviação civil nos mais de 110 anos de existência, alinhado à globalização atrelada a uma publicidade com expressividade, impulsionou a expansão do trânsito de passageiros por vias aéreas, transformando esse fluxo para uma experiência e a busca por diferenciais constantemente. Neste trabalho, será feito a interpretação de como a Emirates Airlines utiliza seu potencial enquanto branding no desenvolvimento da comunicação na aviação civil, por meio de um levantamento histórico, da observação participante e da análise de elementos que compõem a marca, sob a bibliografia de Kotler (2012), Heller (2011), Carrascoza (2007), Daft (2011) e outros, podendo detalhar conceitualmente os elementos da marca e o posicionamento desta nas redes sociais, considerado chave para o sucesso no Século XXI, em sinergia com a própria experiência de cliente do autor do trabalho, sob a luz de Angrosino (2009). Por fim, entender como esses processos estão ligados ao futuro que a Emirates projeta, desenvolvendo tal potencial de comunicação adotado pela marca e as suas influências na construção do mercado da aviação.
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Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46088A expansão do mercado da aviação civil nos mais de 110 anos de existência, alinhado à globalização atrelada a uma publicidade com expressividade, impulsionou a expansão do trânsito de passageiros por vias aéreas, transformando esse fluxo para uma experiência e a busca por diferenciais constantemente. Neste trabalho, será feito a interpretação de como a Emirates Airlines utiliza seu potencial enquanto branding no desenvolvimento da comunicação na aviação civil, por meio de um levantamento histórico, da observação participante e da análise de elementos que compõem a marca, sob a bibliografia de Kotler (2012), Heller (2011), Carrascoza (2007), Daft (2011) e outros, podendo detalhar conceitualmente os elementos da marca e o posicionamento desta nas redes sociais, considerado chave para o sucesso no Século XXI, em sinergia com a própria experiência de cliente do autor do trabalho, sob a luz de Angrosino (2009). Por fim, entender como esses processos estão ligados ao futuro que a Emirates projeta, desenvolvendo tal potencial de comunicação adotado pela marca e as suas influências na construção do mercado da aviação.The expansion of the civil aviation market in its more than 110 years of existence, aligned with globalization linked to expressive advertising, boosted the expansion of passenger traffic by air, transforming this flow into an experience and the constant search for differentials. In this work, an interpretation will be made of how Emirates Airlines uses its potential as a branding in the development of communication in civil aviation, through a historical survey, participant observation and the analysis of elements that make up the brand, based on Kotler's bibliography. (2012), Heller (2011), Carrascoza (2007), Daft (2011) and others, being able to conceptually detail the elements of the brand and its positioning in social networks, considered key to success in the 21st century, in synergy with the brand itself. customer experience of the author of the work, in the light of Angrosino (2009). Finally, understand how these processes are linked to the future that Emirates projects, developing such communication potential adopted by the brand and its influences in the construction of the aviation market.Universidade Federal do Rio Grande do NortePublicidade e PropagandaUFRNBrasilComunicação SocialAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEmirates, companhia aérea, observação participante, comunicação, identidade visualEmirates, airline, participant observation, communication, brand identityHello Tomorrow: um estudo exploratório sobre a marca Emirates sob a ótica da observação participanteHello Tomorrow: a exploratory study about Emirates brand under the observation participant opticsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALHelloTomorrowEstudo_Sousa_2022.pdfHelloTomorrowEstudo_Sousa_2022.pdfHello Tomorrowapplication/pdf2452752https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46088/1/HelloTomorrowEstudo_Sousa_2022.pdf1443745382e2b8f5ead483ca87a64f4cMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46088/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46088/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/460882023-01-12 17:19:40.985oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-12T20:19:40Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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