Perspectivas dos alunos na avaliação da qualidade do serviço nas academias de ginástica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47993 |
Resumo: | O trabalho visa observar questões sobre as avaliações das academias de ginástica realizadas pelos seus clientes, no que tange a qualidade dos serviços prestados em todas as suas áreas, mostrando os instrumentos que compõem o negócio (academia de ginástica) assim como os métodos de avaliações utilizado. Como se trata de uma dissertação ao qual iremos apenas observar o fenômeno, o instrumento comum utilizado para avaliação nas pesquisas examinadas é chamado de SERVQUAL, ao qual mensura vários pontos para avaliar a qualidade do serviço. Atualmente as academias de ginástica oferecem não somente o serviço ofertado, mas também a possibilidade aos seus alunos de uma boa qualidade de vida e, portanto, é cada vez mais necessário ter a opinião deles com o intuito de aprimorar o que é oferecido para fidellizar esses clientes. Nessa pesquisa alcançamos o objetivo, ao qual mostramos através de citações de alguns estudiosos a representação das avaliações nesse serviço. Em nossa hipótese que consistia verificar se existia relação entre o desempenho e as expectativas que satisfaçam todas as dimensões da qualidade, descobrimos que comumente nem todas as dimensões da qualidade foram alcançadas e que sempre há oportunidades a de melhora nas academias de ginástica (amostras) pesquisadas nesse trabalho, entretanto, através do instrumento mencionado acima, podemos facilitar a identificação desses pontos. |
id |
UFRN_cc2fa73b4d0a4314fb5cf499cc7a303f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47993 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Correia, Arthur Fragoso DantasDantas, PauloAndrade, Abraão LincolnLima, LiegeDantas, Paulo2019-12-11T20:26:31Z2022-06-15T11:41:53Z2019-12-11T20:26:31Z2022-06-15T11:41:53Z2019-12-032013069284CORREIA, Arthur Fragoso Dantas. Perspectivas dos alunos na avaliação da qualidade do serviço nas academias de ginástica. 2019. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47993O trabalho visa observar questões sobre as avaliações das academias de ginástica realizadas pelos seus clientes, no que tange a qualidade dos serviços prestados em todas as suas áreas, mostrando os instrumentos que compõem o negócio (academia de ginástica) assim como os métodos de avaliações utilizado. Como se trata de uma dissertação ao qual iremos apenas observar o fenômeno, o instrumento comum utilizado para avaliação nas pesquisas examinadas é chamado de SERVQUAL, ao qual mensura vários pontos para avaliar a qualidade do serviço. Atualmente as academias de ginástica oferecem não somente o serviço ofertado, mas também a possibilidade aos seus alunos de uma boa qualidade de vida e, portanto, é cada vez mais necessário ter a opinião deles com o intuito de aprimorar o que é oferecido para fidellizar esses clientes. Nessa pesquisa alcançamos o objetivo, ao qual mostramos através de citações de alguns estudiosos a representação das avaliações nesse serviço. Em nossa hipótese que consistia verificar se existia relação entre o desempenho e as expectativas que satisfaçam todas as dimensões da qualidade, descobrimos que comumente nem todas as dimensões da qualidade foram alcançadas e que sempre há oportunidades a de melhora nas academias de ginástica (amostras) pesquisadas nesse trabalho, entretanto, através do instrumento mencionado acima, podemos facilitar a identificação desses pontos.The work aims to observe questions about the evaluations of fitness centers carried out by its clients, regarding the quality of services provided in all its areas, showing the instruments that make up the business (gym) as well as the evaluation methods used. As it is a dissertation to which we will only observe the phenomenon, the common instrument used for evaluation in the research examined is called SERVQUAL, which measures several points to evaluate the quality of service. Currently gyms not only offer the service offered, but also the possibility for their students to have a good quality of life and, therefore, it is increasingly necessary to have their opinion in order to improve what is offered to fidelize these customers. In this research we reached the objective, which we showed through quotes from some scholars the representation of evaluations in this service. In our hypothesis that it was to verify if there was a relation between the performance and the expectations that satisfy all the quality dimensions, we found out that not all the quality dimensions were reached and that there are opportunities to be improved in the gyms (samples) by researched in this work. However, through the instrument mentioned above, we find that there is a way to measure this assessment.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilBacharelado em Educação FísicaAvaliaçõesAcademias de ginásticaQualidade do serviçoSERVQUALPerspectivas dos alunos na avaliação da qualidade do serviço nas academias de ginásticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTPERSPECTIVASDOSALUNOSNAAVALIAÇÃODAQUALIDADE_ CORREIA_2019.txtExtracted texttext/plain23379https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47993/1/PERSPECTIVASDOSALUNOSNAAVALIA%c3%87%c3%83ODAQUALIDADE_%20CORREIA_2019.txtcb56fdb3efd3d18fae10f475722c8560MD51ORIGINALPerspectivasAlunosAvaliacao_Correia_2019.pdfPerspectivasAlunosAvaliacao_Correia_2019.pdfapplication/pdf284896https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47993/4/PerspectivasAlunosAvaliacao_Correia_2019.pdfe813435413b5a9012e4582a492928752MD54LICENSElicense.txttext/plain762https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47993/3/license.txte428689918449bd69f843393981e4109MD53123456789/479932023-03-09 16:01:55.984oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-03-09T19:01:55Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Perspectivas dos alunos na avaliação da qualidade do serviço nas academias de ginástica |
title |
Perspectivas dos alunos na avaliação da qualidade do serviço nas academias de ginástica |
spellingShingle |
Perspectivas dos alunos na avaliação da qualidade do serviço nas academias de ginástica Correia, Arthur Fragoso Dantas Avaliações Academias de ginástica Qualidade do serviço SERVQUAL |
title_short |
Perspectivas dos alunos na avaliação da qualidade do serviço nas academias de ginástica |
title_full |
Perspectivas dos alunos na avaliação da qualidade do serviço nas academias de ginástica |
title_fullStr |
Perspectivas dos alunos na avaliação da qualidade do serviço nas academias de ginástica |
title_full_unstemmed |
Perspectivas dos alunos na avaliação da qualidade do serviço nas academias de ginástica |
title_sort |
Perspectivas dos alunos na avaliação da qualidade do serviço nas academias de ginástica |
author |
Correia, Arthur Fragoso Dantas |
author_facet |
Correia, Arthur Fragoso Dantas |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Dantas, Paulo |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Andrade, Abraão Lincoln |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Lima, Liege |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Arthur Fragoso Dantas |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dantas, Paulo |
contributor_str_mv |
Dantas, Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliações Academias de ginástica Qualidade do serviço SERVQUAL |
topic |
Avaliações Academias de ginástica Qualidade do serviço SERVQUAL |
description |
O trabalho visa observar questões sobre as avaliações das academias de ginástica realizadas pelos seus clientes, no que tange a qualidade dos serviços prestados em todas as suas áreas, mostrando os instrumentos que compõem o negócio (academia de ginástica) assim como os métodos de avaliações utilizado. Como se trata de uma dissertação ao qual iremos apenas observar o fenômeno, o instrumento comum utilizado para avaliação nas pesquisas examinadas é chamado de SERVQUAL, ao qual mensura vários pontos para avaliar a qualidade do serviço. Atualmente as academias de ginástica oferecem não somente o serviço ofertado, mas também a possibilidade aos seus alunos de uma boa qualidade de vida e, portanto, é cada vez mais necessário ter a opinião deles com o intuito de aprimorar o que é oferecido para fidellizar esses clientes. Nessa pesquisa alcançamos o objetivo, ao qual mostramos através de citações de alguns estudiosos a representação das avaliações nesse serviço. Em nossa hipótese que consistia verificar se existia relação entre o desempenho e as expectativas que satisfaçam todas as dimensões da qualidade, descobrimos que comumente nem todas as dimensões da qualidade foram alcançadas e que sempre há oportunidades a de melhora nas academias de ginástica (amostras) pesquisadas nesse trabalho, entretanto, através do instrumento mencionado acima, podemos facilitar a identificação desses pontos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-11T20:26:31Z 2022-06-15T11:41:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-12-11T20:26:31Z 2022-06-15T11:41:53Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-12-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
2013069284 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CORREIA, Arthur Fragoso Dantas. Perspectivas dos alunos na avaliação da qualidade do serviço nas academias de ginástica. 2019. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47993 |
identifier_str_mv |
2013069284 CORREIA, Arthur Fragoso Dantas. Perspectivas dos alunos na avaliação da qualidade do serviço nas academias de ginástica. 2019. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47993 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Bacharelado em Educação Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47993/1/PERSPECTIVASDOSALUNOSNAAVALIA%c3%87%c3%83ODAQUALIDADE_%20CORREIA_2019.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47993/4/PerspectivasAlunosAvaliacao_Correia_2019.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47993/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cb56fdb3efd3d18fae10f475722c8560 e813435413b5a9012e4582a492928752 e428689918449bd69f843393981e4109 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814833018465943552 |