Saúde multifacetada no RN: de uma doença rara à educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Viviane Brito
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57350
Resumo: Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs) continuam sendo um problema de saúde pública no Brasil. Doenças raras de causa genética se assemelham às DTNs, devido ao baixo interesse da indústria farmacêutica e ao número pequeno de pessoas afetadas para justificar o investimento em pesquisa clínica. Ambas representam um desafio significativo para a saúde pública global, onde a promoção da saúde integral necessita ser compreendida como um fenômeno multifacetado, incluindo a educação. Uma dessas doenças raras, a lipodistrofia generalizada congênita (CGL), é caracterizada por comprometimento grave do tecido adiposo. Mundialmente acomete 3 casos/milhão, mas está presente de forma significativa no Rio Grande do Norte (RN), com 32,3 casos/milhão. Diante disso, esta tese contém duas abordagens (dividida em dois artigos): (1) o estudo de células isoladas de indivíduos com CGL a fim de examinar os mecanismos pelos quais a disruptura do metabolismo lipídico influencia na infecção de patógenos intracelulares, usando Leishmania infantum, agente causal da DTN leishmaniose visceral, como modelo, e (2) o estudo de intervenção em alfabetização digital para melhorar o aprendizado e auxiliar, em última instância, no combate das DTNs no RN e assim trazer uma proposta de educação como fator de transformação em saúde. Artigo (1) A análise de RNA-seq para macrófagos derivados de monócitos de indivíduos com CGL mostrou uma assinatura transcriptômica discernível associada ao comprometimento do tráfego de membrana ao responder à infecção in vitro por L. infantum. L. infantum também apresentou mudanças em sua expressão gênica para genes relacionados à interação membranar. Conclui-se que há disruptura na resposta à infecção nas células CGL por patógenos intracelulares e que as vias candidatas para explicar essa disruptura estão relacionadas ao tráfego membranar (endocitoses, sinapse imunológica e biossíntese irregular de fosfoglicerídeos). Este trabalho aponta que a infecção in vitro de células CGL pode ser uma abordagem-modelo para estudar o metabolismo lipídico e sua relação com processos infecciosos. Artigo (2) Cerca de metade da população mundial continua sem acesso à internet ou sem habilidades digitais essenciais. A intervenção educacional composta por 8 aulas com foco em tecnologia digital, cultura digital e pensamento computacional foi realizada em Pureza/RN. Os alunos melhoraram progressivamente sua interação com o computador e sua autoconfiança no ambiente digital. As competências digitais melhoraram independentemente da renda familiar e da cultura digital em casa. Suas pontuações na avaliação de lógica/matemática mostraram uma melhora significativa nessas habilidades. Isso não foi observado no grupo controle, demonstrando a importância desta intervenção. Apresenta-se uma solução viável para a lacuna digital em que crianças vivem, com um potencial ganho de oportunidades em seu futuro. A educação digital pode ser um meio eficaz para melhorar o acesso a informações sobre doenças e prevenção, além de fornecer treinamento para profissionais de saúde locais. Portanto, esta tese contribui na produção científica das doenças negligenciadas e raras, e também para a educação digital inclusiva em uma região endêmica para DTNs.
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Ambas representam um desafio significativo para a saúde pública global, onde a promoção da saúde integral necessita ser compreendida como um fenômeno multifacetado, incluindo a educação. Uma dessas doenças raras, a lipodistrofia generalizada congênita (CGL), é caracterizada por comprometimento grave do tecido adiposo. Mundialmente acomete 3 casos/milhão, mas está presente de forma significativa no Rio Grande do Norte (RN), com 32,3 casos/milhão. Diante disso, esta tese contém duas abordagens (dividida em dois artigos): (1) o estudo de células isoladas de indivíduos com CGL a fim de examinar os mecanismos pelos quais a disruptura do metabolismo lipídico influencia na infecção de patógenos intracelulares, usando Leishmania infantum, agente causal da DTN leishmaniose visceral, como modelo, e (2) o estudo de intervenção em alfabetização digital para melhorar o aprendizado e auxiliar, em última instância, no combate das DTNs no RN e assim trazer uma proposta de educação como fator de transformação em saúde. Artigo (1) A análise de RNA-seq para macrófagos derivados de monócitos de indivíduos com CGL mostrou uma assinatura transcriptômica discernível associada ao comprometimento do tráfego de membrana ao responder à infecção in vitro por L. infantum. L. infantum também apresentou mudanças em sua expressão gênica para genes relacionados à interação membranar. Conclui-se que há disruptura na resposta à infecção nas células CGL por patógenos intracelulares e que as vias candidatas para explicar essa disruptura estão relacionadas ao tráfego membranar (endocitoses, sinapse imunológica e biossíntese irregular de fosfoglicerídeos). Este trabalho aponta que a infecção in vitro de células CGL pode ser uma abordagem-modelo para estudar o metabolismo lipídico e sua relação com processos infecciosos. Artigo (2) Cerca de metade da população mundial continua sem acesso à internet ou sem habilidades digitais essenciais. A intervenção educacional composta por 8 aulas com foco em tecnologia digital, cultura digital e pensamento computacional foi realizada em Pureza/RN. Os alunos melhoraram progressivamente sua interação com o computador e sua autoconfiança no ambiente digital. As competências digitais melhoraram independentemente da renda familiar e da cultura digital em casa. Suas pontuações na avaliação de lógica/matemática mostraram uma melhora significativa nessas habilidades. Isso não foi observado no grupo controle, demonstrando a importância desta intervenção. Apresenta-se uma solução viável para a lacuna digital em que crianças vivem, com um potencial ganho de oportunidades em seu futuro. A educação digital pode ser um meio eficaz para melhorar o acesso a informações sobre doenças e prevenção, além de fornecer treinamento para profissionais de saúde locais. Portanto, esta tese contribui na produção científica das doenças negligenciadas e raras, e também para a educação digital inclusiva em uma região endêmica para DTNs.Neglected Tropical Diseases (NTDs) remain a public health problem in Brazil. Rare genetic diseases are similar to NTDs, due to the low interest of the pharmaceutical industry and the small number of people impacted to justify the investment in clinical research. Both represent a significant challenge for global public health, where the promotion of comprehensive health has been understood as a multifaceted phenomenon, including education. One of these rare diseases, congenital lipodystrophy (CGL), is characterized by severe impairment of adipose tissue. Its prevalence is 3 cases/million, but it is significantly present in Rio Grande do Norte (RN), with 32.3 cases/million. Therefore, this thesis contains two approaches (divided into two articles): (1) the study of cells isolated from CGL individuals to examine whether the disruption of lipid metabolism influences the infection of intracellular pathogens, using Leishmania infantum as a model, causal agent of the NTD visceral leishmaniasis, and (2) the intervention study of digital literacy to help, ultimately, in the battle against NTDs in the RN and thus bring a proposal of education as a factor of transformation in health. Article (1) RNA-seq analysis for monocyte-derived macrophages from CGL individuals showed a discernible transcriptomic signature associated with impaired membrane trafficking when responding to in vitro infection by L. infantum. L. infantum also showed changes in its gene expression for genes related to membrane interaction. It is concluded that there is an interruption in the response to infection in CGL cells by intracellular pathogens and that the candidate pathways to explain this interruption are related to membrane traffic (endocytosis), collagen metabolism (fibrosis), immunological synapse, and irregular biosynthesis of phosphoglycerides, mainly, phosphatidylinositol. This study points out that in vitro infection of CGL cells can be a model approach to studying lipid metabolism and its relationship with infectious processes. Article (2) Around half of the world's population remains without access to the internet or essential digital skills. An educational intervention of 8 classes focused on digital technology, digital culture, and computational thinking was carried out in Pureza/RN. Although some students had no previous contact with computers, their digital tasks increased throughout the classes, regardless of family income and digital culture at home. Students improved their interaction with the computer and their self-confidence in the digital environment. Their scores on the logic/math assessment showed significant improvement in these skills. This was not observed in the control group, demonstrating the importance of this intervention. Here, a viable solution to the digital divide in which children live is presented, with potential earning opportunities in their future. Digital education can be an effective means of improving access to information about disease and prevention, as well as providing training for local health professionals. Therefore, this thesis contributes to the scientific production of neglected and rare diseases, and also to inclusive digital education in an endemic region for NTDs.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDEUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDELeishmania InfantumInfecçãoAGPAT2BSCL2Alfabetização digitalVulnerabilidade socialSaúde multifacetada no RN: de uma doença rara à educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSaudemultifacetadaRN_Nogueira_2023.pdfapplication/pdf4123760https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57350/1/SaudemultifacetadaRN_Nogueira_2023.pdf5f1b5b17ca2ecf12f7f370eb4d1c32aaMD51123456789/573502024-01-22 15:59:24.314oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57350Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-01-22T18:59:24Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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