A avaliação na Educação Física Escolar sob a perspectiva das dimensões de conhecimento apresentadas na BNCC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, José Celso Barros
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/30056
Resumo: A avaliação da aprendizagem na Educação Física Escolar encontra desafios que vão além dos presentes nos demais componentes curriculares. A forma como a área organiza e avalia a relação dos corpos dos sujeitos com os objetos de conhecimento, gera possibilidades que parecem ainda pouco compreendidas no cotidiano escolar. Para além das dimensões dos conteúdos (atitudinal, procedimental e conceitual), apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), a área encontra na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) outras demandas organizativas. A proposta é pensar como os estudantes se relacionam com os objetos de conhecimento, privilegiando agora oito dimensões, o que nos levou ao problema de como é possível estruturar uma proposta de avaliação da aprendizagem na Educação Física Escolar, contemplando as oito dimensões apresentadas na BNCC? O presente estudo objetivou problematizar uma experiência pedagógica na Educação Física Escolar, refletindo acerca da avaliação da aprendizagem na perspectiva das dimensões de conhecimento. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa exploratória, no formato de relato de experiência, que consistiu em elaborar e experimentar momentos formais de avaliação da aprendizagem, para uma turma do 8º ano do ensino fundamental. Ao todo foram seis instrumentos avaliativos com suas respectivas fichas de registro. A observação participante foi a técnica utilizada para construção dos dados de campo por meio de roteiros de observação. A análise documental foi utilizada para confrontar as descrições dos roteiros de observação com os princípios norteadores para a elaboração de instrumentos, transformados em categorias de análise. Como resultados, podemos destacar a construção e defesa dos próprios princípios norteadores, uma vez que o momento avaliativo deve ser um momento formativo, extensão do processo de ensino-aprendizagem, não devendo se encerrar em si mesmo e por isso não faz sentido apontar instrumentos como certos e/ou errados. Outro resultado é a ampliação da noção de instrumento de verificação da aprendizagem, enquanto um conjunto de ações que objetivam favorecer que os estudantes expressem suas habilidades, atendendo aos princípios construídos. Não se deve confundir com as fichas de registros, estas, apesar de integrar os instrumentos, apenas devem registrar graficamente as especificidades dos mesmos. As próprias fichas e súmulas desenvolvidas para nossa experiência são resultados relevantes que apontam como elaborar e conduzir momentos avaliativos. As soluções encontradas para supressão dos dilemas e dificuldades de uma empreitada deste tipo aparecem também como resultados, como a escolha em conjugar algumas dimensões no mesmo instrumento em decorrência do pouco tempo efetivo de aula. Outra é o balanço entre o uso de instrumentos mais complexos e trabalhosos com outros mais simples e práticos para se adequar às demandas do professor. Concluímos que as experiências desenvolvidas aqui apontam uma possibilidade satisfatória, e ainda pouco explorada, de se avaliar as aprendizagens na Educação Física Escolar, considerando as diversas formas dos estudantes se relacionarem com os objetos de conhecimento.
id UFRN_cd4bfb4e27819a07cdb327e680af79ab
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30056
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Ferreira, José Celso BarrosAraújo, Allyson Carvalho deSilva, Maria Eleni Henrique daOliveira, Márcio Romeu Ribas de2020-09-14T18:55:41Z2020-09-14T18:55:41Z2020-06-08FERREIRA, José Celso Barros. A avaliação na Educação Física Escolar sob a perspectiva das dimensões de conhecimento apresentadas na BNCC. 2020. 162f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/30056A avaliação da aprendizagem na Educação Física Escolar encontra desafios que vão além dos presentes nos demais componentes curriculares. A forma como a área organiza e avalia a relação dos corpos dos sujeitos com os objetos de conhecimento, gera possibilidades que parecem ainda pouco compreendidas no cotidiano escolar. Para além das dimensões dos conteúdos (atitudinal, procedimental e conceitual), apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), a área encontra na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) outras demandas organizativas. A proposta é pensar como os estudantes se relacionam com os objetos de conhecimento, privilegiando agora oito dimensões, o que nos levou ao problema de como é possível estruturar uma proposta de avaliação da aprendizagem na Educação Física Escolar, contemplando as oito dimensões apresentadas na BNCC? O presente estudo objetivou problematizar uma experiência pedagógica na Educação Física Escolar, refletindo acerca da avaliação da aprendizagem na perspectiva das dimensões de conhecimento. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa exploratória, no formato de relato de experiência, que consistiu em elaborar e experimentar momentos formais de avaliação da aprendizagem, para uma turma do 8º ano do ensino fundamental. Ao todo foram seis instrumentos avaliativos com suas respectivas fichas de registro. A observação participante foi a técnica utilizada para construção dos dados de campo por meio de roteiros de observação. A análise documental foi utilizada para confrontar as descrições dos roteiros de observação com os princípios norteadores para a elaboração de instrumentos, transformados em categorias de análise. Como resultados, podemos destacar a construção e defesa dos próprios princípios norteadores, uma vez que o momento avaliativo deve ser um momento formativo, extensão do processo de ensino-aprendizagem, não devendo se encerrar em si mesmo e por isso não faz sentido apontar instrumentos como certos e/ou errados. Outro resultado é a ampliação da noção de instrumento de verificação da aprendizagem, enquanto um conjunto de ações que objetivam favorecer que os estudantes expressem suas habilidades, atendendo aos princípios construídos. Não se deve confundir com as fichas de registros, estas, apesar de integrar os instrumentos, apenas devem registrar graficamente as especificidades dos mesmos. As próprias fichas e súmulas desenvolvidas para nossa experiência são resultados relevantes que apontam como elaborar e conduzir momentos avaliativos. As soluções encontradas para supressão dos dilemas e dificuldades de uma empreitada deste tipo aparecem também como resultados, como a escolha em conjugar algumas dimensões no mesmo instrumento em decorrência do pouco tempo efetivo de aula. Outra é o balanço entre o uso de instrumentos mais complexos e trabalhosos com outros mais simples e práticos para se adequar às demandas do professor. Concluímos que as experiências desenvolvidas aqui apontam uma possibilidade satisfatória, e ainda pouco explorada, de se avaliar as aprendizagens na Educação Física Escolar, considerando as diversas formas dos estudantes se relacionarem com os objetos de conhecimento.The assessment of learning in Physical Education in Schools finds challenges that go beyond those present in other curricular components. The way in which the area organizes and evaluates the relationship of the subjects' bodies with the objects of knowledge, generates possibilities that still seem to be poorly understood in the school routine. In addition to the dimensions of the contents (attitudinal, procedural and conceptual), presented in the Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), the area finds in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) other organizational demands. The proposal is to think about how students relate to the objects of knowledge, privileging now eight dimensions, which led us to the problem of how it is possible to structure a proposal for evaluating learning in Physical Education at School, contemplating the eight dimensions presented in the BNCC? The present study aimed to problematize a pedagogical experience in Physical Education at School, reflecting on the assessment of learning from the perspective of the dimensions of knowledge. An exploratory qualitative research was developed, in the format of an experience report, which consisted of elaborating and experimenting formal moments of learning assessment, for a class of the 8th grade of elementary school. Altogether there were six evaluation instruments with their respective registration forms. Participant observation was the technique used to construct the field data through observation scripts. Documentary analysis was used to compare the descriptions of the observation scripts with the guiding principles for the elaboration of instruments, transformed into analysis categories. As a result, we can highlight the construction and defense of the guiding principles themselves, since the evaluative moment must be a formative moment, an extension of the teaching-learning process, and should not end in itself and therefore it does not make sense to point out instruments such as right and / or wrong. Another result is the expansion of the notion of a learning verification instrument, as a set of actions that aim to encourage students to express their skills, taking into account the built principles. It should not be confused with the record sheets, these, despite integrating the instruments, should only graphically record their specifics. The fact sheets and summaries developed for our experience are relevant results that point out how to elaborate and conduct evaluative moments. The solutions found to suppress the dilemmas and difficulties of such an endeavor also appear as results, such as the choice to combine some dimensions in the same instrument due to the short time spent in class. Another is the balance between the use of more complex and laborious instruments with others that are simpler and more practical to adapt to the teacher's demands. We conclude that the experiences developed here point to a satisfactory, and still little explored, possibility of evaluating learning in school physical education, considering the different ways that students relate to the objects of knowledge.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM REDE NACIONALUFRNBrasilEducação Física EscolarAvaliação da aprendizagemDimensões do conhecimentoBase Nacional Comum CurricularA avaliação na Educação Física Escolar sob a perspectiva das dimensões de conhecimento apresentadas na BNCCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAvaliacaoeducacaofisica_Ferreira_2020.pdf.txtAvaliacaoeducacaofisica_Ferreira_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain297267https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30056/2/Avaliacaoeducacaofisica_Ferreira_2020.pdf.txt22707dd9e0ca35b7d9469537433a323dMD52THUMBNAILAvaliacaoeducacaofisica_Ferreira_2020.pdf.jpgAvaliacaoeducacaofisica_Ferreira_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1359https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30056/3/Avaliacaoeducacaofisica_Ferreira_2020.pdf.jpgee29e5922094ff879b0122fbd7f08332MD53ORIGINALAvaliacaoeducacaofisica_Ferreira_2020.pdfapplication/pdf13839308https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30056/1/Avaliacaoeducacaofisica_Ferreira_2020.pdf268ca7ec2e267f2ded2080732c1aa257MD51123456789/300562020-09-20 04:50:08.844oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30056Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-09-20T07:50:08Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A avaliação na Educação Física Escolar sob a perspectiva das dimensões de conhecimento apresentadas na BNCC
title A avaliação na Educação Física Escolar sob a perspectiva das dimensões de conhecimento apresentadas na BNCC
spellingShingle A avaliação na Educação Física Escolar sob a perspectiva das dimensões de conhecimento apresentadas na BNCC
Ferreira, José Celso Barros
Educação Física Escolar
Avaliação da aprendizagem
Dimensões do conhecimento
Base Nacional Comum Curricular
title_short A avaliação na Educação Física Escolar sob a perspectiva das dimensões de conhecimento apresentadas na BNCC
title_full A avaliação na Educação Física Escolar sob a perspectiva das dimensões de conhecimento apresentadas na BNCC
title_fullStr A avaliação na Educação Física Escolar sob a perspectiva das dimensões de conhecimento apresentadas na BNCC
title_full_unstemmed A avaliação na Educação Física Escolar sob a perspectiva das dimensões de conhecimento apresentadas na BNCC
title_sort A avaliação na Educação Física Escolar sob a perspectiva das dimensões de conhecimento apresentadas na BNCC
author Ferreira, José Celso Barros
author_facet Ferreira, José Celso Barros
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Araújo, Allyson Carvalho de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Silva, Maria Eleni Henrique da
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, José Celso Barros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Márcio Romeu Ribas de
contributor_str_mv Oliveira, Márcio Romeu Ribas de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física Escolar
Avaliação da aprendizagem
Dimensões do conhecimento
Base Nacional Comum Curricular
topic Educação Física Escolar
Avaliação da aprendizagem
Dimensões do conhecimento
Base Nacional Comum Curricular
description A avaliação da aprendizagem na Educação Física Escolar encontra desafios que vão além dos presentes nos demais componentes curriculares. A forma como a área organiza e avalia a relação dos corpos dos sujeitos com os objetos de conhecimento, gera possibilidades que parecem ainda pouco compreendidas no cotidiano escolar. Para além das dimensões dos conteúdos (atitudinal, procedimental e conceitual), apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), a área encontra na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) outras demandas organizativas. A proposta é pensar como os estudantes se relacionam com os objetos de conhecimento, privilegiando agora oito dimensões, o que nos levou ao problema de como é possível estruturar uma proposta de avaliação da aprendizagem na Educação Física Escolar, contemplando as oito dimensões apresentadas na BNCC? O presente estudo objetivou problematizar uma experiência pedagógica na Educação Física Escolar, refletindo acerca da avaliação da aprendizagem na perspectiva das dimensões de conhecimento. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa exploratória, no formato de relato de experiência, que consistiu em elaborar e experimentar momentos formais de avaliação da aprendizagem, para uma turma do 8º ano do ensino fundamental. Ao todo foram seis instrumentos avaliativos com suas respectivas fichas de registro. A observação participante foi a técnica utilizada para construção dos dados de campo por meio de roteiros de observação. A análise documental foi utilizada para confrontar as descrições dos roteiros de observação com os princípios norteadores para a elaboração de instrumentos, transformados em categorias de análise. Como resultados, podemos destacar a construção e defesa dos próprios princípios norteadores, uma vez que o momento avaliativo deve ser um momento formativo, extensão do processo de ensino-aprendizagem, não devendo se encerrar em si mesmo e por isso não faz sentido apontar instrumentos como certos e/ou errados. Outro resultado é a ampliação da noção de instrumento de verificação da aprendizagem, enquanto um conjunto de ações que objetivam favorecer que os estudantes expressem suas habilidades, atendendo aos princípios construídos. Não se deve confundir com as fichas de registros, estas, apesar de integrar os instrumentos, apenas devem registrar graficamente as especificidades dos mesmos. As próprias fichas e súmulas desenvolvidas para nossa experiência são resultados relevantes que apontam como elaborar e conduzir momentos avaliativos. As soluções encontradas para supressão dos dilemas e dificuldades de uma empreitada deste tipo aparecem também como resultados, como a escolha em conjugar algumas dimensões no mesmo instrumento em decorrência do pouco tempo efetivo de aula. Outra é o balanço entre o uso de instrumentos mais complexos e trabalhosos com outros mais simples e práticos para se adequar às demandas do professor. Concluímos que as experiências desenvolvidas aqui apontam uma possibilidade satisfatória, e ainda pouco explorada, de se avaliar as aprendizagens na Educação Física Escolar, considerando as diversas formas dos estudantes se relacionarem com os objetos de conhecimento.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-14T18:55:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-14T18:55:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-06-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERREIRA, José Celso Barros. A avaliação na Educação Física Escolar sob a perspectiva das dimensões de conhecimento apresentadas na BNCC. 2020. 162f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/30056
identifier_str_mv FERREIRA, José Celso Barros. A avaliação na Educação Física Escolar sob a perspectiva das dimensões de conhecimento apresentadas na BNCC. 2020. 162f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/30056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30056/2/Avaliacaoeducacaofisica_Ferreira_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30056/3/Avaliacaoeducacaofisica_Ferreira_2020.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30056/1/Avaliacaoeducacaofisica_Ferreira_2020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 22707dd9e0ca35b7d9469537433a323d
ee29e5922094ff879b0122fbd7f08332
268ca7ec2e267f2ded2080732c1aa257
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832967405535232