Análise da cultura organizacional predominante em uma empresa familiar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tamara Canêdo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35121
Resumo: Sabendo que a cultura organizacional é um conjunto de valores compartilhados por seus membros e isso é o que diferencia uma empresa da outra, aqui é abordado sobre cultura organizacional a luz de estudiosos desse campo de estudo. Em termos metodológicos este trabalho pode ser considerado, quanto aos meios, uma pesquisa de campo com estudo de caso e quanto aos fins, descritiva. Para a coleta de dados aplicou-se um questionário contendo duas partes: a primeira para identificar variáveis sócio-demográficas da amostra; e, a segunda identificar e analisar a cultura organizacional. Essa segunda parte refere ao Instrumento Brasileiro para Avaliação da Cultura Organizacional (IBACO) desenvolvido por Ferreira et al (2008). Foi utilizada a versão reduzida, composta por 30 itens distribuídos entre três fatores de valores: Profissionalismo Cooperativo, Profissionalismo Competitivo e individualista e Satisfação e bem-estar dos empregados e três fatores de práticas: Integração externa, Recompensa e Treinamento e Promoção do relacionamento interpessoal. O questionário foi aplicado a 27 sujeitos. Em relação aos fatores que tipificam a cultura organizacional, o que mais se destacou, sendo o mais perceptível para aqueles que responderam o questionário foi o de Profissionalismo cooperativo. De forma moderada foi a percepção quanto a Satisfação e bem-estar dos empregados. E aquele que apresentou valor menor foi o profissionalismo competitivo e individualista. Quanto às praticas a Integração externa se mostrou bastante perceptível com uma predominância forte, a prática de recompensa e treinamento foi considerado fraco, e por fim, a prática de promoção do relacionamento interpessoal, que foi mensurada de forma moderada, razoavelmente perceptível. Após as análises, conclui-se que a cultura organizacional da empresa estudada, tem foco na relação com seus clientes a fim de manter vínculos com eles.
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