Comprometimento organizacional dos servidores do Sistema de Bibliotecas da UFRN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24622 |
Resumo: | No mundo contemporâneo, a globalização provocou uma revolução nos meios de comunicação, nas tecnologias da informação e na própria estrutura lógica do funcionamento das organizações. As bibliotecas, de modo específico, acompanharam essas evoluções, passando a demandar nova competência organizacional para os seus funcionários. Necessitando assim, de funcionários mais comprometidos que atendessem a um público cada vez mais exigente de forma eficiente e eficaz primando sempre por serviços de qualidade. Neste contexto, este estudo teve como objetivo geral analisar o comprometimento organizacional dos servidores técnico-administrativos que compõe o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte utilizando-se do modelo tridimensional do comprometimento organizacional proposto por Meyer e Allen (1991). A população e a amostra do estudo foram compostas pelos 127 servidores do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva, de natureza quantitativa. Como técnicas de coleta e análise dos dados foram utilizados os levantamentos bibliográfico e documental para compor o embasamento teórico da pesquisa, bem como aplicação de questionário fechado contendo 40 perguntas em formato likert, validado por Meyer e Allen (1991), cujo os dados obtidos foram tabulados e realizados os cruzamentos por meio do programa SPSS. Portanto, concluiu-se que o nível de comprometimento organizacional dos servidores do SISBI detectado com maior incidência foi o comprometimento afetivo, sendo este, seguido do comprometimento calculativo e por último o comprometimento normativo. E, ainda que mesmo os servidores possuindo um nível de afetividade elevado com instituição que determina esse comprometimento, as perdas sociais de trabalho e as perdas de retribuição na organização que fazem parte da dimensão calculativa são levadas em consideração, sendo uma forma de calcular e inferir sobre esse comprometimento. Deste modo, espera-se que os resultados contribuam em termos teóricos, para futuras pesquisas, assim como em termos práticos, para o aumento e fortalecimento do comprometimento organizacional dos servidores técnico-administrativos do Sistema de Bibliotecas. |
id |
UFRN_cf2799d5900540d461657a27b3d6c5ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24622 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Kalline Bezerra dahttp://lattes.cnpq.br/3185309694904313Oliveira, Adriana Carla Silva dehttp://lattes.cnpq.br/3078845345632743Guimarães, Patricia Borba VilarNahra, Cinara Maria Leite2018-01-22T15:19:42Z2018-01-22T15:19:42Z2017-10-10SILVA, Kalline Bezerra da. Comprometimento organizacional dos servidores do Sistema de Bibliotecas da UFRN. 2017. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24622No mundo contemporâneo, a globalização provocou uma revolução nos meios de comunicação, nas tecnologias da informação e na própria estrutura lógica do funcionamento das organizações. As bibliotecas, de modo específico, acompanharam essas evoluções, passando a demandar nova competência organizacional para os seus funcionários. Necessitando assim, de funcionários mais comprometidos que atendessem a um público cada vez mais exigente de forma eficiente e eficaz primando sempre por serviços de qualidade. Neste contexto, este estudo teve como objetivo geral analisar o comprometimento organizacional dos servidores técnico-administrativos que compõe o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte utilizando-se do modelo tridimensional do comprometimento organizacional proposto por Meyer e Allen (1991). A população e a amostra do estudo foram compostas pelos 127 servidores do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva, de natureza quantitativa. Como técnicas de coleta e análise dos dados foram utilizados os levantamentos bibliográfico e documental para compor o embasamento teórico da pesquisa, bem como aplicação de questionário fechado contendo 40 perguntas em formato likert, validado por Meyer e Allen (1991), cujo os dados obtidos foram tabulados e realizados os cruzamentos por meio do programa SPSS. Portanto, concluiu-se que o nível de comprometimento organizacional dos servidores do SISBI detectado com maior incidência foi o comprometimento afetivo, sendo este, seguido do comprometimento calculativo e por último o comprometimento normativo. E, ainda que mesmo os servidores possuindo um nível de afetividade elevado com instituição que determina esse comprometimento, as perdas sociais de trabalho e as perdas de retribuição na organização que fazem parte da dimensão calculativa são levadas em consideração, sendo uma forma de calcular e inferir sobre esse comprometimento. Deste modo, espera-se que os resultados contribuam em termos teóricos, para futuras pesquisas, assim como em termos práticos, para o aumento e fortalecimento do comprometimento organizacional dos servidores técnico-administrativos do Sistema de Bibliotecas.In the contemporary world, globalization has provoked a revolution in the media, in the information technologies and in the very logical structure of the functioning of organizations. As an organization, libraries have, in a specific way, followed these revolutions, demanding new organizational skills for their employees, thus requiring more committed employees to serve an increasingly demanding public in an efficient and effective manner, always giving priority to quality services. In this context, this study had as general objective to analyze the organizational commitment of the technical-administrative servers that compose the System of Libraries of the Federal University of Rio Grande do Norte (SISBI), using the three-dimensional model of organizational commitment proposed by Meyer and Allen (1991). The population and the sample of the study were composed of the 127 servers of this System. It is a field research, descriptive, of a quantitative nature. As data collection and analysis techniques, the bibliographical and documentary surveys were used to compose the theoretical basis of the research, as well as the application of a closed questionnaire containing 40 questions in a Likert format, validated by Meyer and Allen (1991), whose data were obtained cross-tabulations were performed using the software Statistical Package for the Social Sciences. It was concluded that the level of organizational commitment of the SISBI servers detected with greater incidence was the affective commitment, followed by the instrumental commitment, being this finally succeeded to the normative commitment. And even if employees with a high level of affectivity with an institution that determines this commitment, social losses of work and the losses of compensation in the organization that are part of the instrumental dimension are taken into account, being a way of calculating and inferring about this commitment. In this way, the results are expected to contribute in theoretical terms, for future researches, as well as in practical terms, to increase and strengthen the organizational commitment of the technical-administrative servers of the Library System.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS: GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAISComprometimento organizacionalServiço públicoServidores públicosBiblioteca universitáriaAdministração públicaComprometimento organizacional dos servidores do Sistema de Bibliotecas da UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTKallineBezerraDaSilva_DISSERT.pdf.txtKallineBezerraDaSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain211521https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24622/2/KallineBezerraDaSilva_DISSERT.pdf.txtf9352027ce6cc37da534d4f7a5fadbf8MD52THUMBNAILKallineBezerraDaSilva_DISSERT.pdf.jpgKallineBezerraDaSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2491https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24622/3/KallineBezerraDaSilva_DISSERT.pdf.jpg10bad0b85cd0f1969f88a7521affd5c2MD53TEXTKallineBezerraDaSilva_DISSERT.pdf.txtKallineBezerraDaSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain211521https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24622/2/KallineBezerraDaSilva_DISSERT.pdf.txtf9352027ce6cc37da534d4f7a5fadbf8MD52THUMBNAILKallineBezerraDaSilva_DISSERT.pdf.jpgKallineBezerraDaSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2491https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24622/3/KallineBezerraDaSilva_DISSERT.pdf.jpg10bad0b85cd0f1969f88a7521affd5c2MD53ORIGINALKallineBezerraDaSilva_DISSERT.pdfKallineBezerraDaSilva_DISSERT.pdfapplication/pdf1257234https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24622/1/KallineBezerraDaSilva_DISSERT.pdf6b08bfcdb4b509b7a65fc761380f7dc4MD51123456789/246222022-06-21 19:00:50.771oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24622Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-06-21T22:00:50Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comprometimento organizacional dos servidores do Sistema de Bibliotecas da UFRN |
title |
Comprometimento organizacional dos servidores do Sistema de Bibliotecas da UFRN |
spellingShingle |
Comprometimento organizacional dos servidores do Sistema de Bibliotecas da UFRN Silva, Kalline Bezerra da CNPQ::CIENCIAS HUMANAS: GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAIS Comprometimento organizacional Serviço público Servidores públicos Biblioteca universitária Administração pública |
title_short |
Comprometimento organizacional dos servidores do Sistema de Bibliotecas da UFRN |
title_full |
Comprometimento organizacional dos servidores do Sistema de Bibliotecas da UFRN |
title_fullStr |
Comprometimento organizacional dos servidores do Sistema de Bibliotecas da UFRN |
title_full_unstemmed |
Comprometimento organizacional dos servidores do Sistema de Bibliotecas da UFRN |
title_sort |
Comprometimento organizacional dos servidores do Sistema de Bibliotecas da UFRN |
author |
Silva, Kalline Bezerra da |
author_facet |
Silva, Kalline Bezerra da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3185309694904313 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Oliveira, Adriana Carla Silva de |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3078845345632743 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Guimarães, Patricia Borba Vilar |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Kalline Bezerra da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nahra, Cinara Maria Leite |
contributor_str_mv |
Nahra, Cinara Maria Leite |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS: GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAIS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS: GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAIS Comprometimento organizacional Serviço público Servidores públicos Biblioteca universitária Administração pública |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comprometimento organizacional Serviço público Servidores públicos Biblioteca universitária Administração pública |
description |
No mundo contemporâneo, a globalização provocou uma revolução nos meios de comunicação, nas tecnologias da informação e na própria estrutura lógica do funcionamento das organizações. As bibliotecas, de modo específico, acompanharam essas evoluções, passando a demandar nova competência organizacional para os seus funcionários. Necessitando assim, de funcionários mais comprometidos que atendessem a um público cada vez mais exigente de forma eficiente e eficaz primando sempre por serviços de qualidade. Neste contexto, este estudo teve como objetivo geral analisar o comprometimento organizacional dos servidores técnico-administrativos que compõe o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte utilizando-se do modelo tridimensional do comprometimento organizacional proposto por Meyer e Allen (1991). A população e a amostra do estudo foram compostas pelos 127 servidores do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva, de natureza quantitativa. Como técnicas de coleta e análise dos dados foram utilizados os levantamentos bibliográfico e documental para compor o embasamento teórico da pesquisa, bem como aplicação de questionário fechado contendo 40 perguntas em formato likert, validado por Meyer e Allen (1991), cujo os dados obtidos foram tabulados e realizados os cruzamentos por meio do programa SPSS. Portanto, concluiu-se que o nível de comprometimento organizacional dos servidores do SISBI detectado com maior incidência foi o comprometimento afetivo, sendo este, seguido do comprometimento calculativo e por último o comprometimento normativo. E, ainda que mesmo os servidores possuindo um nível de afetividade elevado com instituição que determina esse comprometimento, as perdas sociais de trabalho e as perdas de retribuição na organização que fazem parte da dimensão calculativa são levadas em consideração, sendo uma forma de calcular e inferir sobre esse comprometimento. Deste modo, espera-se que os resultados contribuam em termos teóricos, para futuras pesquisas, assim como em termos práticos, para o aumento e fortalecimento do comprometimento organizacional dos servidores técnico-administrativos do Sistema de Bibliotecas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-10-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-01-22T15:19:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-01-22T15:19:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Kalline Bezerra da. Comprometimento organizacional dos servidores do Sistema de Bibliotecas da UFRN. 2017. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24622 |
identifier_str_mv |
SILVA, Kalline Bezerra da. Comprometimento organizacional dos servidores do Sistema de Bibliotecas da UFRN. 2017. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAIS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24622/2/KallineBezerraDaSilva_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24622/3/KallineBezerraDaSilva_DISSERT.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24622/2/KallineBezerraDaSilva_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24622/3/KallineBezerraDaSilva_DISSERT.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24622/1/KallineBezerraDaSilva_DISSERT.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f9352027ce6cc37da534d4f7a5fadbf8 10bad0b85cd0f1969f88a7521affd5c2 f9352027ce6cc37da534d4f7a5fadbf8 10bad0b85cd0f1969f88a7521affd5c2 6b08bfcdb4b509b7a65fc761380f7dc4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117827726934016 |