Formação coletiva: contribuições para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Ciências no NEI-CAp/UFRN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29032 |
Resumo: | O estudo teve como objetivo compreender as contribuições da formação coletiva para o desenvolvimento profissional de professores, com referência à construção e implementação do currículo de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental no NEI-CAp/UFRN. A investigação ocorreu no Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI-CAp/UFRN), instituição de educação pública que atende crianças da Educação Infantil aos anos iniciais do Ensino Fundamental I, com a participação e colaboração de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Quanto aos aspectos teóricos-metodológicos, optou-se pela pesquisa qualitativa com viés colaborativo, conforme Ibiapina (2016). Fundamenta-se nas contribuições de pesquisadores da Formação Docente e do Desenvolvimento Profissional de Professores: Freire, (1985); Nóvoa (1999); Garcia (1999); Day (2001); Carvalho (2016); Barolli; Villani; Maia; Nascimento (2018). A construção e sistematização dos dados ocorreu durante todas etapas da investigação, por meio de análise de documentos, grupo focal-entrevista, observação participante e grupo de estudos reflexivo, com a transcrição de registros audiovisuais dos encontros e dos textos produzidos pelas professoras em diários, cadernos de planejamento, e diário de campo da pesquisadora. Os dados da investigação foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2008). Com essa orientação organizamos os dados em unidades de decodificação, agrupadas em temáticas da prática da formação coletiva. Posteriormente, estabelecemos relações entre as temáticas da prática da formação e as dimensões de análise do desenvolvimento profissional de professores que ensinam ciências, o que favoreceu a descrição e a reflexão em torno da contribuição da formação para o desenvolvimento profissional das professoras. Os resultados da pesquisa apontam que as professoras reconhecem a formação coletiva como propulsora do seu desenvolvimento pessoal e profissional, no exercício de sua profissão, ao re/elaborar reflexões e ações para o ensino de ciências. O trabalho contribui na reflexão acerca da formação docente que possibilite o desenvolvimento profissional e pessoal do(a) professor(a) da infância. |
id |
UFRN_cfb3ef6ffe98066455785eae2de7a9cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29032 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Andrade, Maria da Conceição de OliveiraPryjma, Marielda FerreiraBarolli, ElisabethAndrade, Erika dos Reis GusmãoFarias, Isabel Maria Sabino deDantas, Josivania MarisaRego, Maria Carmem Freire DiógenesMartins, André Ferrer Pinto2020-05-20T17:05:43Z2020-05-20T17:05:43Z2019-11-26ANDRADE, Maria da Conceição de Oliveira. Formação coletiva: contribuições para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Ciências no NEI-CAp/UFRN. 2019. 185f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29032O estudo teve como objetivo compreender as contribuições da formação coletiva para o desenvolvimento profissional de professores, com referência à construção e implementação do currículo de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental no NEI-CAp/UFRN. A investigação ocorreu no Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI-CAp/UFRN), instituição de educação pública que atende crianças da Educação Infantil aos anos iniciais do Ensino Fundamental I, com a participação e colaboração de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Quanto aos aspectos teóricos-metodológicos, optou-se pela pesquisa qualitativa com viés colaborativo, conforme Ibiapina (2016). Fundamenta-se nas contribuições de pesquisadores da Formação Docente e do Desenvolvimento Profissional de Professores: Freire, (1985); Nóvoa (1999); Garcia (1999); Day (2001); Carvalho (2016); Barolli; Villani; Maia; Nascimento (2018). A construção e sistematização dos dados ocorreu durante todas etapas da investigação, por meio de análise de documentos, grupo focal-entrevista, observação participante e grupo de estudos reflexivo, com a transcrição de registros audiovisuais dos encontros e dos textos produzidos pelas professoras em diários, cadernos de planejamento, e diário de campo da pesquisadora. Os dados da investigação foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2008). Com essa orientação organizamos os dados em unidades de decodificação, agrupadas em temáticas da prática da formação coletiva. Posteriormente, estabelecemos relações entre as temáticas da prática da formação e as dimensões de análise do desenvolvimento profissional de professores que ensinam ciências, o que favoreceu a descrição e a reflexão em torno da contribuição da formação para o desenvolvimento profissional das professoras. Os resultados da pesquisa apontam que as professoras reconhecem a formação coletiva como propulsora do seu desenvolvimento pessoal e profissional, no exercício de sua profissão, ao re/elaborar reflexões e ações para o ensino de ciências. O trabalho contribui na reflexão acerca da formação docente que possibilite o desenvolvimento profissional e pessoal do(a) professor(a) da infância.The study aimed to understand the contributions of collective training for the professional development of teachers, with reference to the construction and implementation of the science curriculum in the early years of elementary school in NEI-CAp/UFRN. The research took place at the Center for Childhood Education, College of Application of the Federal University of Rio Grande do Norte (NEI-CAp/UFRN), a public education institution that serves children from Early Childhood Education in the early years of Elementary School I, with the participation and collaboration of professors from the early years of elementary school. Regarding the theoretical and methodological aspects, qualitative research with collaborative bias was chosen, according to Ibiapina (2016). It is based on the contributions of researchers of Teacher Training and Professional Development of Teachers: Freire, (1985); Nóvoa (1999); Garcia (1999); Day (2001); Carvalho (2016); Barolli; Villani; Maia; Birth (2018). The construction and systematization of the data occurred during all stages of the investigation. Through document analysis, focus group-interview, participant observation and reflexive study group, with the transcription of audiovisual records of meetings and texts produced by teachers in journals, planning notebooks, and researcher field diary. The research data were analyzed using the Content Analysis technique (Bardin, 2008). With this orientation we organize the data in decoding units, grouped into themes of the practice of collective formation. Subsequently, we established relationships between the themes of training practice and the dimensions of analysis of professional development of teachers who teach sciences, which favored the description and reflection around the contribution of training to the professional development of teachers. The results of the research indicate that the teacher recognizes collective training as a driver of his personal and professional development, in the exercise of his profession, when re/elaborating reflections and actions for science teaching. The work contributes to the reflection to think about the teacher education that enables the professional and personal development of teachers of childhood.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFormação de professoresFormação coletivaDesenvolvimento profissional e pessoal de professoresEnsino de ciênciasNEI-CAp/UFRNFormação coletiva: contribuições para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Ciências no NEI-CAp/UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTFormacaocoletivacontribuicoes_Andrade_2019.pdf.txtFormacaocoletivacontribuicoes_Andrade_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain412772https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29032/2/Formacaocoletivacontribuicoes_Andrade_2019.pdf.txt92119f195d7cc9c4f5ce39f13a44372cMD52THUMBNAILFormacaocoletivacontribuicoes_Andrade_2019.pdf.jpgFormacaocoletivacontribuicoes_Andrade_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1590https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29032/3/Formacaocoletivacontribuicoes_Andrade_2019.pdf.jpg460886ba490bd4973b402581241586f9MD53ORIGINALFormacaocoletivacontribuicoes_Andrade_2019.pdfapplication/pdf1725781https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29032/1/Formacaocoletivacontribuicoes_Andrade_2019.pdf1416a81d28f1fb069dd1f06e1de906e1MD51123456789/290322020-05-24 06:22:01.136oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29032Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-05-24T09:22:01Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação coletiva: contribuições para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Ciências no NEI-CAp/UFRN |
title |
Formação coletiva: contribuições para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Ciências no NEI-CAp/UFRN |
spellingShingle |
Formação coletiva: contribuições para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Ciências no NEI-CAp/UFRN Andrade, Maria da Conceição de Oliveira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Formação de professores Formação coletiva Desenvolvimento profissional e pessoal de professores Ensino de ciências NEI-CAp/UFRN |
title_short |
Formação coletiva: contribuições para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Ciências no NEI-CAp/UFRN |
title_full |
Formação coletiva: contribuições para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Ciências no NEI-CAp/UFRN |
title_fullStr |
Formação coletiva: contribuições para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Ciências no NEI-CAp/UFRN |
title_full_unstemmed |
Formação coletiva: contribuições para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Ciências no NEI-CAp/UFRN |
title_sort |
Formação coletiva: contribuições para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Ciências no NEI-CAp/UFRN |
author |
Andrade, Maria da Conceição de Oliveira |
author_facet |
Andrade, Maria da Conceição de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Pryjma, Marielda Ferreira |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Barolli, Elisabeth |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Andrade, Erika dos Reis Gusmão |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Farias, Isabel Maria Sabino de |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv |
Dantas, Josivania Marisa |
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv |
Rego, Maria Carmem Freire Diógenes |
dc.contributor.referees6ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Maria da Conceição de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Martins, André Ferrer Pinto |
contributor_str_mv |
Martins, André Ferrer Pinto |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Formação de professores Formação coletiva Desenvolvimento profissional e pessoal de professores Ensino de ciências NEI-CAp/UFRN |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Formação coletiva Desenvolvimento profissional e pessoal de professores Ensino de ciências NEI-CAp/UFRN |
description |
O estudo teve como objetivo compreender as contribuições da formação coletiva para o desenvolvimento profissional de professores, com referência à construção e implementação do currículo de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental no NEI-CAp/UFRN. A investigação ocorreu no Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI-CAp/UFRN), instituição de educação pública que atende crianças da Educação Infantil aos anos iniciais do Ensino Fundamental I, com a participação e colaboração de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Quanto aos aspectos teóricos-metodológicos, optou-se pela pesquisa qualitativa com viés colaborativo, conforme Ibiapina (2016). Fundamenta-se nas contribuições de pesquisadores da Formação Docente e do Desenvolvimento Profissional de Professores: Freire, (1985); Nóvoa (1999); Garcia (1999); Day (2001); Carvalho (2016); Barolli; Villani; Maia; Nascimento (2018). A construção e sistematização dos dados ocorreu durante todas etapas da investigação, por meio de análise de documentos, grupo focal-entrevista, observação participante e grupo de estudos reflexivo, com a transcrição de registros audiovisuais dos encontros e dos textos produzidos pelas professoras em diários, cadernos de planejamento, e diário de campo da pesquisadora. Os dados da investigação foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2008). Com essa orientação organizamos os dados em unidades de decodificação, agrupadas em temáticas da prática da formação coletiva. Posteriormente, estabelecemos relações entre as temáticas da prática da formação e as dimensões de análise do desenvolvimento profissional de professores que ensinam ciências, o que favoreceu a descrição e a reflexão em torno da contribuição da formação para o desenvolvimento profissional das professoras. Os resultados da pesquisa apontam que as professoras reconhecem a formação coletiva como propulsora do seu desenvolvimento pessoal e profissional, no exercício de sua profissão, ao re/elaborar reflexões e ações para o ensino de ciências. O trabalho contribui na reflexão acerca da formação docente que possibilite o desenvolvimento profissional e pessoal do(a) professor(a) da infância. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-11-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-05-20T17:05:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-20T17:05:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ANDRADE, Maria da Conceição de Oliveira. Formação coletiva: contribuições para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Ciências no NEI-CAp/UFRN. 2019. 185f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29032 |
identifier_str_mv |
ANDRADE, Maria da Conceição de Oliveira. Formação coletiva: contribuições para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Ciências no NEI-CAp/UFRN. 2019. 185f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29032 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29032/2/Formacaocoletivacontribuicoes_Andrade_2019.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29032/3/Formacaocoletivacontribuicoes_Andrade_2019.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29032/1/Formacaocoletivacontribuicoes_Andrade_2019.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
92119f195d7cc9c4f5ce39f13a44372c 460886ba490bd4973b402581241586f9 1416a81d28f1fb069dd1f06e1de906e1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117580560793600 |