Experimento sonoro : inter-relações entre Django e Django Livre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48800 |
Resumo: | Esta pesquisa faz uma análise comparativa entre dois longas-metragens com o objetivo de discutir as principais características que os aproximam e diferenciam dentre seus ambientes sonoros. De um lado, Django Livre (2012), feito num contexto da contemporaneidade e dirigido por Quentin Tarantino. Do outro, Django (1966), um clássico do cinema de faroeste italiano, dirigido por Sérgio Corbucci. Os filmes se inter-relacionam de várias formas, desde seus contextos narrativos até mesmo em uma relação metalinguística. Tarantino usa o recurso do pastiche para inserir sua obra dentro da estética de faroeste, usando elementos do filme de Corbucci. Alguns dos sons existentes no trabalho mais recente são resultado de experiências posteriores ao contexto espaço-temporal no qual a obra se passa, fazendo com que imagem e som estabeleçam uma relação anempática. Como resultado desta aproximação, foi possível analisar e construir o Experimento Sonoro unindo as duas obras. O objetivo dessa experimentação é gerar um dispositivo que auxilie a percepção sonora através do ato de diferenciar as sequências originais daquelas que tiveram seu áudio manipulado. |
id |
UFRN_d0d93df995faeff76a4b27b8def65cee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48800 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Araújo, Paulo Victor Gurgel dehttp://lattes.cnpq.br/7602306523114899Pavan, Maria Ângelahttp://lattes.cnpq.br/2258546985285753Pinto, Ygor Felipehttp://lattes.cnpq.br/6480221150894583Segundo, Carlos Antônio dos Santos2022-07-27T21:19:33Z2022-07-27T21:19:33Z2022-07-14ARAÚJO, Paulo Victor Gurgel de. Experimento sonoro : inter-relações entre Django e Django Livre. 2022. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48800Esta pesquisa faz uma análise comparativa entre dois longas-metragens com o objetivo de discutir as principais características que os aproximam e diferenciam dentre seus ambientes sonoros. De um lado, Django Livre (2012), feito num contexto da contemporaneidade e dirigido por Quentin Tarantino. Do outro, Django (1966), um clássico do cinema de faroeste italiano, dirigido por Sérgio Corbucci. Os filmes se inter-relacionam de várias formas, desde seus contextos narrativos até mesmo em uma relação metalinguística. Tarantino usa o recurso do pastiche para inserir sua obra dentro da estética de faroeste, usando elementos do filme de Corbucci. Alguns dos sons existentes no trabalho mais recente são resultado de experiências posteriores ao contexto espaço-temporal no qual a obra se passa, fazendo com que imagem e som estabeleçam uma relação anempática. Como resultado desta aproximação, foi possível analisar e construir o Experimento Sonoro unindo as duas obras. O objetivo dessa experimentação é gerar um dispositivo que auxilie a percepção sonora através do ato de diferenciar as sequências originais daquelas que tiveram seu áudio manipulado.This research makes a comparative analysis of two feature films side-by-side focusing on discussing the characteristics that approximate and differentiate them between their environment sounds. On the one hand, Django Unchained (2012), made in a contemporary context and directed by Quentin Tarantino. On the other, Django (1966), a classic of Italian western cinema, directed by Sérgio Corbucci. Films relate to each other in many ways, from their narrative contexts to a metalinguistic relationship. Tarantino uses the resource of pastiche to insert your work inside the western aesthetics, using elements from Corbucci film. Some of the sounds in the most recent job are the result of experiences after the space-time context in which the work takes place, making image and sound establish an anempathetic relationship. As a result of this approximation, it was possible to analyze and build the Sound Experiment uniting the two works. The purpose of the experimentation is to generate a device that helps the sound perception though the act of differentiate the original sequences from those that had its audio manipulated.Universidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social - AudiovisualUFRNBrasilDepartamento de Comunicação SocialDjangoDjangoFaroesteWesternSom no cinemaCinema SoundPasticheAnempathetic sound.Som anempáticoExperimento sonoro : inter-relações entre Django e Django LivreSound Experiment: interrelationships between Django and Django UnchainedExperimento Sonoro: Interrelaciones Entre Django y Django Desencadenadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALExperimentoSonoro_Araujo_2022.pdfExperimentoSonoro_Araujo_2022.pdfEXPERIMENTO SONORO_ INTER-RELAÇÕES ENTRE DJANGO E DJANGO LIVREapplication/pdf26786478https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48800/3/ExperimentoSonoro_Araujo_2022.pdf2b24ff2216e2b70bb4ebd909c8e9891dMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48800/4/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD54123456789/488002023-01-11 17:34:24.074oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-11T20:34:24Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Experimento sonoro : inter-relações entre Django e Django Livre |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Sound Experiment: interrelationships between Django and Django Unchained Experimento Sonoro: Interrelaciones Entre Django y Django Desencadenado |
title |
Experimento sonoro : inter-relações entre Django e Django Livre |
spellingShingle |
Experimento sonoro : inter-relações entre Django e Django Livre Araújo, Paulo Victor Gurgel de Django Django Faroeste Western Som no cinema Cinema Sound Pastiche Anempathetic sound. Som anempático |
title_short |
Experimento sonoro : inter-relações entre Django e Django Livre |
title_full |
Experimento sonoro : inter-relações entre Django e Django Livre |
title_fullStr |
Experimento sonoro : inter-relações entre Django e Django Livre |
title_full_unstemmed |
Experimento sonoro : inter-relações entre Django e Django Livre |
title_sort |
Experimento sonoro : inter-relações entre Django e Django Livre |
author |
Araújo, Paulo Victor Gurgel de |
author_facet |
Araújo, Paulo Victor Gurgel de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7602306523114899 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Pavan, Maria Ângela |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2258546985285753 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Pinto, Ygor Felipe |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6480221150894583 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Paulo Victor Gurgel de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Segundo, Carlos Antônio dos Santos |
contributor_str_mv |
Segundo, Carlos Antônio dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Django Django Faroeste Western Som no cinema Cinema Sound Pastiche Anempathetic sound. Som anempático |
topic |
Django Django Faroeste Western Som no cinema Cinema Sound Pastiche Anempathetic sound. Som anempático |
description |
Esta pesquisa faz uma análise comparativa entre dois longas-metragens com o objetivo de discutir as principais características que os aproximam e diferenciam dentre seus ambientes sonoros. De um lado, Django Livre (2012), feito num contexto da contemporaneidade e dirigido por Quentin Tarantino. Do outro, Django (1966), um clássico do cinema de faroeste italiano, dirigido por Sérgio Corbucci. Os filmes se inter-relacionam de várias formas, desde seus contextos narrativos até mesmo em uma relação metalinguística. Tarantino usa o recurso do pastiche para inserir sua obra dentro da estética de faroeste, usando elementos do filme de Corbucci. Alguns dos sons existentes no trabalho mais recente são resultado de experiências posteriores ao contexto espaço-temporal no qual a obra se passa, fazendo com que imagem e som estabeleçam uma relação anempática. Como resultado desta aproximação, foi possível analisar e construir o Experimento Sonoro unindo as duas obras. O objetivo dessa experimentação é gerar um dispositivo que auxilie a percepção sonora através do ato de diferenciar as sequências originais daquelas que tiveram seu áudio manipulado. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-27T21:19:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-27T21:19:33Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-07-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ARAÚJO, Paulo Victor Gurgel de. Experimento sonoro : inter-relações entre Django e Django Livre. 2022. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48800 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Paulo Victor Gurgel de. Experimento sonoro : inter-relações entre Django e Django Livre. 2022. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48800 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Comunicação Social - Audiovisual |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48800/3/ExperimentoSonoro_Araujo_2022.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48800/4/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2b24ff2216e2b70bb4ebd909c8e9891d e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832799753961472 |