O uso do Instagram como ferramenta de marketing digital pelas empresas do ramo têxtil da cidade de Jardim de Piranhas-RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Alisson de Araújo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49195
Resumo: Os consumidores são seres sociais e historicamente tinham suas referências nas mídias de massa, como televisão, jornais, rádios, entre outros. No entanto, as constantes transformações da sociedade proporcionaram que as mídias sociais tomassem a sua vez e tenham se tornado o fator preponderante na tomada de decisões de compras, principalmente pelo poder de informação que a internet oferece. Nesse cenário, o marketing digital surge para contribuir com as atividades de marketing das organizações, auxiliado pelas mídias sociais, mas especificamente o Instagram que tem se tornado um meio comercial, onde diversas micro e pequenas empresas possuem perfis para divulgar a sua marca/produto/serviço de uma maneira direta para o seu público-alvo. O presente estudo tem como objetivo geral investigar como as empresas do ramo têxtil, da cidade de Jardim de Piranhas-RN, utilizam as ferramentas de marketing digital para ofertar seus produtos no Instagram. Para tanto, busca-se identificar as empresas que utilizam o Instagram como ferramenta de marketing digital, descrever como o Instagram contribui para a gestão comercial e estratégias de vendas das empresas, além de identificar a percepção quanto a importância do Instagram no dia a dia da empresa. Partindo de uma pesquisa de caráter exploratório, com resultados tratados de maneira qualitativa, a partir da coleta de dados através de um questionário com 19 perguntas, sendo a amostragem do tipo não-probabilística. O estudo poderá contribuir para que os respondentes, empresas e autônomos, possam conhecer mais sobre o Instagram como ferramenta comercial e no âmbito acadêmico poderá incentivar e contribuir com projetos acadêmicos voltados ao marketing digital, empreendedorismo e uso do Instagram por empreendedores.
id UFRN_d0df181d30b26014b0ea119e283a5ff5
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49195
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Garcia, Alisson de AraújoAndrade, Adrianne Paula Vieira deRabelo, HumbertoSilva, Gilson Gomes da2022-08-22T12:14:25Z2022-08-22T12:14:25Z2022-07-27GARCIA, Alisson de Araújo. O uso do instagram como ferramenta de marketing digital pelas empresas do ramo têxtil da cidade de Jardim de Piranhas-RN. 2022. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Departamento de Computação e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49195Os consumidores são seres sociais e historicamente tinham suas referências nas mídias de massa, como televisão, jornais, rádios, entre outros. No entanto, as constantes transformações da sociedade proporcionaram que as mídias sociais tomassem a sua vez e tenham se tornado o fator preponderante na tomada de decisões de compras, principalmente pelo poder de informação que a internet oferece. Nesse cenário, o marketing digital surge para contribuir com as atividades de marketing das organizações, auxiliado pelas mídias sociais, mas especificamente o Instagram que tem se tornado um meio comercial, onde diversas micro e pequenas empresas possuem perfis para divulgar a sua marca/produto/serviço de uma maneira direta para o seu público-alvo. O presente estudo tem como objetivo geral investigar como as empresas do ramo têxtil, da cidade de Jardim de Piranhas-RN, utilizam as ferramentas de marketing digital para ofertar seus produtos no Instagram. Para tanto, busca-se identificar as empresas que utilizam o Instagram como ferramenta de marketing digital, descrever como o Instagram contribui para a gestão comercial e estratégias de vendas das empresas, além de identificar a percepção quanto a importância do Instagram no dia a dia da empresa. Partindo de uma pesquisa de caráter exploratório, com resultados tratados de maneira qualitativa, a partir da coleta de dados através de um questionário com 19 perguntas, sendo a amostragem do tipo não-probabilística. O estudo poderá contribuir para que os respondentes, empresas e autônomos, possam conhecer mais sobre o Instagram como ferramenta comercial e no âmbito acadêmico poderá incentivar e contribuir com projetos acadêmicos voltados ao marketing digital, empreendedorismo e uso do Instagram por empreendedores.Consumers are social beings and in the past, had their points of reference in the mass media, such as television, newspapers, radio, and others. However, the constant changes in society have ensured that social media have taken their place and become the predominant factor in purchasing decisions, mainly due to the power of information offered by the Internet. In this scenario, digital marketing seems to contribute to the marketing activities of companies, supported by social media, but especially by Instagram, which has become a commercial medium in which numerous micro and small companies have profiles to promote their brand/product/service directly to their target audience. This study has the main objective to investigate how companies in the textile sector in the city of Jardim de Piranhas- RN use digital marketing tools to offer their products on Instagram. Therefore, we seek to identify companies that use Instagram as a digital marketing tool, describe how Instagram contributes to the commercial management and sales strategies of companies, and determine the perception of the importance of Instagram in everyday business. The study assumes exploratory research, whose results are treated qualitatively. The data are collected through a questionnaire with 19 questions, being a non-probabilistic sample. The study can help respondents, companies, and self-employed people to learn more about Instagram as a commercial tool. In academia, it can stimulate and support academic projects that deal with digital marketing, entrepreneurship, and the use of Instagram by entrepreneurs.Universidade Federal do Rio Grande do NorteSistemas de InformaçãoUFRNBrasilCiência e TecnologiaAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMarketing DigitalInstagramMídias SociaisSocial CommerceJardim de Piranhas (RN)O uso do Instagram como ferramenta de marketing digital pelas empresas do ramo têxtil da cidade de Jardim de Piranhas-RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALOUsodoInstagramComoFerramenta_Garcia_2022.pdfOUsodoInstagramComoFerramenta_Garcia_2022.pdfapplication/pdf1610580https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49195/1/OUsodoInstagramComoFerramenta_Garcia_2022.pdf6f71363488e872721bb01d24e1f28fa9MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49195/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49195/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/491952022-08-22 09:14:26.215oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-08-22T12:14:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso do Instagram como ferramenta de marketing digital pelas empresas do ramo têxtil da cidade de Jardim de Piranhas-RN
title O uso do Instagram como ferramenta de marketing digital pelas empresas do ramo têxtil da cidade de Jardim de Piranhas-RN
spellingShingle O uso do Instagram como ferramenta de marketing digital pelas empresas do ramo têxtil da cidade de Jardim de Piranhas-RN
Garcia, Alisson de Araújo
Marketing Digital
Instagram
Mídias Sociais
Social Commerce
Jardim de Piranhas (RN)
title_short O uso do Instagram como ferramenta de marketing digital pelas empresas do ramo têxtil da cidade de Jardim de Piranhas-RN
title_full O uso do Instagram como ferramenta de marketing digital pelas empresas do ramo têxtil da cidade de Jardim de Piranhas-RN
title_fullStr O uso do Instagram como ferramenta de marketing digital pelas empresas do ramo têxtil da cidade de Jardim de Piranhas-RN
title_full_unstemmed O uso do Instagram como ferramenta de marketing digital pelas empresas do ramo têxtil da cidade de Jardim de Piranhas-RN
title_sort O uso do Instagram como ferramenta de marketing digital pelas empresas do ramo têxtil da cidade de Jardim de Piranhas-RN
author Garcia, Alisson de Araújo
author_facet Garcia, Alisson de Araújo
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Andrade, Adrianne Paula Vieira de
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Rabelo, Humberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Alisson de Araújo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Gilson Gomes da
contributor_str_mv Silva, Gilson Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Digital
Instagram
Mídias Sociais
Social Commerce
Jardim de Piranhas (RN)
topic Marketing Digital
Instagram
Mídias Sociais
Social Commerce
Jardim de Piranhas (RN)
description Os consumidores são seres sociais e historicamente tinham suas referências nas mídias de massa, como televisão, jornais, rádios, entre outros. No entanto, as constantes transformações da sociedade proporcionaram que as mídias sociais tomassem a sua vez e tenham se tornado o fator preponderante na tomada de decisões de compras, principalmente pelo poder de informação que a internet oferece. Nesse cenário, o marketing digital surge para contribuir com as atividades de marketing das organizações, auxiliado pelas mídias sociais, mas especificamente o Instagram que tem se tornado um meio comercial, onde diversas micro e pequenas empresas possuem perfis para divulgar a sua marca/produto/serviço de uma maneira direta para o seu público-alvo. O presente estudo tem como objetivo geral investigar como as empresas do ramo têxtil, da cidade de Jardim de Piranhas-RN, utilizam as ferramentas de marketing digital para ofertar seus produtos no Instagram. Para tanto, busca-se identificar as empresas que utilizam o Instagram como ferramenta de marketing digital, descrever como o Instagram contribui para a gestão comercial e estratégias de vendas das empresas, além de identificar a percepção quanto a importância do Instagram no dia a dia da empresa. Partindo de uma pesquisa de caráter exploratório, com resultados tratados de maneira qualitativa, a partir da coleta de dados através de um questionário com 19 perguntas, sendo a amostragem do tipo não-probabilística. O estudo poderá contribuir para que os respondentes, empresas e autônomos, possam conhecer mais sobre o Instagram como ferramenta comercial e no âmbito acadêmico poderá incentivar e contribuir com projetos acadêmicos voltados ao marketing digital, empreendedorismo e uso do Instagram por empreendedores.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-22T12:14:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-22T12:14:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-07-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GARCIA, Alisson de Araújo. O uso do instagram como ferramenta de marketing digital pelas empresas do ramo têxtil da cidade de Jardim de Piranhas-RN. 2022. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Departamento de Computação e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49195
identifier_str_mv GARCIA, Alisson de Araújo. O uso do instagram como ferramenta de marketing digital pelas empresas do ramo têxtil da cidade de Jardim de Piranhas-RN. 2022. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Departamento de Computação e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Sistemas de Informação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciência e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49195/1/OUsodoInstagramComoFerramenta_Garcia_2022.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49195/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49195/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6f71363488e872721bb01d24e1f28fa9
c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117542825689088