Formação de pedagogos que lecionam Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Paulo Roberto Lima De
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30756
Resumo: O Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental tem sido alvo de vários estudos em contextos de sala de aula no qual se considera tanto o processo de ensino aprendizagem dos estudantes quanto a formação do pedagogo enquanto professor que ensina Ciências nesse nível de ensino. Este estudo tem a finalidade de reunir os resultados de uma investigação teórica e experiencial que teve como objetivo investigar a compreensão de professores com formação em Ciências da natureza do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy/RN (IFESP) sobre a organização do currículo nesta instituição para ensinar Ciências. Para tanto, adotou-se a pesquisa de abordagem qualitativa e como instrumentos de coleta de dados, foi realizado um estudo de Grupo Focal e aplicação de questionários semiestruturados. Aliado a isso foi também realizado um estudo bibliográfico que discute a temática em questão por meio de um levantamento tendo como suporte orientador as categorias de análise segundo Bardin (2011) e uma análise documental com vistas a investigar o currículo dos cursos de Pedagogia das Universidades Federais do Brasil como foco nas disciplinas relacionadas ao Ensino de Ciências. Foram considerados a legislação educacional brasileira em vigor, bem como trabalhos desenvolvidos por autores que discutem a formação inicial e continuada de professores que ensinam Ciências, como Demétrio Delizoicov, Marta Maria Castanho de Almeida Pernambuco, Ana Maria Pessoa de Carvalho e Leonir Lorenzetti. Como resultados identificamos que as discussões trazidas por estes autores sinalizam a necessidade de uma mudança curricular nos cursos de pedagogia, especialmente nas disciplinas que formam os pedagogos para ensinar Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os dados coletados junto ao grupo de professores por meio de questionários e aplicação do Grupo Focal dão corpo a uma sugestão de dois programas das disciplinas Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Ciências I e II para o Curso de Pedagogia do IFESP.
id UFRN_d22968607b67362c8d31fa7847da7ca3
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30756
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Souza, Paulo Roberto Lima DeNoronha, Claudianny AmorimSilva, Lenina Lopes SoaresLorenzetti, LeonirCarvalho, Rozicleide Bezerra DeDantas, Josivania Marisa2020-11-28T19:19:01Z2020-11-28T19:19:01Z2020-03-19SOUZA, Paulo Roberto Lima de. Formação de pedagogos que lecionam Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2020. 108f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30756O Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental tem sido alvo de vários estudos em contextos de sala de aula no qual se considera tanto o processo de ensino aprendizagem dos estudantes quanto a formação do pedagogo enquanto professor que ensina Ciências nesse nível de ensino. Este estudo tem a finalidade de reunir os resultados de uma investigação teórica e experiencial que teve como objetivo investigar a compreensão de professores com formação em Ciências da natureza do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy/RN (IFESP) sobre a organização do currículo nesta instituição para ensinar Ciências. Para tanto, adotou-se a pesquisa de abordagem qualitativa e como instrumentos de coleta de dados, foi realizado um estudo de Grupo Focal e aplicação de questionários semiestruturados. Aliado a isso foi também realizado um estudo bibliográfico que discute a temática em questão por meio de um levantamento tendo como suporte orientador as categorias de análise segundo Bardin (2011) e uma análise documental com vistas a investigar o currículo dos cursos de Pedagogia das Universidades Federais do Brasil como foco nas disciplinas relacionadas ao Ensino de Ciências. Foram considerados a legislação educacional brasileira em vigor, bem como trabalhos desenvolvidos por autores que discutem a formação inicial e continuada de professores que ensinam Ciências, como Demétrio Delizoicov, Marta Maria Castanho de Almeida Pernambuco, Ana Maria Pessoa de Carvalho e Leonir Lorenzetti. Como resultados identificamos que as discussões trazidas por estes autores sinalizam a necessidade de uma mudança curricular nos cursos de pedagogia, especialmente nas disciplinas que formam os pedagogos para ensinar Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os dados coletados junto ao grupo de professores por meio de questionários e aplicação do Grupo Focal dão corpo a uma sugestão de dois programas das disciplinas Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Ciências I e II para o Curso de Pedagogia do IFESP.Science Teaching in the Early Years of Elementary School has been the target of several studies in classroom contexts where both the teaching-learning process of the students and the training of the pedagogue as a teacher who teaches sciences are considered at this level of education. This study aims to gather the results of a theoretical and experiential investigation which aimed to investigate the understanding of the teachers with sciences of nature training from the Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy/RN (IFESP)on the organization of the curriculum in this institution to teach sciences. Therefore, a qualitative approach research was done and as data collection instruments it was conducted a Focal Group study and the application of semi-structured questionnaires. Also, a bibliographic study was conducted which discusses the theme in question through a survey based on the categories of analysis according to Bardin (2011) and a documental analysis with a view to investigating the curriculum of the Pedagogy courses in the Federal Universities of Brazil focusing on the disciplines related to Science Teaching. The Brazilian educational legislation in force was considered, as well as studies developed by authors who discuss the initial and continuous training of teachers who teach sciences, such as DemétrioDelizoicov, Marta Maria Castanho Pernambuco, Ana Maria Pessoa de Carvalho and Leonir Lorenzetti. As results we identified that the discussions brought by these authors signal to the need for a curricular change in the pedagogy courses, especially in the disciplines which form pedagogues to teach science in the early years of the Elementary School. The data collected from the group of teachers through questionnaires and application of the Focus Group give body to a suggestion of two programs of the disciplines Theoretical and Methodological Foundations of Science Teaching I and II for the Pedagogy Course of IFESPUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilPedagogo. Ensino de Ciências. Anos Iniciais. Formação inicial.Formação de pedagogos que lecionam Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPauloRobertoLimaDeSouza_TESE.pdfapplication/pdf1405089https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30756/1/PauloRobertoLimaDeSouza_TESE.pdf964692c329819ebe33413b86fb5990bcMD51TEXTPauloRobertoLimaDeSouza_TESE.pdf.txtPauloRobertoLimaDeSouza_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain255004https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30756/2/PauloRobertoLimaDeSouza_TESE.pdf.txt8dc3056a035e5dea94331f310ab73b42MD52THUMBNAILPauloRobertoLimaDeSouza_TESE.pdf.jpgPauloRobertoLimaDeSouza_TESE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1205https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30756/3/PauloRobertoLimaDeSouza_TESE.pdf.jpg6c1212ec2858e20a960f3ba18e5e01fdMD53123456789/307562020-11-29 04:44:58.226oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30756Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-11-29T07:44:58Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação de pedagogos que lecionam Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title Formação de pedagogos que lecionam Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental
spellingShingle Formação de pedagogos que lecionam Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Souza, Paulo Roberto Lima De
Pedagogo. Ensino de Ciências. Anos Iniciais. Formação inicial.
title_short Formação de pedagogos que lecionam Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full Formação de pedagogos que lecionam Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_fullStr Formação de pedagogos que lecionam Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Formação de pedagogos que lecionam Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_sort Formação de pedagogos que lecionam Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental
author Souza, Paulo Roberto Lima De
author_facet Souza, Paulo Roberto Lima De
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Noronha, Claudianny Amorim
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Silva, Lenina Lopes Soares
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Lorenzetti, Leonir
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Carvalho, Rozicleide Bezerra De
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Paulo Roberto Lima De
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dantas, Josivania Marisa
contributor_str_mv Dantas, Josivania Marisa
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogo. Ensino de Ciências. Anos Iniciais. Formação inicial.
topic Pedagogo. Ensino de Ciências. Anos Iniciais. Formação inicial.
description O Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental tem sido alvo de vários estudos em contextos de sala de aula no qual se considera tanto o processo de ensino aprendizagem dos estudantes quanto a formação do pedagogo enquanto professor que ensina Ciências nesse nível de ensino. Este estudo tem a finalidade de reunir os resultados de uma investigação teórica e experiencial que teve como objetivo investigar a compreensão de professores com formação em Ciências da natureza do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy/RN (IFESP) sobre a organização do currículo nesta instituição para ensinar Ciências. Para tanto, adotou-se a pesquisa de abordagem qualitativa e como instrumentos de coleta de dados, foi realizado um estudo de Grupo Focal e aplicação de questionários semiestruturados. Aliado a isso foi também realizado um estudo bibliográfico que discute a temática em questão por meio de um levantamento tendo como suporte orientador as categorias de análise segundo Bardin (2011) e uma análise documental com vistas a investigar o currículo dos cursos de Pedagogia das Universidades Federais do Brasil como foco nas disciplinas relacionadas ao Ensino de Ciências. Foram considerados a legislação educacional brasileira em vigor, bem como trabalhos desenvolvidos por autores que discutem a formação inicial e continuada de professores que ensinam Ciências, como Demétrio Delizoicov, Marta Maria Castanho de Almeida Pernambuco, Ana Maria Pessoa de Carvalho e Leonir Lorenzetti. Como resultados identificamos que as discussões trazidas por estes autores sinalizam a necessidade de uma mudança curricular nos cursos de pedagogia, especialmente nas disciplinas que formam os pedagogos para ensinar Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os dados coletados junto ao grupo de professores por meio de questionários e aplicação do Grupo Focal dão corpo a uma sugestão de dois programas das disciplinas Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Ciências I e II para o Curso de Pedagogia do IFESP.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-28T19:19:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-28T19:19:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-03-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Paulo Roberto Lima de. Formação de pedagogos que lecionam Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2020. 108f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30756
identifier_str_mv SOUZA, Paulo Roberto Lima de. Formação de pedagogos que lecionam Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2020. 108f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30756/1/PauloRobertoLimaDeSouza_TESE.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30756/2/PauloRobertoLimaDeSouza_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30756/3/PauloRobertoLimaDeSouza_TESE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 964692c329819ebe33413b86fb5990bc
8dc3056a035e5dea94331f310ab73b42
6c1212ec2858e20a960f3ba18e5e01fd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832916748828672