Perfil linguístico de crianças com histórico de prematuridade: um estudo preliminar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Clara Vivian Dantas de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36044
Resumo: Objetivo: apresentar resultados preliminares relacionados a habilidades lexicais, fonológicas e de memória de curto prazo verbal de crianças com histórico de prematuridade. Método: estudo transversal e descritivo com amostra de seis crianças com idade entre 30 e 58 meses de ambos os sexos com idade gestacional entre 27 e 32 semanas e peso ao nascimento entre 924 e 2208 gramas. Foi utilizado o teste de linguagem infantil – ABFW para avaliar as habilidades de vocabulário expressivo e fonologia. A avaliação da memória de curto prazo verbal foi realizada por meio do teste de Memória de Curto Prazo Fonológica. Resultados: a habilidade mais prejudicada foi a memória de trabalho verbal, seguida pela fonologia, que apresentou um perfil de manutenção de processos fonológicos. Conclusão: ao considerar as três avaliações foi possível verificar que metade dos sujeitos apresentava desempenho sugestivo de comprometimento no desenvolvimento da linguagem.
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