Análise do impacto do uso de veículos elétricos no setor de transporte de cargas: estudo de caso em uma distribuidora de bebidas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campelo, Erik Vinicios de Souza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56104
Resumo: A logística se destaca por ser um setor que movimenta a economia, mas também gera custos para as empresas, dessa forma, transportar carga de forma eficiente e barata é essencial para ajudar a economia do país a crescer, ser mais competitiva e cortar custos na logística das empresas. Neste contexto, os caminhões elétricos surgem como uma opção inovadora por serem mais eficientes em energia, fazerem menos barulho no trânsito, poluírem menos o meio ambiente e custarem menos para abastecer e manter do que os caminhões convencionais. Portanto, este Trabalho de Conclusão de Curso analisa como os caminhões elétricos afetam a logística no transporte de cargas, a partir de um estudo de caso em uma empresa de distribuição de bebidas, e qual o impacto gerado na conta de energia da empresa. O estudo busca desenvolver análises que ajudem as empresas a decidir sobre trocar caminhões a diesel por elétricos. Assim, este trabalho busca entender as rotas planejadas para os caminhões em diferentes modais presentes na frota, a partir da distância média percorrida, capacidade dos caminhões, pontos de paradas e tempo de entrega, para analisar os custos de abastecimento, quanto custa reduzir a poluição substituindo diesel por eletricidade, e os custos para recarregar caminhões. O estudo usa dados de uma multinacional através do Centro de Distribuição localizado na cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte. A análise mostra que trocar a frota pode ser bom para as empresas, já que economiza dinheiro e diminui a poluição.
id UFRN_d28da8a6cb63c44475340eaea655dcbb
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/56104
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Campelo, Erik Vinicios de SouzaCândido, Crisluci Karina Souza SantosPimentel Filho, Max ChiancaCunha, Caio Dorneles2023-12-19T11:54:58Z2023-12-19T11:54:58Z2023-12-13CAMPELO, Erik Vinicios de Souza. Análise do impacto do uso de veículos elétricos no setor de transporte de cargas: estudo de caso em uma distribuidora de bebidas. 2023. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Departamento de Engenharia Elétrica, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56104A logística se destaca por ser um setor que movimenta a economia, mas também gera custos para as empresas, dessa forma, transportar carga de forma eficiente e barata é essencial para ajudar a economia do país a crescer, ser mais competitiva e cortar custos na logística das empresas. Neste contexto, os caminhões elétricos surgem como uma opção inovadora por serem mais eficientes em energia, fazerem menos barulho no trânsito, poluírem menos o meio ambiente e custarem menos para abastecer e manter do que os caminhões convencionais. Portanto, este Trabalho de Conclusão de Curso analisa como os caminhões elétricos afetam a logística no transporte de cargas, a partir de um estudo de caso em uma empresa de distribuição de bebidas, e qual o impacto gerado na conta de energia da empresa. O estudo busca desenvolver análises que ajudem as empresas a decidir sobre trocar caminhões a diesel por elétricos. Assim, este trabalho busca entender as rotas planejadas para os caminhões em diferentes modais presentes na frota, a partir da distância média percorrida, capacidade dos caminhões, pontos de paradas e tempo de entrega, para analisar os custos de abastecimento, quanto custa reduzir a poluição substituindo diesel por eletricidade, e os custos para recarregar caminhões. O estudo usa dados de uma multinacional através do Centro de Distribuição localizado na cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte. A análise mostra que trocar a frota pode ser bom para as empresas, já que economiza dinheiro e diminui a poluição.Logistics stands out as a sector that drives the economy but also generates costs for companies. Thus, transporting cargo efficiently and affordably is crucial to help the country's economy grow, become more competitive, and cut logistics costs for businesses. In this context, electric trucks emerge as an innovative option due to their higher energy efficiency, lower noise pollution in traffic, less environmental pollution, and lower fueling and maintenance costs compared to conventional trucks. Therefore, this Final Year Project analyzes how electric trucks affect logistics in cargo transportation, based on a case study in a beverage distribution company, and the impact generated on the company's energy bill. The study aims to develop analyses that assist companies in deciding whether to switch from diesel to electric trucks. Thus, this work seeks to understand the planned routes for trucks in different modalities present in the fleet, based on the average distance traveled, truck capacity, stopping points, and delivery time, to analyze fueling costs, the cost of reducing pollution by replacing diesel with electricity, and the costs of recharging trucks. The study uses data from a multinational company through the Distribution Center located in the city of Natal, in the state of Rio Grande do Norte. The analysis shows that switching the fleet can be beneficial for companies, as it saves money and reduces pollution.Universidade Federal do Rio Grande do NorteEngenharia ElétricaUFRNBrasilDepartamento de Engenharia ElétricaAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::ENGENHARIASLogísticaCaminhão ElétricoAnálise TarifáriaConsumo de EnergiaRoteirizaçãoAnálise do impacto do uso de veículos elétricos no setor de transporte de cargas: estudo de caso em uma distribuidora de bebidasAnalysis of the impact of using Electric vehicles in the freight transportation sector: case study in a beverage distributorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56104/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53ORIGINALAnalisedoImpacto_Campelo_2023.pdfAnalisedoImpacto_Campelo_2023.pdfapplication/pdf2460381https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56104/1/AnalisedoImpacto_Campelo_2023.pdf42befc9408a3c0aad64fe748b8eada9dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56104/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52123456789/561042023-12-19 08:54:58.861oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-19T11:54:58Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do impacto do uso de veículos elétricos no setor de transporte de cargas: estudo de caso em uma distribuidora de bebidas
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Analysis of the impact of using Electric vehicles in the freight transportation sector: case study in a beverage distributor
title Análise do impacto do uso de veículos elétricos no setor de transporte de cargas: estudo de caso em uma distribuidora de bebidas
spellingShingle Análise do impacto do uso de veículos elétricos no setor de transporte de cargas: estudo de caso em uma distribuidora de bebidas
Campelo, Erik Vinicios de Souza
CNPQ::ENGENHARIAS
Logística
Caminhão Elétrico
Análise Tarifária
Consumo de Energia
Roteirização
title_short Análise do impacto do uso de veículos elétricos no setor de transporte de cargas: estudo de caso em uma distribuidora de bebidas
title_full Análise do impacto do uso de veículos elétricos no setor de transporte de cargas: estudo de caso em uma distribuidora de bebidas
title_fullStr Análise do impacto do uso de veículos elétricos no setor de transporte de cargas: estudo de caso em uma distribuidora de bebidas
title_full_unstemmed Análise do impacto do uso de veículos elétricos no setor de transporte de cargas: estudo de caso em uma distribuidora de bebidas
title_sort Análise do impacto do uso de veículos elétricos no setor de transporte de cargas: estudo de caso em uma distribuidora de bebidas
author Campelo, Erik Vinicios de Souza
author_facet Campelo, Erik Vinicios de Souza
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Cândido, Crisluci Karina Souza Santos
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Pimentel Filho, Max Chianca
dc.contributor.author.fl_str_mv Campelo, Erik Vinicios de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Caio Dorneles
contributor_str_mv Cunha, Caio Dorneles
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS
topic CNPQ::ENGENHARIAS
Logística
Caminhão Elétrico
Análise Tarifária
Consumo de Energia
Roteirização
dc.subject.por.fl_str_mv Logística
Caminhão Elétrico
Análise Tarifária
Consumo de Energia
Roteirização
description A logística se destaca por ser um setor que movimenta a economia, mas também gera custos para as empresas, dessa forma, transportar carga de forma eficiente e barata é essencial para ajudar a economia do país a crescer, ser mais competitiva e cortar custos na logística das empresas. Neste contexto, os caminhões elétricos surgem como uma opção inovadora por serem mais eficientes em energia, fazerem menos barulho no trânsito, poluírem menos o meio ambiente e custarem menos para abastecer e manter do que os caminhões convencionais. Portanto, este Trabalho de Conclusão de Curso analisa como os caminhões elétricos afetam a logística no transporte de cargas, a partir de um estudo de caso em uma empresa de distribuição de bebidas, e qual o impacto gerado na conta de energia da empresa. O estudo busca desenvolver análises que ajudem as empresas a decidir sobre trocar caminhões a diesel por elétricos. Assim, este trabalho busca entender as rotas planejadas para os caminhões em diferentes modais presentes na frota, a partir da distância média percorrida, capacidade dos caminhões, pontos de paradas e tempo de entrega, para analisar os custos de abastecimento, quanto custa reduzir a poluição substituindo diesel por eletricidade, e os custos para recarregar caminhões. O estudo usa dados de uma multinacional através do Centro de Distribuição localizado na cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte. A análise mostra que trocar a frota pode ser bom para as empresas, já que economiza dinheiro e diminui a poluição.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-19T11:54:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-19T11:54:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAMPELO, Erik Vinicios de Souza. Análise do impacto do uso de veículos elétricos no setor de transporte de cargas: estudo de caso em uma distribuidora de bebidas. 2023. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Departamento de Engenharia Elétrica, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56104
identifier_str_mv CAMPELO, Erik Vinicios de Souza. Análise do impacto do uso de veículos elétricos no setor de transporte de cargas: estudo de caso em uma distribuidora de bebidas. 2023. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Departamento de Engenharia Elétrica, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia Elétrica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Engenharia Elétrica
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56104/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56104/1/AnalisedoImpacto_Campelo_2023.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56104/2/license_rdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
42befc9408a3c0aad64fe748b8eada9d
c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117674123132928