Análise do impacto do uso de veículos elétricos no setor de transporte de cargas: estudo de caso em uma distribuidora de bebidas
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56104 |
Resumo: | A logística se destaca por ser um setor que movimenta a economia, mas também gera custos para as empresas, dessa forma, transportar carga de forma eficiente e barata é essencial para ajudar a economia do país a crescer, ser mais competitiva e cortar custos na logística das empresas. Neste contexto, os caminhões elétricos surgem como uma opção inovadora por serem mais eficientes em energia, fazerem menos barulho no trânsito, poluírem menos o meio ambiente e custarem menos para abastecer e manter do que os caminhões convencionais. Portanto, este Trabalho de Conclusão de Curso analisa como os caminhões elétricos afetam a logística no transporte de cargas, a partir de um estudo de caso em uma empresa de distribuição de bebidas, e qual o impacto gerado na conta de energia da empresa. O estudo busca desenvolver análises que ajudem as empresas a decidir sobre trocar caminhões a diesel por elétricos. Assim, este trabalho busca entender as rotas planejadas para os caminhões em diferentes modais presentes na frota, a partir da distância média percorrida, capacidade dos caminhões, pontos de paradas e tempo de entrega, para analisar os custos de abastecimento, quanto custa reduzir a poluição substituindo diesel por eletricidade, e os custos para recarregar caminhões. O estudo usa dados de uma multinacional através do Centro de Distribuição localizado na cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte. A análise mostra que trocar a frota pode ser bom para as empresas, já que economiza dinheiro e diminui a poluição. |
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Campelo, Erik Vinicios de SouzaCândido, Crisluci Karina Souza SantosPimentel Filho, Max ChiancaCunha, Caio Dorneles2023-12-19T11:54:58Z2023-12-19T11:54:58Z2023-12-13CAMPELO, Erik Vinicios de Souza. Análise do impacto do uso de veículos elétricos no setor de transporte de cargas: estudo de caso em uma distribuidora de bebidas. 2023. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Departamento de Engenharia Elétrica, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56104A logística se destaca por ser um setor que movimenta a economia, mas também gera custos para as empresas, dessa forma, transportar carga de forma eficiente e barata é essencial para ajudar a economia do país a crescer, ser mais competitiva e cortar custos na logística das empresas. Neste contexto, os caminhões elétricos surgem como uma opção inovadora por serem mais eficientes em energia, fazerem menos barulho no trânsito, poluírem menos o meio ambiente e custarem menos para abastecer e manter do que os caminhões convencionais. Portanto, este Trabalho de Conclusão de Curso analisa como os caminhões elétricos afetam a logística no transporte de cargas, a partir de um estudo de caso em uma empresa de distribuição de bebidas, e qual o impacto gerado na conta de energia da empresa. O estudo busca desenvolver análises que ajudem as empresas a decidir sobre trocar caminhões a diesel por elétricos. Assim, este trabalho busca entender as rotas planejadas para os caminhões em diferentes modais presentes na frota, a partir da distância média percorrida, capacidade dos caminhões, pontos de paradas e tempo de entrega, para analisar os custos de abastecimento, quanto custa reduzir a poluição substituindo diesel por eletricidade, e os custos para recarregar caminhões. O estudo usa dados de uma multinacional através do Centro de Distribuição localizado na cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte. A análise mostra que trocar a frota pode ser bom para as empresas, já que economiza dinheiro e diminui a poluição.Logistics stands out as a sector that drives the economy but also generates costs for companies. Thus, transporting cargo efficiently and affordably is crucial to help the country's economy grow, become more competitive, and cut logistics costs for businesses. In this context, electric trucks emerge as an innovative option due to their higher energy efficiency, lower noise pollution in traffic, less environmental pollution, and lower fueling and maintenance costs compared to conventional trucks. Therefore, this Final Year Project analyzes how electric trucks affect logistics in cargo transportation, based on a case study in a beverage distribution company, and the impact generated on the company's energy bill. The study aims to develop analyses that assist companies in deciding whether to switch from diesel to electric trucks. Thus, this work seeks to understand the planned routes for trucks in different modalities present in the fleet, based on the average distance traveled, truck capacity, stopping points, and delivery time, to analyze fueling costs, the cost of reducing pollution by replacing diesel with electricity, and the costs of recharging trucks. The study uses data from a multinational company through the Distribution Center located in the city of Natal, in the state of Rio Grande do Norte. The analysis shows that switching the fleet can be beneficial for companies, as it saves money and reduces pollution.Universidade Federal do Rio Grande do NorteEngenharia ElétricaUFRNBrasilDepartamento de Engenharia ElétricaAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::ENGENHARIASLogísticaCaminhão ElétricoAnálise TarifáriaConsumo de EnergiaRoteirizaçãoAnálise do impacto do uso de veículos elétricos no setor de transporte de cargas: estudo de caso em uma distribuidora de bebidasAnalysis of the impact of using Electric vehicles in the freight transportation sector: case study in a beverage distributorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56104/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53ORIGINALAnalisedoImpacto_Campelo_2023.pdfAnalisedoImpacto_Campelo_2023.pdfapplication/pdf2460381https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56104/1/AnalisedoImpacto_Campelo_2023.pdf42befc9408a3c0aad64fe748b8eada9dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56104/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52123456789/561042023-12-19 08:54:58.861oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-19T11:54:58Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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A logística se destaca por ser um setor que movimenta a economia, mas também gera custos para as empresas, dessa forma, transportar carga de forma eficiente e barata é essencial para ajudar a economia do país a crescer, ser mais competitiva e cortar custos na logística das empresas. Neste contexto, os caminhões elétricos surgem como uma opção inovadora por serem mais eficientes em energia, fazerem menos barulho no trânsito, poluírem menos o meio ambiente e custarem menos para abastecer e manter do que os caminhões convencionais. Portanto, este Trabalho de Conclusão de Curso analisa como os caminhões elétricos afetam a logística no transporte de cargas, a partir de um estudo de caso em uma empresa de distribuição de bebidas, e qual o impacto gerado na conta de energia da empresa. O estudo busca desenvolver análises que ajudem as empresas a decidir sobre trocar caminhões a diesel por elétricos. Assim, este trabalho busca entender as rotas planejadas para os caminhões em diferentes modais presentes na frota, a partir da distância média percorrida, capacidade dos caminhões, pontos de paradas e tempo de entrega, para analisar os custos de abastecimento, quanto custa reduzir a poluição substituindo diesel por eletricidade, e os custos para recarregar caminhões. O estudo usa dados de uma multinacional através do Centro de Distribuição localizado na cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte. A análise mostra que trocar a frota pode ser bom para as empresas, já que economiza dinheiro e diminui a poluição. |
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