Gráfica Transviada: Técnicas Manuais para produção de cartazes manifesto LGBTIA+
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48886 |
Resumo: | O cartaz é um suporte gráfico muito amplamente utilizado na história como forma de transmissão de informações. Seu uso e sua linguagem visual estão diretamente associadas aos processos e técnicas de reprodução gráficas vigentes, sendo possível observar a evolução nas composições e recursos gráficos utilizados à medida que evoluíam as tecnologias de impressão. De maneira geral, os cartazes tiveram papel majoritariamente publicitário na história, mas não faltam exemplos de grupos que os utilizaram como forma de transmissão de mensagens políticas e como apoio visual a manifestos. As técnicas de impressão de cartazes e seu uso como ferramenta política são os eixos direcionadores deste trabalho, que tem como objetivo a criação de um manifesto em favor da representatividade de pessoas LGBTIA+, associado a cartazes, produzidos com técnicas de impressão artesanais inspiradas pelas técnicas tradicionais estudadas. As etapas desenvolvidas foram sistematizadas a partir de método de projeto adaptado de Bruno Munari, contando com as macro etapas de: estudos acerca do problema, procedimentos criativos e estruturação das soluções. Nas etapas relacionadas ao problema foram feitas pesquisas bibliográficas e grupos focais para determinar os temas abordados nas produções. Nas etapas criativas foram organizados os materiais e métodos das técnicas empregadas a fim de fazer os testes de aplicabilidade dos procedimentos. A produção dos cartazes foi realizada numa oficina aberta para alunos de graduação da UFRN e pessoas externas à instituição. Nas etapas da solução, foi redigido o manifesto a partir da definição do tema da representatividade, tomando como inspiração a produção da oficina. Além disso, as técnicas artesanais de impressão foram organizadas em um produto educativo, pretendendo-se disponibilizá-la no futuro para pessoas interessadas. De maneira geral, avalia-se que o projeto atendeu aos objetivos estabelecidos, além de trazer perspectivas de desdobramentos e ações futuras, como novas atividades educativas ou exposições. |
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