Pendularidade e expansão do ensino superior na mesorregião do Centro-Sul Cearense, nos anos de 2000 e 2010
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Data de Publicação: | 2023 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58083 |
Resumo: | O Brasil vivenciou, na segunda metade do século XX, uma das mais intensas e aceleradas transições urbanas do mundo. Essa mudança ocorreu rapidamente, fazendo com que a população do país passasse de um predomínio no meio rural para uma nação urbana e metropolitana, onde grande parcela da população passou a morar em cidades grandes. Consequentemente os deslocamentos populacionais passaram por mudanças, a migração de longa distância começa a diminuir dando espaço para os movimentos de curta distância. Além disso, ganha intensidade também, os movimentos pendulares, que se configuram como deslocamentos diários de pessoas que saem do seu município de residência para outro, com o objetivo de desempenhar alguma atividade, comumente, para trabalho ou estudo. Associado a isso temos as mudanças ocorridas também no âmbito das políticas públicas voltadas para a Educação no Brasil, principalmente aquelas relacionadas à ampliação e descentralização do Ensino Superior, as quais contribuíram para o aumento das articulações entre as cidades em função das mobilidades espaciais da população, com ênfase para os movimentos pendulares por motivos de estudos. Sendo assim, esse estudo tem como objetivo: analisar as mudanças nos movimentos pendulares (origem e destino) dos estudantes de graduação e pós-graduação das instituições de Ensino Superior da Mesorregião Centro-Sul do Ceará, em termos da configuração dos fluxos e da caracterização sociodemográfica destes estudantes, em perspectiva comparada, por meio dos censos de 2000 e 2010. Destaca-se a importância de estudos na Mesorregião Centro-Sul do Estado do Ceará, tendo em vista a escassez de estudos específicos a áreas não metropolitanas, e isso traz à tona a relevância da região para compreensão da dinâmica demográfica cearense, nordestina e brasileira, de modo geral. A pesquisa utilizou microdados do Censo Demográfico dos anos de 2000 e 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, captando informações sobre a Mesorregião Centro-Sul do estado do Ceará. Para o tratamento dos dados utilizou o SPSS (Statistical Package for the Social Sciense) para captar as informações sobre pendularidade por motivo de estudo para traçar o perfil sociodemográfico desses pendulares. Os resultados evidenciam que: os movimentos pendulares realizados pelos estudantes do nível superior (Graduação e Pós-Graduação) da Mesorregião Centro-Sul Cearense não apresentavam uma representatividade tão expressiva nessa mesorregião no ano de 2000 e que essa realidade passa a mudar em 2010; Iguatu configura-se como sendo o município da Mesorregião Centro-Sul que mais recebe pendulares em 2010, atraindo estudantes de 10 dos 14 municípios que compõe a área analisada. Além disso, verificou-se que a descentralização do ensino superior apresentou efeitos impactantes na pendularidade da Mesorregião Centro-Sul, uma vez que contribuiu para o aumento dos fluxos pendulares dos estudantes que compõe a região estudada. |
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Batista, Francisco Sávio Bernardohttp://lattes.cnpq.br/5875160988632592Ojima, Ricardohttps://orcid.org/0000-0002-7472-4285http://lattes.cnpq.br/3111648323926056Queiroz, Silvana Nunes deLima Júnior, Francisco do Ó deFusco, Wilson2024-04-09T23:52:33Z2024-04-09T23:52:33Z2023-12-21BATISTA, Francisco Sávio Bernardo. Pendularidade e expansão do ensino superior na mesorregião do Centro-Sul Cearense, nos anos de 2000 e 2010. Orientador: Dr. Wilson Fusco. 2023. 85f. Dissertação (Mestrado em Demografia) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58083O Brasil vivenciou, na segunda metade do século XX, uma das mais intensas e aceleradas transições urbanas do mundo. Essa mudança ocorreu rapidamente, fazendo com que a população do país passasse de um predomínio no meio rural para uma nação urbana e metropolitana, onde grande parcela da população passou a morar em cidades grandes. Consequentemente os deslocamentos populacionais passaram por mudanças, a migração de longa distância começa a diminuir dando espaço para os movimentos de curta distância. Além disso, ganha intensidade também, os movimentos pendulares, que se configuram como deslocamentos diários de pessoas que saem do seu município de residência para outro, com o objetivo de desempenhar alguma atividade, comumente, para trabalho ou estudo. Associado a isso temos as mudanças ocorridas também no âmbito das políticas públicas voltadas para a Educação no Brasil, principalmente aquelas relacionadas à ampliação e descentralização do Ensino Superior, as quais contribuíram para o aumento das articulações entre as cidades em função das mobilidades espaciais da população, com ênfase para os movimentos pendulares por motivos de estudos. Sendo assim, esse estudo tem como objetivo: analisar as mudanças nos movimentos pendulares (origem e destino) dos estudantes de graduação e pós-graduação das instituições de Ensino Superior da Mesorregião Centro-Sul do Ceará, em termos da configuração dos fluxos e da caracterização sociodemográfica destes estudantes, em perspectiva comparada, por meio dos censos de 2000 e 2010. Destaca-se a importância de estudos na Mesorregião Centro-Sul do Estado do Ceará, tendo em vista a escassez de estudos específicos a áreas não metropolitanas, e isso traz à tona a relevância da região para compreensão da dinâmica demográfica cearense, nordestina e brasileira, de modo geral. A pesquisa utilizou microdados do Censo Demográfico dos anos de 2000 e 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, captando informações sobre a Mesorregião Centro-Sul do estado do Ceará. Para o tratamento dos dados utilizou o SPSS (Statistical Package for the Social Sciense) para captar as informações sobre pendularidade por motivo de estudo para traçar o perfil sociodemográfico desses pendulares. Os resultados evidenciam que: os movimentos pendulares realizados pelos estudantes do nível superior (Graduação e Pós-Graduação) da Mesorregião Centro-Sul Cearense não apresentavam uma representatividade tão expressiva nessa mesorregião no ano de 2000 e que essa realidade passa a mudar em 2010; Iguatu configura-se como sendo o município da Mesorregião Centro-Sul que mais recebe pendulares em 2010, atraindo estudantes de 10 dos 14 municípios que compõe a área analisada. Além disso, verificou-se que a descentralização do ensino superior apresentou efeitos impactantes na pendularidade da Mesorregião Centro-Sul, uma vez que contribuiu para o aumento dos fluxos pendulares dos estudantes que compõe a região estudada.Brazil experienced, in the second half of the 20th century, one of the most intense and accelerated urban transitions in the world. This change occurred quickly, causing the country's population to go from predominantly rural to an urban and metropolitan nation, where a large portion of the population began to live in large cities. Consequently, population movements have undergone changes, long-distance migration begins to decrease, giving way to shortdistance movements. Furthermore, commuting movements also gain in intensity, which are configured as daily movements of people who leave their municipality of residence to another, with the aim of carrying out some activity, commonly for work or study. Associated with this we have the changes that also occurred within the scope of public policies aimed at Education in Brazil, mainly those related to the expansion and decentralization of Higher Education, which contributed to the increase in articulations between cities due to the spatial mobility of the population, with emphasis on pendulum movements for study reasons. Therefore, this study aims to: analyze changes in the commuting movements (origin and destination) of undergraduate and postgraduate students at Higher Education institutions in the Central-South Mesoregion of Ceará, in terms of the configuration of flows and characterization sociodemographic characteristics of these students, in a comparative perspective, through the 2000 and 2010 censuses. The importance of studies in the CentralSouth Mesoregion of the State of Ceará is highlighted, given the scarcity of studies specific to non-metropolitan areas, and this brings brings to light the relevance of the region for understanding the demographic dynamics of Ceará, the Northeast and Brazil, in general. The research used microdata from the Demographic Census of the years 2000 and 2010 from the Brazilian Institute of Geography and Statistics-IBGE, capturing information about the Central-South Mesoregion of the state of Ceará. To process the data, SPSS (Statistical Package for the Social Sciense) was used to capture information about commuting for study reasons to outline the sociodemographic profile of these commuters. The results show that: the commuting movements carried out by higher education students (Undergraduate and Postgraduate) in the Central-South Mesoregion of Ceará did not have such an expressive representation in this mesoregion in the year 2000 and that this reality started to change in 2010; Iguatu is the municipality in the Central-South Mesoregion that receives the most commuters in 2010, attracting students from 10 of the 14 municipalities that make up the area analyzed. Furthermore, it was found that the decentralization of higher education had impactful effects on commuting in the Central-South Mesoregion, as it contributed to the increase in commuting flows of students who make up the studied region.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DEMOGRAFIAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DEMOGRAFIADemografiaMovimentos pendularesDescentralização do ensino superiorMesorregião Centro-Sul CearensePendularidade e expansão do ensino superior na mesorregião do Centro-Sul Cearense, nos anos de 2000 e 2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPendularidadeexpansaoensino_Batista_2023.pdfapplication/pdf1661687https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/58083/1/Pendularidadeexpansaoensino_Batista_2023.pdf85abbb8a0fc0e7586fda20955e2cb58cMD51123456789/580832024-04-09 20:53:07.371oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/58083Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-04-09T23:53:07Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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O Brasil vivenciou, na segunda metade do século XX, uma das mais intensas e aceleradas transições urbanas do mundo. Essa mudança ocorreu rapidamente, fazendo com que a população do país passasse de um predomínio no meio rural para uma nação urbana e metropolitana, onde grande parcela da população passou a morar em cidades grandes. Consequentemente os deslocamentos populacionais passaram por mudanças, a migração de longa distância começa a diminuir dando espaço para os movimentos de curta distância. Além disso, ganha intensidade também, os movimentos pendulares, que se configuram como deslocamentos diários de pessoas que saem do seu município de residência para outro, com o objetivo de desempenhar alguma atividade, comumente, para trabalho ou estudo. Associado a isso temos as mudanças ocorridas também no âmbito das políticas públicas voltadas para a Educação no Brasil, principalmente aquelas relacionadas à ampliação e descentralização do Ensino Superior, as quais contribuíram para o aumento das articulações entre as cidades em função das mobilidades espaciais da população, com ênfase para os movimentos pendulares por motivos de estudos. Sendo assim, esse estudo tem como objetivo: analisar as mudanças nos movimentos pendulares (origem e destino) dos estudantes de graduação e pós-graduação das instituições de Ensino Superior da Mesorregião Centro-Sul do Ceará, em termos da configuração dos fluxos e da caracterização sociodemográfica destes estudantes, em perspectiva comparada, por meio dos censos de 2000 e 2010. Destaca-se a importância de estudos na Mesorregião Centro-Sul do Estado do Ceará, tendo em vista a escassez de estudos específicos a áreas não metropolitanas, e isso traz à tona a relevância da região para compreensão da dinâmica demográfica cearense, nordestina e brasileira, de modo geral. A pesquisa utilizou microdados do Censo Demográfico dos anos de 2000 e 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, captando informações sobre a Mesorregião Centro-Sul do estado do Ceará. Para o tratamento dos dados utilizou o SPSS (Statistical Package for the Social Sciense) para captar as informações sobre pendularidade por motivo de estudo para traçar o perfil sociodemográfico desses pendulares. Os resultados evidenciam que: os movimentos pendulares realizados pelos estudantes do nível superior (Graduação e Pós-Graduação) da Mesorregião Centro-Sul Cearense não apresentavam uma representatividade tão expressiva nessa mesorregião no ano de 2000 e que essa realidade passa a mudar em 2010; Iguatu configura-se como sendo o município da Mesorregião Centro-Sul que mais recebe pendulares em 2010, atraindo estudantes de 10 dos 14 municípios que compõe a área analisada. Além disso, verificou-se que a descentralização do ensino superior apresentou efeitos impactantes na pendularidade da Mesorregião Centro-Sul, uma vez que contribuiu para o aumento dos fluxos pendulares dos estudantes que compõe a região estudada. |
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