Proposta didática para o ensino da (não) assunção da responsabilidade enunciativa no gênero de discurso artigo de opinião
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27700 |
Resumo: | Este trabalho está inserido no âmbito dos estudos da Análise Textual dos Discursos (doravante ATD), proposta pelo linguista Jean-Michel Adam, que estuda a produção co(n)textual de sentido por meio de textos concretos, a partir de determinados níveis ou planos de análise linguística. A pesquisa tem como objetivo geral identificar, descrever e analisar o fenômeno da (não) assunção da responsabilidade enunciativa em artigos de opinião produzidos por alunos do 9° ano do ensino fundamental e, em seguida, apresentar uma proposta de trabalho do fenômeno da (não) assunção da responsabilidade enunciativa, a partir do gênero de discurso em tela. Para o embasamento teórico, ancoramo-nos sobretudo, nos estudos de Adam (2011) e Gomes (2014). Em termos metodológicos, analisamos um corpus composto por cinco produções do gênero artigo de opinião, elaboradas por alunos do 9° ano do ensino fundamental, a partir das categorias de análise propostas por Gomes (2014). Nossa investigação apresenta dois momentos: o primeiro, referente à análise do fenômeno da responsabilidade enunciativa no gênero de discurso em questão; o segundo, a elaboração de uma proposta didática, considerando os pressupostos básicos da responsabilidade enunciativa na construção do propósito argumentativo do produtor do gênero artigo de opinião. Em relação ao primeiro momento, pode-se perceber os PDV materializados por meio de 67 ocorrências de marcas linguísticas de (não) assunção da responsabilidade enunciativa. Os dados nos mostram que há uma predominância do PDV do aluno, apesar de encontrarmos PDV de outras instâncias enunciativas. Entendemos que essa prevalência do PDV do aluno nas produções justifica-se por ser um gênero de discurso que permite que o autor do texto expresse sua opinião sobre uma determinada temática. Quanto à recorrência do PDV de outras instâncias enunciativas nos artigos de opiniões analisados, entendemos que o aluno faz uso das palavras de outrem para expressar seu ponto de vista, na busca de validar e/ou fortalecer seu argumento. Em relação ao segundo momento, em que se elabora uma proposta didática a partir do fenômeno da responsabilidade enunciativa, buscamos fazer com que ela contribua para o ensino da Língua Portuguesa, minimizando os problemas detectados na análise do corpus desta pesquisa, como, por exemplo, a dificuldade de uso dos argumentos de autoridade para sustentar o PDV do produtor do texto. Diante do exposto, esperamos, mediante este trabalho, contribuir com os estudos sobre a temática em pauta, bem como oferecer elementos para que o professor de língua portuguesa possa trabalhar com mais eficácia a questão das vozes presentes nos mais diversos textos veiculados em nossa sociedade. |
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Medeiros, Laiane Ramos deRodrigues, Maria das Graças SoaresJales, Adriana MoraisGomes, Alexandro Teixeira2019-09-10T22:16:33Z2019-09-10T22:16:33Z2019-05-10MEDEIROS, Laiane Ramos de. Proposta didática para o ensino da (não) assunção da responsabilidade enunciativa no gênero de discurso artigo de opinião. 2019. 132f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27700Este trabalho está inserido no âmbito dos estudos da Análise Textual dos Discursos (doravante ATD), proposta pelo linguista Jean-Michel Adam, que estuda a produção co(n)textual de sentido por meio de textos concretos, a partir de determinados níveis ou planos de análise linguística. A pesquisa tem como objetivo geral identificar, descrever e analisar o fenômeno da (não) assunção da responsabilidade enunciativa em artigos de opinião produzidos por alunos do 9° ano do ensino fundamental e, em seguida, apresentar uma proposta de trabalho do fenômeno da (não) assunção da responsabilidade enunciativa, a partir do gênero de discurso em tela. Para o embasamento teórico, ancoramo-nos sobretudo, nos estudos de Adam (2011) e Gomes (2014). Em termos metodológicos, analisamos um corpus composto por cinco produções do gênero artigo de opinião, elaboradas por alunos do 9° ano do ensino fundamental, a partir das categorias de análise propostas por Gomes (2014). Nossa investigação apresenta dois momentos: o primeiro, referente à análise do fenômeno da responsabilidade enunciativa no gênero de discurso em questão; o segundo, a elaboração de uma proposta didática, considerando os pressupostos básicos da responsabilidade enunciativa na construção do propósito argumentativo do produtor do gênero artigo de opinião. Em relação ao primeiro momento, pode-se perceber os PDV materializados por meio de 67 ocorrências de marcas linguísticas de (não) assunção da responsabilidade enunciativa. Os dados nos mostram que há uma predominância do PDV do aluno, apesar de encontrarmos PDV de outras instâncias enunciativas. Entendemos que essa prevalência do PDV do aluno nas produções justifica-se por ser um gênero de discurso que permite que o autor do texto expresse sua opinião sobre uma determinada temática. Quanto à recorrência do PDV de outras instâncias enunciativas nos artigos de opiniões analisados, entendemos que o aluno faz uso das palavras de outrem para expressar seu ponto de vista, na busca de validar e/ou fortalecer seu argumento. Em relação ao segundo momento, em que se elabora uma proposta didática a partir do fenômeno da responsabilidade enunciativa, buscamos fazer com que ela contribua para o ensino da Língua Portuguesa, minimizando os problemas detectados na análise do corpus desta pesquisa, como, por exemplo, a dificuldade de uso dos argumentos de autoridade para sustentar o PDV do produtor do texto. Diante do exposto, esperamos, mediante este trabalho, contribuir com os estudos sobre a temática em pauta, bem como oferecer elementos para que o professor de língua portuguesa possa trabalhar com mais eficácia a questão das vozes presentes nos mais diversos textos veiculados em nossa sociedade.This work is inserted in the scope of the study of Textual Analysis of Discourse (hereinafter ATD), proposed by the linguist Jean-Michel Adam, who studies the textual co-production of meaning by means of concrete texts, from certain levels or plans of analysis linguistics. The general objective of the research to identify, describe and analyze the phenomenon of (non) assumption of declarative responsibility in articles of opinion produced by students of the 9th grade of elementary school and then present a proposal of work of the phenomenon of (no) assumption of enunciative responsibility, from the discursive genre on schedule. The theoretical basis will be based on the studies of Adam (2011) and Gomes (2014). In methodological terms, a corpus composed of five productions of the opinion article genre will be analyzed, elaborated by students of the 9th grade of elementary school, based on the categories of analysis proposed by Gomes (2014). Our research presents two moments: the first, referring to the analysis of the phenomenon of enunciative responsibility in the discourse genre in question; the second, the elaboration of a proposal of a teaching proposal, considering the basic assumptions of enunciative responsibility in the construction of the argumentative purpose of the producer of the genre article of opinion. In relation to the first moment, one can perceive the PDVs materialized by means of 67 occurrences of linguistic marks of (non) assumption of the declarative responsibility. The data show us that there is a predominance of the student's PDV, although we find PDV from other enunciative instances. We understand that this prevalence of the student's PDV in the productions is justified because it is a genre of discourse that allows the author of the text to express his opinion about a certain theme. Regarding the recurrence of the PDV of other instances in the articles of opinions analyzed, we understand that the student uses the words of others to express their point of view, in the search to validate and / or strengthen their argument. In relation to the second moment, in which a didactic proposal is elaborated from the phenomenon of enunciative responsibility, we seek to make it contribute to the teaching of the Portuguese Language, minimizing the problems detected in the analysis of the corpus of this research, as the difficulty of using the arguments of authority to sustain the PDV of the producer of the text. In view of the argument exposed above, we hope, through this work, to contribute to the studies about the subject in question, as well as offer elements so that the Portuguesespeaking teacher can work more effectively the question of the voices present in the most diverse texts served in our society.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASAnálise textual dos discursosResponsabilidade enunciativaArtigo de opiniãoProdução escritaEnsinoProposta didática para o ensino da (não) assunção da responsabilidade enunciativa no gênero de discurso artigo de opiniãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOSUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPropostadidáticaensino_Medeiros_2019.pdfapplication/pdf3323656https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27700/1/Propostadid%c3%a1ticaensino_Medeiros_2019.pdf6ad9554644de97d1679e7349f2a29e98MD51TEXTPropostadidáticaensino_Medeiros_2019.pdf.txtPropostadidáticaensino_Medeiros_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain249471https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27700/2/Propostadid%c3%a1ticaensino_Medeiros_2019.pdf.txtf554f234a2aff6938ad039435a6b07e5MD52THUMBNAILPropostadidáticaensino_Medeiros_2019.pdf.jpgPropostadidáticaensino_Medeiros_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1319https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27700/3/Propostadid%c3%a1ticaensino_Medeiros_2019.pdf.jpge182605c5b1a17508da0e9c992c0b74fMD53123456789/277002019-09-15 02:24:09.712oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27700Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-09-15T05:24:09Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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