Memórias: um trampolim para a escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lecy Luiz Raimundo da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30342
Resumo: Na sociedade grafocêntrica, a qualse organiza em torno da palavra, os atos deler e escrever são habilidades essenciais para a inserção do indivíduo no mundo do conhecimento sistematizado. É perceptível a visão negativa de muitos estudantes sobre a produção textual, demonstrando desinteresse nas atividades de escrita, vendo-a como uma imposição e, praticamente, nenhum contentamento. Por isso, as práticas da escrita precisam ajustar-se às orientações da proposta educacional vigente no país afim de propiciar o desenvolvimento da competência escritora dos alunos. Nesse sentido, o ensino da escrita tomou o gênero memórias literáriasdifundindo-o nas salas de aula no período das Olimpíadas de Língua Portuguesa nas quais os alunos partem das memórias de terceiros, pessoas idosas da comunidade, realizando entrevistas e escrevendo as memórias em primeira pessoa, considerando as histórias coletadas nas entrevistas.Todavia, esta pesquisa enfocou o gênero memórias sob uma ótica diferente, buscando o rememorar afetivo dos próprios alunos. Dessa forma, procura usá-lo como instrumento que aguça o prazer de escrever, pois quando se escreve sobre um tema ou algo que se conhece, a escrita flui de modo mais leve e satisfatório. O objetivo geral éinvestigar como o gênero memórias pode contribuir para o desenvolvimento da competência escritora dos alunos, a partir de uma proposta de intervenção pedagógica que enfatiza a escrita como um processo de construção de textos; e especificamente: 1) Analisar o processo de produção escrita dos alunos a partir do gênero memórias; 2) Identificar as dificuldades linguísticas e gramaticais (ortografia, pontuação, concordância verbal e nominal) apresentadas na produção escrita nas versões do texto; 3) Comparar as produções textuais após a reescrita para observar os possíveis avanços. A metodologia ancorou-se na pesquisa-ação. Os dados foram coletados a partir da intervenção pedagógica em turma do 6º ano do ensino fundamental de uma escola do município de Barcelona/RN. O objeto de estudo foram os textos produzidosa partir de sequências didáticas – SD, em duas situações:a) Produção Inicial – TI) e b) Produção Final – TF). A análise dos dados fundamentou-se na abordagem qualitativa. Otrabalho pautou-se nos pressupostos teóricos de Bakhtin (2011), Geraldi (1996, 2003, 2004), Kato (2003), Marcuschi (2008), Passareli (2012), Travaglia (1996), Antunes (2007), Dolz; Schneuwly (2004), Le Goff (2003), Thiolent (1996), entre outros. O estudo evidenciou que o gênero memórias pode proporcionar aos alunos o rememorar afetivo de suas vivências cotidianas e tornou-se um fator de motivação para que os educandos registrassem as suas próprias histórias de vida. A análise dos dados revelou que, os educandos, ao serem estimulados a escrever sobre as suas próprias histórias, demonstraram maior interesse pela escrita, pois manifestaram maior desenvoltura nas atividades propostas. Dessa forma, rememoraram fatos da vida cotidiana, expressaram emoções e sentimentos vividos na escola, em casa e na convivência em outros contextos, revelando que se sentiram mais estimulados a escrever, visto que não se tratava de situações hipotéticas de produção textual, mas de situações reais de usos da língua na sua modalidade escrita.
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spelling Silva, Lecy Luiz Raimundo daCosta, Maria Suely daRabelo, Sebastião AugustoAzevedo, Josilete Alves Moreira de2020-10-08T23:34:29Z2020-10-08T23:34:29Z2018-09-11SILVA, Lecy Luiz Raimundo da. Memórias: um trampolim para a escrita. 2018. 137f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30342Na sociedade grafocêntrica, a qualse organiza em torno da palavra, os atos deler e escrever são habilidades essenciais para a inserção do indivíduo no mundo do conhecimento sistematizado. É perceptível a visão negativa de muitos estudantes sobre a produção textual, demonstrando desinteresse nas atividades de escrita, vendo-a como uma imposição e, praticamente, nenhum contentamento. Por isso, as práticas da escrita precisam ajustar-se às orientações da proposta educacional vigente no país afim de propiciar o desenvolvimento da competência escritora dos alunos. Nesse sentido, o ensino da escrita tomou o gênero memórias literáriasdifundindo-o nas salas de aula no período das Olimpíadas de Língua Portuguesa nas quais os alunos partem das memórias de terceiros, pessoas idosas da comunidade, realizando entrevistas e escrevendo as memórias em primeira pessoa, considerando as histórias coletadas nas entrevistas.Todavia, esta pesquisa enfocou o gênero memórias sob uma ótica diferente, buscando o rememorar afetivo dos próprios alunos. Dessa forma, procura usá-lo como instrumento que aguça o prazer de escrever, pois quando se escreve sobre um tema ou algo que se conhece, a escrita flui de modo mais leve e satisfatório. O objetivo geral éinvestigar como o gênero memórias pode contribuir para o desenvolvimento da competência escritora dos alunos, a partir de uma proposta de intervenção pedagógica que enfatiza a escrita como um processo de construção de textos; e especificamente: 1) Analisar o processo de produção escrita dos alunos a partir do gênero memórias; 2) Identificar as dificuldades linguísticas e gramaticais (ortografia, pontuação, concordância verbal e nominal) apresentadas na produção escrita nas versões do texto; 3) Comparar as produções textuais após a reescrita para observar os possíveis avanços. A metodologia ancorou-se na pesquisa-ação. Os dados foram coletados a partir da intervenção pedagógica em turma do 6º ano do ensino fundamental de uma escola do município de Barcelona/RN. O objeto de estudo foram os textos produzidosa partir de sequências didáticas – SD, em duas situações:a) Produção Inicial – TI) e b) Produção Final – TF). A análise dos dados fundamentou-se na abordagem qualitativa. Otrabalho pautou-se nos pressupostos teóricos de Bakhtin (2011), Geraldi (1996, 2003, 2004), Kato (2003), Marcuschi (2008), Passareli (2012), Travaglia (1996), Antunes (2007), Dolz; Schneuwly (2004), Le Goff (2003), Thiolent (1996), entre outros. O estudo evidenciou que o gênero memórias pode proporcionar aos alunos o rememorar afetivo de suas vivências cotidianas e tornou-se um fator de motivação para que os educandos registrassem as suas próprias histórias de vida. A análise dos dados revelou que, os educandos, ao serem estimulados a escrever sobre as suas próprias histórias, demonstraram maior interesse pela escrita, pois manifestaram maior desenvoltura nas atividades propostas. Dessa forma, rememoraram fatos da vida cotidiana, expressaram emoções e sentimentos vividos na escola, em casa e na convivência em outros contextos, revelando que se sentiram mais estimulados a escrever, visto que não se tratava de situações hipotéticas de produção textual, mas de situações reais de usos da língua na sua modalidade escrita.In a graphical society, centered in the word, the acts of reading and writing are essential skills for the insertion of individual in the systematized world of knowledge. It is perceptible the negative view of many students about textual production, showing lack of interest in writing activities, seeing it as an imposition and, practically, without satisfaction. Therefore, writing practices need to conform to the guidelines of the educational proposal, in order to provide the development of students' writing skills. In this sense, the teaching of writing used the literary memories for working with it in classrooms during the period of the Portuguese Language Olympics in which the students start from the memories of elderly people of community, interviewing and writing the memoirs in the first person, considering the stories collected. Thus, this research focused on the genre of memories from a different point of view, seeking the emotional remembrance of the students. In this way, we tried to use it as an instrument that sharpens the pleasure of writing, because when writing about a theme or something that is known, writing flows more lightly and satisfactorily. The general objective is to investigate how the genre of memories can contribute to the development of student writing skills, based on a pedagogical intervention proposal that emphasizes writing as a process of text construction, and specifically: 1) Analyze the written production process of students from the genre memories; 2) Identify linguistic and grammatical difficulties (spelling, punctuation, verbal and nominal agreement) presented in the written output in the text versions; 3) Compare the textual productions after the rewrite to observe the possible advances. The methodology followed the action research. The data were collected from the pedagogical intervention in a group of the 6th year of primary education at a school in the city of Barcelona / RN. The object of study were texts produced from didactic sequences - SD, in two situations: a) Initial Production - TI) and b) Final Production - TF). Data analysis was based on the qualitative approach. The study was based on the theoretical assumptions of Bakhtin (2011), Geraldi (1996, 2003, 2004), Kato (2003), Marcuschi (2008), Passareli (2012), Travaglia (1996), Antunes (2007), Dolz; Schneuwly (2004), Le Goff (2003),Thiolent (1996), among others. The study showed that the genre of memories can provide students with the affective remembrance of their daily lives and has become a motivating factor for students to record their own life histories. The analysis of the data revealed that, when they were encouraged to write about their own histories, they showed a greater interest in writing, as they showed greater developmentin the proposed activities. In this way, they recalled facts of daily life, expressed emotions and feelings lived at school, at home and in other contexts, revealing that they feel more stimulated to write, since they were not hypothetical situations of textual production, but situations the use of the language in its written form.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOSUFRNBrasilGênero memóriasProdução textualEscritaMemórias: um trampolim para a escritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMemoriastrampolimescrita_Silva_2018.pdfapplication/pdf6150959https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30342/1/Memoriastrampolimescrita_Silva_2018.pdf8381b89f63918d72235f343c1348cf9bMD51TEXTMemoriastrampolimescrita_Silva_2018.pdf.txtMemoriastrampolimescrita_Silva_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain203023https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30342/2/Memoriastrampolimescrita_Silva_2018.pdf.txt2cd4e57153e8f5638e65889c9812376bMD52THUMBNAILMemoriastrampolimescrita_Silva_2018.pdf.jpgMemoriastrampolimescrita_Silva_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1267https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30342/3/Memoriastrampolimescrita_Silva_2018.pdf.jpgb3a20789b43bd9b6c109b474cf7fdc1fMD53123456789/303422020-10-11 04:40:04.521oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30342Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-10-11T07:40:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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