As faces de Gaia: os modos de compreensão do corpo na Gaya Dança Contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima Júnior, Francisco de Assis de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26459
Resumo: Antes de apresentar as configurações atuais, a Gaya Dança Contemporânea, projeto de extensão existente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, passou por diversas e significativas transformações desde o seu advento em 1990 até os dias de hoje. Como a deusa grega e personificação do planeta, Gaia também responde de formas diferentes às situações as quais é submetida e se reinventa como uma nova Terra. Do mesmo modo, este grupo de dança vem se comportando durante sua existência e, a cada situação a que se põe a experienciar, seus modos de viver o corpo que dança vão sendo alterados e eles se reconfiguram mostrando outras faces distintas. Objetivando entender esse processo, nos valemos da Fenomenologia como abordagem metodológica para propor atravessamentos e discussões a partir das experiências de participantes do grupo e dos conceitos inerentes à dança como: dança e educação, dança e rendimento, dança e criação. Os resultados apontam para três faces distintas apresentadas pelo grupo em sua linha do tempo e que delimitam os capítulos do texto: a primeira face cujo perfil é o caráter artísticopedagógico; a segunda que evidencia a busca por um padrão estético de alto rendimento técnico e artístico e a terceira que prima pelas coletividades. A partir desse panorama, o corpo que dança na Gaya é enxergado como um híbrido de si mesmo, afetado pela sua historicidade, e pela gama de referências refletidas em suas faces desde o seu surgimento seguindo-se até os dias atuais.
id UFRN_d3e79a4a8dc666642a96e97e2dee68dc
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26459
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lima Júnior, Francisco de Assis deMarques, Larissa Kelly de OliveiraNóbrega, Terezinha Petrucia daSchulze, Guilherme BarbosaPorpino, Karenine de Oliveira2019-01-10T16:53:02Z2019-01-10T16:53:02Z2018-08-29LIMA JÚNIOR, Francisco de Assis de. As faces de Gaia: os modos de compreensão do corpo na Gaya Dança Contemporânea. 2018. 158f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26459Antes de apresentar as configurações atuais, a Gaya Dança Contemporânea, projeto de extensão existente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, passou por diversas e significativas transformações desde o seu advento em 1990 até os dias de hoje. Como a deusa grega e personificação do planeta, Gaia também responde de formas diferentes às situações as quais é submetida e se reinventa como uma nova Terra. Do mesmo modo, este grupo de dança vem se comportando durante sua existência e, a cada situação a que se põe a experienciar, seus modos de viver o corpo que dança vão sendo alterados e eles se reconfiguram mostrando outras faces distintas. Objetivando entender esse processo, nos valemos da Fenomenologia como abordagem metodológica para propor atravessamentos e discussões a partir das experiências de participantes do grupo e dos conceitos inerentes à dança como: dança e educação, dança e rendimento, dança e criação. Os resultados apontam para três faces distintas apresentadas pelo grupo em sua linha do tempo e que delimitam os capítulos do texto: a primeira face cujo perfil é o caráter artísticopedagógico; a segunda que evidencia a busca por um padrão estético de alto rendimento técnico e artístico e a terceira que prima pelas coletividades. A partir desse panorama, o corpo que dança na Gaya é enxergado como um híbrido de si mesmo, afetado pela sua historicidade, e pela gama de referências refletidas em suas faces desde o seu surgimento seguindo-se até os dias atuais.Before presenting the current configurations, Gaya Dança Contemporânea, an extension project that existed at the Federal University of Rio Grande do Norte - UFRN, underwent several significant transformations from its inception in 1990 to the present day. As the Greek goddess and personification of the planet, Gaia also responds in different ways to the situations it undergoes and reinvents itself as a new Earth. In the same way, this dance group has been behaving during its existence and, with each situation that it is put to experience, its ways of understanding the body that dance are being altered and they reconfigure themselves showing other different faces. In order to understand these modes of understanding, we will use Phenomenology as a methodological tool to propose cross-cutting and discussions based on concepts inherent to dance: dance and education, dance and performance, dance and creation. The results point to three distinct faces presented by the group in its timeline and that will delimit the text's chapters: the first face focusing on the artistic-pedagogical character; the second evidencing a search for an aesthetic standard of high technical and artistic performance and the third one for collectivities. From this panorama, we see the body dancing in the Gaya as a hybrid of itself, affected by its historicity, and by the range of references reflected in its faces from its emergence to the present day.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESDançaCorpoFenomenologiaGaya dança contemporâneaAs faces de Gaia: os modos de compreensão do corpo na Gaya Dança Contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTFacesGaiamodos_LimaJúnior_2018.pdf.txtFacesGaiamodos_LimaJúnior_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain340788https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26459/2/FacesGaiamodos_LimaJ%c3%banior_2018.pdf.txt36531e0789f95bf29f5804f1c4ccd06dMD52THUMBNAILFacesGaiamodos_LimaJúnior_2018.pdf.jpgFacesGaiamodos_LimaJúnior_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4534https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26459/3/FacesGaiamodos_LimaJ%c3%banior_2018.pdf.jpgd35873694f43f53e8d2b5684df2dc0bcMD53TEXTFacesGaiamodos_LimaJúnior_2018.pdf.txtFacesGaiamodos_LimaJúnior_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain340788https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26459/2/FacesGaiamodos_LimaJ%c3%banior_2018.pdf.txt36531e0789f95bf29f5804f1c4ccd06dMD52THUMBNAILFacesGaiamodos_LimaJúnior_2018.pdf.jpgFacesGaiamodos_LimaJúnior_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4534https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26459/3/FacesGaiamodos_LimaJ%c3%banior_2018.pdf.jpgd35873694f43f53e8d2b5684df2dc0bcMD53ORIGINALFacesGaiamodos_LimaJúnior_2018.pdfapplication/pdf2955118https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26459/1/FacesGaiamodos_LimaJ%c3%banior_2018.pdfea12870569b477d45d81f153c14fd258MD51123456789/264592019-01-30 12:56:10.163oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26459Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T15:56:10Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As faces de Gaia: os modos de compreensão do corpo na Gaya Dança Contemporânea
title As faces de Gaia: os modos de compreensão do corpo na Gaya Dança Contemporânea
spellingShingle As faces de Gaia: os modos de compreensão do corpo na Gaya Dança Contemporânea
Lima Júnior, Francisco de Assis de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Dança
Corpo
Fenomenologia
Gaya dança contemporânea
title_short As faces de Gaia: os modos de compreensão do corpo na Gaya Dança Contemporânea
title_full As faces de Gaia: os modos de compreensão do corpo na Gaya Dança Contemporânea
title_fullStr As faces de Gaia: os modos de compreensão do corpo na Gaya Dança Contemporânea
title_full_unstemmed As faces de Gaia: os modos de compreensão do corpo na Gaya Dança Contemporânea
title_sort As faces de Gaia: os modos de compreensão do corpo na Gaya Dança Contemporânea
author Lima Júnior, Francisco de Assis de
author_facet Lima Júnior, Francisco de Assis de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Marques, Larissa Kelly de Oliveira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Nóbrega, Terezinha Petrucia da
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Schulze, Guilherme Barbosa
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima Júnior, Francisco de Assis de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Porpino, Karenine de Oliveira
contributor_str_mv Porpino, Karenine de Oliveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Dança
Corpo
Fenomenologia
Gaya dança contemporânea
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Corpo
Fenomenologia
Gaya dança contemporânea
description Antes de apresentar as configurações atuais, a Gaya Dança Contemporânea, projeto de extensão existente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, passou por diversas e significativas transformações desde o seu advento em 1990 até os dias de hoje. Como a deusa grega e personificação do planeta, Gaia também responde de formas diferentes às situações as quais é submetida e se reinventa como uma nova Terra. Do mesmo modo, este grupo de dança vem se comportando durante sua existência e, a cada situação a que se põe a experienciar, seus modos de viver o corpo que dança vão sendo alterados e eles se reconfiguram mostrando outras faces distintas. Objetivando entender esse processo, nos valemos da Fenomenologia como abordagem metodológica para propor atravessamentos e discussões a partir das experiências de participantes do grupo e dos conceitos inerentes à dança como: dança e educação, dança e rendimento, dança e criação. Os resultados apontam para três faces distintas apresentadas pelo grupo em sua linha do tempo e que delimitam os capítulos do texto: a primeira face cujo perfil é o caráter artísticopedagógico; a segunda que evidencia a busca por um padrão estético de alto rendimento técnico e artístico e a terceira que prima pelas coletividades. A partir desse panorama, o corpo que dança na Gaya é enxergado como um híbrido de si mesmo, afetado pela sua historicidade, e pela gama de referências refletidas em suas faces desde o seu surgimento seguindo-se até os dias atuais.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-10T16:53:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-01-10T16:53:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA JÚNIOR, Francisco de Assis de. As faces de Gaia: os modos de compreensão do corpo na Gaya Dança Contemporânea. 2018. 158f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26459
identifier_str_mv LIMA JÚNIOR, Francisco de Assis de. As faces de Gaia: os modos de compreensão do corpo na Gaya Dança Contemporânea. 2018. 158f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26459/2/FacesGaiamodos_LimaJ%c3%banior_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26459/3/FacesGaiamodos_LimaJ%c3%banior_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26459/2/FacesGaiamodos_LimaJ%c3%banior_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26459/3/FacesGaiamodos_LimaJ%c3%banior_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26459/1/FacesGaiamodos_LimaJ%c3%banior_2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 36531e0789f95bf29f5804f1c4ccd06d
d35873694f43f53e8d2b5684df2dc0bc
36531e0789f95bf29f5804f1c4ccd06d
d35873694f43f53e8d2b5684df2dc0bc
ea12870569b477d45d81f153c14fd258
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832861143891968