O VERSUS Potiguar e suas contribuições para a formação em saúde no RN
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55298 |
Resumo: | A promulgação da Constituição de 1988 trouxe profundas mudanças às áreas da saúde e da educação e estava alicerçada no conceito ampliado de saúde, o qual aponta para o Sistema Único de Saúde (SUS) a atribuição do ordenamento da formação dos profissionais da área. O ano de 2003, a partir da criação da Secretaria de Gestão do Trabalho da Educação na Saúde (SGTES), foi um marco para o desenvolvimento de estratégias e de projetos relacionados à formação e desenvolvimento dos trabalhadores, dentre eles destaca-se o Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde – VERSUS/Brasil. No Rio Grande do Norte, foi desenvolvido e coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública a primeira edição do VERSUS Potiguar com o propósito de contribuir com a formação de futuros trabalhadores da área da saúde. A vivência aconteceu entre os dias 3 e 11 de junho de 2022, simultaneamente em três Regiões de Saúde do estado, sob articulação das Comissões Regionais de Integração Ensino e Serviço e Instituições de Ensino Superior. Diante do caráter inovador da iniciativa, este trabalho busca contribuir com a avaliação institucional do projeto. O estudo visa avaliar as contribuições do VERSUS Potiguar para a formação em saúde no estado do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo exploratório com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa os docentes ligados a instituições de ensino parceiras, os facilitadores e os estudantes-viventes do VERSUS Potiguar. Para coleta dos dados secundários, foi feita análise documental com a utilização de relatórios e outros documentos institucionais. Por outra via, os dados qualitativos foram coletados por meio de questionário eletrônico. Os dados qualitativos foram submetidos à análise de conteúdo de Bardin. Os resultados do estudo apontaram contribuições importantes para a formação dos estudantes, especialmente no que se refere ao trabalho interprofissional, entendimento do conceito ampliado de saúde e aproximação com a realidade do sistema de saúde. |
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O ano de 2003, a partir da criação da Secretaria de Gestão do Trabalho da Educação na Saúde (SGTES), foi um marco para o desenvolvimento de estratégias e de projetos relacionados à formação e desenvolvimento dos trabalhadores, dentre eles destaca-se o Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde – VERSUS/Brasil. No Rio Grande do Norte, foi desenvolvido e coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública a primeira edição do VERSUS Potiguar com o propósito de contribuir com a formação de futuros trabalhadores da área da saúde. A vivência aconteceu entre os dias 3 e 11 de junho de 2022, simultaneamente em três Regiões de Saúde do estado, sob articulação das Comissões Regionais de Integração Ensino e Serviço e Instituições de Ensino Superior. Diante do caráter inovador da iniciativa, este trabalho busca contribuir com a avaliação institucional do projeto. O estudo visa avaliar as contribuições do VERSUS Potiguar para a formação em saúde no estado do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo exploratório com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa os docentes ligados a instituições de ensino parceiras, os facilitadores e os estudantes-viventes do VERSUS Potiguar. Para coleta dos dados secundários, foi feita análise documental com a utilização de relatórios e outros documentos institucionais. Por outra via, os dados qualitativos foram coletados por meio de questionário eletrônico. Os dados qualitativos foram submetidos à análise de conteúdo de Bardin. Os resultados do estudo apontaram contribuições importantes para a formação dos estudantes, especialmente no que se refere ao trabalho interprofissional, entendimento do conceito ampliado de saúde e aproximação com a realidade do sistema de saúde.The enactment of the 1988 Constitution brought profound changes to the areas of health and education, based on the expanded concept of health, which points to the Unified Health System (SUS) as the attribution of organizing the training of professionals in the area. In 2003, the creation of the Health Education Work Management Secretariat (SGTES) was a milestone for the development of strategies and projects related to the training and development of workers, among which the Experiences and Internships Project stands out. in the Reality of the Unified Health System – VERSUS/Brazil. In Rio Grande do Norte, the first edition of VERSUS Potiguar was developed and coordinated by the State Secretariat for Public Health, with the aim of contributing to the training of future health workers. The experience took place between June 3rd and 11th, 2022, simultaneously in three Health Regions of the state, under the articulation of the Regional Commissions for Integration of Teaching and Service and Higher Education Institutions. Given the innovative character of the initiative, this work seeks to contribute to the institutional evaluation of the project. The study aims to evaluate the contributions of VERSUS Potiguar to health training in the state of Rio Grande do Norte. This is an exploratory study with a qualitative approach. Teachers, linked to partner teaching institutions, facilitators and living students of VERSUS Potiguar participated in the research. For the collection of secondary data, a documental analysis was carried out using reports and other institutional documents. On the other hand, qualitative data were collected through an electronic questionnaire. Qualitative data were subjected to Bardin's content analysis. The results of the study indicated important contributions to the students' education, especially with regard to interprofessional work, understanding of the expanded concept of health and approximation with the reality of the health system.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO, TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDEUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEEducação continuada - saúdeEducação permanente em saúdeEnsino-serviçoEducação na saúdeO VERSUS Potiguar e suas contribuições para a formação em saúde no RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALVERSUSPotiguarcontribuicoes_Monteiro_2023.pdfapplication/pdf1615580https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55298/1/VERSUSPotiguarcontribuicoes_Monteiro_2023.pdfc585dd9408a6170e83e24badb491f640MD51123456789/552982023-11-10 20:56:20.088oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55298Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-11-10T23:56:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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