Diagnóstico e tratamento do TDA/H: investigação dos critérios utilizados por diferentes categorias profissionais da cidade de Natal-RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aragão, Laura Carolina Lemos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20901
Resumo: O TDA/H é um dos transtornos mentais mais comuns na infância e adolescência e contempla uma complexa combinação de déficits neurocognitivos, os quais culminam no desenvolvimento inapropriado de sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. A indefinição etiológica, bem como a influência de fatores socioculturais sobre sua sintomatologia, refletem a complexidade subjacente a tal transtorno. Diante da variabilidade de ferramentas e etapas constituintes da avaliação diagnóstica, além das diversas proposições terapêuticas sugeridas pela literatura, buscou-se investigar como médicos, psicólogos e psicopedagogos da cidade de Natal-RN têm realizado ou contribuído para o diagnóstico e a intervenção junto a crianças e adolescentes com hipótese diagnóstica de TDA/H. Participaram desse estudo 34 profissionais, selecionados por conveniência, com os quais foi realizado procedimento de entrevista, orientado por roteiro semi-estruturado. Após a categorização das informações seguiu-se à análise descritiva multidimensional do tipo Clusters. Como resultados, evidenciou-se a partição do efetivo global em dois agrupamentos: Grupo 1, predominantemente composto por profissionais com formação médica e Grupo 2, constituídos por profissionais das áreas da psicologia e psicopedagogia. A variável “Número de sessões”, ou seja, tempo necessário para o diagnóstico, foi aquela de maior força estatística na segmentação entre os grupos, seguida das variáveis “Formação Profissional” e “Uso de instrumentos diagnósticos”. As variáveis “Comorbidade”, “Definição do TDA/H” e “Modalidades de Intervenção” demonstraram contribuição na partição dos clusters, apesar de refletirem menor força. A despeito da similaridade entre os grupos, constatou-se associações específicas entre a formação acadêmica do profissional e as modalidades diagnósticas/interventivas utilizadas junto ao TDA/H, o que sugere a presença de heterogeneidade na compreensão do transtorno em relação às diferentes categorias profissionais.
id UFRN_d55623feca4d163247bd070d8554e556
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20901
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Aragão, Laura Carolina Lemoshttp://lattes.cnpq.br/2483750227081155http://lattes.cnpq.br/5496201609189471Abreu, José Neander Silvahttp://lattes.cnpq.br/1020328026365974Barreto, Maria da Apresentaçãohttp://lattes.cnpq.br/0256251497039883Pires, Izabel Augusta Hazin2016-07-11T18:50:13Z2016-07-11T18:50:13Z2015-06-19ARAGÃO, Laura Carolina Lemos. Diagnóstico e tratamento do TDA/H: investigação dos critérios utilizados por diferentes categorias profissionais da cidade de Natal-RN. 2015. 92f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20901O TDA/H é um dos transtornos mentais mais comuns na infância e adolescência e contempla uma complexa combinação de déficits neurocognitivos, os quais culminam no desenvolvimento inapropriado de sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. A indefinição etiológica, bem como a influência de fatores socioculturais sobre sua sintomatologia, refletem a complexidade subjacente a tal transtorno. Diante da variabilidade de ferramentas e etapas constituintes da avaliação diagnóstica, além das diversas proposições terapêuticas sugeridas pela literatura, buscou-se investigar como médicos, psicólogos e psicopedagogos da cidade de Natal-RN têm realizado ou contribuído para o diagnóstico e a intervenção junto a crianças e adolescentes com hipótese diagnóstica de TDA/H. Participaram desse estudo 34 profissionais, selecionados por conveniência, com os quais foi realizado procedimento de entrevista, orientado por roteiro semi-estruturado. Após a categorização das informações seguiu-se à análise descritiva multidimensional do tipo Clusters. Como resultados, evidenciou-se a partição do efetivo global em dois agrupamentos: Grupo 1, predominantemente composto por profissionais com formação médica e Grupo 2, constituídos por profissionais das áreas da psicologia e psicopedagogia. A variável “Número de sessões”, ou seja, tempo necessário para o diagnóstico, foi aquela de maior força estatística na segmentação entre os grupos, seguida das variáveis “Formação Profissional” e “Uso de instrumentos diagnósticos”. As variáveis “Comorbidade”, “Definição do TDA/H” e “Modalidades de Intervenção” demonstraram contribuição na partição dos clusters, apesar de refletirem menor força. A despeito da similaridade entre os grupos, constatou-se associações específicas entre a formação acadêmica do profissional e as modalidades diagnósticas/interventivas utilizadas junto ao TDA/H, o que sugere a presença de heterogeneidade na compreensão do transtorno em relação às diferentes categorias profissionais.TDA/H is usually considered among the most frequent psychological malfunctions in both childhood and adolescence. It covers a complex combination of neurocognitive deficits leading to developmental troubles linked to attention failure, hyperactivity and impulsivity. On the other hand, diagnosis of TDA/H is frequently a hard task, since sociocultural aspects concerning the evaluation of symptoms lead to some etiologic vagueness. Additionally, the large extent of evaluation tools, together with the diversity of therapeutic approaches referred by specialized literature justify the interest of investigating the diverse ways of diagnosing and treating TDA/H by medical doctors, psychologists and psycho-pedagogues developing professional activities in Natal-RN (Brazil) in the assistance of children and teenagers with TDA/H diagnosis hypothesis. A sample of thirty-four professionals participated in this study in a convenience-basis, and submitted to a semi-directed interview. Information from this procedure was analyzed, categorized and submitted to a multidimensional descriptive analysis (cluster analysis procedure), allowing to verify the partition of the sample in two groups: Group 1, basically composed by medical professionals, and Group 2, composed by psychologists and psycho-pedagogues. The categorized variable “Number of sessions” – average time used for arriving to a diagnosis – was the partition-variable showing the larger amount of statistical contribution for the partition, followed by the variables “Professional formation” and “Use of diagnostic tools”. Variables such “Comorbidity”, “TDA/H Definition” and Modalities of Intervention” also showed contribution to the partition obtained, even though their lesser amount of statistical contribution. Despite some similarity between these two groups, data allowed to demonstrate specific association between academic source-formation of the professional concerned and diagnosis and intervention modalities shown by these professionals when dealing with TDA/H. These data confirm relevant heterogeneity in dealing with TDA/H due to professional formation of professionals involved in diagnosis and treatment tasks.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIATDA/H diagnóstico e tratamentoCategoria profissional e diagnóstico de TDA/HTDA/H e variabilidade de modalidades de tratamentoDiagnóstico e tratamento do TDA/H: investigação dos critérios utilizados por diferentes categorias profissionais da cidade de Natal-RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLauraCarolinaLemosAragao_DISSERT.pdfLauraCarolinaLemosAragao_DISSERT.pdfapplication/pdf1553546https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20901/1/LauraCarolinaLemosAragao_DISSERT.pdf0c7070e3638558f72874094132dddb59MD51TEXTLauraCarolinaLemosAragao_DISSERT.pdf.txtLauraCarolinaLemosAragao_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain225823https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20901/6/LauraCarolinaLemosAragao_DISSERT.pdf.txte97a652d2e4f3d4a378553ab6a5c035bMD56THUMBNAILLauraCarolinaLemosAragao_DISSERT.pdf.jpgLauraCarolinaLemosAragao_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2803https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20901/7/LauraCarolinaLemosAragao_DISSERT.pdf.jpg6b3bfee19b9222386a7089b13939d65cMD57123456789/209012017-11-02 23:46:36.986oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20901Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T02:46:36Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diagnóstico e tratamento do TDA/H: investigação dos critérios utilizados por diferentes categorias profissionais da cidade de Natal-RN
title Diagnóstico e tratamento do TDA/H: investigação dos critérios utilizados por diferentes categorias profissionais da cidade de Natal-RN
spellingShingle Diagnóstico e tratamento do TDA/H: investigação dos critérios utilizados por diferentes categorias profissionais da cidade de Natal-RN
Aragão, Laura Carolina Lemos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
TDA/H diagnóstico e tratamento
Categoria profissional e diagnóstico de TDA/H
TDA/H e variabilidade de modalidades de tratamento
title_short Diagnóstico e tratamento do TDA/H: investigação dos critérios utilizados por diferentes categorias profissionais da cidade de Natal-RN
title_full Diagnóstico e tratamento do TDA/H: investigação dos critérios utilizados por diferentes categorias profissionais da cidade de Natal-RN
title_fullStr Diagnóstico e tratamento do TDA/H: investigação dos critérios utilizados por diferentes categorias profissionais da cidade de Natal-RN
title_full_unstemmed Diagnóstico e tratamento do TDA/H: investigação dos critérios utilizados por diferentes categorias profissionais da cidade de Natal-RN
title_sort Diagnóstico e tratamento do TDA/H: investigação dos critérios utilizados por diferentes categorias profissionais da cidade de Natal-RN
author Aragão, Laura Carolina Lemos
author_facet Aragão, Laura Carolina Lemos
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2483750227081155
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5496201609189471
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Abreu, José Neander Silva
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1020328026365974
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Barreto, Maria da Apresentação
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0256251497039883
dc.contributor.author.fl_str_mv Aragão, Laura Carolina Lemos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pires, Izabel Augusta Hazin
contributor_str_mv Pires, Izabel Augusta Hazin
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
TDA/H diagnóstico e tratamento
Categoria profissional e diagnóstico de TDA/H
TDA/H e variabilidade de modalidades de tratamento
dc.subject.por.fl_str_mv TDA/H diagnóstico e tratamento
Categoria profissional e diagnóstico de TDA/H
TDA/H e variabilidade de modalidades de tratamento
description O TDA/H é um dos transtornos mentais mais comuns na infância e adolescência e contempla uma complexa combinação de déficits neurocognitivos, os quais culminam no desenvolvimento inapropriado de sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. A indefinição etiológica, bem como a influência de fatores socioculturais sobre sua sintomatologia, refletem a complexidade subjacente a tal transtorno. Diante da variabilidade de ferramentas e etapas constituintes da avaliação diagnóstica, além das diversas proposições terapêuticas sugeridas pela literatura, buscou-se investigar como médicos, psicólogos e psicopedagogos da cidade de Natal-RN têm realizado ou contribuído para o diagnóstico e a intervenção junto a crianças e adolescentes com hipótese diagnóstica de TDA/H. Participaram desse estudo 34 profissionais, selecionados por conveniência, com os quais foi realizado procedimento de entrevista, orientado por roteiro semi-estruturado. Após a categorização das informações seguiu-se à análise descritiva multidimensional do tipo Clusters. Como resultados, evidenciou-se a partição do efetivo global em dois agrupamentos: Grupo 1, predominantemente composto por profissionais com formação médica e Grupo 2, constituídos por profissionais das áreas da psicologia e psicopedagogia. A variável “Número de sessões”, ou seja, tempo necessário para o diagnóstico, foi aquela de maior força estatística na segmentação entre os grupos, seguida das variáveis “Formação Profissional” e “Uso de instrumentos diagnósticos”. As variáveis “Comorbidade”, “Definição do TDA/H” e “Modalidades de Intervenção” demonstraram contribuição na partição dos clusters, apesar de refletirem menor força. A despeito da similaridade entre os grupos, constatou-se associações específicas entre a formação acadêmica do profissional e as modalidades diagnósticas/interventivas utilizadas junto ao TDA/H, o que sugere a presença de heterogeneidade na compreensão do transtorno em relação às diferentes categorias profissionais.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-06-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-11T18:50:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-07-11T18:50:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAGÃO, Laura Carolina Lemos. Diagnóstico e tratamento do TDA/H: investigação dos critérios utilizados por diferentes categorias profissionais da cidade de Natal-RN. 2015. 92f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20901
identifier_str_mv ARAGÃO, Laura Carolina Lemos. Diagnóstico e tratamento do TDA/H: investigação dos critérios utilizados por diferentes categorias profissionais da cidade de Natal-RN. 2015. 92f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20901/1/LauraCarolinaLemosAragao_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20901/6/LauraCarolinaLemosAragao_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20901/7/LauraCarolinaLemosAragao_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0c7070e3638558f72874094132dddb59
e97a652d2e4f3d4a378553ab6a5c035b
6b3bfee19b9222386a7089b13939d65c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832781916635136