O futebol de mulheres como conteúdo nos projetos pedagógicos e ementas curriculares dos cursos de educação física das universidades federais do nordeste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Júlia Maria Alves de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49809
Resumo: A presença das mulheres nos diversos setores da sociedade é uma conquista recente. Esta pesquisa, a título de exemplo, toma como referência a participação da mulher no campo esportivo, mais especificadamente no futebol – importante construtor social brasileiro - e a universidade como instituição que desempenha um papel importante na superação das exclusões sociais. Trazendo como objetivo geral a busca de menções ao conteúdo futebol de mulheres, a partir das ementas curriculares e projetos pedagógicos dos cursos de Educação Física das universidades federais públicas do Nordeste, o trabalho possui natureza qualitativa feita por meio de uma análise de conteúdo que se utiliza de técnicas documentais complementares. O percurso metodológico iniciou na pré-análise com a localização das universidades federais públicas nordestinas que ofertam o curso de Educação Física, assim como seus projetos pedagógicos e currículos. Em seguida, foi realizada a exploração desse material. Os dados demonstraram que, além das particularidades de cada documento, estes não mencionam o ‘futebol de mulheres’ em sua pesquisa. Assim, decidiu-se por fragmentar o termo em ‘futebol’, ‘feminino’ e ‘mulher’ e feitas novas buscas. Em relação ao termo futebol, observou-se sua presença nos nomes dos componentes curriculares, nas ementas, nas referências bibliográficas, na infraestrutura (ao falar de campo de futebol), na justificativa e no contexto histórico. A expressão ‘feminino’ foi mencionada na estrutura (ao se referir a vestiário), em referências bibliográficas, nas ementas, da identificação das práticas esportivas de um dos documentos e no contexto histórico. A palavra ‘mulher’ apareceu nas referências bibliográficas, na ementa e na caracterização de perfil de docentes de uma das universidades estudadas. Diante da insuficiente presença do termo e dos termos correlatos e, levando em consideração o crescente aumento da prática da modalidade, foi possível perceber a necessidade de reformulação dos projetos pedagógicos dos cursos de Educação Física das universidades (demonstrada a desatualização da maioria dos documentos) para que seja incluído e atualizado os conteúdos atuais, como por exemplo, o futebol de mulheres com a finalidade de contribuir com o processo formativo dos professores de Educação Física, assim como melhorar as possibilidades de estudo, práticas esportivas e campos de atuação de, para e por mulheres.
id UFRN_d608d7e9de0f0a274b9f6b10d96842bf
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49809
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Medeiros, Júlia Maria Alves dehttp://lattes.cnpq.br/6728303548268712http://lattes.cnpq.br/1131977255034974Maia, Mayara Cristina Mendeshttp://lattes.cnpq.br/7092949726794803Fonseca, Michele Pereira de Souza daDantas, Paulo Moreira SilvaSilva, Priscilla Pinto Costa daDias, Maria Aparecida2022-11-18T20:51:56Z2022-11-18T20:51:56Z2022-07-22MEDEIROS, Júlia Maria Alves de. O futebol de mulheres como conteúdo nos projetos pedagógicos e ementas curriculares dos cursos de educação física das universidades federais do nordeste. Orientador: Maria Aparecida Dias. 2022. 98f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49809A presença das mulheres nos diversos setores da sociedade é uma conquista recente. Esta pesquisa, a título de exemplo, toma como referência a participação da mulher no campo esportivo, mais especificadamente no futebol – importante construtor social brasileiro - e a universidade como instituição que desempenha um papel importante na superação das exclusões sociais. Trazendo como objetivo geral a busca de menções ao conteúdo futebol de mulheres, a partir das ementas curriculares e projetos pedagógicos dos cursos de Educação Física das universidades federais públicas do Nordeste, o trabalho possui natureza qualitativa feita por meio de uma análise de conteúdo que se utiliza de técnicas documentais complementares. O percurso metodológico iniciou na pré-análise com a localização das universidades federais públicas nordestinas que ofertam o curso de Educação Física, assim como seus projetos pedagógicos e currículos. Em seguida, foi realizada a exploração desse material. Os dados demonstraram que, além das particularidades de cada documento, estes não mencionam o ‘futebol de mulheres’ em sua pesquisa. Assim, decidiu-se por fragmentar o termo em ‘futebol’, ‘feminino’ e ‘mulher’ e feitas novas buscas. Em relação ao termo futebol, observou-se sua presença nos nomes dos componentes curriculares, nas ementas, nas referências bibliográficas, na infraestrutura (ao falar de campo de futebol), na justificativa e no contexto histórico. A expressão ‘feminino’ foi mencionada na estrutura (ao se referir a vestiário), em referências bibliográficas, nas ementas, da identificação das práticas esportivas de um dos documentos e no contexto histórico. A palavra ‘mulher’ apareceu nas referências bibliográficas, na ementa e na caracterização de perfil de docentes de uma das universidades estudadas. Diante da insuficiente presença do termo e dos termos correlatos e, levando em consideração o crescente aumento da prática da modalidade, foi possível perceber a necessidade de reformulação dos projetos pedagógicos dos cursos de Educação Física das universidades (demonstrada a desatualização da maioria dos documentos) para que seja incluído e atualizado os conteúdos atuais, como por exemplo, o futebol de mulheres com a finalidade de contribuir com o processo formativo dos professores de Educação Física, assim como melhorar as possibilidades de estudo, práticas esportivas e campos de atuação de, para e por mulheres.The presence of women in the various sectors of society is a recent conquest. As an example, this research takes as a reference the participation of women in the sports field, but specifically in soccer - an important Brazilian social constructor - and the university as an institution that plays an important role in overcoming social exclusions. Bringing as a general objective, the search for mentions to the content of women's soccer from the curricular themes and pedagogical projects of Physical Education courses in public federal universities in the Northeast, the work has a qualitative nature made through a content analysis that uses complementary documentary techniques. The methodological approach began in the pre-analysis with the location of public federal universities in the Northeast that offer Physical Education courses, as well as their pedagogical projects and curricula. Then, the exploration of this material was performed. The data showed that, besides the particularities of each document, they do not mention 'women's soccer' in their research. Thus, we decided to fragment the term into 'soccer', 'women', and 'women' and made new searches. Regarding the term soccer, we observed its presence in the names of the curricular components, in the menus, in the bibliographical references, in the infrastructure (when talking about a soccer field), in the justification and in the historical context. The expression 'female' was mentioned in the structure (when referring to locker room), in bibliographical references, in the menus, in the identification of sports practice and in the historical context. The word 'woman' appeared in the bibliographic references, in the menu and in the characterization of the profile of the professors of one of the universities studied. Given the insufficient presence of the term and related terms and, taking into account the increasing practice of the modality, it was possible to realize the need to reformulate the pedagogical projects of the Physical Education courses of the universities (demonstrated the outdatedness of most documents) in order to include and update the current contents, such as, for example, women's soccer with the purpose of contributing to the formative process of Physical Education teachers, as well as improving the possibilities of study, sporting practices and fields of action of, for and by women.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAFutebol - mulheresProjetos pedagógicosEmentas curricularesO futebol de mulheres como conteúdo nos projetos pedagógicos e ementas curriculares dos cursos de educação física das universidades federais do nordesteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFutebolmulheresconteudo_Medeiros_2022.pdfapplication/pdf2094569https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49809/1/Futebolmulheresconteudo_Medeiros_2022.pdfe7b9ff3adfb46f25b9bbd54b53378585MD51123456789/498092022-11-18 17:53:05.927oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49809Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-11-18T20:53:05Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O futebol de mulheres como conteúdo nos projetos pedagógicos e ementas curriculares dos cursos de educação física das universidades federais do nordeste
title O futebol de mulheres como conteúdo nos projetos pedagógicos e ementas curriculares dos cursos de educação física das universidades federais do nordeste
spellingShingle O futebol de mulheres como conteúdo nos projetos pedagógicos e ementas curriculares dos cursos de educação física das universidades federais do nordeste
Medeiros, Júlia Maria Alves de
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Futebol - mulheres
Projetos pedagógicos
Ementas curriculares
title_short O futebol de mulheres como conteúdo nos projetos pedagógicos e ementas curriculares dos cursos de educação física das universidades federais do nordeste
title_full O futebol de mulheres como conteúdo nos projetos pedagógicos e ementas curriculares dos cursos de educação física das universidades federais do nordeste
title_fullStr O futebol de mulheres como conteúdo nos projetos pedagógicos e ementas curriculares dos cursos de educação física das universidades federais do nordeste
title_full_unstemmed O futebol de mulheres como conteúdo nos projetos pedagógicos e ementas curriculares dos cursos de educação física das universidades federais do nordeste
title_sort O futebol de mulheres como conteúdo nos projetos pedagógicos e ementas curriculares dos cursos de educação física das universidades federais do nordeste
author Medeiros, Júlia Maria Alves de
author_facet Medeiros, Júlia Maria Alves de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6728303548268712
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1131977255034974
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Maia, Mayara Cristina Mendes
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7092949726794803
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Fonseca, Michele Pereira de Souza da
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Dantas, Paulo Moreira Silva
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Silva, Priscilla Pinto Costa da
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Júlia Maria Alves de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dias, Maria Aparecida
contributor_str_mv Dias, Maria Aparecida
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Futebol - mulheres
Projetos pedagógicos
Ementas curriculares
dc.subject.por.fl_str_mv Futebol - mulheres
Projetos pedagógicos
Ementas curriculares
description A presença das mulheres nos diversos setores da sociedade é uma conquista recente. Esta pesquisa, a título de exemplo, toma como referência a participação da mulher no campo esportivo, mais especificadamente no futebol – importante construtor social brasileiro - e a universidade como instituição que desempenha um papel importante na superação das exclusões sociais. Trazendo como objetivo geral a busca de menções ao conteúdo futebol de mulheres, a partir das ementas curriculares e projetos pedagógicos dos cursos de Educação Física das universidades federais públicas do Nordeste, o trabalho possui natureza qualitativa feita por meio de uma análise de conteúdo que se utiliza de técnicas documentais complementares. O percurso metodológico iniciou na pré-análise com a localização das universidades federais públicas nordestinas que ofertam o curso de Educação Física, assim como seus projetos pedagógicos e currículos. Em seguida, foi realizada a exploração desse material. Os dados demonstraram que, além das particularidades de cada documento, estes não mencionam o ‘futebol de mulheres’ em sua pesquisa. Assim, decidiu-se por fragmentar o termo em ‘futebol’, ‘feminino’ e ‘mulher’ e feitas novas buscas. Em relação ao termo futebol, observou-se sua presença nos nomes dos componentes curriculares, nas ementas, nas referências bibliográficas, na infraestrutura (ao falar de campo de futebol), na justificativa e no contexto histórico. A expressão ‘feminino’ foi mencionada na estrutura (ao se referir a vestiário), em referências bibliográficas, nas ementas, da identificação das práticas esportivas de um dos documentos e no contexto histórico. A palavra ‘mulher’ apareceu nas referências bibliográficas, na ementa e na caracterização de perfil de docentes de uma das universidades estudadas. Diante da insuficiente presença do termo e dos termos correlatos e, levando em consideração o crescente aumento da prática da modalidade, foi possível perceber a necessidade de reformulação dos projetos pedagógicos dos cursos de Educação Física das universidades (demonstrada a desatualização da maioria dos documentos) para que seja incluído e atualizado os conteúdos atuais, como por exemplo, o futebol de mulheres com a finalidade de contribuir com o processo formativo dos professores de Educação Física, assim como melhorar as possibilidades de estudo, práticas esportivas e campos de atuação de, para e por mulheres.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-18T20:51:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-18T20:51:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-07-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MEDEIROS, Júlia Maria Alves de. O futebol de mulheres como conteúdo nos projetos pedagógicos e ementas curriculares dos cursos de educação física das universidades federais do nordeste. Orientador: Maria Aparecida Dias. 2022. 98f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49809
identifier_str_mv MEDEIROS, Júlia Maria Alves de. O futebol de mulheres como conteúdo nos projetos pedagógicos e ementas curriculares dos cursos de educação física das universidades federais do nordeste. Orientador: Maria Aparecida Dias. 2022. 98f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49809/1/Futebolmulheresconteudo_Medeiros_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e7b9ff3adfb46f25b9bbd54b53378585
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832964337401856