O fogo em Émilie du Châtelet: uma perspectiva feminista pós-estruturalista da história das Ciências
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51317 |
Resumo: | Estudos de casos históricos envolvendo a participação de mulheres no desenvolvimento do conhecimento científico têm sido enfatizados nas agendas de pesquisa atuais como forma de estimular uma Ciência mais inclusiva e diversificada. A história da filósofa natural Émilie du Châtelet, uma mulher da alta aristocracia francesa, que viveu durante a primeira metade do século XVIII, e a sua Dissertation sur la nature et la propagation du Feu (Dissertação sobre a natureza e a propagação do Fogo), é um exemplo a ser melhor investigado. O período é caracterizado pelo pensamento Iluminista, no qual as bases filosóficas eram contra a participação de Mulheres em assuntos que não fossem domésticos ou religiosos, argumentando que elas seriam incapazes de usar a razão, característica natural atribuída unicamente aos homens. A busca, análise e narrativa históricas foram guiadas pela perspectiva feminista pósestruturalista das Ciências. Relacionando alguns aspectos da vida e obras da marquesa às questões de gênero, dentro da referida perspectiva, em meio aos fatos biográficos e obras da marquesa. A pergunta que conduziu esta pesquisa foi: como tais questões refletiram em sua obra de filosofia natural, em especial, sua Dissertação sobre a natureza e a propagação do fogo? Para isto, através dos discursos feministas pós-estruturalistas, questiona-se as noções de representação, os valores supostamente universais de uma cultura eurocêntrica do Iluminismo, em particular a noção de direitos que são justificados nessa filosofia, e trazendo uma nova e polêmica perspectiva para a historiografia canônica das Ciências. Émilie segue o modelo filosófico vigente e seus estudos refletem estes pensamentos e valores. A estratégia que adota para ser reconhecida e publicada é uma ação em virtude do seu sexo, já que não era aceita a participação das Mulheres nas questões que envolviam o uso da razão. Assim, entendemos que tanto as questões de gênero locais e temporais, como os métodos filosóficos, influenciaram seu trabalho na escolha, condução e apresentação inicialmente anônima. Outras obras, como seus comentários algébricos, críticas e reformulações do Principia de Newton também refletem o que pode ser interpretada como uma estratégia feminina para ser lida e reconhecida. Esta estratégia funcionou por um tempo, mas como podemos observar neste trabalho, sua conquista foi suprimida após a sua morte. |
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A história da filósofa natural Émilie du Châtelet, uma mulher da alta aristocracia francesa, que viveu durante a primeira metade do século XVIII, e a sua Dissertation sur la nature et la propagation du Feu (Dissertação sobre a natureza e a propagação do Fogo), é um exemplo a ser melhor investigado. O período é caracterizado pelo pensamento Iluminista, no qual as bases filosóficas eram contra a participação de Mulheres em assuntos que não fossem domésticos ou religiosos, argumentando que elas seriam incapazes de usar a razão, característica natural atribuída unicamente aos homens. A busca, análise e narrativa históricas foram guiadas pela perspectiva feminista pósestruturalista das Ciências. Relacionando alguns aspectos da vida e obras da marquesa às questões de gênero, dentro da referida perspectiva, em meio aos fatos biográficos e obras da marquesa. A pergunta que conduziu esta pesquisa foi: como tais questões refletiram em sua obra de filosofia natural, em especial, sua Dissertação sobre a natureza e a propagação do fogo? Para isto, através dos discursos feministas pós-estruturalistas, questiona-se as noções de representação, os valores supostamente universais de uma cultura eurocêntrica do Iluminismo, em particular a noção de direitos que são justificados nessa filosofia, e trazendo uma nova e polêmica perspectiva para a historiografia canônica das Ciências. Émilie segue o modelo filosófico vigente e seus estudos refletem estes pensamentos e valores. A estratégia que adota para ser reconhecida e publicada é uma ação em virtude do seu sexo, já que não era aceita a participação das Mulheres nas questões que envolviam o uso da razão. Assim, entendemos que tanto as questões de gênero locais e temporais, como os métodos filosóficos, influenciaram seu trabalho na escolha, condução e apresentação inicialmente anônima. Outras obras, como seus comentários algébricos, críticas e reformulações do Principia de Newton também refletem o que pode ser interpretada como uma estratégia feminina para ser lida e reconhecida. Esta estratégia funcionou por um tempo, mas como podemos observar neste trabalho, sua conquista foi suprimida após a sua morte.Historical case studies involving women's participation in the development of scientific knowledge have been emphasized in current research agendas as a way of encouraging a more inclusive and diverse science. The story of the natural philosopher Émilie du Châtelet, a woman of the French high aristocracy, who lived during the first half of the 18th century, and her Dissertation sur la nature et la propagation du Feu (Dissertation on the nature and propagation of Fire), is an example to be further investigated. This period is characterized by Enlightenment thought, in which the philosophical bases were against the participation of women in matters that were not domestic or religious, arguing that they would be incapable of using reason, a natural characteristic attributed only to men. Our search, analysis and historical narrative were guided by the poststructuralist feminist perspective of the Sciences. We related some aspects of the marquise's life and works to gender issues, within that perspective, amidst the marquise's biographical facts and works. The question that guides this research was: how such questions were reflected in her work of Natural Philosophy, in particular, her Dissertation? In order to answer it, we use poststructuralist feminist discourses, questioning the notions of representation, the supposedly universal values of the Eurocentric culture of the Enlightenment, in particular the notion of rights that are justified in this philosophy, and bringing a new and controversial perspective to the canonical historiography of science. Émilie du Châtelet followed the philosophical philosophical model and her studies reflect these thoughts and values. The strategy she adopted to be recognized and published is an action in virtue of her sex, since the participation of women in issues involving the use of reason was not accepted. Thus, we understand that both local and temporal gender issues, as well as philosophical methods, influenced her work in the choice, conduct and initially anonymous presentation. Other works, such as her algebraic comments, critiques and reformulations of Newton's Principia also reflect what we understand as a feminine strategy to be read and recognized. This strategy worked for a while, but as we can see in this work, her conquest was suppressed after her death.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAFilosofia naturalPós-estruturalismoÉmilie du ChâteletO fogo em Émilie du Châtelet: uma perspectiva feminista pós-estruturalista da história das Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFogoEmilieduChatelet_Pereira_2022.pdfapplication/pdf1346473https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51317/1/FogoEmilieduChatelet_Pereira_2022.pdfac21c54cce65fc0d37c071b3a02976deMD51123456789/513172023-02-16 16:09:48.449oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/51317Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-02-16T19:09:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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