Fatores da satisfação e fidelidade do cliente: um estudo no varejo de supermercado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santo Filha, Nilva Coimbra do Espírito
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14864
Resumo: This thesis deals with the factors affecting customer satisfaction and loyalty in the supermarket sector. It is adapted a model proposed by Johnson et al. (2001) and included the brand construct as a loyalty of construct antecedent. It is conducted a survey with a sample of 290 customers of a supermarket in Natal city, Brazil, and descriptive and multiple regression statistical analysis. The main findings are that the proposed model is confirmed with quality being the main factor affecting satisfaction, but also in this case the place marketing construct playing a key role on satisfaction. The loyalty model is also supported by this research with the brand construct appearing important for a segment of the customers. This study support the conclusion that customer satisfaction is not the sole or main factor to explain loyalty
id UFRN_d680ae663df35d268459e826ba0e3e7b
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14864
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Santo Filha, Nilva Coimbra do Espíritohttp://lattes.cnpq.br/9466182243014121http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784139P6Ramos, Anatália Saraiva Martinshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782144T2Souza, Tereza dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793245A5Ramos, Rubens Eugênio Barreto2014-12-17T14:52:32Z2008-02-142014-12-17T14:52:32Z2006-07-20SANTO FILHA, Nilva Coimbra do Espírito. Factors affecting customer satisfaction and loyalty: a study on the supermarket sector. 2006. 175 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14864This thesis deals with the factors affecting customer satisfaction and loyalty in the supermarket sector. It is adapted a model proposed by Johnson et al. (2001) and included the brand construct as a loyalty of construct antecedent. It is conducted a survey with a sample of 290 customers of a supermarket in Natal city, Brazil, and descriptive and multiple regression statistical analysis. The main findings are that the proposed model is confirmed with quality being the main factor affecting satisfaction, but also in this case the place marketing construct playing a key role on satisfaction. The loyalty model is also supported by this research with the brand construct appearing important for a segment of the customers. This study support the conclusion that customer satisfaction is not the sole or main factor to explain loyaltyEste trabalho apresenta um estudo dos fatores da satisfação e fidelidade do cliente adaptando o modelo proposto por Johnson et al. (2001) e introduzindo o construto marca na explicação do construto fidelidade . É realizada uma pesquisa com 290 clientes de um supermercado e realizadas análise estatísticas descritivas e de regressão múltipla para satisfação e fidelidade. Os principais resultados são que o modelo explicativo da satisfação baseado nos direcionadores da qualidade foi confirmado, todavia uma variável fundamental de Marketing, localização, também apareceu como fator da satisfação para este estudo. O modelo explicativo da fidelidade original também foi confirmado e o acréscimo da variável marca mostrou-se importante para uma parcela dos respondentes, o que pode sugerir que haveria segmentos para os quais a marca influencia a fidelidade neste caso (varejo de supermercados). Também, este estudo reforça outros realizados nos quais a Satisfação não é o único ou mesmo principal fator a explicar a fidelidadeapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoUFRNBREstratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e OperaçõesClienteSatisfaçãoCustomerSatisfactionCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOFatores da satisfação e fidelidade do cliente: um estudo no varejo de supermercadoFactors affecting customer satisfaction and loyalty: a study on the supermarket sectorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALNilvaCESF.pdfapplication/pdf2152280https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14864/1/NilvaCESF.pdf90449dea963541240ef5800ed53f6124MD51TEXTNilvaCESF.pdf.txtNilvaCESF.pdf.txtExtracted texttext/plain260965https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14864/6/NilvaCESF.pdf.txt086ba98d0ad6eb3cac248ad4ca6915b0MD56THUMBNAILNilvaCESF.pdf.jpgNilvaCESF.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3276https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14864/7/NilvaCESF.pdf.jpg6ac9ba1f02f287299c796ae44381d119MD57123456789/148642017-11-02 01:35:43.611oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14864Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T04:35:43Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Fatores da satisfação e fidelidade do cliente: um estudo no varejo de supermercado
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Factors affecting customer satisfaction and loyalty: a study on the supermarket sector
title Fatores da satisfação e fidelidade do cliente: um estudo no varejo de supermercado
spellingShingle Fatores da satisfação e fidelidade do cliente: um estudo no varejo de supermercado
Santo Filha, Nilva Coimbra do Espírito
Cliente
Satisfação
Customer
Satisfaction
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
title_short Fatores da satisfação e fidelidade do cliente: um estudo no varejo de supermercado
title_full Fatores da satisfação e fidelidade do cliente: um estudo no varejo de supermercado
title_fullStr Fatores da satisfação e fidelidade do cliente: um estudo no varejo de supermercado
title_full_unstemmed Fatores da satisfação e fidelidade do cliente: um estudo no varejo de supermercado
title_sort Fatores da satisfação e fidelidade do cliente: um estudo no varejo de supermercado
author Santo Filha, Nilva Coimbra do Espírito
author_facet Santo Filha, Nilva Coimbra do Espírito
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9466182243014121
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784139P6
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Ramos, Anatália Saraiva Martins
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782144T2
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Souza, Tereza de
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793245A5
dc.contributor.author.fl_str_mv Santo Filha, Nilva Coimbra do Espírito
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Rubens Eugênio Barreto
contributor_str_mv Ramos, Rubens Eugênio Barreto
dc.subject.por.fl_str_mv Cliente
Satisfação
topic Cliente
Satisfação
Customer
Satisfaction
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Customer
Satisfaction
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
description This thesis deals with the factors affecting customer satisfaction and loyalty in the supermarket sector. It is adapted a model proposed by Johnson et al. (2001) and included the brand construct as a loyalty of construct antecedent. It is conducted a survey with a sample of 290 customers of a supermarket in Natal city, Brazil, and descriptive and multiple regression statistical analysis. The main findings are that the proposed model is confirmed with quality being the main factor affecting satisfaction, but also in this case the place marketing construct playing a key role on satisfaction. The loyalty model is also supported by this research with the brand construct appearing important for a segment of the customers. This study support the conclusion that customer satisfaction is not the sole or main factor to explain loyalty
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-07-20
dc.date.available.fl_str_mv 2008-02-14
2014-12-17T14:52:32Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T14:52:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTO FILHA, Nilva Coimbra do Espírito. Factors affecting customer satisfaction and loyalty: a study on the supermarket sector. 2006. 175 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14864
identifier_str_mv SANTO FILHA, Nilva Coimbra do Espírito. Factors affecting customer satisfaction and loyalty: a study on the supermarket sector. 2006. 175 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14864/1/NilvaCESF.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14864/6/NilvaCESF.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14864/7/NilvaCESF.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 90449dea963541240ef5800ed53f6124
086ba98d0ad6eb3cac248ad4ca6915b0
6ac9ba1f02f287299c796ae44381d119
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832964128735232