Análise da transformação martensítica induzida por deformação em aços com efeito TRIP
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46297 |
Resumo: | Em busca de soluções automobilísticas, os aços avançados de alta resistência (AHSS, Advanced High Strength Steels) foram desenvolvidos para substituírem os aços convencionais, já que eles apresentam melhores propriedades mecânicas, fornecendo maior eficiência e segurança aos veículos. Dentre os AHSS destacam-se os aços TRIP (Transformation Induced Plasticity), que apresentam microestrutura constituída por grãos ferríticos e bainíticos com ilhas de austenita. Uma das principais características dos aços TRIP é a ocorrência de transformação martensítica induzida pela deformação plástica, promovendo alto coeficiente de encruamento, altas plasticidade e tenacidade. Neste trabalho foram utilizadas duas amostras de diferentes classes de aço TRIP laminadas a frio, com 690 e 780 MPa de limite de resistência, com 1,5mm de espessura. As amostras foram dobradas manualmente a 90° com auxílio de uma morsa e posteriormente embutidas e preparadas metalograficamente para serem analisadas via EBSD (Electron Backscattering Diffraction). Foram realizadas análises ao longo da seção transversal da amostra na região deformada e longe da dobra, como base comparativa da evolução microestrutural do material em função da deformação plástica. Foi possível estudar o comportamento da microestrutura em regiões submetidas a diferentes níveis de tração e de compressão, dado o modo de deformação aplicado. A partir das análises via EBSD foi possível avaliar a fração de austenita presente nas diferentes regiões de deformação, além da avaliação da distribuição da deformação plástica ao longo da microestrutura dos aços. Foi possível analisar, após a deformação plástica, a transformação da austenita retida metaestável em martensita, aumentando assim as propriedades mecânicas deste material, característica essa de grande importância no controle de qualidade dessa classe de aços. |
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Mares Júnior, João BatistaRodrigues, Flávio José SaraivaFerreira, Jetson LemosPeres, Maurício MhirdauiCastro, Nicolau Apoena2022-02-24T17:21:48Z2022-02-24T17:21:48Z2022-02-15MARES JÚNIOR, João Batista. Análise da transformação martensítica induzida por deformação em aços com efeito TRIP. 2022. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46297Em busca de soluções automobilísticas, os aços avançados de alta resistência (AHSS, Advanced High Strength Steels) foram desenvolvidos para substituírem os aços convencionais, já que eles apresentam melhores propriedades mecânicas, fornecendo maior eficiência e segurança aos veículos. Dentre os AHSS destacam-se os aços TRIP (Transformation Induced Plasticity), que apresentam microestrutura constituída por grãos ferríticos e bainíticos com ilhas de austenita. Uma das principais características dos aços TRIP é a ocorrência de transformação martensítica induzida pela deformação plástica, promovendo alto coeficiente de encruamento, altas plasticidade e tenacidade. Neste trabalho foram utilizadas duas amostras de diferentes classes de aço TRIP laminadas a frio, com 690 e 780 MPa de limite de resistência, com 1,5mm de espessura. As amostras foram dobradas manualmente a 90° com auxílio de uma morsa e posteriormente embutidas e preparadas metalograficamente para serem analisadas via EBSD (Electron Backscattering Diffraction). Foram realizadas análises ao longo da seção transversal da amostra na região deformada e longe da dobra, como base comparativa da evolução microestrutural do material em função da deformação plástica. Foi possível estudar o comportamento da microestrutura em regiões submetidas a diferentes níveis de tração e de compressão, dado o modo de deformação aplicado. A partir das análises via EBSD foi possível avaliar a fração de austenita presente nas diferentes regiões de deformação, além da avaliação da distribuição da deformação plástica ao longo da microestrutura dos aços. Foi possível analisar, após a deformação plástica, a transformação da austenita retida metaestável em martensita, aumentando assim as propriedades mecânicas deste material, característica essa de grande importância no controle de qualidade dessa classe de aços.In pursuit of advanced automotive solutions, high strength steels (AHSS, High Strength Steels) have been improved to replace advanced high strength steels as they can enhance and improve the safety of mechanical vehicles. Among the AHSS, TRIP (Transformation Induced Plasticity) steels stand out, which propose a microstructure consisting of ferritic and bainitic grains with austenite islands. One of the main characteristics of TRIP steels is the occurrence of martensitic transformation induced by plastic deformation, promoting high coefficient of work hardening, high plasticity and toughness. In this work, two samples of different classes of cold rolled TRIP steels were used, with 690 and 780 MPa of resistance limit with approximately 1.5 mm of thickness. As they were manually bent at 90° with the aid of a vise and later embedded and metallographically prepared to be made via EBSD (Electron Backscattering Diffraction). They were carried out along the cross section of the sample in the deformed and long region of the bend, as a comparative basis of the microstructural evolution of the material as a function of deformation. It was possible to study the behavior of the microstructure in different functions, becoming an applied training model. From the EBSD formation formation variations, it was possible to evaluate the diversity of plastic formation variations, in addition to the evaluation of the plastic formation distribution, in addition to the evaluation of the microstructure formation distribution. Where it was possible to analyze it after the transformation of the austenite of metastable plasticity in increasing the mechanical properties of this material, characteristic of this great importance in the control of this class of steels.Universidade Federal do Rio Grande do NorteEngenharia de MateriaisUFRNBrasilDepartamento de Engenharia de MateriaisAços TRIPTransformação de fasePropriedades mecânicasDureza VickersMicroestruturaTRIP SteelsPhase transformationMechanical propertiesVickers hardnessMicrostructureAnálise da transformação martensítica induzida por deformação em aços com efeito TRIPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALAnálise da transformação martensítica induzida por deformação em aços com efeito TRIP .pdfAnálise da transformação martensítica induzida por deformação em aços com efeito TRIP .pdfapplication/pdf3630482https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46297/1/An%c3%a1lise%20da%20transforma%c3%a7%c3%a3o%20martens%c3%adtica%20induzida%20por%20deforma%c3%a7%c3%a3o%20em%20a%c3%a7os%20com%20efeito%20TRIP%20.pdfd89c61f329330ef3ef95276368036801MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46297/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52123456789/462972022-02-24 14:21:49.856oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-02-24T17:21:49Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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Em busca de soluções automobilísticas, os aços avançados de alta resistência (AHSS, Advanced High Strength Steels) foram desenvolvidos para substituírem os aços convencionais, já que eles apresentam melhores propriedades mecânicas, fornecendo maior eficiência e segurança aos veículos. Dentre os AHSS destacam-se os aços TRIP (Transformation Induced Plasticity), que apresentam microestrutura constituída por grãos ferríticos e bainíticos com ilhas de austenita. Uma das principais características dos aços TRIP é a ocorrência de transformação martensítica induzida pela deformação plástica, promovendo alto coeficiente de encruamento, altas plasticidade e tenacidade. Neste trabalho foram utilizadas duas amostras de diferentes classes de aço TRIP laminadas a frio, com 690 e 780 MPa de limite de resistência, com 1,5mm de espessura. As amostras foram dobradas manualmente a 90° com auxílio de uma morsa e posteriormente embutidas e preparadas metalograficamente para serem analisadas via EBSD (Electron Backscattering Diffraction). Foram realizadas análises ao longo da seção transversal da amostra na região deformada e longe da dobra, como base comparativa da evolução microestrutural do material em função da deformação plástica. Foi possível estudar o comportamento da microestrutura em regiões submetidas a diferentes níveis de tração e de compressão, dado o modo de deformação aplicado. A partir das análises via EBSD foi possível avaliar a fração de austenita presente nas diferentes regiões de deformação, além da avaliação da distribuição da deformação plástica ao longo da microestrutura dos aços. Foi possível analisar, após a deformação plástica, a transformação da austenita retida metaestável em martensita, aumentando assim as propriedades mecânicas deste material, característica essa de grande importância no controle de qualidade dessa classe de aços. |
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