A rotina na inserção/adaptação de crianças com deficiência na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47560 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a rotina na inserção de crianças com deficiência, na educação infantil. Os objetivos específicos são caracterizar a apropriação da rotina, por crianças bem pequenas com deficiência, durante o processo de inserção/adaptação, na escola de aplicação da UFRN; descrever concepções de educadores acerca da rotina, durante a inserção/adaptação das crianças bem pequenas com deficiência, na escola de aplicação; identificar as estratégias de rotina utilizadas durante a inserção/adaptação, nas modalidades presencial e remota de educação infantil e suas implicações na participação de crianças com e sem deficiência. A pesquisa desenvolveu-se na escola de aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, no Núcleo de Educação da Infância – NEI, no primeiro semestre de 2021. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi executada a partir da metodologia de um estudo de caso. Os dados foram coletados através dos seguintes instrumentos: questionário eletrônico, relatórios de aprendizagem, registros das observações participantes e entrevistas semiestruturadas. Foram sujeitos desta pesquisa, cinco professoras, já atuantes em turma 1, da educação infantil, e uma criança com deficiência, matriculada na turma 1, do ano de 2021 e suas respectivas professoras. Após analisarmos os dados colhidos, pudemos observar o esforço das docentes em garantir o acesso das crianças com deficiência às práticas e vivências do grupo, através do uso da comunicação alternativa, estabelecimento de laços afetivos, boa comunicação professor/criança e parceria efetiva com a família. Percebemos que as estratégias de rotina, pensadas, planejadas e executadas, no contexto de ensino remoto ou presencial, foram, de fato, estruturantes para as crianças com deficiência e todo o grupo, possibilitando, uma vivência menos dolorosa dessa separação com a família e entrada numa instituição de educação infantil, numa apropriação do novo lugar, pessoas e rotina. Como desdobramento de nossa pesquisa, pretendemos publicar artigos, apresentar o trabalho em simpósios e encontros, bem como dar sequência aos estudos, dentro dessa temática, investigando, a rotina, num processo de inserção/adaptação, na modalidade presencial. |
id |
UFRN_d6933dd67350c9a4aae9784b5ebb363c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47560 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Lira, Milena Oliveira dehttp://lattes.cnpq.br/9721732192771855Nunes, Debora Regina de PaulaDantas, Elaine Luciana SobralSoares, Julio RibeiroDias, Maria AparecidaFonseca, Gessica Fabiely2022-06-06T22:59:50Z2022-06-06T22:59:50Z2022-02-24LIRA, Milena Oliveira de. A rotina na inserção/adaptação de crianças com deficiência na educação infantil. 2022. 127f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47560O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a rotina na inserção de crianças com deficiência, na educação infantil. Os objetivos específicos são caracterizar a apropriação da rotina, por crianças bem pequenas com deficiência, durante o processo de inserção/adaptação, na escola de aplicação da UFRN; descrever concepções de educadores acerca da rotina, durante a inserção/adaptação das crianças bem pequenas com deficiência, na escola de aplicação; identificar as estratégias de rotina utilizadas durante a inserção/adaptação, nas modalidades presencial e remota de educação infantil e suas implicações na participação de crianças com e sem deficiência. A pesquisa desenvolveu-se na escola de aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, no Núcleo de Educação da Infância – NEI, no primeiro semestre de 2021. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi executada a partir da metodologia de um estudo de caso. Os dados foram coletados através dos seguintes instrumentos: questionário eletrônico, relatórios de aprendizagem, registros das observações participantes e entrevistas semiestruturadas. Foram sujeitos desta pesquisa, cinco professoras, já atuantes em turma 1, da educação infantil, e uma criança com deficiência, matriculada na turma 1, do ano de 2021 e suas respectivas professoras. Após analisarmos os dados colhidos, pudemos observar o esforço das docentes em garantir o acesso das crianças com deficiência às práticas e vivências do grupo, através do uso da comunicação alternativa, estabelecimento de laços afetivos, boa comunicação professor/criança e parceria efetiva com a família. Percebemos que as estratégias de rotina, pensadas, planejadas e executadas, no contexto de ensino remoto ou presencial, foram, de fato, estruturantes para as crianças com deficiência e todo o grupo, possibilitando, uma vivência menos dolorosa dessa separação com a família e entrada numa instituição de educação infantil, numa apropriação do novo lugar, pessoas e rotina. Como desdobramento de nossa pesquisa, pretendemos publicar artigos, apresentar o trabalho em simpósios e encontros, bem como dar sequência aos estudos, dentro dessa temática, investigando, a rotina, num processo de inserção/adaptação, na modalidade presencial.The present work has as general objective to analyze the routine in the insertion of children with disabilities in early childhood education. The specific objectives are to characterize the appropriation of the routine, by very young children with disabilities, during the insertion/adaptation process, in the UFRN application school; to describe educators' conceptions about the routine, during the insertion/adaptation of very young children with disabilities, in the application school; to identify the routine strategies used during the insertion/adaptation, in the face-to-face and remote modalities of early childhood education and their implications for the participation of children with and without disabilities. The research was developed at the application school of the Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Federal University of Rio Grande do Norte) - UFRN, at the Núcleo de Educação da Infância (Childhood Education Center) - NEI, in the first semester of 2021. The qualitative research was carried out using the methodology of a case study. Data were collected through the following instruments: electronic questionnaire, learning reports, records of participant observations and semi-structured interviews. The subjects of this research were five teachers, already working in class 1, of early childhood education, and a child with a disability, enrolled in class 1, in the year 2021 and their respective teachers. After analyzing the data collected, we could observe the efforts of the teachers to guarantee the access of children with disabilities to the practices and experiences of the group, through the use of alternative communication, establishment of affective bonds, good teacher/child communication and effective partnership with the family. We realized that the routine strategies, thought, planned and executed, in the context of remote or face-to-face teaching, were, in fact, structuring for children with disabilities and the whole group, enabling a less painful experience of this separation with the family and entrance in an early childhood education institution, in an appropriation of the new place, people and routine. As a result of our research, we intend to publish articles, present the work in symposia and meetings, as well as continue the studies, within this theme, investigating, the routine, in a process of insertion/adaptation, in the face-to-face modality.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilEducação infantilRotinaInserçãoCriança com deficiênciaA rotina na inserção/adaptação de crianças com deficiência na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRotinainsercaoadaptacao_Lira_2022.pdfapplication/pdf1097838https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47560/1/Rotinainsercaoadaptacao_Lira_2022.pdf93ef8102c0b60245cdd11d814d1d35a0MD51123456789/475602022-06-07 20:48:12.927oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47560Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-06-07T23:48:12Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A rotina na inserção/adaptação de crianças com deficiência na educação infantil |
title |
A rotina na inserção/adaptação de crianças com deficiência na educação infantil |
spellingShingle |
A rotina na inserção/adaptação de crianças com deficiência na educação infantil Lira, Milena Oliveira de Educação infantil Rotina Inserção Criança com deficiência |
title_short |
A rotina na inserção/adaptação de crianças com deficiência na educação infantil |
title_full |
A rotina na inserção/adaptação de crianças com deficiência na educação infantil |
title_fullStr |
A rotina na inserção/adaptação de crianças com deficiência na educação infantil |
title_full_unstemmed |
A rotina na inserção/adaptação de crianças com deficiência na educação infantil |
title_sort |
A rotina na inserção/adaptação de crianças com deficiência na educação infantil |
author |
Lira, Milena Oliveira de |
author_facet |
Lira, Milena Oliveira de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9721732192771855 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Nunes, Debora Regina de Paula |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Dantas, Elaine Luciana Sobral |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Soares, Julio Ribeiro |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Dias, Maria Aparecida |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lira, Milena Oliveira de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fonseca, Gessica Fabiely |
contributor_str_mv |
Fonseca, Gessica Fabiely |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Rotina Inserção Criança com deficiência |
topic |
Educação infantil Rotina Inserção Criança com deficiência |
description |
O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a rotina na inserção de crianças com deficiência, na educação infantil. Os objetivos específicos são caracterizar a apropriação da rotina, por crianças bem pequenas com deficiência, durante o processo de inserção/adaptação, na escola de aplicação da UFRN; descrever concepções de educadores acerca da rotina, durante a inserção/adaptação das crianças bem pequenas com deficiência, na escola de aplicação; identificar as estratégias de rotina utilizadas durante a inserção/adaptação, nas modalidades presencial e remota de educação infantil e suas implicações na participação de crianças com e sem deficiência. A pesquisa desenvolveu-se na escola de aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, no Núcleo de Educação da Infância – NEI, no primeiro semestre de 2021. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi executada a partir da metodologia de um estudo de caso. Os dados foram coletados através dos seguintes instrumentos: questionário eletrônico, relatórios de aprendizagem, registros das observações participantes e entrevistas semiestruturadas. Foram sujeitos desta pesquisa, cinco professoras, já atuantes em turma 1, da educação infantil, e uma criança com deficiência, matriculada na turma 1, do ano de 2021 e suas respectivas professoras. Após analisarmos os dados colhidos, pudemos observar o esforço das docentes em garantir o acesso das crianças com deficiência às práticas e vivências do grupo, através do uso da comunicação alternativa, estabelecimento de laços afetivos, boa comunicação professor/criança e parceria efetiva com a família. Percebemos que as estratégias de rotina, pensadas, planejadas e executadas, no contexto de ensino remoto ou presencial, foram, de fato, estruturantes para as crianças com deficiência e todo o grupo, possibilitando, uma vivência menos dolorosa dessa separação com a família e entrada numa instituição de educação infantil, numa apropriação do novo lugar, pessoas e rotina. Como desdobramento de nossa pesquisa, pretendemos publicar artigos, apresentar o trabalho em simpósios e encontros, bem como dar sequência aos estudos, dentro dessa temática, investigando, a rotina, num processo de inserção/adaptação, na modalidade presencial. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-06T22:59:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-06-06T22:59:50Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-02-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LIRA, Milena Oliveira de. A rotina na inserção/adaptação de crianças com deficiência na educação infantil. 2022. 127f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47560 |
identifier_str_mv |
LIRA, Milena Oliveira de. A rotina na inserção/adaptação de crianças com deficiência na educação infantil. 2022. 127f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47560/1/Rotinainsercaoadaptacao_Lira_2022.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
93ef8102c0b60245cdd11d814d1d35a0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832789120352256 |