Ensinar e aprender História: desafios docentes na aprendizagem híbrida no Espaço Maker

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adriane Teixeira da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47170
Resumo: A presente pesquisa tem como questionamento gerador como desenvolver a aprendizagem histórica, a capacidade de leitura do mundo e da realidade por parte dos discentes no ensino básico, utilizando a instrumentalização da disciplina história e ferramentas do espaço maker escolar que possam ser utilizadas no ensino híbrido. Para tanto, objetiva desenvolver aprendizagem histórica através da problematização da realidade e do cotidiano discente de forma autônoma no espaço maker, no ensino híbrido, com estudantes do 6º ano, dos anos finais, do Ensino Fundamental do Complexo Educacional Contemporâneo. A estratégia metodológica utilizada foi uma abordagem qualitativa do tipo exploratória e o procedimento adotado foi a análise documental comparativa. Por se tratar de um espaço novo e pouco explorado principalmente nas ciências humanas, foi necessário desenvolver estratégias de utilização do espaço maker com o apoio das metodologias ativas e as TDIC’s. Através dessa junção de ferramentas, buscou-se desenvolver o conhecimento histórico e a leitura do mundo e da realidade, com uma proposta de abordagem por meio de um roteiro investigativo. Esse roteiro considerou principalmente a sala maker que cada espaço escolar possui, seus projetos, objetos, conhecimentos desenvolvidos e contextos para pensar o mundo circundante, promovendo a problematização, o estranhamento do cotidiano naturalizado por parte do estudante. Partindo desta abordagem provocativa e com o auxílio das TDIC’s e do ensino híbrido, desenvolveu-se um roteiro investigativo no qual o discente possa aprender procedimentos de pesquisa que o auxilie na construção do conhecimento histórico e, por fim, ao retornar para sala maker, desenvolver a construção de narrativa por meio de diferentes linguagens, utilizando os recursos disponíveis da sala. Em conclusão, esta pesquisa indicou que o ensino de história desenvolvido na sala maker, utilizando de metodologias ativas e TDIC’s, pode auxiliar no desenvolvimento da interdisciplinaridade, da autonomia, da capacidade de leitura do mundo e da realidade por parte dos discentes.
id UFRN_d6bc5da4a8583afd7e854b032dedf83a
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47170
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Adriane Teixeira dahttp://lattes.cnpq.br/4312534101875187https://orcid.org/0000-0002-8542-4173http://lattes.cnpq.br/5565266295414497Santos, Magno Francisco de Jesushttps://orcid.org/0000-0002-2218-7772http://lattes.cnpq.br/9046069221784194Gomes Neto, João MauricioOliveira, Margarida Maria Dias de2022-05-11T22:15:53Z2022-05-11T22:15:53Z2022-02-18SILVA, Adriane Teixeira da. Ensinar e aprender História: desafios docentes na aprendizagem híbrida no Espaço Maker. 2022. 123f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47170A presente pesquisa tem como questionamento gerador como desenvolver a aprendizagem histórica, a capacidade de leitura do mundo e da realidade por parte dos discentes no ensino básico, utilizando a instrumentalização da disciplina história e ferramentas do espaço maker escolar que possam ser utilizadas no ensino híbrido. Para tanto, objetiva desenvolver aprendizagem histórica através da problematização da realidade e do cotidiano discente de forma autônoma no espaço maker, no ensino híbrido, com estudantes do 6º ano, dos anos finais, do Ensino Fundamental do Complexo Educacional Contemporâneo. A estratégia metodológica utilizada foi uma abordagem qualitativa do tipo exploratória e o procedimento adotado foi a análise documental comparativa. Por se tratar de um espaço novo e pouco explorado principalmente nas ciências humanas, foi necessário desenvolver estratégias de utilização do espaço maker com o apoio das metodologias ativas e as TDIC’s. Através dessa junção de ferramentas, buscou-se desenvolver o conhecimento histórico e a leitura do mundo e da realidade, com uma proposta de abordagem por meio de um roteiro investigativo. Esse roteiro considerou principalmente a sala maker que cada espaço escolar possui, seus projetos, objetos, conhecimentos desenvolvidos e contextos para pensar o mundo circundante, promovendo a problematização, o estranhamento do cotidiano naturalizado por parte do estudante. Partindo desta abordagem provocativa e com o auxílio das TDIC’s e do ensino híbrido, desenvolveu-se um roteiro investigativo no qual o discente possa aprender procedimentos de pesquisa que o auxilie na construção do conhecimento histórico e, por fim, ao retornar para sala maker, desenvolver a construção de narrativa por meio de diferentes linguagens, utilizando os recursos disponíveis da sala. Em conclusão, esta pesquisa indicou que o ensino de história desenvolvido na sala maker, utilizando de metodologias ativas e TDIC’s, pode auxiliar no desenvolvimento da interdisciplinaridade, da autonomia, da capacidade de leitura do mundo e da realidade por parte dos discentes.The present research has as a generating question how to develop historical learning, the ability to read the world and reality by students in basic education, using the instrumentalization of the History subject and the tools of the school maker space that can be used in hybrid teaching. Therefore, it aims to develop historical learning through the problematization of reality and the student's daily life in an autonomous way in the maker space, in hybrid education, with students from the Year 6, from the final years, of the Elementary School of Complexo Educacional Contemporâneo. The methodological strategy used was a qualitative exploratory approach and the procedure adopted was the comparative document analysis. Because it is a new and little explored space, mainly in the human sciences, it was necessary to develop strategies for using the maker space with the support of active methodologies and DICT's. Through this combination of tools, we sought to develop historical knowledge and the reading of the world and reality, with a proposal for an approach through an investigative script. This script mainly considered the Maker Room that each school space has, its projects, objects, developed knowledge and contexts to think about the surrounding world, promoting the problematization, the strangeness of the naturalized daily life on the part of the student. Starting from this provocative approach and with the help of DICT’s and hybrid teaching, an investigative script was developed in which the student can learn research procedures that help him in the construction of historical knowledge and, finally, upon returning to the Maker Room, develop the narrative construction through different languages, using the available resources of the room. In conclusion, this research indicated that the teaching of history developed in the Maker Room, using active methodologies and DICT’s, can help in the development of interdisciplinarity, autonomy, the ability to read the world and reality on the part of students.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONALUFRNBrasilAprendizagem históricaEspaço MakerTDIC'sEnsino de HistóriaEnsinar e aprender História: desafios docentes na aprendizagem híbrida no Espaço Makerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEnsinaraprenderHistoria_Silva_2022.pdfapplication/pdf4563174https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47170/1/EnsinaraprenderHistoria_Silva_2022.pdf23db7d699eeab95a3c9bc32c63e5f79cMD51123456789/471702022-05-11 19:16:28.921oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47170Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-11T22:16:28Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensinar e aprender História: desafios docentes na aprendizagem híbrida no Espaço Maker
title Ensinar e aprender História: desafios docentes na aprendizagem híbrida no Espaço Maker
spellingShingle Ensinar e aprender História: desafios docentes na aprendizagem híbrida no Espaço Maker
Silva, Adriane Teixeira da
Aprendizagem histórica
Espaço Maker
TDIC's
Ensino de História
title_short Ensinar e aprender História: desafios docentes na aprendizagem híbrida no Espaço Maker
title_full Ensinar e aprender História: desafios docentes na aprendizagem híbrida no Espaço Maker
title_fullStr Ensinar e aprender História: desafios docentes na aprendizagem híbrida no Espaço Maker
title_full_unstemmed Ensinar e aprender História: desafios docentes na aprendizagem híbrida no Espaço Maker
title_sort Ensinar e aprender História: desafios docentes na aprendizagem híbrida no Espaço Maker
author Silva, Adriane Teixeira da
author_facet Silva, Adriane Teixeira da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4312534101875187
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-8542-4173
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5565266295414497
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Santos, Magno Francisco de Jesus
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-2218-7772
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9046069221784194
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Gomes Neto, João Mauricio
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Adriane Teixeira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Margarida Maria Dias de
contributor_str_mv Oliveira, Margarida Maria Dias de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem histórica
Espaço Maker
TDIC's
Ensino de História
topic Aprendizagem histórica
Espaço Maker
TDIC's
Ensino de História
description A presente pesquisa tem como questionamento gerador como desenvolver a aprendizagem histórica, a capacidade de leitura do mundo e da realidade por parte dos discentes no ensino básico, utilizando a instrumentalização da disciplina história e ferramentas do espaço maker escolar que possam ser utilizadas no ensino híbrido. Para tanto, objetiva desenvolver aprendizagem histórica através da problematização da realidade e do cotidiano discente de forma autônoma no espaço maker, no ensino híbrido, com estudantes do 6º ano, dos anos finais, do Ensino Fundamental do Complexo Educacional Contemporâneo. A estratégia metodológica utilizada foi uma abordagem qualitativa do tipo exploratória e o procedimento adotado foi a análise documental comparativa. Por se tratar de um espaço novo e pouco explorado principalmente nas ciências humanas, foi necessário desenvolver estratégias de utilização do espaço maker com o apoio das metodologias ativas e as TDIC’s. Através dessa junção de ferramentas, buscou-se desenvolver o conhecimento histórico e a leitura do mundo e da realidade, com uma proposta de abordagem por meio de um roteiro investigativo. Esse roteiro considerou principalmente a sala maker que cada espaço escolar possui, seus projetos, objetos, conhecimentos desenvolvidos e contextos para pensar o mundo circundante, promovendo a problematização, o estranhamento do cotidiano naturalizado por parte do estudante. Partindo desta abordagem provocativa e com o auxílio das TDIC’s e do ensino híbrido, desenvolveu-se um roteiro investigativo no qual o discente possa aprender procedimentos de pesquisa que o auxilie na construção do conhecimento histórico e, por fim, ao retornar para sala maker, desenvolver a construção de narrativa por meio de diferentes linguagens, utilizando os recursos disponíveis da sala. Em conclusão, esta pesquisa indicou que o ensino de história desenvolvido na sala maker, utilizando de metodologias ativas e TDIC’s, pode auxiliar no desenvolvimento da interdisciplinaridade, da autonomia, da capacidade de leitura do mundo e da realidade por parte dos discentes.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-11T22:15:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-11T22:15:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-02-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Adriane Teixeira da. Ensinar e aprender História: desafios docentes na aprendizagem híbrida no Espaço Maker. 2022. 123f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47170
identifier_str_mv SILVA, Adriane Teixeira da. Ensinar e aprender História: desafios docentes na aprendizagem híbrida no Espaço Maker. 2022. 123f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47170/1/EnsinaraprenderHistoria_Silva_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 23db7d699eeab95a3c9bc32c63e5f79c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117634594963456