Cultura da representação de arquitetura: concursos de projeto, Brasil 2008-2011
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Data de Publicação: | 2014 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19274 |
Resumo: | Esta tese aprofunda questões tratadas em nossa dissertação do mestrado (2009) e em textos posteriores sobre representação de projetos de arquitetura apresentados em concursos. Tem como objetivo central identificar a cultura de representação de projeto em concursos de arquitetura. Existiriam modos de argumentar comuns entre os arquitetos bem sucedidos? Quais? Em que medida as diversas argumentações são coerentes ou qual a coerência discursiva? Que interlocutores são privilegiados na argumentação, os que solicitam ou os que avaliam as propostas? Para responder a estas questões, partimos de uma correlação sugerida por TOSTRUP (1999) entre peças gráficas - plantas, cortes, fachadas, perspectiva, detalhes ou textos - e aspectos enfatizados na argumentação dum projeto (lugar, zoneamento, conforto ambiental, eficiência energética, etc.). A esta, acrescentamos funções que DURAND (2003) indica pertinente às representação: conceber, comunicar, seduzir, executar. Outros autores como COLLINS (1971), COLLYER (2004), MOON (2005), BANDEIRA (2007), OXMAN (2008), por caminhos diferentes, nos ofereceram subsídios para relacionar tipos de representações de projeto com funções ou estratégias específicas de convencimento. Deste modo, foram analisadas as solicitações de edital, atas de júri e as pranchas - representações gráficas e textuais - dos vencedores de 08 concursos brasileiros, ocorridos entre 2008 e 2011. O que nos permitiu constatar uma cultura de representação predominantemente baseada em perspectiva e plantas baixas, ainda que articuladas em argumentações diferentes. Esta pode enfatizar desde aspectos objetivos como exequibilidade até o apelo a mera sedução visual. No que se refere à interlocução, mesmo quando os editais se assemelhavam, a argumentação dos vencedores foi diferente, sugerindo um possível privilégio do júri como interlocutor. |
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Tem como objetivo central identificar a cultura de representação de projeto em concursos de arquitetura. Existiriam modos de argumentar comuns entre os arquitetos bem sucedidos? Quais? Em que medida as diversas argumentações são coerentes ou qual a coerência discursiva? Que interlocutores são privilegiados na argumentação, os que solicitam ou os que avaliam as propostas? Para responder a estas questões, partimos de uma correlação sugerida por TOSTRUP (1999) entre peças gráficas - plantas, cortes, fachadas, perspectiva, detalhes ou textos - e aspectos enfatizados na argumentação dum projeto (lugar, zoneamento, conforto ambiental, eficiência energética, etc.). A esta, acrescentamos funções que DURAND (2003) indica pertinente às representação: conceber, comunicar, seduzir, executar. Outros autores como COLLINS (1971), COLLYER (2004), MOON (2005), BANDEIRA (2007), OXMAN (2008), por caminhos diferentes, nos ofereceram subsídios para relacionar tipos de representações de projeto com funções ou estratégias específicas de convencimento. Deste modo, foram analisadas as solicitações de edital, atas de júri e as pranchas - representações gráficas e textuais - dos vencedores de 08 concursos brasileiros, ocorridos entre 2008 e 2011. O que nos permitiu constatar uma cultura de representação predominantemente baseada em perspectiva e plantas baixas, ainda que articuladas em argumentações diferentes. Esta pode enfatizar desde aspectos objetivos como exequibilidade até o apelo a mera sedução visual. No que se refere à interlocução, mesmo quando os editais se assemelhavam, a argumentação dos vencedores foi diferente, sugerindo um possível privilégio do júri como interlocutor.This thesis deepens the issues pointed out in our master's dissertation (2009) and the following texts about architectural projects representation presented in architectural competitions. It aims to identify the representation culture of projects from architectural competitions. Were there common ways to argue among successful architects? Which were them? How extent the various arguments are consistent or what is the discursive coherent? Which interlocutors were privileged in argumentation, the requesting ones or those that evaluate the proposals? To answer these questions, we began from a correlation suggested by TOSTRUP (1999) among some drawings – plans, sections, façades, perspective, details or texts - and emphasized aspects in a project argumentation (place, zoning, environmental comfort, energy efficiency, etc.). On the top of this, we add functions that DURAND (2003) indicates relevant to architectural representations: conception, communication or seduction and execution. Other writers, such as COLLINS (1971), COLLYER (2004), MOON (2005), BANDEIRA (2007), and OXMAN (2008) in different ways, offered us subsidies to relate kinds of architectural representations with specific functions or strategies of persuasion. Thus, for 08 Brazilian competitions, occurred between 2008 – 2011, we analyzed the requests from the brief of the official announcement, the evaluations of the jurors, and the boards of the winning designs – graphical and textual representations. That allowed us to observe a representation culture predominantly based on perspectives and plans, even been articulated in different arguments. This may emphasize since objective aspects as building execution to appeals of mere visual seduction. In what regards to the audience, even when the official announcement resembled to one another, the winners’ argumentation were different, suggesting a possible jury’s privilege as an interlocutor.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMORepresentaçãoprojetos de arquiteturaconcursos de arquitetura.Cultura da representação de arquitetura: concursos de projeto, Brasil 2008-2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCulturaRepresentacaoArquitetura_Sousa_2014.pdfCulturaRepresentacaoArquitetura_Sousa_2014.pdfapplication/pdf29883886https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19274/1/CulturaRepresentacaoArquitetura_Sousa_2014.pdfe0b087f79241244231923dce432e3b0dMD51THUMBNAILPabloGleydsonDeSousa_TESE.pdf.jpgPabloGleydsonDeSousa_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2288https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19274/6/PabloGleydsonDeSousa_TESE.pdf.jpgc4e9cc613a51337b62cd3ae7fc02649bMD56CulturaRepresentacaoArquitetura_Sousa_2014.pdf.jpgCulturaRepresentacaoArquitetura_Sousa_2014.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2288https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19274/8/CulturaRepresentacaoArquitetura_Sousa_2014.pdf.jpgc4e9cc613a51337b62cd3ae7fc02649bMD58TEXTPabloGleydsonDeSousa_TESE.pdf.txtPabloGleydsonDeSousa_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain460140https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19274/5/PabloGleydsonDeSousa_TESE.pdf.txtb32c9c415ab8e3442111eb689d4a98c8MD55CulturaRepresentacaoArquitetura_Sousa_2014.pdf.txtCulturaRepresentacaoArquitetura_Sousa_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain460140https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19274/7/CulturaRepresentacaoArquitetura_Sousa_2014.pdf.txtb32c9c415ab8e3442111eb689d4a98c8MD57123456789/192742019-01-29 20:43:19.061oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19274Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-29T23:43:19Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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Esta tese aprofunda questões tratadas em nossa dissertação do mestrado (2009) e em textos posteriores sobre representação de projetos de arquitetura apresentados em concursos. Tem como objetivo central identificar a cultura de representação de projeto em concursos de arquitetura. Existiriam modos de argumentar comuns entre os arquitetos bem sucedidos? Quais? Em que medida as diversas argumentações são coerentes ou qual a coerência discursiva? Que interlocutores são privilegiados na argumentação, os que solicitam ou os que avaliam as propostas? Para responder a estas questões, partimos de uma correlação sugerida por TOSTRUP (1999) entre peças gráficas - plantas, cortes, fachadas, perspectiva, detalhes ou textos - e aspectos enfatizados na argumentação dum projeto (lugar, zoneamento, conforto ambiental, eficiência energética, etc.). A esta, acrescentamos funções que DURAND (2003) indica pertinente às representação: conceber, comunicar, seduzir, executar. Outros autores como COLLINS (1971), COLLYER (2004), MOON (2005), BANDEIRA (2007), OXMAN (2008), por caminhos diferentes, nos ofereceram subsídios para relacionar tipos de representações de projeto com funções ou estratégias específicas de convencimento. Deste modo, foram analisadas as solicitações de edital, atas de júri e as pranchas - representações gráficas e textuais - dos vencedores de 08 concursos brasileiros, ocorridos entre 2008 e 2011. O que nos permitiu constatar uma cultura de representação predominantemente baseada em perspectiva e plantas baixas, ainda que articuladas em argumentações diferentes. Esta pode enfatizar desde aspectos objetivos como exequibilidade até o apelo a mera sedução visual. No que se refere à interlocução, mesmo quando os editais se assemelhavam, a argumentação dos vencedores foi diferente, sugerindo um possível privilégio do júri como interlocutor. |
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