Reinventar a universidade: um ensaio sobre o Grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM/UFRN)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Mônica Karina Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24942
Resumo: Esta tese tem como propósito expor fragmentos da história de uma experiência de reforma do pensamento construída, ao longo de 25 anos, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O conjunto de atividades desenvolvidas pelo Grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM) no âmbito do ensino, pesquisa e extensão demonstram que é possível empreender uma reforma da universidade como sugere Edgar Morin. A atuação desta base de pesquisa acadêmica amplia a concepção de complexidade no que se refere à religação das culturas científicas e humanísticas. Ao construir uma história de pesquisa que é anterior ao surgimento do próprio grupo, Maria da Conceição de Almeida, coordenadora do GRECOM, apoiada e alimentada por um grupo de pesquisadores que foi se revezando com o passar dos tempos, extrapola as fronteiras da ciência e reconhece a necessidade de se estabelecer o diálogo entre saberes distintos e complementares. Religar conhecimentos científicos e conhecimentos da tradição, compartilhar o produto das pesquisas em espaços de formação para professores e consolidar intercâmbios nacionais e internacionais importantes, fazem desse espaço acadêmico um núcleo de estudos de complexidade reconhecido nos âmbitos local, nacional e internacional. A tese foi construída tendo por referência pensadores que se afinam com as ciências da complexidade e têm sobretudo em Edgar Morin uma referência matricial. Também com cientistas e filósofos, como Claude Lévi-Strauss, Isabelle Stengers, Nuccio Ordine, Wilhelm von Humboldt, Gerhard Casper, que defendem, de uma forma lata, um conhecimento aberto e complexo a respeito da educação, da ciência e da ética acadêmica da pesquisa. Utilizo como referência empírica o acervo documental disponível no GRECOM, composto por: relatórios de pesquisa, projetos, livros, catálogos, monografias, dissertações, teses, fotografias, cartazes, banners, convites e demais registros das atividades desenvolvidas. Defendo aqui o argumento de que o GRECOM se constitui no casulo de um ideário de educação e ciência que extrapola o esperado de um grupo multidisciplinar de produção do conhecimento, porque atua nos espaços do ensino, da pesquisa e da extensão, mas, sobretudo, por expor novas estratégias de método complexo, originalidade das reflexões, criatividade na produção de conhecimento e o fim das fronteiras entre teoria e prática, filosofia e ciência, ética profissional e atitudes de vida. Dessa perspectiva, recorro à noção de modelo reduzido de Claude Lévi-Strauss, utilizada aqui como um operador para narrar a história do GRECOM e afirmar que o GRECOM se constitui numa miniuniversidade dentro da estrutura maior da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e das instituições de ensino superior brasileiras.
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A atuação desta base de pesquisa acadêmica amplia a concepção de complexidade no que se refere à religação das culturas científicas e humanísticas. Ao construir uma história de pesquisa que é anterior ao surgimento do próprio grupo, Maria da Conceição de Almeida, coordenadora do GRECOM, apoiada e alimentada por um grupo de pesquisadores que foi se revezando com o passar dos tempos, extrapola as fronteiras da ciência e reconhece a necessidade de se estabelecer o diálogo entre saberes distintos e complementares. Religar conhecimentos científicos e conhecimentos da tradição, compartilhar o produto das pesquisas em espaços de formação para professores e consolidar intercâmbios nacionais e internacionais importantes, fazem desse espaço acadêmico um núcleo de estudos de complexidade reconhecido nos âmbitos local, nacional e internacional. A tese foi construída tendo por referência pensadores que se afinam com as ciências da complexidade e têm sobretudo em Edgar Morin uma referência matricial. Também com cientistas e filósofos, como Claude Lévi-Strauss, Isabelle Stengers, Nuccio Ordine, Wilhelm von Humboldt, Gerhard Casper, que defendem, de uma forma lata, um conhecimento aberto e complexo a respeito da educação, da ciência e da ética acadêmica da pesquisa. Utilizo como referência empírica o acervo documental disponível no GRECOM, composto por: relatórios de pesquisa, projetos, livros, catálogos, monografias, dissertações, teses, fotografias, cartazes, banners, convites e demais registros das atividades desenvolvidas. Defendo aqui o argumento de que o GRECOM se constitui no casulo de um ideário de educação e ciência que extrapola o esperado de um grupo multidisciplinar de produção do conhecimento, porque atua nos espaços do ensino, da pesquisa e da extensão, mas, sobretudo, por expor novas estratégias de método complexo, originalidade das reflexões, criatividade na produção de conhecimento e o fim das fronteiras entre teoria e prática, filosofia e ciência, ética profissional e atitudes de vida. Dessa perspectiva, recorro à noção de modelo reduzido de Claude Lévi-Strauss, utilizada aqui como um operador para narrar a história do GRECOM e afirmar que o GRECOM se constitui numa miniuniversidade dentro da estrutura maior da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e das instituições de ensino superior brasileiras.The present dissertation aims at presenting fragments from the history of a thought reform experience built throughout 25 years in the Federal University of Rio Grande do Norte. The set of activities carried out by GRECOM – Grupo de Estudos da Complexidade within the teaching, research and extension scopes shows that it is possible to enact a university reform as proposed by Edgar Morin. The accomplishments of this academic research base widens the conception of complexity in regards to the reconnection between the scientific and humanistic cultures. Putting together a research history which precedes the birth of the research group itself, GRECOM’s coordinator Maria da Conceição de Almeida, along with and supported by a group of different researchers, extrapolates science’s frontiers and recognizes the need for establishing a dialog between distinct and complementary knowledge. By reconnecting scientific and traditional knowledge, sharing the product of its research making it available for teachers’ development environments and consolidating national and international interchanges, this academic base has come to be recognized as a nucleus for the study of complexity not only locally, but also nationally and internationally. The thesis has been built based on thinkers who are in line with the science of complexity and it has, above all, Edgar Morin as the core foundation. It also encompasses the works of scientists and philosophers such as Claude Lévi-Strauss, Isabelle Stengers, Nuccio Ordine, Wilhelm Von Humboldt and Gerhard Casper, who broadly advocate open and complex knowledge when it comes to education, science and the academic ethics of research. As empirical evidence I used the group’s documental collection, which is composed of research reports, projects, books, catalogues, monographs, dissertations, theses, pictures, posters, banners, invitations and further entries of developed activities. I argue that GRECOM consists of a pod of educational and scientific principles which extrapolates what is expected from a knowledge-producing multidisciplinary group, since it not only functions in the teaching, research and extension scopes, but above all because it proposes complex method new strategies, originality in its reasoning, creativity in the production of knowledge and the end of frontiers between theory and practice, philosophy and science, professional ethics and living. From the perspective above I resort to Claude Lévi Strauss’s notion of reduced model, using it as a metaphor to narrate GRECOM’s story, thus claiming that GRECOM is, in itself, a mini-university within Universidade Federal do Rio Grande do Norte’s larger structure and Brazilian higher education institutions.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOGrupo de Estudo da Complexidade (GRECOM)Reforma do pensamentoReforma da universidadeComplexidadeReinventar a universidade: um ensaio sobre o Grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM/UFRN)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTMonicaKarinaSantosReis_TESE.pdf.txtMonicaKarinaSantosReis_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain331690https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24942/2/MonicaKarinaSantosReis_TESE.pdf.txt1c0d8cb7c6774a9394798d7d7d7e9dfbMD52ReinventarUniversidadeEnsaio_Reis_2018.pdf.txtReinventarUniversidadeEnsaio_Reis_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain329689https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24942/4/ReinventarUniversidadeEnsaio_Reis_2018.pdf.txtdb22e6c87bae5b7f868c3254bc7cd620MD54THUMBNAILMonicaKarinaSantosReis_TESE.pdf.jpgMonicaKarinaSantosReis_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7792https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24942/3/MonicaKarinaSantosReis_TESE.pdf.jpg433c36d1c085a38b27f6f78cf6a02756MD53ReinventarUniversidadeEnsaio_Reis_2018.pdf.jpgReinventarUniversidadeEnsaio_Reis_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1881https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24942/5/ReinventarUniversidadeEnsaio_Reis_2018.pdf.jpg760cb382ca2b80ef926b1f2323f88c4fMD55TEXTMonicaKarinaSantosReis_TESE.pdf.txtMonicaKarinaSantosReis_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain331690https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24942/2/MonicaKarinaSantosReis_TESE.pdf.txt1c0d8cb7c6774a9394798d7d7d7e9dfbMD52THUMBNAILMonicaKarinaSantosReis_TESE.pdf.jpgMonicaKarinaSantosReis_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7792https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24942/3/MonicaKarinaSantosReis_TESE.pdf.jpg433c36d1c085a38b27f6f78cf6a02756MD53ORIGINALReinventarUniversidadeEnsaio_Reis_2018.pdfReinventarUniversidadeEnsaio_Reis_2018.pdfapplication/pdf16906221https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24942/1/ReinventarUniversidadeEnsaio_Reis_2018.pdf4193f1d0be067aa3ed0ef0d241040233MD51123456789/249422019-06-16 02:22:46.924oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24942Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-16T05:22:46Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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