CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO COMPLEXO PARA PENSAR A FORMAÇÃO DOCENTE UNIVERSITÁRIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181068 |
Resumo: | O presente artigo visa analisar o discurso de professores universitários, no que concerne o processo de formação, a fim de compreender quais elementos compõem a trajetória formadora na e para a docência universitária. Para isso, realizamos a investigação por meio da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo – DSC, pois buscamos compreender a coletividade discursiva dos docentes entrevistados atuantes em universidades públicas do Estado do Rio Grande do Sul. Desta forma, a análise dos discursos permitiu conhecer o entendimento coletivo acerca da formação universitária. Apresentaremos um recorte de uma pesquisa elaborada por um grupo de pesquisa, na qual refere-se ao processo de auto-eco-formação docente. Assim, a partir da análise do referido DSC, concebemos a formação de professores universitários como um processo contínuo e complexo que os orienta, em sentidos diversos, na busca por aprender coletivamente com os pares, potencializar os processos formativos da profissão e desenvolver a motivação para a atuação docente, enquanto um movimento de desenvolvimento recursivo. Sendo assim, constatamos que a formação docente está sempre em interação, visto que, ela se ativa nos processos de trocas entre indivíduos - indivíduos e indivíduos-contexto. |
id |
UFSC_8686a208e1f3da4457d5541b5f30af14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181068 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO COMPLEXO PARA PENSAR A FORMAÇÃO DOCENTE UNIVERSITÁRIADocênciaFormaçãoUniversidadePensamento ComplexoO presente artigo visa analisar o discurso de professores universitários, no que concerne o processo de formação, a fim de compreender quais elementos compõem a trajetória formadora na e para a docência universitária. Para isso, realizamos a investigação por meio da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo – DSC, pois buscamos compreender a coletividade discursiva dos docentes entrevistados atuantes em universidades públicas do Estado do Rio Grande do Sul. Desta forma, a análise dos discursos permitiu conhecer o entendimento coletivo acerca da formação universitária. Apresentaremos um recorte de uma pesquisa elaborada por um grupo de pesquisa, na qual refere-se ao processo de auto-eco-formação docente. Assim, a partir da análise do referido DSC, concebemos a formação de professores universitários como um processo contínuo e complexo que os orienta, em sentidos diversos, na busca por aprender coletivamente com os pares, potencializar os processos formativos da profissão e desenvolver a motivação para a atuação docente, enquanto um movimento de desenvolvimento recursivo. Sendo assim, constatamos que a formação docente está sempre em interação, visto que, ela se ativa nos processos de trocas entre indivíduos - indivíduos e indivíduos-contexto.2017-11-17T17:51:18Z2017-11-17T17:51:18Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-03-5https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181068BORGES, DANIELE SIMÕESCOFFERRI, FERNANDA FÁTIMAPEREIRA, SABRINA AMARALSOUZA, NEUSIANE CHAVES DETAUCHEN, GIONARAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-17T17:51:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181068Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-17T17:51:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO COMPLEXO PARA PENSAR A FORMAÇÃO DOCENTE UNIVERSITÁRIA |
title |
CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO COMPLEXO PARA PENSAR A FORMAÇÃO DOCENTE UNIVERSITÁRIA |
spellingShingle |
CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO COMPLEXO PARA PENSAR A FORMAÇÃO DOCENTE UNIVERSITÁRIA BORGES, DANIELE SIMÕES Docência Formação Universidade Pensamento Complexo |
title_short |
CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO COMPLEXO PARA PENSAR A FORMAÇÃO DOCENTE UNIVERSITÁRIA |
title_full |
CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO COMPLEXO PARA PENSAR A FORMAÇÃO DOCENTE UNIVERSITÁRIA |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO COMPLEXO PARA PENSAR A FORMAÇÃO DOCENTE UNIVERSITÁRIA |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO COMPLEXO PARA PENSAR A FORMAÇÃO DOCENTE UNIVERSITÁRIA |
title_sort |
CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO COMPLEXO PARA PENSAR A FORMAÇÃO DOCENTE UNIVERSITÁRIA |
author |
BORGES, DANIELE SIMÕES |
author_facet |
BORGES, DANIELE SIMÕES COFFERRI, FERNANDA FÁTIMA PEREIRA, SABRINA AMARAL SOUZA, NEUSIANE CHAVES DE TAUCHEN, GIONARA |
author_role |
author |
author2 |
COFFERRI, FERNANDA FÁTIMA PEREIRA, SABRINA AMARAL SOUZA, NEUSIANE CHAVES DE TAUCHEN, GIONARA |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BORGES, DANIELE SIMÕES COFFERRI, FERNANDA FÁTIMA PEREIRA, SABRINA AMARAL SOUZA, NEUSIANE CHAVES DE TAUCHEN, GIONARA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência Formação Universidade Pensamento Complexo |
topic |
Docência Formação Universidade Pensamento Complexo |
description |
O presente artigo visa analisar o discurso de professores universitários, no que concerne o processo de formação, a fim de compreender quais elementos compõem a trajetória formadora na e para a docência universitária. Para isso, realizamos a investigação por meio da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo – DSC, pois buscamos compreender a coletividade discursiva dos docentes entrevistados atuantes em universidades públicas do Estado do Rio Grande do Sul. Desta forma, a análise dos discursos permitiu conhecer o entendimento coletivo acerca da formação universitária. Apresentaremos um recorte de uma pesquisa elaborada por um grupo de pesquisa, na qual refere-se ao processo de auto-eco-formação docente. Assim, a partir da análise do referido DSC, concebemos a formação de professores universitários como um processo contínuo e complexo que os orienta, em sentidos diversos, na busca por aprender coletivamente com os pares, potencializar os processos formativos da profissão e desenvolver a motivação para a atuação docente, enquanto um movimento de desenvolvimento recursivo. Sendo assim, constatamos que a formação docente está sempre em interação, visto que, ela se ativa nos processos de trocas entre indivíduos - indivíduos e indivíduos-contexto. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-17T17:51:18Z 2017-11-17T17:51:18Z 2017-11-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-03-5 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181068 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-03-5 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181068 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652271784820736 |