Estresse ocupacional entre os operadores de telemarketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Aparecida de Souza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37407
Resumo: O objetivo deste estudo é relacionar a atividade exercida pelos profissionais de telemarketing com os sintomas de estresse ocupacional, verificando os aspectos que contribuem para o adoecimento desses trabalhadores, por meio da percepção dos próprios trabalhadores referentes ao seu trabalho, fazendo relação do estresse com a atividade realizada e verificando a frequência com que os mesmos se sentem estressados no ambiente laboral. Utilizando da literatura para apontar essas alterações na saúde mental dos teleatendentes, apresentando as relações entre trabalho e saúde e discutindo sobre o estresse no teleatendimento por meio dos mecanismos de controle e das cobranças excessivas realizadas na atividade. Como metodologia realizou-se um estudo de caso, cujo o instrumento de pesquisa foi um questionário aplicado com os teleatendesntes nas cidades de Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante no Rio grande do Norte. Após a análise, os resultados sugerem que os principais fatores que geram o aumento de estresse na atividade estão relacionados às cobranças excessivas, desvalorização do trabalho pelas organizações e gestão, gerando alto níveis de estresse ocupacional.
id UFRN_d8fcd27233637b9509125fe757de84fd
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37407
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Santos, Maria Aparecida de Souzahttp://lattes.cnpq.br/1136821214776632Oliveira, Patrícia Whebber Souza dehttp://lattes.cnpq.br/1136821214776632Ferreira, Antônio CarlosAraújo Filho, Gabriel Martins deOliveira, Patrícia Whebber Souza de2021-09-22T13:18:56Z2021-09-22T13:18:56Z2021-09-09SANTOS, Maria Aparecida de Souza. Estresse ocupacional entre os operadores de telemarketing. 2021. 39f. Monografia (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37407O objetivo deste estudo é relacionar a atividade exercida pelos profissionais de telemarketing com os sintomas de estresse ocupacional, verificando os aspectos que contribuem para o adoecimento desses trabalhadores, por meio da percepção dos próprios trabalhadores referentes ao seu trabalho, fazendo relação do estresse com a atividade realizada e verificando a frequência com que os mesmos se sentem estressados no ambiente laboral. Utilizando da literatura para apontar essas alterações na saúde mental dos teleatendentes, apresentando as relações entre trabalho e saúde e discutindo sobre o estresse no teleatendimento por meio dos mecanismos de controle e das cobranças excessivas realizadas na atividade. Como metodologia realizou-se um estudo de caso, cujo o instrumento de pesquisa foi um questionário aplicado com os teleatendesntes nas cidades de Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante no Rio grande do Norte. Após a análise, os resultados sugerem que os principais fatores que geram o aumento de estresse na atividade estão relacionados às cobranças excessivas, desvalorização do trabalho pelas organizações e gestão, gerando alto níveis de estresse ocupacional.The objective of this study is to relate the activity performed by telemarketing professionals with the symptoms of occupational stress, verifying the aspects that contribute to the illness of these workers, through the perception of the workers themselves regarding their work, making the relationship between stress and activity. performed and checking the frequency with which they feel stressed in the work environment. Using the literature to point out these changes in the mental health of telemarketers, presenting the relationship between work and health and discussing the stress in telemarketing through control mechanisms and excessive charges carried out in the activity. As a methodology, a case study was carried out., whose research instrument was a questionnaire applied to tele-attendants in the cities of Natal, Parnamirim and São Gonçalo do Amarante in Rio Grande do Norte. After the analysis, the results suggest that the main factors that generate the increase of stress in the activity are related to excessive demands, devaluation of work by organizations and management, generating high levels of occupational stress.Universidade Federal do Rio Grande do NorteAdministraçãoUFRNBrasilDepartamento de Ciências AdministrativasAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEstresse ocupacionalTelemarketingTrabalhoCobrançasOccupational stressTelemarketingWorkChargesEstresse ocupacional entre os operadores de telemarketingOccupational stress among telemarketersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEstresseOcupacionalOperadoresTelemarketing_Santos_2021.pdfEstresseOcupacionalOperadoresTelemarketing_Santos_2021.pdfapplication/pdf684884https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37407/1/EstresseOcupacionalOperadoresTelemarketing_Santos_2021.pdf2c62fee1da279d2f44a93bce8296a1f2MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37407/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37407/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/374072021-10-05 22:37:58.738oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-10-06T01:37:58Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estresse ocupacional entre os operadores de telemarketing
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Occupational stress among telemarketers
title Estresse ocupacional entre os operadores de telemarketing
spellingShingle Estresse ocupacional entre os operadores de telemarketing
Santos, Maria Aparecida de Souza
Estresse ocupacional
Telemarketing
Trabalho
Cobranças
Occupational stress
Telemarketing
Work
Charges
title_short Estresse ocupacional entre os operadores de telemarketing
title_full Estresse ocupacional entre os operadores de telemarketing
title_fullStr Estresse ocupacional entre os operadores de telemarketing
title_full_unstemmed Estresse ocupacional entre os operadores de telemarketing
title_sort Estresse ocupacional entre os operadores de telemarketing
author Santos, Maria Aparecida de Souza
author_facet Santos, Maria Aparecida de Souza
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1136821214776632
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Oliveira, Patrícia Whebber Souza de
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1136821214776632
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Ferreira, Antônio Carlos
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Araújo Filho, Gabriel Martins de
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria Aparecida de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Patrícia Whebber Souza de
contributor_str_mv Oliveira, Patrícia Whebber Souza de
dc.subject.por.fl_str_mv Estresse ocupacional
Telemarketing
Trabalho
Cobranças
Occupational stress
Telemarketing
Work
Charges
topic Estresse ocupacional
Telemarketing
Trabalho
Cobranças
Occupational stress
Telemarketing
Work
Charges
description O objetivo deste estudo é relacionar a atividade exercida pelos profissionais de telemarketing com os sintomas de estresse ocupacional, verificando os aspectos que contribuem para o adoecimento desses trabalhadores, por meio da percepção dos próprios trabalhadores referentes ao seu trabalho, fazendo relação do estresse com a atividade realizada e verificando a frequência com que os mesmos se sentem estressados no ambiente laboral. Utilizando da literatura para apontar essas alterações na saúde mental dos teleatendentes, apresentando as relações entre trabalho e saúde e discutindo sobre o estresse no teleatendimento por meio dos mecanismos de controle e das cobranças excessivas realizadas na atividade. Como metodologia realizou-se um estudo de caso, cujo o instrumento de pesquisa foi um questionário aplicado com os teleatendesntes nas cidades de Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante no Rio grande do Norte. Após a análise, os resultados sugerem que os principais fatores que geram o aumento de estresse na atividade estão relacionados às cobranças excessivas, desvalorização do trabalho pelas organizações e gestão, gerando alto níveis de estresse ocupacional.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-22T13:18:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-22T13:18:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-09-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Maria Aparecida de Souza. Estresse ocupacional entre os operadores de telemarketing. 2021. 39f. Monografia (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37407
identifier_str_mv SANTOS, Maria Aparecida de Souza. Estresse ocupacional entre os operadores de telemarketing. 2021. 39f. Monografia (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Administrativas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37407/1/EstresseOcupacionalOperadoresTelemarketing_Santos_2021.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37407/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37407/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2c62fee1da279d2f44a93bce8296a1f2
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117532631433216