Necessidades formativas de professores para o ensino das ciências da natureza nos anos inicias da escolarização: a classificação como um saber profissional
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24799 |
Resumo: | O presente estudo, intitulado Necessidades Formativas de professores para o ensino das ciências da natureza nos anos iniciais da escolarização: a classificação como um saber profissional teve como objetivo investigar como se configuram as necessidades formativas de professores para ensinar Ciências da Natureza nos anos iniciais de escolarização, a fim de oferecer subsídios para uma proposta de formação continuada. O estudo questiona como se configuram as necessidades formativas dessa parcela do magistério da Educação Básica e se nela os procedimentos lógicos são evidenciados. Este propósito científico está comprometido com uma perspectiva de educação para a formação humana em que a docência tem um protagonismo fundante, o que nos leva a admitir que a profissionalização do trabalho docente seja um caminho estratégico para a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem, portanto, da formação das crianças matriculadas nos anos inicias do ensino fundamental. O trabalho assume a perspectiva da educação em ciências como alfabetização científica, cujos pressupostos estão de acordo com a perspectiva teórico-metodológica adotada para o estudo, organizada sob o tripé: a psicologia histórico-cultural, a pedagogia histórico-crítica e o paradigma da profissionalização docente. A investigação realizada segue a abordagem da pesquisa qualitativa de caráter descritivo-analítica, que faz uso da combinação de dados qualitativos e quantitativos. Desenvolveu-se no âmbito da rede municipal de ensino de João Pessoa, Paraíba, abrangendo 14 escolas e 66 professores atuantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Utilizou-se como principal ferramenta de coleta de dados o questionário, que combinava perguntas abertas e fechadas. O estudo revelou que as professoras identificam e reconhecem necessidades formativas para ensinar Ciências da Natureza, pontuam sobre a ausência de formação continuada que aborde essa área do conhecimento escolar, considerada por elas importante para a vida das crianças numa perspectiva de cidadania. Revelam interesse em se qualifica para esse tipo de ensino em face das fragilidades por elas anunciadas sobre a formação inicial e a quase inexistência de iniciativas de formações continuadas na rede voltadas especificamente ao campo das ciências. Há por parte das professoras um esforço pessoal para se qualificarem por meio de cursos de pós-graduação, o que sinaliza indícios mobilizadores da profissionalização docente pela via do esforço individual. As professoras trazem à tona que as suas práticas têm impulsionado a construção de saberes docentes que se localizam como saberes da prática e deixam explícito que, no âmbito dos saberes profissionais, há uma lacuna preocupante relacionada às dimensões do conteúdo escolar, não sendo os procedimentos identificados como um dos âmbitos de destes conteúdos, além dos conceituais. Há uma fragilidade substancial no reconhecimento dos conteúdos procedimentais pertinentes às Ciências da Natureza, incluso a habilidade de classificação. Conclui-se pela ausência de uma política de formação continuada para o ensino de Ciências, na rede municipal de ensino de João Pessoa/PB. Mediante os achados do estudo, apresentamos um conjunto de recomendações para a estruturação de uma proposta de formação continuada para professores do 1º ao 5º ano com foco específico nas Ciências da Natureza, como forma de atender às necessidades formativas explicitadas por essa categoria profissional, com vistas ao fortalecimento de sua identidade profissional e a profissionalização do ensino para a educação em ciências. |
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Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24799O presente estudo, intitulado Necessidades Formativas de professores para o ensino das ciências da natureza nos anos iniciais da escolarização: a classificação como um saber profissional teve como objetivo investigar como se configuram as necessidades formativas de professores para ensinar Ciências da Natureza nos anos iniciais de escolarização, a fim de oferecer subsídios para uma proposta de formação continuada. O estudo questiona como se configuram as necessidades formativas dessa parcela do magistério da Educação Básica e se nela os procedimentos lógicos são evidenciados. Este propósito científico está comprometido com uma perspectiva de educação para a formação humana em que a docência tem um protagonismo fundante, o que nos leva a admitir que a profissionalização do trabalho docente seja um caminho estratégico para a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem, portanto, da formação das crianças matriculadas nos anos inicias do ensino fundamental. O trabalho assume a perspectiva da educação em ciências como alfabetização científica, cujos pressupostos estão de acordo com a perspectiva teórico-metodológica adotada para o estudo, organizada sob o tripé: a psicologia histórico-cultural, a pedagogia histórico-crítica e o paradigma da profissionalização docente. A investigação realizada segue a abordagem da pesquisa qualitativa de caráter descritivo-analítica, que faz uso da combinação de dados qualitativos e quantitativos. Desenvolveu-se no âmbito da rede municipal de ensino de João Pessoa, Paraíba, abrangendo 14 escolas e 66 professores atuantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Utilizou-se como principal ferramenta de coleta de dados o questionário, que combinava perguntas abertas e fechadas. O estudo revelou que as professoras identificam e reconhecem necessidades formativas para ensinar Ciências da Natureza, pontuam sobre a ausência de formação continuada que aborde essa área do conhecimento escolar, considerada por elas importante para a vida das crianças numa perspectiva de cidadania. Revelam interesse em se qualifica para esse tipo de ensino em face das fragilidades por elas anunciadas sobre a formação inicial e a quase inexistência de iniciativas de formações continuadas na rede voltadas especificamente ao campo das ciências. Há por parte das professoras um esforço pessoal para se qualificarem por meio de cursos de pós-graduação, o que sinaliza indícios mobilizadores da profissionalização docente pela via do esforço individual. As professoras trazem à tona que as suas práticas têm impulsionado a construção de saberes docentes que se localizam como saberes da prática e deixam explícito que, no âmbito dos saberes profissionais, há uma lacuna preocupante relacionada às dimensões do conteúdo escolar, não sendo os procedimentos identificados como um dos âmbitos de destes conteúdos, além dos conceituais. Há uma fragilidade substancial no reconhecimento dos conteúdos procedimentais pertinentes às Ciências da Natureza, incluso a habilidade de classificação. Conclui-se pela ausência de uma política de formação continuada para o ensino de Ciências, na rede municipal de ensino de João Pessoa/PB. Mediante os achados do estudo, apresentamos um conjunto de recomendações para a estruturação de uma proposta de formação continuada para professores do 1º ao 5º ano com foco específico nas Ciências da Natureza, como forma de atender às necessidades formativas explicitadas por essa categoria profissional, com vistas ao fortalecimento de sua identidade profissional e a profissionalização do ensino para a educação em ciências.The present study, titled Training needs of teachers for the teaching of the natural sciences in the initial years of schooling: classification as a professional knowledge had as objective to investigate how the training needs of teachers to teach Nature Sciences in the initial years of schooling, In order to provide subsidies for a continuing training proposal. The study questions how the formative needs of this portion of the Basic Education magisterium are configured and whether the logical procedures are evidenced. This scientific purpose is committed to a perspective of education for human formation in which teaching has a leading role, which leads us to admit that the professionalization of teaching work is a strategic way to improve the quality of teaching-learning, therefore, Of the training of children enrolled in the first years of elementary education. The work assumes the perspective of science education as scientific literacy, whose assumptions are in agreement with the theoretical-methodological perspective adopted for the study, organized under the tripod: historical-cultural psychology, historical-critical pedagogy and the professionalization paradigm teacher. The research carried out follows the approach of qualitative research of descriptive-analytical character, which makes use of the combination of qualitative and quantitative data. It was developed within the municipal school network of João Pessoa, Paraíba, covering 14 schools and 66 teachers working from the 1st to 5th year of elementary school. The questionnaire was used as the main tool for data collection, which combined open and closed questions. The study revealed that teachers identify and recognize training needs to teach natural sciences, they point out the lack of continuous education that addresses this area of school knowledge, considered by them to be important for children's lives from a perspective of citizenship. They show interest in qualifying for this type of teaching in the face of the weaknesses they have announced about initial training and the almost inexistence of continuing training initiatives in the network specifically geared to the field of science. There is a personal effort on the part of the teachers to qualify by means of postgraduate courses, which signals signs of mobilization of the teacher professionalization through the individual effort. Teachers point out that their practices have promoted the construction of teaching knowledge that is located as knowledge of practice and makes explicit that, within the scope of pedagogical knowledge, there is a worrying gap related to the dimensions of school content, and the procedures are not identified As an important area of both conceptual and procedural content. There is a substantial fragility in the recognition of the procedural contents pertinent to the natural sciences. Through the study findings, we present a set of recommendations for the structuring of a continuing education proposal for 1st to 5th grade teachers with a specific focus on the Nature Sciences, as a way to meet the training needs explained by this professional category, with views The strengthening of their professional identity and the professionalization of education for science education.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEnsino de ciênciasFormação e profissionalização docenteNecessidades formativasConteúdos procedimentaisHabilidadesProcedimentos lógicosNecessidades formativas de professores para o ensino das ciências da natureza nos anos inicias da escolarização: a classificação como um saber profissionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTCleviaSuyeneCunhaDeCarvalho_TESE.pdf.txtCleviaSuyeneCunhaDeCarvalho_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain686809https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24799/2/CleviaSuyeneCunhaDeCarvalho_TESE.pdf.txtd1d0bfa39b5b4fd82798d5b9d4a33546MD52NecessidadesFormativasProfessores_Carvalho_2017.pdf.txtNecessidadesFormativasProfessores_Carvalho_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain686387https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24799/4/NecessidadesFormativasProfessores_Carvalho_2017.pdf.txte21f1a1055f5bc2d52342b4dda852826MD54THUMBNAILCleviaSuyeneCunhaDeCarvalho_TESE.pdf.jpgCleviaSuyeneCunhaDeCarvalho_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3316https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24799/3/CleviaSuyeneCunhaDeCarvalho_TESE.pdf.jpgffdfbff10ba4da2988272d399fe47be6MD53NecessidadesFormativasProfessores_Carvalho_2017.pdf.jpgNecessidadesFormativasProfessores_Carvalho_2017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1280https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24799/5/NecessidadesFormativasProfessores_Carvalho_2017.pdf.jpg018ff00c71d38ea4b8aa41b82a98c392MD55TEXTCleviaSuyeneCunhaDeCarvalho_TESE.pdf.txtCleviaSuyeneCunhaDeCarvalho_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain686809https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24799/2/CleviaSuyeneCunhaDeCarvalho_TESE.pdf.txtd1d0bfa39b5b4fd82798d5b9d4a33546MD52THUMBNAILCleviaSuyeneCunhaDeCarvalho_TESE.pdf.jpgCleviaSuyeneCunhaDeCarvalho_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3316https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24799/3/CleviaSuyeneCunhaDeCarvalho_TESE.pdf.jpgffdfbff10ba4da2988272d399fe47be6MD53ORIGINALNecessidadesFormativasProfessores_Carvalho_2017.pdfNecessidadesFormativasProfessores_Carvalho_2017.pdfapplication/pdf4706109https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24799/1/NecessidadesFormativasProfessores_Carvalho_2017.pdfed8b93cc05da7614e67fa5e646f9b880MD51123456789/247992022-10-13 18:28:01.505oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24799Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-10-13T21:28:01Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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O presente estudo, intitulado Necessidades Formativas de professores para o ensino das ciências da natureza nos anos iniciais da escolarização: a classificação como um saber profissional teve como objetivo investigar como se configuram as necessidades formativas de professores para ensinar Ciências da Natureza nos anos iniciais de escolarização, a fim de oferecer subsídios para uma proposta de formação continuada. O estudo questiona como se configuram as necessidades formativas dessa parcela do magistério da Educação Básica e se nela os procedimentos lógicos são evidenciados. Este propósito científico está comprometido com uma perspectiva de educação para a formação humana em que a docência tem um protagonismo fundante, o que nos leva a admitir que a profissionalização do trabalho docente seja um caminho estratégico para a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem, portanto, da formação das crianças matriculadas nos anos inicias do ensino fundamental. O trabalho assume a perspectiva da educação em ciências como alfabetização científica, cujos pressupostos estão de acordo com a perspectiva teórico-metodológica adotada para o estudo, organizada sob o tripé: a psicologia histórico-cultural, a pedagogia histórico-crítica e o paradigma da profissionalização docente. A investigação realizada segue a abordagem da pesquisa qualitativa de caráter descritivo-analítica, que faz uso da combinação de dados qualitativos e quantitativos. Desenvolveu-se no âmbito da rede municipal de ensino de João Pessoa, Paraíba, abrangendo 14 escolas e 66 professores atuantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Utilizou-se como principal ferramenta de coleta de dados o questionário, que combinava perguntas abertas e fechadas. O estudo revelou que as professoras identificam e reconhecem necessidades formativas para ensinar Ciências da Natureza, pontuam sobre a ausência de formação continuada que aborde essa área do conhecimento escolar, considerada por elas importante para a vida das crianças numa perspectiva de cidadania. Revelam interesse em se qualifica para esse tipo de ensino em face das fragilidades por elas anunciadas sobre a formação inicial e a quase inexistência de iniciativas de formações continuadas na rede voltadas especificamente ao campo das ciências. Há por parte das professoras um esforço pessoal para se qualificarem por meio de cursos de pós-graduação, o que sinaliza indícios mobilizadores da profissionalização docente pela via do esforço individual. As professoras trazem à tona que as suas práticas têm impulsionado a construção de saberes docentes que se localizam como saberes da prática e deixam explícito que, no âmbito dos saberes profissionais, há uma lacuna preocupante relacionada às dimensões do conteúdo escolar, não sendo os procedimentos identificados como um dos âmbitos de destes conteúdos, além dos conceituais. Há uma fragilidade substancial no reconhecimento dos conteúdos procedimentais pertinentes às Ciências da Natureza, incluso a habilidade de classificação. Conclui-se pela ausência de uma política de formação continuada para o ensino de Ciências, na rede municipal de ensino de João Pessoa/PB. Mediante os achados do estudo, apresentamos um conjunto de recomendações para a estruturação de uma proposta de formação continuada para professores do 1º ao 5º ano com foco específico nas Ciências da Natureza, como forma de atender às necessidades formativas explicitadas por essa categoria profissional, com vistas ao fortalecimento de sua identidade profissional e a profissionalização do ensino para a educação em ciências. |
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