“Dandaras, carolinas, marias... até que todas sejamos livres”: histórias de lutas e resistências das mulheres negras no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varela, Gabriely Nascimento
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36316
Resumo: Esse trabalho analisa a organização política das mulheres negras no Brasil,levando em consideração os rebatimentos da questão racial na sociedade brasileira e as particularidades de classe, gênero e raça. Para que essa análise fosse possível elencamos como objetivo geral analisar a organização política das mulheres negras do Brasil na luta por direitos sociais e como objetivos específicos: Investigar a questão racial como expressão da questão social na formação social brasileira; Apreender as condições de vida das mulheres negras no Brasil, discutindo as particularidades de trabalho, escolaridade, desigualdades sociais, entre outros; Apreender as particularidades de classe, raça e gênero na luta das mulheres negras; Construir um resgate histórico das lutas sociais das mulheres negras no cenário nacional; Pesquisar as estratégias de organização política das mulheres negras e a luta pela igualdade racial no Brasil; Discutir a importância do feminismo negro na luta pela igualdade racial. Esses objetivos foram alcançados metodologicamente através da realização de revisão de literatura e pesquisa documental feita em livros, artigos, monografias, dissertações e sites relacionados à temática abordada. Foi utilizado o método crítico dialético de Marx (Materialismo Histórico Dialético) para análise das bibliografias utilizadas, tentando compreender a totalidade do fenômeno em questão. Como principais resultados foi possível avaliar que o Feminismo Negro é um marco importante na consolidação do movimento de mulheres negras não só no Brasil, mas no mundo. Além de buscar a construção de uma identidade negra positiva, reivindica a integração da mulher negra nos espaços sociais e permite se reconhecerem enquanto sujeitos coletivos de direitos. Por compartilharem histórias comuns de vida e opressão nutre-se um sentimento de reconhecimento e formação de uma identidade coletiva entre elas, na qual se alicerça um projeto de mudança social. A classe social, a raça e o gênero atuam de forma associada na construção dessa identidade coletiva, pois essas mulheres compartilham esses três aspectos em comum, além de outros.
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