Vovó moderninha: a participação e o papel do idoso na publicidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34466 |
Resumo: | A presente monografia apresenta como foco a figura do idoso como usuário de tecnologias de serviços através do acesso à internet, que buscam por meio de serviços interativos obter comodidade, lazer e bem-estar, fazendo parte de uma classe consumidora de tecnologias e de serviços ligados a ela, que permite assim autonomia e sua inclusão no meio digital. A participação desses idosos nas peças publicitárias ligadas à tecnologia faz com que essa classe consumidora se sinta valorizada pelo mercado e assim tenha maior participação nesse meio. O objetivo principal da presente pesquisa foi compreender como comerciais representam o idoso como sujeito ativo e consumidor. A pesquisa realizada também visa contribuir para a forma como vemos o idoso no presente momento em que estamos vivenciando mudanças constantes no modo de vida em decorrência do uso de tecnologias e contribuir de forma social para que o idoso seja representado como de fato deve ser, um indivíduo ativo e autônomo capaz de fazer uso de ferramentas e serviços ligados a tecnologia, que de alguma forma podem lhes trazer qualidade de vida, conforto e finalmente bem-estar. Para alcançar os objetivos propostos pela pesquisa realizou-se uma pesquisa de característica qualitativa, por meio de entrevistas com um quadro de questionário. Através do questionário constatou-se que de um modo geral os idosos desejam ser mais representados e que mais produtos possam ser voltados para eles, no tocante a tecnologia. |
id |
UFRN_da6bb66e4b312e822ee51200e757d5fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/34466 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Moura, Laura de Assis deCarratore, Luis Roberto Rossi DelMuneiro, Lilian CarlaNobre, Luiz Fernando Dal Pian2021-05-21T18:36:48Z2021-09-20T12:45:14Z2021-05-21T18:36:48Z2021-09-20T12:45:14Z2021-04-2020160139615MOURA, Laura de Assis de. Vovó Moderninha: a participação e o papel do idoso na publicidade. 2021. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34466A presente monografia apresenta como foco a figura do idoso como usuário de tecnologias de serviços através do acesso à internet, que buscam por meio de serviços interativos obter comodidade, lazer e bem-estar, fazendo parte de uma classe consumidora de tecnologias e de serviços ligados a ela, que permite assim autonomia e sua inclusão no meio digital. A participação desses idosos nas peças publicitárias ligadas à tecnologia faz com que essa classe consumidora se sinta valorizada pelo mercado e assim tenha maior participação nesse meio. O objetivo principal da presente pesquisa foi compreender como comerciais representam o idoso como sujeito ativo e consumidor. A pesquisa realizada também visa contribuir para a forma como vemos o idoso no presente momento em que estamos vivenciando mudanças constantes no modo de vida em decorrência do uso de tecnologias e contribuir de forma social para que o idoso seja representado como de fato deve ser, um indivíduo ativo e autônomo capaz de fazer uso de ferramentas e serviços ligados a tecnologia, que de alguma forma podem lhes trazer qualidade de vida, conforto e finalmente bem-estar. Para alcançar os objetivos propostos pela pesquisa realizou-se uma pesquisa de característica qualitativa, por meio de entrevistas com um quadro de questionário. Através do questionário constatou-se que de um modo geral os idosos desejam ser mais representados e que mais produtos possam ser voltados para eles, no tocante a tecnologia.This monograph focuses on the figure of the elderly as a user of service technologies through internet access, who seek, through interactive services, to obtain convenience, leisure and well-being, being part of a consumer class of technologies and related services to it, which thus allows autonomy and its inclusion in the digital environment. The participation of these elderly people in advertising related to technology makes this consumer class feel valued by the market and thus have a greater participation in this medium. The main objective of this research was to understand how commercials represent the elderly as an active subject and consumer. The research carried out also aims to contribute to the way we see the elderly in the present moment in which we are experiencing constant changes in the way of life due to the use of technologies and to contribute in a social way so that the elderly is represented as they really should be, a active and autonomous individual able to make use of tools and services linked to technology, which in some way can bring them quality of life, comfort and finally well-being. To achieve the objectives proposed by the research, a qualitative research was carried out, through interviews with a questionnaire board. Through the questionnaire, it was found that, in general, the elderly want to be more represented and that more products can be turned to them, with regard to technology.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilPublicidade e PropagandaIdoso. Inclusão Digital. Tecnologia. Publicidade.Elderly. Digital Inclusion. Technology. Advertising.Vovó moderninha: a participação e o papel do idoso na publicidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALVovoModerninha_Moura_2021Depósitoapplication/octet-stream589937https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34466/1/VovoModerninha_Moura_20211df30f03c4152764dbeac54c8be25922MD51LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34466/2/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD52123456789/344662023-01-13 15:41:42.132oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-13T18:41:42Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Vovó moderninha: a participação e o papel do idoso na publicidade |
title |
Vovó moderninha: a participação e o papel do idoso na publicidade |
spellingShingle |
Vovó moderninha: a participação e o papel do idoso na publicidade Moura, Laura de Assis de Idoso. Inclusão Digital. Tecnologia. Publicidade. Elderly. Digital Inclusion. Technology. Advertising. |
title_short |
Vovó moderninha: a participação e o papel do idoso na publicidade |
title_full |
Vovó moderninha: a participação e o papel do idoso na publicidade |
title_fullStr |
Vovó moderninha: a participação e o papel do idoso na publicidade |
title_full_unstemmed |
Vovó moderninha: a participação e o papel do idoso na publicidade |
title_sort |
Vovó moderninha: a participação e o papel do idoso na publicidade |
author |
Moura, Laura de Assis de |
author_facet |
Moura, Laura de Assis de |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Carratore, Luis Roberto Rossi Del |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Muneiro, Lilian Carla |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Laura de Assis de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nobre, Luiz Fernando Dal Pian |
contributor_str_mv |
Nobre, Luiz Fernando Dal Pian |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Idoso. Inclusão Digital. Tecnologia. Publicidade. Elderly. Digital Inclusion. Technology. Advertising. |
topic |
Idoso. Inclusão Digital. Tecnologia. Publicidade. Elderly. Digital Inclusion. Technology. Advertising. |
description |
A presente monografia apresenta como foco a figura do idoso como usuário de tecnologias de serviços através do acesso à internet, que buscam por meio de serviços interativos obter comodidade, lazer e bem-estar, fazendo parte de uma classe consumidora de tecnologias e de serviços ligados a ela, que permite assim autonomia e sua inclusão no meio digital. A participação desses idosos nas peças publicitárias ligadas à tecnologia faz com que essa classe consumidora se sinta valorizada pelo mercado e assim tenha maior participação nesse meio. O objetivo principal da presente pesquisa foi compreender como comerciais representam o idoso como sujeito ativo e consumidor. A pesquisa realizada também visa contribuir para a forma como vemos o idoso no presente momento em que estamos vivenciando mudanças constantes no modo de vida em decorrência do uso de tecnologias e contribuir de forma social para que o idoso seja representado como de fato deve ser, um indivíduo ativo e autônomo capaz de fazer uso de ferramentas e serviços ligados a tecnologia, que de alguma forma podem lhes trazer qualidade de vida, conforto e finalmente bem-estar. Para alcançar os objetivos propostos pela pesquisa realizou-se uma pesquisa de característica qualitativa, por meio de entrevistas com um quadro de questionário. Através do questionário constatou-se que de um modo geral os idosos desejam ser mais representados e que mais produtos possam ser voltados para eles, no tocante a tecnologia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-21T18:36:48Z 2021-09-20T12:45:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-05-21T18:36:48Z 2021-09-20T12:45:14Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-04-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
20160139615 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MOURA, Laura de Assis de. Vovó Moderninha: a participação e o papel do idoso na publicidade. 2021. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34466 |
identifier_str_mv |
20160139615 MOURA, Laura de Assis de. Vovó Moderninha: a participação e o papel do idoso na publicidade. 2021. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34466 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Publicidade e Propaganda |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34466/1/VovoModerninha_Moura_2021 https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34466/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1df30f03c4152764dbeac54c8be25922 7278bab9c5c886812fa7d225dc807888 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832684737757184 |