Vovó moderninha: a participação e o papel do idoso na publicidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Laura de Assis de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34466
Resumo: A presente monografia apresenta como foco a figura do idoso como usuário de tecnologias de serviços através do acesso à internet, que buscam por meio de serviços interativos obter comodidade, lazer e bem-estar, fazendo parte de uma classe consumidora de tecnologias e de serviços ligados a ela, que permite assim autonomia e sua inclusão no meio digital. A participação desses idosos nas peças publicitárias ligadas à tecnologia faz com que essa classe consumidora se sinta valorizada pelo mercado e assim tenha maior participação nesse meio. O objetivo principal da presente pesquisa foi compreender como comerciais representam o idoso como sujeito ativo e consumidor. A pesquisa realizada também visa contribuir para a forma como vemos o idoso no presente momento em que estamos vivenciando mudanças constantes no modo de vida em decorrência do uso de tecnologias e contribuir de forma social para que o idoso seja representado como de fato deve ser, um indivíduo ativo e autônomo capaz de fazer uso de ferramentas e serviços ligados a tecnologia, que de alguma forma podem lhes trazer qualidade de vida, conforto e finalmente bem-estar. Para alcançar os objetivos propostos pela pesquisa realizou-se uma pesquisa de característica qualitativa, por meio de entrevistas com um quadro de questionário. Através do questionário constatou-se que de um modo geral os idosos desejam ser mais representados e que mais produtos possam ser voltados para eles, no tocante a tecnologia.
id UFRN_da6bb66e4b312e822ee51200e757d5fb
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/34466
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Moura, Laura de Assis deCarratore, Luis Roberto Rossi DelMuneiro, Lilian CarlaNobre, Luiz Fernando Dal Pian2021-05-21T18:36:48Z2021-09-20T12:45:14Z2021-05-21T18:36:48Z2021-09-20T12:45:14Z2021-04-2020160139615MOURA, Laura de Assis de. Vovó Moderninha: a participação e o papel do idoso na publicidade. 2021. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34466A presente monografia apresenta como foco a figura do idoso como usuário de tecnologias de serviços através do acesso à internet, que buscam por meio de serviços interativos obter comodidade, lazer e bem-estar, fazendo parte de uma classe consumidora de tecnologias e de serviços ligados a ela, que permite assim autonomia e sua inclusão no meio digital. A participação desses idosos nas peças publicitárias ligadas à tecnologia faz com que essa classe consumidora se sinta valorizada pelo mercado e assim tenha maior participação nesse meio. O objetivo principal da presente pesquisa foi compreender como comerciais representam o idoso como sujeito ativo e consumidor. A pesquisa realizada também visa contribuir para a forma como vemos o idoso no presente momento em que estamos vivenciando mudanças constantes no modo de vida em decorrência do uso de tecnologias e contribuir de forma social para que o idoso seja representado como de fato deve ser, um indivíduo ativo e autônomo capaz de fazer uso de ferramentas e serviços ligados a tecnologia, que de alguma forma podem lhes trazer qualidade de vida, conforto e finalmente bem-estar. Para alcançar os objetivos propostos pela pesquisa realizou-se uma pesquisa de característica qualitativa, por meio de entrevistas com um quadro de questionário. Através do questionário constatou-se que de um modo geral os idosos desejam ser mais representados e que mais produtos possam ser voltados para eles, no tocante a tecnologia.This monograph focuses on the figure of the elderly as a user of service technologies through internet access, who seek, through interactive services, to obtain convenience, leisure and well-being, being part of a consumer class of technologies and related services to it, which thus allows autonomy and its inclusion in the digital environment. The participation of these elderly people in advertising related to technology makes this consumer class feel valued by the market and thus have a greater participation in this medium. The main objective of this research was to understand how commercials represent the elderly as an active subject and consumer. The research carried out also aims to contribute to the way we see the elderly in the present moment in which we are experiencing constant changes in the way of life due to the use of technologies and to contribute in a social way so that the elderly is represented as they really should be, a active and autonomous individual able to make use of tools and services linked to technology, which in some way can bring them quality of life, comfort and finally well-being. To achieve the objectives proposed by the research, a qualitative research was carried out, through interviews with a questionnaire board. Through the questionnaire, it was found that, in general, the elderly want to be more represented and that more products can be turned to them, with regard to technology.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilPublicidade e PropagandaIdoso. Inclusão Digital. Tecnologia. Publicidade.Elderly. Digital Inclusion. Technology. Advertising.Vovó moderninha: a participação e o papel do idoso na publicidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALVovoModerninha_Moura_2021Depósitoapplication/octet-stream589937https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34466/1/VovoModerninha_Moura_20211df30f03c4152764dbeac54c8be25922MD51LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34466/2/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD52123456789/344662023-01-13 15:41:42.132oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-13T18:41:42Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Vovó moderninha: a participação e o papel do idoso na publicidade
title Vovó moderninha: a participação e o papel do idoso na publicidade
spellingShingle Vovó moderninha: a participação e o papel do idoso na publicidade
Moura, Laura de Assis de
Idoso. Inclusão Digital. Tecnologia. Publicidade.
Elderly. Digital Inclusion. Technology. Advertising.
title_short Vovó moderninha: a participação e o papel do idoso na publicidade
title_full Vovó moderninha: a participação e o papel do idoso na publicidade
title_fullStr Vovó moderninha: a participação e o papel do idoso na publicidade
title_full_unstemmed Vovó moderninha: a participação e o papel do idoso na publicidade
title_sort Vovó moderninha: a participação e o papel do idoso na publicidade
author Moura, Laura de Assis de
author_facet Moura, Laura de Assis de
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Carratore, Luis Roberto Rossi Del
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Muneiro, Lilian Carla
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Laura de Assis de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nobre, Luiz Fernando Dal Pian
contributor_str_mv Nobre, Luiz Fernando Dal Pian
dc.subject.por.fl_str_mv Idoso. Inclusão Digital. Tecnologia. Publicidade.
Elderly. Digital Inclusion. Technology. Advertising.
topic Idoso. Inclusão Digital. Tecnologia. Publicidade.
Elderly. Digital Inclusion. Technology. Advertising.
description A presente monografia apresenta como foco a figura do idoso como usuário de tecnologias de serviços através do acesso à internet, que buscam por meio de serviços interativos obter comodidade, lazer e bem-estar, fazendo parte de uma classe consumidora de tecnologias e de serviços ligados a ela, que permite assim autonomia e sua inclusão no meio digital. A participação desses idosos nas peças publicitárias ligadas à tecnologia faz com que essa classe consumidora se sinta valorizada pelo mercado e assim tenha maior participação nesse meio. O objetivo principal da presente pesquisa foi compreender como comerciais representam o idoso como sujeito ativo e consumidor. A pesquisa realizada também visa contribuir para a forma como vemos o idoso no presente momento em que estamos vivenciando mudanças constantes no modo de vida em decorrência do uso de tecnologias e contribuir de forma social para que o idoso seja representado como de fato deve ser, um indivíduo ativo e autônomo capaz de fazer uso de ferramentas e serviços ligados a tecnologia, que de alguma forma podem lhes trazer qualidade de vida, conforto e finalmente bem-estar. Para alcançar os objetivos propostos pela pesquisa realizou-se uma pesquisa de característica qualitativa, por meio de entrevistas com um quadro de questionário. Através do questionário constatou-se que de um modo geral os idosos desejam ser mais representados e que mais produtos possam ser voltados para eles, no tocante a tecnologia.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-21T18:36:48Z
2021-09-20T12:45:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-21T18:36:48Z
2021-09-20T12:45:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 20160139615
dc.identifier.citation.fl_str_mv MOURA, Laura de Assis de. Vovó Moderninha: a participação e o papel do idoso na publicidade. 2021. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34466
identifier_str_mv 20160139615
MOURA, Laura de Assis de. Vovó Moderninha: a participação e o papel do idoso na publicidade. 2021. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Publicidade e Propaganda
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34466/1/VovoModerninha_Moura_2021
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34466/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1df30f03c4152764dbeac54c8be25922
7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832684737757184