"Diálogos sobre genética": uma análise sobre o processo argumentativo em aulas de Biologia
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25116 |
Resumo: | No campo da Didática das Ciências, diferentes estudos têm sinalizado propostas que abordem atividades para além das dificuldades de aprendizagem de conceitos por parte dos estudantes. Particularmente, no que se refere ao conteúdo de genética e biotecnologia, há estudos que apresentam atividades para promover o desenvolvimento de habilidades argumentativas nas aulas da educação básica. Dessa maneira, partindo da argumentação como nosso objeto de estudo e buscando explorar esse contexto de pesquisa, elaboramos e aplicamos uma unidade didática denominada “DNA: Diálogo, geNética e Argumentação”, produto educacional da presente dissertação, destinada tanto a professores da educação básica quanto a alunos do ensino médio. O material foi concebido por meio de uma proposta lúdica baseada na Jornada do Herói e planejado como uma sequência de atividades que objetivam promover momentos de diálogo e argumentação em sala de aula, intermediada por modelos estruturados e orientações básicas sobre as ações relacionadas à argumentação, individual e em grupo, de modo que os alunos possam comunicar suas opiniões e se expressar de maneira adequada à linguagem científica. Utilizamos, para sua construção, o conteúdo disciplinar de genética e biotecnologia, por reconhecermos a importância de tal conteúdo tanto no contexto científico quanto social, sendo de extrema relevância para o aluno, pois constitui uma temática rica para trabalhar não somente os conceitos científicos, mas também estabelecer uma relação mais próxima com valores sociais, culturais e éticos, favorecendo a formação crítica do indivíduo. A pesquisa realizada seguiu um enfoque qualitativo considerando elementos de um estudo de caso, organizando as atividades desenvolvidas em três fases: uma fase exploratória, uma fase de delimitação do estudo e coleta de dados e uma fase para análise e discussão dos dados de acordo com sua relevância, atendendo ao recorte proposto nesta dissertação. Partindo dos resultados obtidos durante a intervenção proposta, avaliamos o processo argumentativo de alunos em práticas argumentativas e identificamos que alunos de ensino médio tendem a ter mais facilidade em elaborar e tornar mais complexos seus próprios argumentos do que criticar ou avaliar os argumentos de seus pares e que os mais altos níveis de um argumento só podem ser alcançados através de diálogos em que existam posicionamentos contrários que se sustentem com evidências válidas e suficientes. Os resultados também revelam que o desenvolvimento de habilidades argumentativas dos alunos pode ser propiciado através do ensino explícito da argumentação intermediado por atividades relacionadas ao conteúdo de genética e biotecnologia, tendo favorecido o desenvolvimento da argumentação falada e escrita dos alunos. |
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Silva, Marcos Leonardo MartinsGuimarães, Ivanise Cortez de SousaSessa, Patricia da SilvaSilva, Márcia Gorette Lima da2018-05-07T23:34:48Z2018-05-07T23:34:48Z2017-12-15SILVA, Marcos Leonardo Martins. "Diálogos sobre genética": uma análise sobre o processo argumentativo em aulas de Biologia. 2017. 201f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25116No campo da Didática das Ciências, diferentes estudos têm sinalizado propostas que abordem atividades para além das dificuldades de aprendizagem de conceitos por parte dos estudantes. Particularmente, no que se refere ao conteúdo de genética e biotecnologia, há estudos que apresentam atividades para promover o desenvolvimento de habilidades argumentativas nas aulas da educação básica. Dessa maneira, partindo da argumentação como nosso objeto de estudo e buscando explorar esse contexto de pesquisa, elaboramos e aplicamos uma unidade didática denominada “DNA: Diálogo, geNética e Argumentação”, produto educacional da presente dissertação, destinada tanto a professores da educação básica quanto a alunos do ensino médio. O material foi concebido por meio de uma proposta lúdica baseada na Jornada do Herói e planejado como uma sequência de atividades que objetivam promover momentos de diálogo e argumentação em sala de aula, intermediada por modelos estruturados e orientações básicas sobre as ações relacionadas à argumentação, individual e em grupo, de modo que os alunos possam comunicar suas opiniões e se expressar de maneira adequada à linguagem científica. Utilizamos, para sua construção, o conteúdo disciplinar de genética e biotecnologia, por reconhecermos a importância de tal conteúdo tanto no contexto científico quanto social, sendo de extrema relevância para o aluno, pois constitui uma temática rica para trabalhar não somente os conceitos científicos, mas também estabelecer uma relação mais próxima com valores sociais, culturais e éticos, favorecendo a formação crítica do indivíduo. A pesquisa realizada seguiu um enfoque qualitativo considerando elementos de um estudo de caso, organizando as atividades desenvolvidas em três fases: uma fase exploratória, uma fase de delimitação do estudo e coleta de dados e uma fase para análise e discussão dos dados de acordo com sua relevância, atendendo ao recorte proposto nesta dissertação. Partindo dos resultados obtidos durante a intervenção proposta, avaliamos o processo argumentativo de alunos em práticas argumentativas e identificamos que alunos de ensino médio tendem a ter mais facilidade em elaborar e tornar mais complexos seus próprios argumentos do que criticar ou avaliar os argumentos de seus pares e que os mais altos níveis de um argumento só podem ser alcançados através de diálogos em que existam posicionamentos contrários que se sustentem com evidências válidas e suficientes. Os resultados também revelam que o desenvolvimento de habilidades argumentativas dos alunos pode ser propiciado através do ensino explícito da argumentação intermediado por atividades relacionadas ao conteúdo de genética e biotecnologia, tendo favorecido o desenvolvimento da argumentação falada e escrita dos alunos.In the field of Science Education, many studies have signaled proposals that address activities beyond the students’ concepts learning difficulties. Especially regarding the content of genetics and biotechnology, there are studies that introduce activities to promote the development of argumentative skills in basic education classes. Therefore, starting from the argumentation as our study object and seeking to explore this research context, we developed and applied a didactic unit called “DNA: Dialogue, geNetics and Argumentation”, educational product of this dissertation, planned for both basic education teachers and high school students. The material was conceived through a ludic scheme based on the “Hero's Journey” and planned as a sequence of activities that aim to promote moments of dialogue and argumentation in the classroom, intermediated by structured models and basic orientations on the actions related to individual and group argumentation, so that students can communicate their opinions and express themselves properly to scientific language. We used, for its construction, the disciplinary content of genetics and biotechnology, since we recognize the importance of such content, both in the scientific and social contexts, being extremely relevant to the students as it constitutes a rich theme for working not only scientific concepts, but also establish a closer relationship with social, cultural and ethical values, favoring the critical formation of the individual. The research followed a qualitative approach considering elements of a case study, organizing the activities developed in three phases: an exploratory phase, a phase of delimitation of the study and data collection and a phase for analysis and discussion of the data according to its relevance, given the cut proposed in this dissertation. Based on the results obtained during the proposed intervention, we evaluated the argumentative process of students in argumentative practices and identified that high school students tend to be easier to elaborate and to make their own arguments more complex than to criticize or evaluate the arguments of their peers and that the highest levels of an argument can only be achieved through dialogues in which there are opposing stances that are supported by valid and sufficient evidence. The results also reveal that the development of students’ argumentative abilities can be facilitated through the explicit teaching of the argumentation intermediated by activities related to the content of genetics and biotechnology, having favored the development of the students' written and spoken arguments.porDiálogo, Genética & ArgumentaçãoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAArgumentaçãoEnsino de genéticaEducação científica"Diálogos sobre genética": uma análise sobre o processo argumentativo em aulas de Biologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMarcosLeonardoMartinsSilva_DISSERT.pdfMarcosLeonardoMartinsSilva_DISSERT.pdfapplication/pdf13660356https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25116/1/MarcosLeonardoMartinsSilva_DISSERT.pdf6281d054aff63de68e49fd03e9ea5bf7MD51ProdutoEducacional_Silva_2017.pdfProdutoEducacional_Silva_2017.pdfUnidade didáticaapplication/pdf5955195https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25116/4/ProdutoEducacional_Silva_2017.pdfb681e4142851e3ef82de11ad4ef4af4aMD54TEXTMarcosLeonardoMartinsSilva_DISSERT.pdf.txtMarcosLeonardoMartinsSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain370170https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25116/2/MarcosLeonardoMartinsSilva_DISSERT.pdf.txt7f9c4736d089dc4fe449b2bfc2ade65bMD52ProdutoEducacional_Silva_2017.pdf.txtProdutoEducacional_Silva_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain97142https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25116/5/ProdutoEducacional_Silva_2017.pdf.txt00c10b8d9d83d8d3e3268498a7694a95MD55THUMBNAILMarcosLeonardoMartinsSilva_DISSERT.pdf.jpgMarcosLeonardoMartinsSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2649https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25116/3/MarcosLeonardoMartinsSilva_DISSERT.pdf.jpg929b2156dd015cda658b9e7ac676936cMD53ProdutoEducacional_Silva_2017.pdf.jpgProdutoEducacional_Silva_2017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1462https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25116/6/ProdutoEducacional_Silva_2017.pdf.jpg8abd2b613f5ded31d0aa575b4029c1a1MD56123456789/251162019-12-08 02:21:26.275oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25116Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-12-08T05:21:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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