A estrutura do serviço público na visão do usuário: um estudo de caso na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Currais Novos-RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Marcelo Vieira de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43450
Resumo: This article evaluates the quality in the services rendered by the Works Fiscalization Sector of the Infrastructure and Urban Services Municipal General Office, city of Currais Novos/RN, aiming to measure how the users evaluate the customer service on the part of the public servants and to suggest strategies of performance to solve the possible difficulties found in that workplace. It is justified for the lack of local studies about this subject in the public area of the municipal district of Currais Novos, as well as to contribute to the organizational efficiency and effectiveness, pointing out solutions for the problem in focus. The methodology included descriptive and bibliographical researches, field research for collection and analysis of data. The universe of the research was composed by the users of the Works Fiscalization Sector, who evaluated the quality of the services rendered through the application of a closed type questionnaire, based on the SERVQUAL methodology with minimum and maximum quality evaluation criteria. The results revealed the level of the users' satisfaction/dissatisfaction with the quality of the services carried out by the investigated section, under several points of view, resulting in a diagnosis that induces to reflections on improvements to be implanted, aiming to a more courteous and efficient service, being eflected positively in the users’ concept concerning the public service.
id UFRN_dc6cdd3e04bb86ef9df5c82f7998a885
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/43450
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Medeiros, Marcelo Vieira deSouza Neto, Pio Marinheiro2018-06-29T12:59:49Z2021-10-06T11:39:57Z2018-06-29T12:59:49Z2021-10-06T11:39:57Z20182013053121MEDEIROS, Marcelo Vieira de. A estrutura do serviço público na visão do usuário: um estudo de caso na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Currais Novos-RN. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2018.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43450This article evaluates the quality in the services rendered by the Works Fiscalization Sector of the Infrastructure and Urban Services Municipal General Office, city of Currais Novos/RN, aiming to measure how the users evaluate the customer service on the part of the public servants and to suggest strategies of performance to solve the possible difficulties found in that workplace. It is justified for the lack of local studies about this subject in the public area of the municipal district of Currais Novos, as well as to contribute to the organizational efficiency and effectiveness, pointing out solutions for the problem in focus. The methodology included descriptive and bibliographical researches, field research for collection and analysis of data. The universe of the research was composed by the users of the Works Fiscalization Sector, who evaluated the quality of the services rendered through the application of a closed type questionnaire, based on the SERVQUAL methodology with minimum and maximum quality evaluation criteria. The results revealed the level of the users' satisfaction/dissatisfaction with the quality of the services carried out by the investigated section, under several points of view, resulting in a diagnosis that induces to reflections on improvements to be implanted, aiming to a more courteous and efficient service, being eflected positively in the users’ concept concerning the public service.Este artigo avalia a qualidade na prestação de serviços no Setor de Fiscalização de Obras, da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos, cidade de Currais Novos-RN, objetivando mensurar como os usuários avaliam o atendimento por parte dos servidores públicos e sugerir estratégias de atuação para sanar as possíveis dificuldades encontradas no referido ambiente. Justifica-se pela carência de estudos locais sobre o assunto na área pública do município de Currais Novos, como também contribuir com a eficiência e eficácia organizacional, apontando soluções para a problemática em foco. A metodologia incluiu pesquisa descritiva e bibliográfica, pesquisa de campo para coleta e análise de dados. O universo da pesquisa foi composto pelos usuários do Setor de Fiscalização de Obras, que avaliaram a qualidade dos serviços prestados através da aplicação de questionário do tipo fechado, baseado na metodologia SERVQUAL com critérios de avaliação da qualidade mínima e máxima. Os resultados revelaram o nível de satisfação/insatisfação dos usuários com a qualidade dos serviços desempenhados pelo setor investigado, sob vários pontos de vista, resultando num diagnóstico que induz a reflexões sobre melhorias a serem implantadas visando um atendimento mais cortês e eficiente, refletindo-se positivamente no conceito dos usuários acerca do serviço público. .Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoQualidadeQualityGestão PúblicaPublic AdministrationMetodologiamethodologySERVQUALSERVQUALA estrutura do serviço público na visão do usuário: um estudo de caso na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Currais Novos-RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAEstuturaServicoPublico_Medeiros_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain57043https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43450/1/AEstuturaServicoPublico_Medeiros_2018.pdf.txt94d85d03bc71649b2d63bc7095d7f2e1MD51ORIGINALAEstuturaServicoPublico_Medeiros_2018.pdfArtigo Científicoapplication/pdf744538https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43450/2/AEstuturaServicoPublico_Medeiros_2018.pdf724f2091ae27c9c3858eed57916e6359MD52LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43450/3/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD53123456789/434502023-08-17 12:41:32.453oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-08-17T15:41:32Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pr_BR.fl_str_mv A estrutura do serviço público na visão do usuário: um estudo de caso na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Currais Novos-RN
title A estrutura do serviço público na visão do usuário: um estudo de caso na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Currais Novos-RN
spellingShingle A estrutura do serviço público na visão do usuário: um estudo de caso na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Currais Novos-RN
Medeiros, Marcelo Vieira de
Qualidade
Quality
Gestão Pública
Public Administration
Metodologia
methodology
SERVQUAL
SERVQUAL
title_short A estrutura do serviço público na visão do usuário: um estudo de caso na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Currais Novos-RN
title_full A estrutura do serviço público na visão do usuário: um estudo de caso na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Currais Novos-RN
title_fullStr A estrutura do serviço público na visão do usuário: um estudo de caso na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Currais Novos-RN
title_full_unstemmed A estrutura do serviço público na visão do usuário: um estudo de caso na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Currais Novos-RN
title_sort A estrutura do serviço público na visão do usuário: um estudo de caso na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Currais Novos-RN
author Medeiros, Marcelo Vieira de
author_facet Medeiros, Marcelo Vieira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Marcelo Vieira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza Neto, Pio Marinheiro
contributor_str_mv Souza Neto, Pio Marinheiro
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv Qualidade
Quality
Gestão Pública
Public Administration
Metodologia
methodology
SERVQUAL
SERVQUAL
topic Qualidade
Quality
Gestão Pública
Public Administration
Metodologia
methodology
SERVQUAL
SERVQUAL
description This article evaluates the quality in the services rendered by the Works Fiscalization Sector of the Infrastructure and Urban Services Municipal General Office, city of Currais Novos/RN, aiming to measure how the users evaluate the customer service on the part of the public servants and to suggest strategies of performance to solve the possible difficulties found in that workplace. It is justified for the lack of local studies about this subject in the public area of the municipal district of Currais Novos, as well as to contribute to the organizational efficiency and effectiveness, pointing out solutions for the problem in focus. The methodology included descriptive and bibliographical researches, field research for collection and analysis of data. The universe of the research was composed by the users of the Works Fiscalization Sector, who evaluated the quality of the services rendered through the application of a closed type questionnaire, based on the SERVQUAL methodology with minimum and maximum quality evaluation criteria. The results revealed the level of the users' satisfaction/dissatisfaction with the quality of the services carried out by the investigated section, under several points of view, resulting in a diagnosis that induces to reflections on improvements to be implanted, aiming to a more courteous and efficient service, being eflected positively in the users’ concept concerning the public service.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-29T12:59:49Z
2021-10-06T11:39:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-06-29T12:59:49Z
2021-10-06T11:39:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv 2013053121
dc.identifier.citation.fl_str_mv MEDEIROS, Marcelo Vieira de. A estrutura do serviço público na visão do usuário: um estudo de caso na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Currais Novos-RN. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43450
identifier_str_mv 2013053121
MEDEIROS, Marcelo Vieira de. A estrutura do serviço público na visão do usuário: um estudo de caso na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Currais Novos-RN. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43450/1/AEstuturaServicoPublico_Medeiros_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43450/2/AEstuturaServicoPublico_Medeiros_2018.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43450/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 94d85d03bc71649b2d63bc7095d7f2e1
724f2091ae27c9c3858eed57916e6359
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117785759776768