O processo tornado visível: metaficção paródica e narrativa policial em O Xangô de Baker Street

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Evaldo Gondim dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22676
Resumo: Nesta tese é discutido e analisado como a metaficção paródica, a saber, o processo que torna a ficção visível pela repetição com diferença, potencializa a criação de uma narrativa policial diferente no romance O Xangô de Baker Street (1995), de Jô Soares. A pesquisa é estabelecida a partir de leituras que tratam, sobretudo, da metaficção paródica, da escrita autopoiética, do humor enquanto arte das superfícies, bem como da fabulação de mundos por vir, fazendo uso de conceitos da filosofia da diferença em Deleuze e Guattari e da crítica literária, principalmente, em Linda Hutcheon, Blanchot e Foucault, tais como: máquina autopoiética, humor, fabulação, metaficção, paródia, espaço literário e obra. No plano de composição, o romance do humorista brasileiro torna a sua realidade ficcional visível pelo parodiar de obras literárias e historiográficas, sobretudo as narrativas policiais doylianas e as que retratam o Rio Janeiro no final do século XIX. Nesse sentido, desenvolve-se, nesta obra, uma escrita que se mantém em si mesma, desloca significações e flagra sua realidade ficcional. No heterocosmo soareano, a narrativa se apresenta como num espaço de uma biblioteca. O apelo da obra se encontra na convocação de estereótipos apresentados em livros sobre a capital do império dos trópicos, no final do segundo reinado, bem como em narrativas policiais. A repetição com diferença de livros e obras põe em questionamento imagens arraigadas, abrindo espaço para o “flagrante delito” da fabulação de mundos, que se constituem na superfície da escrita e que não se reduzem a sedimentações.
id UFRN_dcf0407314f7ca46652ca3a467bfa15a
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22676
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Santos, Evaldo Gondim doshttp://lattes.cnpq.br/2950431625502448http://lattes.cnpq.br/7642478670973822Barbosa, Márcio Veniciohttp://lattes.cnpq.br/5996363930384781Araújo, Rosanne Bezerra dehttp://lattes.cnpq.br/7328556088478313Silva, Nilson Roberto Barros dahttp://lattes.cnpq.br/0145952886175841Silva, Ronie Rodrigues dahttp://lattes.cnpq.br/5453075942539188Sousa, Ilza Matias de2017-04-18T19:22:40Z2017-04-18T19:22:40Z2016-12-08SANTOS, Evaldo Gondim dos. O processo tornado visível: metaficção paródica e narrativa policial em O Xangô de Baker Street. 2016. 140f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22676Nesta tese é discutido e analisado como a metaficção paródica, a saber, o processo que torna a ficção visível pela repetição com diferença, potencializa a criação de uma narrativa policial diferente no romance O Xangô de Baker Street (1995), de Jô Soares. A pesquisa é estabelecida a partir de leituras que tratam, sobretudo, da metaficção paródica, da escrita autopoiética, do humor enquanto arte das superfícies, bem como da fabulação de mundos por vir, fazendo uso de conceitos da filosofia da diferença em Deleuze e Guattari e da crítica literária, principalmente, em Linda Hutcheon, Blanchot e Foucault, tais como: máquina autopoiética, humor, fabulação, metaficção, paródia, espaço literário e obra. No plano de composição, o romance do humorista brasileiro torna a sua realidade ficcional visível pelo parodiar de obras literárias e historiográficas, sobretudo as narrativas policiais doylianas e as que retratam o Rio Janeiro no final do século XIX. Nesse sentido, desenvolve-se, nesta obra, uma escrita que se mantém em si mesma, desloca significações e flagra sua realidade ficcional. No heterocosmo soareano, a narrativa se apresenta como num espaço de uma biblioteca. O apelo da obra se encontra na convocação de estereótipos apresentados em livros sobre a capital do império dos trópicos, no final do segundo reinado, bem como em narrativas policiais. A repetição com diferença de livros e obras põe em questionamento imagens arraigadas, abrindo espaço para o “flagrante delito” da fabulação de mundos, que se constituem na superfície da escrita e que não se reduzem a sedimentações.This thesis discusses and analyzes as the parodic metafiction, namely, the process that makes fiction visible by repetition with difference, enhances the creation of a different detective narrative in the novel A Samba for Sherlock (1995), by Jô Soares. The research is established by readings which take into account mainly the parodic metafiction, the autopoietic writing, the humor as the art of surfaces, as well as the fabulation of worlds to come, making use of concepts of the philosophy of difference in Deleuze and Guattari and literary criticism, especially in Linda Hutcheon, Blanchot and Foucault such as autopoietic machine, humor, fabulation, metafiction, parody, space of literature and work. In the plane of composition, the novel of the Brazilian humorist makes its fictional reality visible, parodying literary and historiographical works, mainly the Doylian detective narratives, and work related to the Rio de Janeiro of the late nineteenth century. In this sense, this work develops a writing that remains in itself, displaces significations and sees its fictional reality. In Soares’s heterocosm, the narrative brings together the space of a library. The appeal of the work is in the convening of stereotypes presented in books on the capital of the empire of the tropics at the end of the second reign, as well as on detective narratives. The repetition with difference of books and works call into question deep-rooted images, making room for fabulation “in flagrante delicto” of worlds that constitute the writing surface and not reduce itself to sedimentation.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICANarrativa policialMetaficção paródicaEspaço literárioJô SoaresO Xangô de Baker StreetO processo tornado visível: metaficção paródica e narrativa policial em O Xangô de Baker Streetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEvaldoGondimDosSantos_TESE.pdfEvaldoGondimDosSantos_TESE.pdfapplication/pdf1342807https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22676/1/EvaldoGondimDosSantos_TESE.pdfff8f5ed234862fe0232ee5a5fb3cc3dcMD51TEXTEvaldoGondimDosSantos_TESE.pdf.txtEvaldoGondimDosSantos_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain357253https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22676/4/EvaldoGondimDosSantos_TESE.pdf.txt32fb67d09d46757306ca35e95e93ed30MD54THUMBNAILEvaldoGondimDosSantos_TESE.pdf.jpgEvaldoGondimDosSantos_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2774https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22676/5/EvaldoGondimDosSantos_TESE.pdf.jpg8553e0d6dd72d839425108084653496bMD55123456789/226762017-11-03 03:07:49.7oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22676Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T06:07:49Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo tornado visível: metaficção paródica e narrativa policial em O Xangô de Baker Street
title O processo tornado visível: metaficção paródica e narrativa policial em O Xangô de Baker Street
spellingShingle O processo tornado visível: metaficção paródica e narrativa policial em O Xangô de Baker Street
Santos, Evaldo Gondim dos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Narrativa policial
Metaficção paródica
Espaço literário
Jô Soares
O Xangô de Baker Street
title_short O processo tornado visível: metaficção paródica e narrativa policial em O Xangô de Baker Street
title_full O processo tornado visível: metaficção paródica e narrativa policial em O Xangô de Baker Street
title_fullStr O processo tornado visível: metaficção paródica e narrativa policial em O Xangô de Baker Street
title_full_unstemmed O processo tornado visível: metaficção paródica e narrativa policial em O Xangô de Baker Street
title_sort O processo tornado visível: metaficção paródica e narrativa policial em O Xangô de Baker Street
author Santos, Evaldo Gondim dos
author_facet Santos, Evaldo Gondim dos
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2950431625502448
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7642478670973822
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Barbosa, Márcio Venicio
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5996363930384781
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Araújo, Rosanne Bezerra de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7328556088478313
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Silva, Nilson Roberto Barros da
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0145952886175841
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Silva, Ronie Rodrigues da
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5453075942539188
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Evaldo Gondim dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sousa, Ilza Matias de
contributor_str_mv Sousa, Ilza Matias de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Narrativa policial
Metaficção paródica
Espaço literário
Jô Soares
O Xangô de Baker Street
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativa policial
Metaficção paródica
Espaço literário
Jô Soares
O Xangô de Baker Street
description Nesta tese é discutido e analisado como a metaficção paródica, a saber, o processo que torna a ficção visível pela repetição com diferença, potencializa a criação de uma narrativa policial diferente no romance O Xangô de Baker Street (1995), de Jô Soares. A pesquisa é estabelecida a partir de leituras que tratam, sobretudo, da metaficção paródica, da escrita autopoiética, do humor enquanto arte das superfícies, bem como da fabulação de mundos por vir, fazendo uso de conceitos da filosofia da diferença em Deleuze e Guattari e da crítica literária, principalmente, em Linda Hutcheon, Blanchot e Foucault, tais como: máquina autopoiética, humor, fabulação, metaficção, paródia, espaço literário e obra. No plano de composição, o romance do humorista brasileiro torna a sua realidade ficcional visível pelo parodiar de obras literárias e historiográficas, sobretudo as narrativas policiais doylianas e as que retratam o Rio Janeiro no final do século XIX. Nesse sentido, desenvolve-se, nesta obra, uma escrita que se mantém em si mesma, desloca significações e flagra sua realidade ficcional. No heterocosmo soareano, a narrativa se apresenta como num espaço de uma biblioteca. O apelo da obra se encontra na convocação de estereótipos apresentados em livros sobre a capital do império dos trópicos, no final do segundo reinado, bem como em narrativas policiais. A repetição com diferença de livros e obras põe em questionamento imagens arraigadas, abrindo espaço para o “flagrante delito” da fabulação de mundos, que se constituem na superfície da escrita e que não se reduzem a sedimentações.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-18T19:22:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-04-18T19:22:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Evaldo Gondim dos. O processo tornado visível: metaficção paródica e narrativa policial em O Xangô de Baker Street. 2016. 140f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22676
identifier_str_mv SANTOS, Evaldo Gondim dos. O processo tornado visível: metaficção paródica e narrativa policial em O Xangô de Baker Street. 2016. 140f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22676
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22676/1/EvaldoGondimDosSantos_TESE.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22676/4/EvaldoGondimDosSantos_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22676/5/EvaldoGondimDosSantos_TESE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ff8f5ed234862fe0232ee5a5fb3cc3dc
32fb67d09d46757306ca35e95e93ed30
8553e0d6dd72d839425108084653496b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777061618647040