A criança e o brincar: transição do ensino infantil para o ensino fundamental em uma escola da rede municipal de Natal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Karluza Araújo Moreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43738
Resumo: O período de transição entre a Educação Infantil (EI) e o Ensino Fundamental (EF) requer muita atenção, sendo necessário haver equilíbrio entre as mudanças introduzidas na nova rotina, garantindo integração e continuidade dos processos de aprendizagem das crianças. Nesse sentido, não se pode esquecer da importância do brincar nessa etapa da vida escolar da criança, para que elas superem, com sucesso, os desafios da transição. Sendo a transição, em especial, aquela que a criança vive na passagem do Ensino Infantil para o Ensino Fundamental, o nosso estudo tem por objetivo analisar a transição do brincar e se-movimentar no trato pedagógico de crianças da Educação Infantil para o primeiro ano do Ensino fundamental. . Diante deste objetivo geral, se delimitam nossos objetivos específicos: identificar as orientações apresentadas nos documentos oficiais para o processo educativo de estudantes em transição do EI para o EF; conhecer as estratégias utilizadas pelos professores do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental em seu fazer pedagógico para com os educandos em transição de um ciclo de ensino para o outro e descrever as maneiras do brincar abordadas pelos docentes, na instituição, em sua prática pedagógica. Nosso trabalho é caracterizado como um estudo de caso e segue uma abordagem qualitativa. A investigação aconteceu na Escola Municipal Professora Laura Maia, da rede pública de ensino da cidade de Natal-RN. Realizamos o acompanhamento de uma turma de 27 crianças, de ambos os sexos, com idades entre 05 e 07 anos de idade, que estavam devidamente matriculadas e cursando, no ano letivo de 2019, o IV nível do Ensino Infantil, e que fez a progressão para o 1º ano do Ensino Fundamental no ano letivo de 2020. Também fizeram parte dessa pesquisa, os professores que desenvolviam suas práticas pedagógicas nessas turmas. Para além do estudo do cotidiano escolar, recorremos aos documentos que regulamentam a educação básica, para subsidiar as discussões sobre as políticas e normas que regulamentam esses ciclos de ensino (DCNEI, RCNEI, BNCC, RCMEI) e utilizamos como instrumentos de pesquisa a observação com registro no diário de campo e entrevista semiestruturada. Nesta pesquisa, ficou evidente que a escola onde foram realizadas as observações não oferecia condições para a efetivação do que uma boa transição entre esses ciclos de ensino (EI e EF) requer, apresentando estrutura física não muito adequada à brincadeira e pouco investimento na formação dos professores. Na realidade observada na Educação Infantil não há preocupação com o letramento e alfabetização, sendo que, ao chegarem ao primeiro ano do EF, essa realidade muda. Percebeu-se que, na escola estudada, ainda não é dado ao brincar a importância merecida no processo educativo das crianças que estão chegando ao EF.
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Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43738O período de transição entre a Educação Infantil (EI) e o Ensino Fundamental (EF) requer muita atenção, sendo necessário haver equilíbrio entre as mudanças introduzidas na nova rotina, garantindo integração e continuidade dos processos de aprendizagem das crianças. Nesse sentido, não se pode esquecer da importância do brincar nessa etapa da vida escolar da criança, para que elas superem, com sucesso, os desafios da transição. Sendo a transição, em especial, aquela que a criança vive na passagem do Ensino Infantil para o Ensino Fundamental, o nosso estudo tem por objetivo analisar a transição do brincar e se-movimentar no trato pedagógico de crianças da Educação Infantil para o primeiro ano do Ensino fundamental. . Diante deste objetivo geral, se delimitam nossos objetivos específicos: identificar as orientações apresentadas nos documentos oficiais para o processo educativo de estudantes em transição do EI para o EF; conhecer as estratégias utilizadas pelos professores do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental em seu fazer pedagógico para com os educandos em transição de um ciclo de ensino para o outro e descrever as maneiras do brincar abordadas pelos docentes, na instituição, em sua prática pedagógica. Nosso trabalho é caracterizado como um estudo de caso e segue uma abordagem qualitativa. A investigação aconteceu na Escola Municipal Professora Laura Maia, da rede pública de ensino da cidade de Natal-RN. Realizamos o acompanhamento de uma turma de 27 crianças, de ambos os sexos, com idades entre 05 e 07 anos de idade, que estavam devidamente matriculadas e cursando, no ano letivo de 2019, o IV nível do Ensino Infantil, e que fez a progressão para o 1º ano do Ensino Fundamental no ano letivo de 2020. Também fizeram parte dessa pesquisa, os professores que desenvolviam suas práticas pedagógicas nessas turmas. Para além do estudo do cotidiano escolar, recorremos aos documentos que regulamentam a educação básica, para subsidiar as discussões sobre as políticas e normas que regulamentam esses ciclos de ensino (DCNEI, RCNEI, BNCC, RCMEI) e utilizamos como instrumentos de pesquisa a observação com registro no diário de campo e entrevista semiestruturada. Nesta pesquisa, ficou evidente que a escola onde foram realizadas as observações não oferecia condições para a efetivação do que uma boa transição entre esses ciclos de ensino (EI e EF) requer, apresentando estrutura física não muito adequada à brincadeira e pouco investimento na formação dos professores. Na realidade observada na Educação Infantil não há preocupação com o letramento e alfabetização, sendo que, ao chegarem ao primeiro ano do EF, essa realidade muda. Percebeu-se que, na escola estudada, ainda não é dado ao brincar a importância merecida no processo educativo das crianças que estão chegando ao EF.The transition period between Kindergarten and Elementary School requires a lot of attention, requiring a balance between the changes introduced in the new routine, ensuring integration and continuity of children's learning processes. In this meaning, onde thing we cannot forget is the importance of playing at this stage of the child's school life, so that they can successfully overcome the challenges of transition. Since the transition, in particular, the one that the child experiences in the transition from Kindergarten to Elementary School, our study aims to analyze the transition of playing and moving in the pedagogical treatment of children from Kindergarten to the first year of Elementary School. Given this general objective, our specific objectives are defined: to identify the guidelines presented in official documents for the educational process of students transitioning from both classes know the strategies used by teachers of Kindergarten and Elementary School in their pedagogical work towards students in transition from one education cycle to another and describe the ways of playing addressed by teachers, in the institution, in their pedagogical practice. Our work is characterized as a case study and follows a qualitative approach. The investigation took place at the Professora Laura Maia Municipal School, from the public school system in the city of Natal-RN. We monitored a group of 27 children, of both sexes, aged between 05 and 07 years old, who were properly enrolled and attending, in the 2019 school year, the IV level of Kindergarten, and who made the progression for the 1st year of Elementary School in the 2020 school year. The teachers who developed their pedagogical practices in these classes were also part of this research. In addition to the study of daily basis school life, we resorted to documents that regulate basic education, to support discussions on the policies and standards that regulate these teaching cycles (DCNEI, RCNEI, BNCC, RCMEI) and we use observation with field diary record and semi-structured interview. In this research, it was evident that the school where the observations were carried out did not offer conditions for the realization of what a good transition between these teaching cycles requires, presenting an inadequate physical structure for playing and little investment in teacher education. In the reality observed in Early Childhood Education, there is no concern with literacy and literacy, and when they reach the first year of Physical Education, this reality changes. It was noticed that, in the studied school, playing is still not given the deserved importance in the educational process of children who are arriving at elementary school.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilEducação Física EscolarBrincarTransiçãoEnsino fundamentalEducação infantilA criança e o brincar: transição do ensino infantil para o ensino fundamental em uma escola da rede municipal de NatalThe child and playing: transition from early childhood education to elementary education in a school in the Natal cityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCriancabrincartransicao_Dantas_2021.pdfapplication/pdf3332869https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43738/1/Criancabrincartransicao_Dantas_2021.pdf72b7613cea36e4abbb469f164f8e3972MD51123456789/437382022-05-02 12:26:25.289oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/43738Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:26:25Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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