Uma contribuição metodológica ao estudo da segurança viária urbana em pontos críticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37397 |
Resumo: | A busca pela mobilidade urbana segura é um componente essencial no desenvolvimento de políticas públicas. Nesse contexto, o estudo das condições das vias por meio de ferramentas de análise da segurança, pode reduzir o risco de acidentes e mortes durante os deslocamentos. Porém, é notável a necessidade de estudos com foco não só no levantamento de dados quantitativos, mas qualitativos enfatizando aspectos importantes em cada componente físico do sistema de trânsito: Usuário, veículo, via e entorno. O objetivo deste estudo é desenvolver uma metodologia de análise da segurança viária em pontos críticos e aplicar em alguns casos na cidade de Natal/RN. Para isso, foi elaborado um checklist contendo fatores de risco associados a ocorrência e a severidade dos acidentes encontrados na literatura, correlacionando-os com os componentes físicos do sistema de trânsito e aplica-los em quatro pontos críticos. Com isso, foi possível identificar fatores problemáticos como a presença de grandes polos geradores de tráfego, poluição visual e falta de acostamento próximo aos cruzamentos analisados. Esse apontamento auxilia na elaboração de políticas públicas eficientes, provocando melhoria na mobilidade urbana de forma segura e sustentável. |
id |
UFRN_deb056a16e4520b99d178a7157307166 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37397 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Fernandes, Italo Marcos PereiraSilva, Moacir Guilhermino daCosta, Luís Henrique GonçalvesCosta, Sarah AraújoSantos, Enilson Medeiros dos2021-09-22T11:16:07Z2021-09-22T11:16:07Z2021-09-10FERNANDES, Italo Marcos Pereira. Uma contribuição metodológica ao estudo da segurança viária urbana em pontos críticos. 2021. 15f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37397A busca pela mobilidade urbana segura é um componente essencial no desenvolvimento de políticas públicas. Nesse contexto, o estudo das condições das vias por meio de ferramentas de análise da segurança, pode reduzir o risco de acidentes e mortes durante os deslocamentos. Porém, é notável a necessidade de estudos com foco não só no levantamento de dados quantitativos, mas qualitativos enfatizando aspectos importantes em cada componente físico do sistema de trânsito: Usuário, veículo, via e entorno. O objetivo deste estudo é desenvolver uma metodologia de análise da segurança viária em pontos críticos e aplicar em alguns casos na cidade de Natal/RN. Para isso, foi elaborado um checklist contendo fatores de risco associados a ocorrência e a severidade dos acidentes encontrados na literatura, correlacionando-os com os componentes físicos do sistema de trânsito e aplica-los em quatro pontos críticos. Com isso, foi possível identificar fatores problemáticos como a presença de grandes polos geradores de tráfego, poluição visual e falta de acostamento próximo aos cruzamentos analisados. Esse apontamento auxilia na elaboração de políticas públicas eficientes, provocando melhoria na mobilidade urbana de forma segura e sustentável.The search for safe urban mobility is an essential component in the development of public policies. In this context, the study of road conditions through safety analysis tools may reduce the risk of accidents and deaths during displacement. The presence of works with focus on quantitative data collection is notable in specialized bibliography. However, these studies do not differentiate the important aspects in each physical component of the transit system: user, vehicle, road and surroundings. The objective of the study is to develop a safety analysis methodology applied in critical points in some cases of the Natal/RN. In this study, a checklist was created containing risk factors associated with the occurrence and severity of accidents found in literature, correlating them with the physical components of the traffic system and applied in three critical points in the Natal/RN. Thus, it was possible to identify problematic factors such as the presence of large traffic generating points, visual pollution and lack of shoulders near the analysed intersections. The present study may help in the elaboration of efficient public policies, thus providing an improvement in urban mobility in a safe and sustainable way.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSegurança viáriaAcidente de trânsitoPontos críticosUma contribuição metodológica ao estudo da segurança viária urbana em pontos críticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALContribuicaoMetodologicaEstudo_Fernandes_2021.pdfContribuicaoMetodologicaEstudo_Fernandes_2021.pdfapplication/pdf1136831https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37397/4/ContribuicaoMetodologicaEstudo_Fernandes_2021.pdf2f3cb870470cbd1c6eb0655d513694b2MD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37397/5/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37397/6/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD56123456789/373972021-10-18 17:08:26.79oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-10-18T20:08:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma contribuição metodológica ao estudo da segurança viária urbana em pontos críticos |
title |
Uma contribuição metodológica ao estudo da segurança viária urbana em pontos críticos |
spellingShingle |
Uma contribuição metodológica ao estudo da segurança viária urbana em pontos críticos Fernandes, Italo Marcos Pereira Segurança viária Acidente de trânsito Pontos críticos |
title_short |
Uma contribuição metodológica ao estudo da segurança viária urbana em pontos críticos |
title_full |
Uma contribuição metodológica ao estudo da segurança viária urbana em pontos críticos |
title_fullStr |
Uma contribuição metodológica ao estudo da segurança viária urbana em pontos críticos |
title_full_unstemmed |
Uma contribuição metodológica ao estudo da segurança viária urbana em pontos críticos |
title_sort |
Uma contribuição metodológica ao estudo da segurança viária urbana em pontos críticos |
author |
Fernandes, Italo Marcos Pereira |
author_facet |
Fernandes, Italo Marcos Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Silva, Moacir Guilhermino da |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Costa, Luís Henrique Gonçalves |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Costa, Sarah Araújo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Italo Marcos Pereira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Enilson Medeiros dos |
contributor_str_mv |
Santos, Enilson Medeiros dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Segurança viária Acidente de trânsito Pontos críticos |
topic |
Segurança viária Acidente de trânsito Pontos críticos |
description |
A busca pela mobilidade urbana segura é um componente essencial no desenvolvimento de políticas públicas. Nesse contexto, o estudo das condições das vias por meio de ferramentas de análise da segurança, pode reduzir o risco de acidentes e mortes durante os deslocamentos. Porém, é notável a necessidade de estudos com foco não só no levantamento de dados quantitativos, mas qualitativos enfatizando aspectos importantes em cada componente físico do sistema de trânsito: Usuário, veículo, via e entorno. O objetivo deste estudo é desenvolver uma metodologia de análise da segurança viária em pontos críticos e aplicar em alguns casos na cidade de Natal/RN. Para isso, foi elaborado um checklist contendo fatores de risco associados a ocorrência e a severidade dos acidentes encontrados na literatura, correlacionando-os com os componentes físicos do sistema de trânsito e aplica-los em quatro pontos críticos. Com isso, foi possível identificar fatores problemáticos como a presença de grandes polos geradores de tráfego, poluição visual e falta de acostamento próximo aos cruzamentos analisados. Esse apontamento auxilia na elaboração de políticas públicas eficientes, provocando melhoria na mobilidade urbana de forma segura e sustentável. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-22T11:16:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-09-22T11:16:07Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-09-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FERNANDES, Italo Marcos Pereira. Uma contribuição metodológica ao estudo da segurança viária urbana em pontos críticos. 2021. 15f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37397 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, Italo Marcos Pereira. Uma contribuição metodológica ao estudo da segurança viária urbana em pontos críticos. 2021. 15f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37397 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37397/4/ContribuicaoMetodologicaEstudo_Fernandes_2021.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37397/5/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37397/6/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2f3cb870470cbd1c6eb0655d513694b2 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832899631874048 |