Uma contribuição metodológica ao estudo da segurança viária urbana em pontos críticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Italo Marcos Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37397
Resumo: A busca pela mobilidade urbana segura é um componente essencial no desenvolvimento de políticas públicas. Nesse contexto, o estudo das condições das vias por meio de ferramentas de análise da segurança, pode reduzir o risco de acidentes e mortes durante os deslocamentos. Porém, é notável a necessidade de estudos com foco não só no levantamento de dados quantitativos, mas qualitativos enfatizando aspectos importantes em cada componente físico do sistema de trânsito: Usuário, veículo, via e entorno. O objetivo deste estudo é desenvolver uma metodologia de análise da segurança viária em pontos críticos e aplicar em alguns casos na cidade de Natal/RN. Para isso, foi elaborado um checklist contendo fatores de risco associados a ocorrência e a severidade dos acidentes encontrados na literatura, correlacionando-os com os componentes físicos do sistema de trânsito e aplica-los em quatro pontos críticos. Com isso, foi possível identificar fatores problemáticos como a presença de grandes polos geradores de tráfego, poluição visual e falta de acostamento próximo aos cruzamentos analisados. Esse apontamento auxilia na elaboração de políticas públicas eficientes, provocando melhoria na mobilidade urbana de forma segura e sustentável.
id UFRN_deb056a16e4520b99d178a7157307166
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37397
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Fernandes, Italo Marcos PereiraSilva, Moacir Guilhermino daCosta, Luís Henrique GonçalvesCosta, Sarah AraújoSantos, Enilson Medeiros dos2021-09-22T11:16:07Z2021-09-22T11:16:07Z2021-09-10FERNANDES, Italo Marcos Pereira. Uma contribuição metodológica ao estudo da segurança viária urbana em pontos críticos. 2021. 15f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37397A busca pela mobilidade urbana segura é um componente essencial no desenvolvimento de políticas públicas. Nesse contexto, o estudo das condições das vias por meio de ferramentas de análise da segurança, pode reduzir o risco de acidentes e mortes durante os deslocamentos. Porém, é notável a necessidade de estudos com foco não só no levantamento de dados quantitativos, mas qualitativos enfatizando aspectos importantes em cada componente físico do sistema de trânsito: Usuário, veículo, via e entorno. O objetivo deste estudo é desenvolver uma metodologia de análise da segurança viária em pontos críticos e aplicar em alguns casos na cidade de Natal/RN. Para isso, foi elaborado um checklist contendo fatores de risco associados a ocorrência e a severidade dos acidentes encontrados na literatura, correlacionando-os com os componentes físicos do sistema de trânsito e aplica-los em quatro pontos críticos. Com isso, foi possível identificar fatores problemáticos como a presença de grandes polos geradores de tráfego, poluição visual e falta de acostamento próximo aos cruzamentos analisados. Esse apontamento auxilia na elaboração de políticas públicas eficientes, provocando melhoria na mobilidade urbana de forma segura e sustentável.The search for safe urban mobility is an essential component in the development of public policies. In this context, the study of road conditions through safety analysis tools may reduce the risk of accidents and deaths during displacement. The presence of works with focus on quantitative data collection is notable in specialized bibliography. However, these studies do not differentiate the important aspects in each physical component of the transit system: user, vehicle, road and surroundings. The objective of the study is to develop a safety analysis methodology applied in critical points in some cases of the Natal/RN. In this study, a checklist was created containing risk factors associated with the occurrence and severity of accidents found in literature, correlating them with the physical components of the traffic system and applied in three critical points in the Natal/RN. Thus, it was possible to identify problematic factors such as the presence of large traffic generating points, visual pollution and lack of shoulders near the analysed intersections. The present study may help in the elaboration of efficient public policies, thus providing an improvement in urban mobility in a safe and sustainable way.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSegurança viáriaAcidente de trânsitoPontos críticosUma contribuição metodológica ao estudo da segurança viária urbana em pontos críticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALContribuicaoMetodologicaEstudo_Fernandes_2021.pdfContribuicaoMetodologicaEstudo_Fernandes_2021.pdfapplication/pdf1136831https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37397/4/ContribuicaoMetodologicaEstudo_Fernandes_2021.pdf2f3cb870470cbd1c6eb0655d513694b2MD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37397/5/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37397/6/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD56123456789/373972021-10-18 17:08:26.79oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-10-18T20:08:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma contribuição metodológica ao estudo da segurança viária urbana em pontos críticos
title Uma contribuição metodológica ao estudo da segurança viária urbana em pontos críticos
spellingShingle Uma contribuição metodológica ao estudo da segurança viária urbana em pontos críticos
Fernandes, Italo Marcos Pereira
Segurança viária
Acidente de trânsito
Pontos críticos
title_short Uma contribuição metodológica ao estudo da segurança viária urbana em pontos críticos
title_full Uma contribuição metodológica ao estudo da segurança viária urbana em pontos críticos
title_fullStr Uma contribuição metodológica ao estudo da segurança viária urbana em pontos críticos
title_full_unstemmed Uma contribuição metodológica ao estudo da segurança viária urbana em pontos críticos
title_sort Uma contribuição metodológica ao estudo da segurança viária urbana em pontos críticos
author Fernandes, Italo Marcos Pereira
author_facet Fernandes, Italo Marcos Pereira
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Silva, Moacir Guilhermino da
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Costa, Luís Henrique Gonçalves
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Costa, Sarah Araújo
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Italo Marcos Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Enilson Medeiros dos
contributor_str_mv Santos, Enilson Medeiros dos
dc.subject.por.fl_str_mv Segurança viária
Acidente de trânsito
Pontos críticos
topic Segurança viária
Acidente de trânsito
Pontos críticos
description A busca pela mobilidade urbana segura é um componente essencial no desenvolvimento de políticas públicas. Nesse contexto, o estudo das condições das vias por meio de ferramentas de análise da segurança, pode reduzir o risco de acidentes e mortes durante os deslocamentos. Porém, é notável a necessidade de estudos com foco não só no levantamento de dados quantitativos, mas qualitativos enfatizando aspectos importantes em cada componente físico do sistema de trânsito: Usuário, veículo, via e entorno. O objetivo deste estudo é desenvolver uma metodologia de análise da segurança viária em pontos críticos e aplicar em alguns casos na cidade de Natal/RN. Para isso, foi elaborado um checklist contendo fatores de risco associados a ocorrência e a severidade dos acidentes encontrados na literatura, correlacionando-os com os componentes físicos do sistema de trânsito e aplica-los em quatro pontos críticos. Com isso, foi possível identificar fatores problemáticos como a presença de grandes polos geradores de tráfego, poluição visual e falta de acostamento próximo aos cruzamentos analisados. Esse apontamento auxilia na elaboração de políticas públicas eficientes, provocando melhoria na mobilidade urbana de forma segura e sustentável.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-22T11:16:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-22T11:16:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-09-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERNANDES, Italo Marcos Pereira. Uma contribuição metodológica ao estudo da segurança viária urbana em pontos críticos. 2021. 15f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37397
identifier_str_mv FERNANDES, Italo Marcos Pereira. Uma contribuição metodológica ao estudo da segurança viária urbana em pontos críticos. 2021. 15f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37397/4/ContribuicaoMetodologicaEstudo_Fernandes_2021.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37397/5/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37397/6/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2f3cb870470cbd1c6eb0655d513694b2
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117753012748288