Fútbol Callejero na escola: uma nova perspectiva para a inclusão de meninas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Bruna Patrícia Ramos de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57816
Resumo: As meninas sofrem com uma série de preconceitos que são arraigados socialmente, os quais adentram os muros do ambiente escolar e as afastam da prática. A extrema competitividade com que o esporte é trabalhado na escola, perpetuando a seletividade e a ideia de que os melhores devem se sobressair e ter mais participação, como também as divisões por gênero acabam minando aquelas e aqueles que por ventura se sintam incapazes ou com habilidades restritas para a prática de atividades físicas. Ao analisar as questões de gênero e protagonismo feminino na prática do futebol na escola e ao desenvolver uma unidade didática através do fútbol Callejero, pretende-se equilibrar a participação de ambos os gêneros nas aulas de Educação Física, como também exercitar autonomia e emancipação. Entendendo que a sala de aula pode ser o objeto de pesquisa, com indivíduos atuantes e protagonistas do estudo, a pesquisa participante é o instrumento ideal para avaliar a prática e modificar uma determinada realidade. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Miguel Mollick Italiano, situada do distrito de Piau, zona rural do município de Tibau do Sul, Rio Grande do Norte. A amostra da pesquisa se deu com alunos e alunas matriculados nos 9ºs ano do ensino fundamental II, com 18 alunos no total. Com base na análise de conteúdo foi feita a discussão dos dados coletados nas entrevistas, por meio da análise temática, fundamentada em Minayo (2014). Para a coleta de dados foram utilizados diários de campo e gravações das aulas. Para análise dos dados, além da análise de conteúdo dos diários de campo, também foi feita a observação através de filmagens e gravações. Observou-se através dos diários de campo, que ao longo da pesquisa os estudantes faziam diversas menções aos pilares base do fútbol Callejero: solidariedade, cooperação e respeito, como também houveram citações ao equilíbrio da participação feminina nas aulas. Ações de autonomia e protagonismo juvenil também aparecem no desenvolvimento da pesquisa. Conclui-se que os relatos conseguiram responder aos objetivos específicos desta pesquisa, indicando também a necessidade de mais estudos nesta área
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Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57816As meninas sofrem com uma série de preconceitos que são arraigados socialmente, os quais adentram os muros do ambiente escolar e as afastam da prática. A extrema competitividade com que o esporte é trabalhado na escola, perpetuando a seletividade e a ideia de que os melhores devem se sobressair e ter mais participação, como também as divisões por gênero acabam minando aquelas e aqueles que por ventura se sintam incapazes ou com habilidades restritas para a prática de atividades físicas. Ao analisar as questões de gênero e protagonismo feminino na prática do futebol na escola e ao desenvolver uma unidade didática através do fútbol Callejero, pretende-se equilibrar a participação de ambos os gêneros nas aulas de Educação Física, como também exercitar autonomia e emancipação. Entendendo que a sala de aula pode ser o objeto de pesquisa, com indivíduos atuantes e protagonistas do estudo, a pesquisa participante é o instrumento ideal para avaliar a prática e modificar uma determinada realidade. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Miguel Mollick Italiano, situada do distrito de Piau, zona rural do município de Tibau do Sul, Rio Grande do Norte. A amostra da pesquisa se deu com alunos e alunas matriculados nos 9ºs ano do ensino fundamental II, com 18 alunos no total. Com base na análise de conteúdo foi feita a discussão dos dados coletados nas entrevistas, por meio da análise temática, fundamentada em Minayo (2014). Para a coleta de dados foram utilizados diários de campo e gravações das aulas. Para análise dos dados, além da análise de conteúdo dos diários de campo, também foi feita a observação através de filmagens e gravações. Observou-se através dos diários de campo, que ao longo da pesquisa os estudantes faziam diversas menções aos pilares base do fútbol Callejero: solidariedade, cooperação e respeito, como também houveram citações ao equilíbrio da participação feminina nas aulas. Ações de autonomia e protagonismo juvenil também aparecem no desenvolvimento da pesquisa. Conclui-se que os relatos conseguiram responder aos objetivos específicos desta pesquisa, indicando também a necessidade de mais estudos nesta áreaGirls suffer from a series of prejudices that are socially ingrained, which penetrate the walls of the school environment and distance from practice. The extreme competitiveness with which sport is worked at school, perpetuating selectivity and the idea that the best should stand out and have more participation, as well as divisions by gender end up undermining those who by chance feel incapable or with skills restricted to the practice of physical activities. When analyzing gender issues and female protagonism in the practice of soccer at school and by developing a teaching unit through fútbol Callejero, it is intended to balance the participation of both genders in Physical Education classes, as well as exercising autonomy and emancipation. Understanding that the classroom can be the object of research, with active individuals and protagonists of the study, participant research is the ideal instrument to evaluate practice and modify a particular reality. The research it was accomplished at the Miguel Mollick Italiano Municipal School, located in the district of Piau, rural area of the municipality of Tibau do Sul, Rio Grande do Norte. The research sample it was performed with male and female students enrolled in the 9th year of elementary school, with total of 18 students. Based on the content analysis, the discussion of the data collected in the interviews it was carried out based on Minayo (2014), through thematic analysis. For data collection were used field diaries and recording of classes. It was observed through the field diaries that, throughout the research, the students made several mentions of the basic pillars of fútbol Callejero: solidarity, cooperation and respect, as well as mentions of the balance of female participation in classes. Youth autonomy and protagonism actions also appear in the development of the research. It is concluded that the reports were able to respond to the specific objectives of this research, also indicating the need for further studies in this areaUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-graduação em Educação Física em Rede NacionalUFRNBrasilGêneroCallejeroEmpoderamentoEducação físicaGenderEmpowermentFútbol Callejero na escola: uma nova perspectiva para a inclusão de meninasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFutbolCallejeroEscola_Souza_2023.pdfapplication/pdf2235471https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57816/1/FutbolCallejeroEscola_Souza_2023.pdf9c5907f12f7d7676840669da611dabe6MD51123456789/578162024-03-07 14:38:12.069oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57816Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-03-07T17:38:12Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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