Ateliê biográfico de formação profissional: prática socioeducativa em Escola Judicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Rita de Cássia Araújo Alves
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20688
Resumo: Nas últimas décadas, intensificaram-se os debates sobre as narrativas biográficas e autobiográficas como práticas socioeducativas, alinhadas ao cenário educacional do século XXI, o qual impõe novas perspectivas pedagógicas, tecidas com fios epistemológicos e metodológicos ancorados na formação ao longo da vida. Diante dessas exigências, cresceu a necessidade de inovar a modalidade de formação continuada em Escola Judicial, como espaço de importância vital para responder à demanda constitucional de aprimoramento das práticas jurisdicionais. A tese tomou como objeto de estudo as narrativas autobiográficas e o grupo reflexivo como práticas socioeducativas, realizadas no „Ateliê biográfico de formação profissional‟, como espaço-tempo para a formação continuada de oficiais de justiça – Avaliadores Federais, na Escola Judicial do TRT, em Natal/RN. Nortearam a pesquisa as seguintes questões: Quais os percursos de experiências e saberes compartilhados pelos oficiais de justiça no “Ateliê biográfico de Formação Profissional”? Como se organiza o grupo reflexivo enquanto prática socioeducativa na formação profissional? Que contribuições as narrativas de si trazem para a formação ao longo da vida no contexto das práticas jurisdicionais? Os princípios teóricos e métodos de pesquisa inspiram-se nos pressupostos epistemológicos de estudos e pesquisas que colocam no centro da investigação e da formação o sujeito da experiência e postulam sua capacidade de reflexão e de reinvenção de si (FREIRE, 1987, 1996, 2001; JOSSO, 2008, 2010, 2012; PINEAU, 2005, 2006; DOMINICÉ, 2008, 2010; DELORY-MOMBERGER, 2006, 2008, 2012; PASSEGGI, 2008; 2010; 2011; 2012). Participaram da pesquisa 09 (nove) oficiais de justiça, no exercício da profissão, que integraram o grupo reflexivo em 08 (oito) encontros no Ateliê biográfico, durante os quais partilharam narrativas sobre suas experiências existenciais e profissionais. O material empírico está constituído por suas narrativas escritas e orais e as transcrições das interações nos grupos reflexivos, cujas análises foram realizadas na perspectiva proposta por Schütze (2010). Das análises emergiram seis grandes categorias: reflexividade, experiencialidade, historicidade, reversibilidade, dialogicidade e formabilidade que confirmam a tese de que a reflexão conduzida por servidores em grupos reflexivos, mediante as narrativas de suas experiências de vida, favorecem à formação profissional, por lhes permitir melhor entrever os vínculos que articulam sua formação ao trabalho profissional. Os movimentos em espiral utilizados ao longo das análises simbolizam a expectativa de uma abertura dinâmica e contínua que prosseguirá para cada um dos participantes, que viveram o trabalho conjunto de biografização e a magia do conhecimento de si mesmo como um exercício autopoiético.
id UFRN_df17973cb2df3f2697b440389ee7f829
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20688
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Mendonça, Rita de Cássia Araújo Alveshttp://lattes.cnpq.br/9253195741612445http://lattes.cnpq.br/5015707256397317Moura, Dante Henriquehttp://lattes.cnpq.br/1720357515433453Furlanetto, Ecleide Cunicohttp://lattes.cnpq.br/5482444929146466Dutra, Elza Maria do Socorrohttp://lattes.cnpq.br/8735914852611176Conti, Luciane dehttp://lattes.cnpq.br/1172756538624937Carvalho, Maria do Rosário de Fátima dehttp://lattes.cnpq.br/19199177454606782016-06-13T19:39:57Z2016-06-13T19:39:57Z2013-03-22MENDONÇA, Rita de Cássia Araújo Alves. Ateliê biográfico de formação profissional: prática socioeducativa em Escola Judicial. 2013. 268f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20688Nas últimas décadas, intensificaram-se os debates sobre as narrativas biográficas e autobiográficas como práticas socioeducativas, alinhadas ao cenário educacional do século XXI, o qual impõe novas perspectivas pedagógicas, tecidas com fios epistemológicos e metodológicos ancorados na formação ao longo da vida. Diante dessas exigências, cresceu a necessidade de inovar a modalidade de formação continuada em Escola Judicial, como espaço de importância vital para responder à demanda constitucional de aprimoramento das práticas jurisdicionais. A tese tomou como objeto de estudo as narrativas autobiográficas e o grupo reflexivo como práticas socioeducativas, realizadas no „Ateliê biográfico de formação profissional‟, como espaço-tempo para a formação continuada de oficiais de justiça – Avaliadores Federais, na Escola Judicial do TRT, em Natal/RN. Nortearam a pesquisa as seguintes questões: Quais os percursos de experiências e saberes compartilhados pelos oficiais de justiça no “Ateliê biográfico de Formação Profissional”? Como se organiza o grupo reflexivo enquanto prática socioeducativa na formação profissional? Que contribuições as narrativas de si trazem para a formação ao longo da vida no contexto das práticas jurisdicionais? Os princípios teóricos e métodos de pesquisa inspiram-se nos pressupostos epistemológicos de estudos e pesquisas que colocam no centro da investigação e da formação o sujeito da experiência e postulam sua capacidade de reflexão e de reinvenção de si (FREIRE, 1987, 1996, 2001; JOSSO, 2008, 2010, 2012; PINEAU, 2005, 2006; DOMINICÉ, 2008, 2010; DELORY-MOMBERGER, 2006, 2008, 2012; PASSEGGI, 2008; 2010; 2011; 2012). Participaram da pesquisa 09 (nove) oficiais de justiça, no exercício da profissão, que integraram o grupo reflexivo em 08 (oito) encontros no Ateliê biográfico, durante os quais partilharam narrativas sobre suas experiências existenciais e profissionais. O material empírico está constituído por suas narrativas escritas e orais e as transcrições das interações nos grupos reflexivos, cujas análises foram realizadas na perspectiva proposta por Schütze (2010). Das análises emergiram seis grandes categorias: reflexividade, experiencialidade, historicidade, reversibilidade, dialogicidade e formabilidade que confirmam a tese de que a reflexão conduzida por servidores em grupos reflexivos, mediante as narrativas de suas experiências de vida, favorecem à formação profissional, por lhes permitir melhor entrever os vínculos que articulam sua formação ao trabalho profissional. Os movimentos em espiral utilizados ao longo das análises simbolizam a expectativa de uma abertura dinâmica e contínua que prosseguirá para cada um dos participantes, que viveram o trabalho conjunto de biografização e a magia do conhecimento de si mesmo como um exercício autopoiético.In recent decades, debates have intensified about (auto) biographical narratives as devices of socio-educational practices, aligned to the educational setting of the XXI century which have stimulated a new educational perspective woven with epistemological and methodological training throughout life. Towards that scenario, the continued training in Judicial School has occupied important space for constitutional effectiveness and, on the other hand, has grown the demands of expanding knowledge and enhancing training practices, in turn, judicial practices. The aim is to analyze the reflective Group through "Professional Training biographical Workshop" with Bailiffs such as socio-educational practices in socio Judicial School, in the city of Natal /RN. It has highlighted the questions that guided this study: 1. What paths of experiences and knowledge shared by the Law Officials, Federal Appraisers in "Professional Training biographical Workshop" as reflective Group? 2. How is organized the reflective Group as practice in socio-professional training setting? 3. What contributions narratives of themselves bring to the bailiff in reflective Group on Judicial School? The theoretical assumptions are supported in the lifelong training in methodological and epistemological dimension of (auto) biographical knowledge (JOSSO, 2008, 2010, 2012; PINEAU, 2005, 2006; DOMINICÉ, 2010; DELORY-MOMBERGER, 2006, 2008; FREIRE, 1987, 1996, 2001; PASSEGGI, 2008; 2010; 2011; 2012). In 2009, 09 (nine) civil servants in post of Federal Appraiser Justice Official, law graduates participated in this research through eight (08) "Biographical Workshops of Professional Training", consisting of biographical practices and scenarios, enabling oral and written narratives about a memory that has meaning, relationship and tessituras between files, facts and feelings that reveal the perception of self and other, as well as mobilize and weave the training process. The experiences of speaking, writing and reading were constituted of spaces that facilitating the reconstruction of the trajectory of training and career awareness-making, helping to re-signify labor relations and lead to their own professional design. From this study, the reflective properties of groups have emerged, consisting of Reflexivity, Experience, Historicity, Reversibility, dialog and formability processes, with paths to social and educational practices in which professionals identify the meaning and significance of self and of the profession that are exercising. The expectation is to continue with the spirit of research to emerge from the participants responses to training practices in Judicial School, aligned with the new knowledge of understanding the human being, not only an object of his work, but also a social subject, co-participant in the process of re-signifying life and work in a permanent way.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAteliê biográficoGrupo reflexivoEscola JudicialFormação continuadaAteliê biográfico de formação profissional: prática socioeducativa em Escola Judicialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAteliêBiográficoFormação_Mendonca_2013.pdfAteliêBiográficoFormação_Mendonca_2013.pdfapplication/pdf4460743https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20688/1/Ateli%c3%aaBiogr%c3%a1ficoForma%c3%a7%c3%a3o_Mendonca_2013.pdf9e4c49d620d4e288bf9220d15342a96eMD51TEXTRitaDeCassiaAraujoAlvesMendonca_TESE.pdf.txtRitaDeCassiaAraujoAlvesMendonca_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain640050https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20688/6/RitaDeCassiaAraujoAlvesMendonca_TESE.pdf.txt4b1010e694b3d5b00790e43c0bc12cb7MD56AteliêBiográficoFormação_Mendonca_2013.pdf.txtAteliêBiográficoFormação_Mendonca_2013.pdf.txtExtracted texttext/plain639830https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20688/8/Ateli%c3%aaBiogr%c3%a1ficoForma%c3%a7%c3%a3o_Mendonca_2013.pdf.txt735a362a3d1c02e458d0df3703d62410MD58THUMBNAILRitaDeCassiaAraujoAlvesMendonca_TESE.pdf.jpgRitaDeCassiaAraujoAlvesMendonca_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4683https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20688/7/RitaDeCassiaAraujoAlvesMendonca_TESE.pdf.jpgdbc55919a5818e7e0c4f8c545c82242eMD57AteliêBiográficoFormação_Mendonca_2013.pdf.jpgAteliêBiográficoFormação_Mendonca_2013.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1500https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20688/9/Ateli%c3%aaBiogr%c3%a1ficoForma%c3%a7%c3%a3o_Mendonca_2013.pdf.jpg4843a2a4224052d0d575f9a185658ea9MD59123456789/206882019-06-23 02:18:08.916oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20688Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-23T05:18:08Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ateliê biográfico de formação profissional: prática socioeducativa em Escola Judicial
title Ateliê biográfico de formação profissional: prática socioeducativa em Escola Judicial
spellingShingle Ateliê biográfico de formação profissional: prática socioeducativa em Escola Judicial
Mendonça, Rita de Cássia Araújo Alves
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Ateliê biográfico
Grupo reflexivo
Escola Judicial
Formação continuada
title_short Ateliê biográfico de formação profissional: prática socioeducativa em Escola Judicial
title_full Ateliê biográfico de formação profissional: prática socioeducativa em Escola Judicial
title_fullStr Ateliê biográfico de formação profissional: prática socioeducativa em Escola Judicial
title_full_unstemmed Ateliê biográfico de formação profissional: prática socioeducativa em Escola Judicial
title_sort Ateliê biográfico de formação profissional: prática socioeducativa em Escola Judicial
author Mendonça, Rita de Cássia Araújo Alves
author_facet Mendonça, Rita de Cássia Araújo Alves
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9253195741612445
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5015707256397317
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Moura, Dante Henrique
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1720357515433453
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Furlanetto, Ecleide Cunico
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5482444929146466
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Dutra, Elza Maria do Socorro
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8735914852611176
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Conti, Luciane de
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1172756538624937
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Carvalho, Maria do Rosário de Fátima de
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees5Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1919917745460678
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Rita de Cássia Araújo Alves
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Ateliê biográfico
Grupo reflexivo
Escola Judicial
Formação continuada
dc.subject.por.fl_str_mv Ateliê biográfico
Grupo reflexivo
Escola Judicial
Formação continuada
description Nas últimas décadas, intensificaram-se os debates sobre as narrativas biográficas e autobiográficas como práticas socioeducativas, alinhadas ao cenário educacional do século XXI, o qual impõe novas perspectivas pedagógicas, tecidas com fios epistemológicos e metodológicos ancorados na formação ao longo da vida. Diante dessas exigências, cresceu a necessidade de inovar a modalidade de formação continuada em Escola Judicial, como espaço de importância vital para responder à demanda constitucional de aprimoramento das práticas jurisdicionais. A tese tomou como objeto de estudo as narrativas autobiográficas e o grupo reflexivo como práticas socioeducativas, realizadas no „Ateliê biográfico de formação profissional‟, como espaço-tempo para a formação continuada de oficiais de justiça – Avaliadores Federais, na Escola Judicial do TRT, em Natal/RN. Nortearam a pesquisa as seguintes questões: Quais os percursos de experiências e saberes compartilhados pelos oficiais de justiça no “Ateliê biográfico de Formação Profissional”? Como se organiza o grupo reflexivo enquanto prática socioeducativa na formação profissional? Que contribuições as narrativas de si trazem para a formação ao longo da vida no contexto das práticas jurisdicionais? Os princípios teóricos e métodos de pesquisa inspiram-se nos pressupostos epistemológicos de estudos e pesquisas que colocam no centro da investigação e da formação o sujeito da experiência e postulam sua capacidade de reflexão e de reinvenção de si (FREIRE, 1987, 1996, 2001; JOSSO, 2008, 2010, 2012; PINEAU, 2005, 2006; DOMINICÉ, 2008, 2010; DELORY-MOMBERGER, 2006, 2008, 2012; PASSEGGI, 2008; 2010; 2011; 2012). Participaram da pesquisa 09 (nove) oficiais de justiça, no exercício da profissão, que integraram o grupo reflexivo em 08 (oito) encontros no Ateliê biográfico, durante os quais partilharam narrativas sobre suas experiências existenciais e profissionais. O material empírico está constituído por suas narrativas escritas e orais e as transcrições das interações nos grupos reflexivos, cujas análises foram realizadas na perspectiva proposta por Schütze (2010). Das análises emergiram seis grandes categorias: reflexividade, experiencialidade, historicidade, reversibilidade, dialogicidade e formabilidade que confirmam a tese de que a reflexão conduzida por servidores em grupos reflexivos, mediante as narrativas de suas experiências de vida, favorecem à formação profissional, por lhes permitir melhor entrever os vínculos que articulam sua formação ao trabalho profissional. Os movimentos em espiral utilizados ao longo das análises simbolizam a expectativa de uma abertura dinâmica e contínua que prosseguirá para cada um dos participantes, que viveram o trabalho conjunto de biografização e a magia do conhecimento de si mesmo como um exercício autopoiético.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-03-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-13T19:39:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-06-13T19:39:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MENDONÇA, Rita de Cássia Araújo Alves. Ateliê biográfico de formação profissional: prática socioeducativa em Escola Judicial. 2013. 268f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20688
identifier_str_mv MENDONÇA, Rita de Cássia Araújo Alves. Ateliê biográfico de formação profissional: prática socioeducativa em Escola Judicial. 2013. 268f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20688/1/Ateli%c3%aaBiogr%c3%a1ficoForma%c3%a7%c3%a3o_Mendonca_2013.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20688/6/RitaDeCassiaAraujoAlvesMendonca_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20688/8/Ateli%c3%aaBiogr%c3%a1ficoForma%c3%a7%c3%a3o_Mendonca_2013.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20688/7/RitaDeCassiaAraujoAlvesMendonca_TESE.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20688/9/Ateli%c3%aaBiogr%c3%a1ficoForma%c3%a7%c3%a3o_Mendonca_2013.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9e4c49d620d4e288bf9220d15342a96e
4b1010e694b3d5b00790e43c0bc12cb7
735a362a3d1c02e458d0df3703d62410
dbc55919a5818e7e0c4f8c545c82242e
4843a2a4224052d0d575f9a185658ea9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117592724275200