Políticas e práticas de gestão de pessoas na Universidade Federal do Cariri: percepção dos atores institucionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Adriana Cristina Gomes de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47615
Resumo: É relevante a importância das pessoas nas organizações públicas para geração de valor público à sociedade que, cada vez mais, exige responsabilidade e resultados de qualidade por parte do Estado. Considerando essa relevância das pessoas para auxiliar a gestão pública a atender e corresponder às necessidades e demandas dos cidadãos, este estudo teve como objetivo compreender as políticas e práticas da Gestão de Pessoas (GP) na Universidade Federal do Cariri (UFCA) segundo a percepção de seus atores institucionais visando obter um panorama geral dessa função na instituição. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa aplicada e descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas para coleta de dados, e a análise de conteúdo para o tratamento de dados. Os resultados encontrados permitiram identificar nos documentos institucionais as políticas e práticas de gestão de pessoas na UFCA. Das entrevistas realizadas, identificou-se as percepções dos atores institucionais acerca das políticas e práticas de gestão de pessoas na Universidade. O planejamento de pessoal, demonstrando necessidades de melhorar a distribuição de pessoal; A organização do trabalho demostrou necessidade de mais clareza de informações; O recrutamento e seleção de pessoas emergiu a importância de agregar elementos como avaliação de perfis, habilidades e competências, e a recepção de novos servidores reconhecida como positiva na instituição. A avaliação de servidores revelou-se amadurecida, entretanto com necessidade de sensibilização para melhor compreensão dos servidores da importância da avaliação; A defasagem da remuneração do servidor público apresentou-se desmotivante e como uma ameaça à retenção de talentos nas instituições públicas; A gestão do desenvolvimento é vista com destaque ao promover e oportunizar o desenvolvimento dos servidores; A qualidade de vida no trabalho mostra-se importante à instituição, voltada para a promoção da saúde e do bem-estar do servidor. Procedidas as análises e com resultados em vista, foi possível concluir que: os atores institucionais participantes da pesquisa têm uma percepção de que há necessidade de desenvolver a gestão de pessoas na universidade, especialmente pelo esforço de organizar-se sob regulamentações internas, mas que essa tem demonstrado avançar, está em evolução e se mostra numa concepção positiva para os participantes, apesar de afeta a fatores que impactam e limitam sua atuação e avanço, como aspectos legais e restrições orçamentárias. Ao final foram promovidas algumas proposições e sugestões à GP na UFCA, a partir dos resultados encontrados. Espera-se que este trabalho possa contribuir com a melhoria contínua da gestão de pessoas na UFCA e em outras instituições públicas.
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Considerando essa relevância das pessoas para auxiliar a gestão pública a atender e corresponder às necessidades e demandas dos cidadãos, este estudo teve como objetivo compreender as políticas e práticas da Gestão de Pessoas (GP) na Universidade Federal do Cariri (UFCA) segundo a percepção de seus atores institucionais visando obter um panorama geral dessa função na instituição. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa aplicada e descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas para coleta de dados, e a análise de conteúdo para o tratamento de dados. Os resultados encontrados permitiram identificar nos documentos institucionais as políticas e práticas de gestão de pessoas na UFCA. Das entrevistas realizadas, identificou-se as percepções dos atores institucionais acerca das políticas e práticas de gestão de pessoas na Universidade. O planejamento de pessoal, demonstrando necessidades de melhorar a distribuição de pessoal; A organização do trabalho demostrou necessidade de mais clareza de informações; O recrutamento e seleção de pessoas emergiu a importância de agregar elementos como avaliação de perfis, habilidades e competências, e a recepção de novos servidores reconhecida como positiva na instituição. A avaliação de servidores revelou-se amadurecida, entretanto com necessidade de sensibilização para melhor compreensão dos servidores da importância da avaliação; A defasagem da remuneração do servidor público apresentou-se desmotivante e como uma ameaça à retenção de talentos nas instituições públicas; A gestão do desenvolvimento é vista com destaque ao promover e oportunizar o desenvolvimento dos servidores; A qualidade de vida no trabalho mostra-se importante à instituição, voltada para a promoção da saúde e do bem-estar do servidor. Procedidas as análises e com resultados em vista, foi possível concluir que: os atores institucionais participantes da pesquisa têm uma percepção de que há necessidade de desenvolver a gestão de pessoas na universidade, especialmente pelo esforço de organizar-se sob regulamentações internas, mas que essa tem demonstrado avançar, está em evolução e se mostra numa concepção positiva para os participantes, apesar de afeta a fatores que impactam e limitam sua atuação e avanço, como aspectos legais e restrições orçamentárias. Ao final foram promovidas algumas proposições e sugestões à GP na UFCA, a partir dos resultados encontrados. Espera-se que este trabalho possa contribuir com a melhoria contínua da gestão de pessoas na UFCA e em outras instituições públicas.The importance of people in public organizations for generating public value to society is relevant, which increasingly demands responsibility and quality results from the State. Considering the importance of people in management assistant public to meet and respond to the needs and demands of citizens. We aimed to understand the policies and practices of People Management (GP) at the Federal University of Cariri (UFCA) according to the perception of its institutional actors to obtain an overview of this role in the institution. Therefore, applied and descriptive research was developed with a qualitative approach using documentary research and semi-structured interviews for sampling and content analysis for data processing. The results found allowed us to identify the policies and practices of people management at UFCA in institutional documents. From the interviews carried out, we recognize the perceptions of employees, while the policies and practices of people management. Personnel planning demonstrated the need to improve the distribution of personnel, while the organization of work combined with the recruitment and selection of people demonstrated the need for greater clarity in information and the importance of adding elements such as profile assessment and Skills. In addition, to having as positive the reception of new servers in the institution. The evaluation of public employees revealed itself to be mature, however, with the need for awareness for a better understanding of the public employees, of the importance of the evaluation. The delay in the remuneration of public servants presented itself as demotivating and as a threat to the retention of talents in public institutions. The development management is seen with prominence when promoting and providing opportunities for the development of servers quality of life at work is significant to the institution, aimed at promoting the health and well-being of the server. After the analysis and with the results in view, it was possible to conclude that: the institutional actors participating in the research have a perception that there is a need to develop people management at the University due to the effort to organize themselves under internal regulations, but that it has shown progress, is evolving and has a positive conception for the participants, despite affecting factors that impact and limit its performance and progress, such as legal aspects and budget restrictions. In the end, some proposals and suggestions were made to the GP at UFCA, based on the results found. These results can contribute to the continuous improvement of people management at UFCA and other public institutions.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICAUFRNBrasilGestão públicaGestão de pessoas - setor públicoPolíticas - gestão de pessoasPolíticas e práticas de gestão de pessoas na Universidade Federal do Cariri: percepção dos atores institucionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPoliticaspraticasgestao_Araujo_2021.pdfapplication/pdf3171233https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47615/1/Politicaspraticasgestao_Araujo_2021.pdf4db1da7a2403754d22ecd5ba12414b37MD51123456789/476152022-06-08 21:03:56.696oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47615Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-06-09T00:03:56Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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