Estratégias digitais e influência midiática: o case de sucesso de Juliette Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbalho, Heloísa da Cruz
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45942
Resumo: O projeto tem como principal objetivo analisar a jornada, ascensão e sucesso de Juliette Freire, advogada paraibana, participante da 21ª edição do Big Brother Brasil (TV Globo, 2021). Como proposta metodológica, foi feito um estudo de caso sobre alguns dos principais pilares responsáveis pela construção da marca Juliette: trajetória no reality, fandom e forte presença de regionalismo; além de estratégias de marketing montadas por uma equipe bem estruturada de gerenciamento de mídias, responsáveis pela identidade visual, geração de conteúdo espontâneo, presença em múltiplas plataformas e conteúdo informativo; e de influência midiática, obtendo apoio de famosos conhecidos nacionalmente e de grandes marcas, mesmo quando ainda estava confinada dentro da casa do BBB. A pesquisa faz apontamentos sobre a relevância do nome no mercado publicitário da mais nova milionária do país e a longevidade de sua influência.
id UFRN_df7231c895a665fef6e953642224c3e8
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45942
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Barbalho, Heloísa da CruzRodrigues, Denise Carvalho dos SantosAndrade, Ítalo Rômany de CarvalhoSouza, Daniel Rodrigo Meirinho de2022-02-14T14:20:39Z2022-02-14T14:20:39Z2022-02-02BARBALHO, Heloísa da Cruz. Estratégias digitais e influência midiática: o case de sucesso de Juliette Freire. 2021. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45942O projeto tem como principal objetivo analisar a jornada, ascensão e sucesso de Juliette Freire, advogada paraibana, participante da 21ª edição do Big Brother Brasil (TV Globo, 2021). Como proposta metodológica, foi feito um estudo de caso sobre alguns dos principais pilares responsáveis pela construção da marca Juliette: trajetória no reality, fandom e forte presença de regionalismo; além de estratégias de marketing montadas por uma equipe bem estruturada de gerenciamento de mídias, responsáveis pela identidade visual, geração de conteúdo espontâneo, presença em múltiplas plataformas e conteúdo informativo; e de influência midiática, obtendo apoio de famosos conhecidos nacionalmente e de grandes marcas, mesmo quando ainda estava confinada dentro da casa do BBB. A pesquisa faz apontamentos sobre a relevância do nome no mercado publicitário da mais nova milionária do país e a longevidade de sua influência.The project's main objective is to analyze the journey, rise and success of Juliette Freire, a lawyer from Paraiba, a participant in the 21st edition of Big Brother Brazil (TV Globo, 2021). As a methodological proposal, a case study was conducted on some of the main factors that built Juliette's brand: her storyline on the show, the fandom and the representation of her region and the audience reception; in addition to marketing strategies put together by a well-structured media management team, responsible for the visual identity, generation of spontaneous content, presence on multiple platforms, and informative content; and of media influence, getting support from nationally known celebrities and major brands, even when she was still a participant on the show. The research points out the relevance of the name in the advertising market of the country's newest millionaire and the longevity of her influence.Universidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social - Publicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de ComunicaçãoAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEstratégias de marketingInfluência digitalBig Brother BrasilReality ShowJulietteEstratégias digitais e influência midiática: o case de sucesso de Juliette Freireinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45942/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53ORIGINALEstrategiasDigitaisInfluencia_Barbalho_2022.pdfEstrategiasDigitaisInfluencia_Barbalho_2022.pdfapplication/pdf3108042https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45942/1/EstrategiasDigitaisInfluencia_Barbalho_2022.pdff5aae4ff7b9eab04e83975abbcc5b4e2MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45942/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52123456789/459422023-01-12 17:28:19.092oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-12T20:28:19Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias digitais e influência midiática: o case de sucesso de Juliette Freire
title Estratégias digitais e influência midiática: o case de sucesso de Juliette Freire
spellingShingle Estratégias digitais e influência midiática: o case de sucesso de Juliette Freire
Barbalho, Heloísa da Cruz
Estratégias de marketing
Influência digital
Big Brother Brasil
Reality Show
Juliette
title_short Estratégias digitais e influência midiática: o case de sucesso de Juliette Freire
title_full Estratégias digitais e influência midiática: o case de sucesso de Juliette Freire
title_fullStr Estratégias digitais e influência midiática: o case de sucesso de Juliette Freire
title_full_unstemmed Estratégias digitais e influência midiática: o case de sucesso de Juliette Freire
title_sort Estratégias digitais e influência midiática: o case de sucesso de Juliette Freire
author Barbalho, Heloísa da Cruz
author_facet Barbalho, Heloísa da Cruz
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Rodrigues, Denise Carvalho dos Santos
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Andrade, Ítalo Rômany de Carvalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbalho, Heloísa da Cruz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Daniel Rodrigo Meirinho de
contributor_str_mv Souza, Daniel Rodrigo Meirinho de
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de marketing
Influência digital
Big Brother Brasil
Reality Show
Juliette
topic Estratégias de marketing
Influência digital
Big Brother Brasil
Reality Show
Juliette
description O projeto tem como principal objetivo analisar a jornada, ascensão e sucesso de Juliette Freire, advogada paraibana, participante da 21ª edição do Big Brother Brasil (TV Globo, 2021). Como proposta metodológica, foi feito um estudo de caso sobre alguns dos principais pilares responsáveis pela construção da marca Juliette: trajetória no reality, fandom e forte presença de regionalismo; além de estratégias de marketing montadas por uma equipe bem estruturada de gerenciamento de mídias, responsáveis pela identidade visual, geração de conteúdo espontâneo, presença em múltiplas plataformas e conteúdo informativo; e de influência midiática, obtendo apoio de famosos conhecidos nacionalmente e de grandes marcas, mesmo quando ainda estava confinada dentro da casa do BBB. A pesquisa faz apontamentos sobre a relevância do nome no mercado publicitário da mais nova milionária do país e a longevidade de sua influência.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-14T14:20:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-14T14:20:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-02-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARBALHO, Heloísa da Cruz. Estratégias digitais e influência midiática: o case de sucesso de Juliette Freire. 2021. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45942
identifier_str_mv BARBALHO, Heloísa da Cruz. Estratégias digitais e influência midiática: o case de sucesso de Juliette Freire. 2021. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45942/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45942/1/EstrategiasDigitaisInfluencia_Barbalho_2022.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45942/2/license_rdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
f5aae4ff7b9eab04e83975abbcc5b4e2
c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832987581186048