Estratégias digitais e influência midiática: o case de sucesso de Juliette Freire
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45942 |
Resumo: | O projeto tem como principal objetivo analisar a jornada, ascensão e sucesso de Juliette Freire, advogada paraibana, participante da 21ª edição do Big Brother Brasil (TV Globo, 2021). Como proposta metodológica, foi feito um estudo de caso sobre alguns dos principais pilares responsáveis pela construção da marca Juliette: trajetória no reality, fandom e forte presença de regionalismo; além de estratégias de marketing montadas por uma equipe bem estruturada de gerenciamento de mídias, responsáveis pela identidade visual, geração de conteúdo espontâneo, presença em múltiplas plataformas e conteúdo informativo; e de influência midiática, obtendo apoio de famosos conhecidos nacionalmente e de grandes marcas, mesmo quando ainda estava confinada dentro da casa do BBB. A pesquisa faz apontamentos sobre a relevância do nome no mercado publicitário da mais nova milionária do país e a longevidade de sua influência. |
id |
UFRN_df7231c895a665fef6e953642224c3e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45942 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Barbalho, Heloísa da CruzRodrigues, Denise Carvalho dos SantosAndrade, Ítalo Rômany de CarvalhoSouza, Daniel Rodrigo Meirinho de2022-02-14T14:20:39Z2022-02-14T14:20:39Z2022-02-02BARBALHO, Heloísa da Cruz. Estratégias digitais e influência midiática: o case de sucesso de Juliette Freire. 2021. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45942O projeto tem como principal objetivo analisar a jornada, ascensão e sucesso de Juliette Freire, advogada paraibana, participante da 21ª edição do Big Brother Brasil (TV Globo, 2021). Como proposta metodológica, foi feito um estudo de caso sobre alguns dos principais pilares responsáveis pela construção da marca Juliette: trajetória no reality, fandom e forte presença de regionalismo; além de estratégias de marketing montadas por uma equipe bem estruturada de gerenciamento de mídias, responsáveis pela identidade visual, geração de conteúdo espontâneo, presença em múltiplas plataformas e conteúdo informativo; e de influência midiática, obtendo apoio de famosos conhecidos nacionalmente e de grandes marcas, mesmo quando ainda estava confinada dentro da casa do BBB. A pesquisa faz apontamentos sobre a relevância do nome no mercado publicitário da mais nova milionária do país e a longevidade de sua influência.The project's main objective is to analyze the journey, rise and success of Juliette Freire, a lawyer from Paraiba, a participant in the 21st edition of Big Brother Brazil (TV Globo, 2021). As a methodological proposal, a case study was conducted on some of the main factors that built Juliette's brand: her storyline on the show, the fandom and the representation of her region and the audience reception; in addition to marketing strategies put together by a well-structured media management team, responsible for the visual identity, generation of spontaneous content, presence on multiple platforms, and informative content; and of media influence, getting support from nationally known celebrities and major brands, even when she was still a participant on the show. The research points out the relevance of the name in the advertising market of the country's newest millionaire and the longevity of her influence.Universidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social - Publicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de ComunicaçãoAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEstratégias de marketingInfluência digitalBig Brother BrasilReality ShowJulietteEstratégias digitais e influência midiática: o case de sucesso de Juliette Freireinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45942/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53ORIGINALEstrategiasDigitaisInfluencia_Barbalho_2022.pdfEstrategiasDigitaisInfluencia_Barbalho_2022.pdfapplication/pdf3108042https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45942/1/EstrategiasDigitaisInfluencia_Barbalho_2022.pdff5aae4ff7b9eab04e83975abbcc5b4e2MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45942/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52123456789/459422023-01-12 17:28:19.092oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-12T20:28:19Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias digitais e influência midiática: o case de sucesso de Juliette Freire |
title |
Estratégias digitais e influência midiática: o case de sucesso de Juliette Freire |
spellingShingle |
Estratégias digitais e influência midiática: o case de sucesso de Juliette Freire Barbalho, Heloísa da Cruz Estratégias de marketing Influência digital Big Brother Brasil Reality Show Juliette |
title_short |
Estratégias digitais e influência midiática: o case de sucesso de Juliette Freire |
title_full |
Estratégias digitais e influência midiática: o case de sucesso de Juliette Freire |
title_fullStr |
Estratégias digitais e influência midiática: o case de sucesso de Juliette Freire |
title_full_unstemmed |
Estratégias digitais e influência midiática: o case de sucesso de Juliette Freire |
title_sort |
Estratégias digitais e influência midiática: o case de sucesso de Juliette Freire |
author |
Barbalho, Heloísa da Cruz |
author_facet |
Barbalho, Heloísa da Cruz |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Denise Carvalho dos Santos |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Andrade, Ítalo Rômany de Carvalho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbalho, Heloísa da Cruz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Daniel Rodrigo Meirinho de |
contributor_str_mv |
Souza, Daniel Rodrigo Meirinho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias de marketing Influência digital Big Brother Brasil Reality Show Juliette |
topic |
Estratégias de marketing Influência digital Big Brother Brasil Reality Show Juliette |
description |
O projeto tem como principal objetivo analisar a jornada, ascensão e sucesso de Juliette Freire, advogada paraibana, participante da 21ª edição do Big Brother Brasil (TV Globo, 2021). Como proposta metodológica, foi feito um estudo de caso sobre alguns dos principais pilares responsáveis pela construção da marca Juliette: trajetória no reality, fandom e forte presença de regionalismo; além de estratégias de marketing montadas por uma equipe bem estruturada de gerenciamento de mídias, responsáveis pela identidade visual, geração de conteúdo espontâneo, presença em múltiplas plataformas e conteúdo informativo; e de influência midiática, obtendo apoio de famosos conhecidos nacionalmente e de grandes marcas, mesmo quando ainda estava confinada dentro da casa do BBB. A pesquisa faz apontamentos sobre a relevância do nome no mercado publicitário da mais nova milionária do país e a longevidade de sua influência. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-14T14:20:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-14T14:20:39Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-02-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BARBALHO, Heloísa da Cruz. Estratégias digitais e influência midiática: o case de sucesso de Juliette Freire. 2021. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45942 |
identifier_str_mv |
BARBALHO, Heloísa da Cruz. Estratégias digitais e influência midiática: o case de sucesso de Juliette Freire. 2021. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45942 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45942/3/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45942/1/EstrategiasDigitaisInfluencia_Barbalho_2022.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45942/2/license_rdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 f5aae4ff7b9eab04e83975abbcc5b4e2 c4c98de35c20c53220c07884f4def27c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832987581186048 |