A gestão e o planejamento estratégico nas políticas educacionais brasileiras: um estudo sobre as variáveis socioeconômicas e o desempenho do Ideb no município de Ceará Mirim
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35084 |
Resumo: | Este trabalho realizou um estudo exploratório sobre as variáveis socioeconômicas incidentes sobre o IDEB. Seu objetivo consiste na análise entre as variáveis sintetizadoras do desempenho da qualidade da educação e a capacidade delas na geração de informações úteis à gestão e ao planejamento estratégico das Políticas Educacionais do município de Ceará-Mirim. Para atingir os objetivos propostos foi utilizado o modelo estatístico de Regressão Linear Múltipla. Os resultados demonstraram que, quanto ao perfil das turmas iniciais e finais do ensino fundamental, a maior parte da rede de ensino municipal atende ao 5º ano, há uma forte distorção idade série em todas as turmas do setor urbano e rural, a predominância quanto ao sexo é variável de turma para turma e a maior parte dos anos iniciais alcançou a meta do IDEB determinada pelo INEP, nos anos finais o resultado foi paralelo. Em relação à utilização do método de regressão, este definiu a relação direta entre duas variáveis socioeconômicas e os resultados do IDEB. A Análise SWOT demonstra o desenvolvimento e o crescimento lento da educação do município pertinente à predominância dos pontos fracos e as ameaças. Quanto ao uso de ferramentas de planejamento estratégico na educação constatou-se que a utilização destas junto aos indicadores pode gerar uma melhor identificação dos problemas, bem como auxiliar na tomada de decisões. Enfim, a pesquisa conclui que dentre as variáveis socioeconômicas interventoras do IDEB para informação no desenvolvimento da gestão, através do planejamento estratégico, de políticas públicas para educação no município de Ceará Mirim: a porcentagem dos estudantes que responderam que não moram com o pai e porcentagem dos estudantes que responderam que o pai ou responsável nunca estudou. |
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