Uma proposta de aproximação entre os conceitos de ruas completas e de lazer com aplicação a um segmento viário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Amanda Rafaella dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34012
Resumo: Ao longo dos anos, a crescente motorização populacional fez com que as cidades brasileiras fossem configuradas de modo a favorecer os transportes motorizados, deixando de lado a importância do pedestre e do ciclista no desenvolvimento das malhas viárias. Nesse sentido, este trabalho objetiva apresentar uma alternativa que proporcione maior mobilidade, segurança e acessibilidade a todos os usuários da via, fazendo convergir os conceitos de “ruas completas” e de “espaços e ruas de lazer”. A validação da proposta se dá pela aplicação à Rua Francisco Rafael de Oliveira, no trecho que delimita a Barragem Campo Grande, localizada no município de São Paulo do Potengi, buscando demonstrar a possibilidade de ofertar um espaço viário público que proporcione equidade no uso da via entre os seus usuários, garantindo a mobilidade automotora em harmonia com aquela dos modos ativos e com a prática de atividades de cunho social, cultural e esportivo.
id UFRN_e03ae70af128670b883a977e75fcf8b4
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/34012
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Santos, Amanda Rafaella dos2021-09-19T23:28:55Z2021-09-19T23:28:55Z2021-09-08SANTOS, Amanda Rafaella dos. Uma proposta de aproximação entre os conceitos de ruas completas e de lazer com aplicação a um segmento viário. 2021. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34012Ao longo dos anos, a crescente motorização populacional fez com que as cidades brasileiras fossem configuradas de modo a favorecer os transportes motorizados, deixando de lado a importância do pedestre e do ciclista no desenvolvimento das malhas viárias. Nesse sentido, este trabalho objetiva apresentar uma alternativa que proporcione maior mobilidade, segurança e acessibilidade a todos os usuários da via, fazendo convergir os conceitos de “ruas completas” e de “espaços e ruas de lazer”. A validação da proposta se dá pela aplicação à Rua Francisco Rafael de Oliveira, no trecho que delimita a Barragem Campo Grande, localizada no município de São Paulo do Potengi, buscando demonstrar a possibilidade de ofertar um espaço viário público que proporcione equidade no uso da via entre os seus usuários, garantindo a mobilidade automotora em harmonia com aquela dos modos ativos e com a prática de atividades de cunho social, cultural e esportivo.Over the years, the growing population motorization led Brazilian cities to configurations that favor motorized transport, leaving aside the importance of pedestrians and cyclists in the development of road networks. In this sense, this paper aims to present an alternative that provides greater mobility, safety and accessibility to all road users, bringing together the concepts of “complete streets” and “leisure spaces and streets”. The proposal is validated by applying it to Francisco Rafael de Oliveira Street, in the stretch that delimits the Campo Grande Dam, located in the municipality of São Paulo do Potengi. The application demonstrates the possibility of offering a public road space that provides equity in the use of the road among its users, ensuring self-propelled mobility in harmony with that of active modes and with the practice of social, cultural and sporting activities.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessRuas completasComplete streetsEspaços e ruas de lazerLeisure streets and spacesMobilidade sustentávelSustainable mobilityUma proposta de aproximação entre os conceitos de ruas completas e de lazer com aplicação a um segmento viárioA proposal for approaching the concepts of complete streets and leisure streets with an application to a road segmentinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPropostaAproximacaoConceitos_Santos_2021.pdfPropostaAproximacaoConceitos_Santos_2021.pdfUma proposta de aproximação entre os conceitos de ruas completas e de lazer com aplicação a um segmento viário - Amanda Rafaellaapplication/pdf969970https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34012/1/PropostaAproximacaoConceitos_Santos_2021.pdf35bb2c4fedf35e6f6378ad232f0e22a4MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34012/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34012/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/340122021-10-18 17:24:11.316oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-10-18T20:24:11Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta de aproximação entre os conceitos de ruas completas e de lazer com aplicação a um segmento viário
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv A proposal for approaching the concepts of complete streets and leisure streets with an application to a road segment
title Uma proposta de aproximação entre os conceitos de ruas completas e de lazer com aplicação a um segmento viário
spellingShingle Uma proposta de aproximação entre os conceitos de ruas completas e de lazer com aplicação a um segmento viário
Santos, Amanda Rafaella dos
Ruas completas
Complete streets
Espaços e ruas de lazer
Leisure streets and spaces
Mobilidade sustentável
Sustainable mobility
title_short Uma proposta de aproximação entre os conceitos de ruas completas e de lazer com aplicação a um segmento viário
title_full Uma proposta de aproximação entre os conceitos de ruas completas e de lazer com aplicação a um segmento viário
title_fullStr Uma proposta de aproximação entre os conceitos de ruas completas e de lazer com aplicação a um segmento viário
title_full_unstemmed Uma proposta de aproximação entre os conceitos de ruas completas e de lazer com aplicação a um segmento viário
title_sort Uma proposta de aproximação entre os conceitos de ruas completas e de lazer com aplicação a um segmento viário
author Santos, Amanda Rafaella dos
author_facet Santos, Amanda Rafaella dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Amanda Rafaella dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ruas completas
Complete streets
Espaços e ruas de lazer
Leisure streets and spaces
Mobilidade sustentável
Sustainable mobility
topic Ruas completas
Complete streets
Espaços e ruas de lazer
Leisure streets and spaces
Mobilidade sustentável
Sustainable mobility
description Ao longo dos anos, a crescente motorização populacional fez com que as cidades brasileiras fossem configuradas de modo a favorecer os transportes motorizados, deixando de lado a importância do pedestre e do ciclista no desenvolvimento das malhas viárias. Nesse sentido, este trabalho objetiva apresentar uma alternativa que proporcione maior mobilidade, segurança e acessibilidade a todos os usuários da via, fazendo convergir os conceitos de “ruas completas” e de “espaços e ruas de lazer”. A validação da proposta se dá pela aplicação à Rua Francisco Rafael de Oliveira, no trecho que delimita a Barragem Campo Grande, localizada no município de São Paulo do Potengi, buscando demonstrar a possibilidade de ofertar um espaço viário público que proporcione equidade no uso da via entre os seus usuários, garantindo a mobilidade automotora em harmonia com aquela dos modos ativos e com a prática de atividades de cunho social, cultural e esportivo.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-19T23:28:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-19T23:28:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-09-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Amanda Rafaella dos. Uma proposta de aproximação entre os conceitos de ruas completas e de lazer com aplicação a um segmento viário. 2021. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34012
identifier_str_mv SANTOS, Amanda Rafaella dos. Uma proposta de aproximação entre os conceitos de ruas completas e de lazer com aplicação a um segmento viário. 2021. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34012/1/PropostaAproximacaoConceitos_Santos_2021.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34012/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34012/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 35bb2c4fedf35e6f6378ad232f0e22a4
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117740322881536