Soft sensor veicular para medição de emissões de gases
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24834 |
Resumo: | Historicamente as cidades seguem modelos de planejamento reativos onde o gestor toma decisões conforme a ocorrência dos problemas. Por outro lado, o crescimento exponencias das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tem permitido que diversos sensores, dispositivos, sistemas e objetos se conectem, gerando dados que podem ser transformados em informação e usados em um paradigma de planejamento urbano mais eficiente onde as decisões podem ser tomadas antes que os problemas ocorram. Assim, nesse trabalho será desenvolvido um software capaz de estimar a quantidade de dióxido de carbono, a partir de leituras de sensores existentes em veículos, que irá contribuir para o planejamento proativo das cidades a partir do monitoramento da poluição veicular. Técnicas de CrowdSensing e um leitor On-Board Diagnostic (OBD-II) serão utilizados para extrair dados dos veículos em tempo real, armazenados localmente nos aparelhos que foram coletados. Por fim, podemos ver que a partir das informações obtidas, existe a possibilidade de se extrair informações a respeito do funcionamento do veículo e até mesmo realizar inferências sobre a dinâmica dos veículos nas cidades, mostrando potencial para o desenvolvimento de ferramentas auxiliares a gestão dos centros urbanos. |
id |
UFRN_e0eebe3a75657ebf93bb0b39b8d1ebae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24834 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Júlio César Melo Gomes deOliveira, Luiz Affonso Henderson Guedes deCosta, Daniel GouveiaSilva, Ivanovitch Medeiros Dantas da2018-03-14T14:35:59Z2018-03-14T14:35:59Z2017-12-19OLIVEIRA, Júlio César Melo Gomes de. Soft sensor veicular para medição de emissões de gases. 2017. 54f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24834Historicamente as cidades seguem modelos de planejamento reativos onde o gestor toma decisões conforme a ocorrência dos problemas. Por outro lado, o crescimento exponencias das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tem permitido que diversos sensores, dispositivos, sistemas e objetos se conectem, gerando dados que podem ser transformados em informação e usados em um paradigma de planejamento urbano mais eficiente onde as decisões podem ser tomadas antes que os problemas ocorram. Assim, nesse trabalho será desenvolvido um software capaz de estimar a quantidade de dióxido de carbono, a partir de leituras de sensores existentes em veículos, que irá contribuir para o planejamento proativo das cidades a partir do monitoramento da poluição veicular. Técnicas de CrowdSensing e um leitor On-Board Diagnostic (OBD-II) serão utilizados para extrair dados dos veículos em tempo real, armazenados localmente nos aparelhos que foram coletados. Por fim, podemos ver que a partir das informações obtidas, existe a possibilidade de se extrair informações a respeito do funcionamento do veículo e até mesmo realizar inferências sobre a dinâmica dos veículos nas cidades, mostrando potencial para o desenvolvimento de ferramentas auxiliares a gestão dos centros urbanos.Traditionally, cities planning has followed reactive decision models based on the occurrence of problems. With the development and spread of communication and information technologies, the interconnection of electronic devices has opened a new era of data exchanging and processing, potentially supporting more efficient decisions in modern cities. This paper then proposes a software, capable of estimating the amount of carbon dioxide from existing sensor readings in vehicles, which aims to support more proactive planning and management of modern cities, addressing the problem of vehicular pollution monitoring. For that, a crowdsensing approach and the OBD-II standard are exploited to dynamically extract data from vehicles to be processed and delivered. Finally, we can see that with the information obtained, it is possible to extract information about the operation of the vehicle and even make inferences about the dynamics of the vehicles in the cities, showing potential for the development of auxiliary tools for the management of urban centers .porCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA E DE COMPUTAÇÃOCidades Inteligentespoluição urbanaODB-IICrowdSensingSoft sensor veicular para medição de emissões de gasesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA E DE COMPUTAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTJulioCesarMeloGomesDeOliveira_DISSERT.pdf.txtJulioCesarMeloGomesDeOliveira_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain87704https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24834/2/JulioCesarMeloGomesDeOliveira_DISSERT.pdf.txt762250f30ef0d957259ed420ea80356aMD52THUMBNAILJulioCesarMeloGomesDeOliveira_DISSERT.pdf.jpgJulioCesarMeloGomesDeOliveira_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3541https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24834/3/JulioCesarMeloGomesDeOliveira_DISSERT.pdf.jpgeacc32556a6ca77b69b621fd40c2b62eMD53ORIGINALJulioCesarMeloGomesDeOliveira_DISSERT.pdfJulioCesarMeloGomesDeOliveira_DISSERT.pdfapplication/pdf3368723https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24834/1/JulioCesarMeloGomesDeOliveira_DISSERT.pdfded80781e1a15874b745deaf56990889MD51123456789/248342019-01-30 15:54:58.546oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24834Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T18:54:58Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Soft sensor veicular para medição de emissões de gases |
title |
Soft sensor veicular para medição de emissões de gases |
spellingShingle |
Soft sensor veicular para medição de emissões de gases Oliveira, Júlio César Melo Gomes de CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA E DE COMPUTAÇÃO Cidades Inteligentes poluição urbana ODB-II CrowdSensing |
title_short |
Soft sensor veicular para medição de emissões de gases |
title_full |
Soft sensor veicular para medição de emissões de gases |
title_fullStr |
Soft sensor veicular para medição de emissões de gases |
title_full_unstemmed |
Soft sensor veicular para medição de emissões de gases |
title_sort |
Soft sensor veicular para medição de emissões de gases |
author |
Oliveira, Júlio César Melo Gomes de |
author_facet |
Oliveira, Júlio César Melo Gomes de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Oliveira, Luiz Affonso Henderson Guedes de |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Costa, Daniel Gouveia |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Júlio César Melo Gomes de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Ivanovitch Medeiros Dantas da |
contributor_str_mv |
Silva, Ivanovitch Medeiros Dantas da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA E DE COMPUTAÇÃO |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA E DE COMPUTAÇÃO Cidades Inteligentes poluição urbana ODB-II CrowdSensing |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidades Inteligentes poluição urbana ODB-II CrowdSensing |
description |
Historicamente as cidades seguem modelos de planejamento reativos onde o gestor toma decisões conforme a ocorrência dos problemas. Por outro lado, o crescimento exponencias das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tem permitido que diversos sensores, dispositivos, sistemas e objetos se conectem, gerando dados que podem ser transformados em informação e usados em um paradigma de planejamento urbano mais eficiente onde as decisões podem ser tomadas antes que os problemas ocorram. Assim, nesse trabalho será desenvolvido um software capaz de estimar a quantidade de dióxido de carbono, a partir de leituras de sensores existentes em veículos, que irá contribuir para o planejamento proativo das cidades a partir do monitoramento da poluição veicular. Técnicas de CrowdSensing e um leitor On-Board Diagnostic (OBD-II) serão utilizados para extrair dados dos veículos em tempo real, armazenados localmente nos aparelhos que foram coletados. Por fim, podemos ver que a partir das informações obtidas, existe a possibilidade de se extrair informações a respeito do funcionamento do veículo e até mesmo realizar inferências sobre a dinâmica dos veículos nas cidades, mostrando potencial para o desenvolvimento de ferramentas auxiliares a gestão dos centros urbanos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-12-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-14T14:35:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-03-14T14:35:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Júlio César Melo Gomes de. Soft sensor veicular para medição de emissões de gases. 2017. 54f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24834 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Júlio César Melo Gomes de. Soft sensor veicular para medição de emissões de gases. 2017. 54f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24834 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA E DE COMPUTAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24834/2/JulioCesarMeloGomesDeOliveira_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24834/3/JulioCesarMeloGomesDeOliveira_DISSERT.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24834/1/JulioCesarMeloGomesDeOliveira_DISSERT.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
762250f30ef0d957259ed420ea80356a eacc32556a6ca77b69b621fd40c2b62e ded80781e1a15874b745deaf56990889 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117667411197952 |